Dark

BLOG

O UNIVERSO DARK DE FÃ PARA FÃ


CuriosidadesListas

10 Histórias em que adultos precisam confrontar o passado

Nem tudo o que passou fica para trás

14/01/2025

Dizem que o passado sempre encontra uma forma de voltar para nos assombrar. Principalmente quando temos algo a esconder. Apesar de gostarmos da ideia de que podemos nos livrar de traumas, mentiras, segredos, traições e outras memórias intensas enterrando-as em um passado distante e finalizado, isso nem sempre acontece

LEIA TAMBÉM: Autoras de E.L.A.S que têm tudo a ver com as mestres do suspense

Muitas vezes o passado não está tão longe assim, nem tão finalizado quanto gostaríamos que estivesse. Às vezes, ele pode voltar para nos confrontar, trazendo seus fantasmas para o presente e nos forçando a um temido acerto de contas

Considerando que a ficção sempre foi uma ferramenta capaz de captar e representar emoções difíceis e construir cenários relevadores, não é surpreendente o fato de que inúmeras histórias abordam o retorno ao passado como uma forma de enfrentamento e até mesmo de cura. Tais narrativas jogam seus protagonistas em jornadas difíceis, os forçando a revisitar lugares e memórias dolorosas, traumas e até mesmo segredos que deveriam permanecer enterrados.

Aqui está uma lista com 10 histórias onde os personagens adultos precisam confrontar o seu temido passado:

1. Sobreviventes

Há uma década, durante uma viagem escolar, duas vans repletas de alunos e professores do ensino médio foram arrastadas durante uma enchente do rio Tennessee. Entre todos os envolvidos nessa tragédia, apenas nove alunos conseguiram escapar, tendo suas vidas transformadas para sempre. Um ano depois, após o suicídio de um deles, o grupo faz um pacto de se reunir anualmente em uma casa de praia para relembrar o acidente e proteger uns aos outros. Contudo, no décimo aniversário do acidente, Cassidy Bent luta para se afastar das memórias dolorosas e dos demais sobreviventes, determinada a cortar laços com os antigos colegas.

sobreviventes

No entanto, no dia da reunião, algo terrível acontece e Cassidy descobre que mais um sobrevivente morreu. Marcada pela tristeza e desconfiança, ela se vê forçada a voltar para o grupo, percebendo que algo está errado. Agora, eles precisam enfrentar os segredos e erros do passado, questionando tudo o que achavam ter resolvido. Integrante da coleção E.L.A.S – Especialistas Literárias na Anatomia do Suspense da DarkSide® Books, Sobreviventes é um thriller arrepiante da escritora americana Megan Miranda que conduz o enredo em um ritmo engenhoso e leva o leitor por uma trama recheada de segredos e mistérios. 

2. O que Está Lá Fora

Localizada em Chester, no estado de Washington, uma exuberante floresta torna-se palco de um crime assustador. Quando adolescente, Naomi Shaw, junto de suas duas melhores amigas, Cassidy e Olivia, passava os verões brincando no local, abraçando a força e a beleza da bruxaria natural. Juntas, as garotas criaram uma forma de se divertir com o enigmático Jogo da Deusa. No entanto, tudo mudou quando o corpo de Naomi é encontrado quase sem vida com dezessete facadas no meio da floresta. Apesar do ataque brutal, a jovem sobrevive e junto de suas amigas ajuda a capturar seu agressor, um serial killer procurado pelo assassinato de seis outras mulheres. As garotas são consideradas heroínas e o caso é dado por encerrado. Mas a história não aconteceu exatamente desse jeito.

o que está lá fora

Por décadas, as amigas mantiveram um segredo profundo sobre aquele fatídico dia. Muito tempo depois, Olivia deseja contar a verdade, enquanto Naomi retorna para a cidade natal para fazer as pazes com o passado. No entanto, as coisas se tornam extremamente assustadoras quando uma morte acontece próximo ao local do esfaqueamento, levando as antigas amigas por um caminho imprevisível. Essa é a premissa de O Que Está Lá Fora, romance de Kate Alice Marshall e um dos primeiros lançamentos do projeto E.L.A.S. Um thriller poderoso e inovador sobre amizade, segredos e mentiras, O Que Está Lá Fora é uma obra marcada por reviravoltas inesperadas, perspicácia psicológica e uma dança entre o passado e o presente. 

3. It: A Coisa

Um dos livros mais amados de Stephen King, It: A Coisa foi publicado em 1986, sendo o 22º livro escrito pelo autor. Ambientada na cidade de Derry, Maine, a obra alterna entre dois períodos temporais distintos: 1957/1958 e 1984/1985. Inicialmente, a história acompanha um grupo de sete pré-adolescentes, pertencentes ao Clube do Perdedores, que passam a ser aterrorizados por uma entidade maligna que explora os medos de suas vítimas. Chamada de A Coisa, a criatura assustadora frequentemente aparece na forma de Pennywise, o palhaço dançante.

it a coisa

Vinte e sete anos após seu primeiro confronto com Pennywise, o grupo — agora adulto — precisa retornar a Derry para enfrentar o passado e lutar uma última vez contra esta maligna entidade. Abordando questões como o poder da memória, amadurecimento, traumas de infância e seus ecos na idade adulta, It: A Coisa já foi adaptado para o formato audiovisual duas vezes, a primeira em uma série de televisão, transformada em telefilme em 1990, e a segunda em um filme dividido em duas partes, lançadas respectivamente em 2017 e 2019. 

4. Yellowjackets

A história de Yellowjackets começa em 1996, quando um time de futebol feminino do ensino médio embarca em um avião rumo a um torneio nacional. Contudo, a viagem dos sonhos das garotas rapidamente se transforma em um pesadelo quando a aeronave sofre um acidente em uma floresta isolada. Sozinhas, sem perspectiva de resgate e afastadas da civilização, as sobreviventes precisam lutar contra o tempo para permanecerem vivas, lidando com a natureza, com novas formas de convivência e com as bizarrices do local.

yellowjackets

Criada por Ashley Lyle e Bart Nickerson, Yellowjackets alterna entre duas linhas temporais: uma ambientada nos anos 1990, durante os 19 meses em que as meninas ficaram na floresta, e outra em 2021, acompanhando as protagonistas já adultas, quando tentam seguir em frente e manter em segredo o que aconteceu 25 anos atrás. No entanto, por mais que tentem, o passado continua afetando suas vidas e voltando para assombrá-las. Com duas temporadas e uma terceira a caminho, a série é um fenômeno de audiência, gerando inúmeras discussões e teorias na internet, já que todos querem saber o que afinal aconteceu de tão traumático e sombrio entre as sobreviventes.

5. A Maldição da Residência Hill

Baseado no romance publicado em 1959 por Shirley Jackson, A Maldição da Residência Hill foi o primeiro fruto da parceria entre Mike Flanagan e a Netflix. A história acompanha o casal Hugh (Henry Thomas) e Olivia (Carla Gugino), que em 1992 compra a bela Hill House, uma mansão decadente com o objetivo de reformá-la e vendê-la. Sem ter ideia do que está prestes a acontecer, eles se mudam para o local junto de seus cinco filhos, onde começam a presenciar estranhas ocorrências e horrores paranormais.

A Maldição da Mansão Hill

Após uma tragédia, a família foge do local às pressas, mas duas décadas depois é forçada a voltar e enfrentar os traumas do passado. Alternando entre essas temporalidades, A Maldição da Residência Hill é considerada uma das melhores minisséries de terror dos últimos tempos, misturando o tropo da casa assombrada a um drama efetivo com sustos e momentos emocionantes.

6. Os Outros

Um dos melhores filmes do subgênero de casa assombrada, Os Outros é ambientado logo após o fim da Segunda Guerra Mundial e segue Grace (Nicole Kidman), uma mulher religiosa que vive na antiga casa de sua família com os dois filhos que possuem uma rara sensibilidade à luz. Para proteger as crianças, a casa é mantida na escuridão, sendo regida por severas regras. No entanto, quando ocorrências estranhas e ruídos inexplicáveis se intensificam no local, Grace começa a suspeitar que sua residência é assombrada, precisando enfrentar o passado para conseguir descobrir o que está acontecendo com sua família.

os outros

Dirigido por Alejandro Amenábar, Os Outros se inspira diretamente em A Volta do Parafuso para criar um filme atmosférico, o qual mistura horror psicológico e sobrenatural para entregar um dos maiores plot twists da história do cinema.

7. Missa da Meia-Noite

Outro fruto da parceria entre Mike Flanagan e a Netflix, Missa da Meia-Noite gira em torno de Riley Flynn (Zach Gilford), um jovem adulto que retorna para sua cidade natal, Crockett Island, após passar quatro anos na prisão por um acidente de carro que resultou na morte de uma pessoa. Traumatizado pelo passado e assombrado pela culpa, Riley espera começar do zero.

missa da meia noite

O que ele não esperava era que sua chegada seria simultânea a de um jovem e carismático sacerdote, Padre Paul Hill (Hamish Linklater), que deseja restaurar a fé da pequena comunidade. No entanto, não demora muito para que ocorrências misteriosas aconteçam no local. Situada em uma pequena cidade cheia de segredos, Missa da Meia-Noite é um horror inquietante que aborda questões como natureza da fé, luto, culpa e dor.

8. O Sacrifício do Cervo Sagrado

A visão contemporânea do diretor grego Yorgos Lanthimos de uma antiga tragédia grega é possivelmente o filme mais perturbador dessa lista. Em O Sacrifício do Cervo Sagrado, um renomado cirurgião cardíaco, Steven Murphy (Colin Farrell) acolhe um misterioso adolescente, Martin (Barry Keoghan), conectado ao seu passado médico. Após ser apresentado para o restante da família Murphy, o jovem começa a intervir na dinâmica do clã e as coisas rapidamente tomam um rumo drástico quando os dois filhos de Steven ficam misteriosamente doentes, dando início a uma implacável tortura psicológica.

o sacrifício do cervo sagrado

Em O Sacrifício do Cervo Sagrado, Lanthimos utiliza a lógica do mito antigo para tecer uma história sobre crueldade, vingança e tragédia em que o passado volta para acertar as contas de uma maneira assombrosa e até mesmo desproporcional

9. Nós

Protagonizado por Lupita Nyong’o, Nós segue a história de Adelaide Wilson, que viaja com o marido e os dois filhos para uma temporada de férias em sua casa de praia na Califórnia. No entanto, certa noite, a tranquilidade da família é interrompida pela chegada de quatro estranhos, que invadem a residência e revelam ser fisicamente iguais aos Wilson. Aterrorizados, eles são forçados a descobrir quem são essas sósias, enquanto Adelaide precisa confrontar seu passado e um evento traumático ocorrido trinta e três anos antes que impactou para sempre sua vida adulta.

nós

Dirigido por Jordan Peele, Nós aborda temas como trauma infantil, dualidade, identidade e disparidade social. Um horror psicológico de primeira, o filme é marcado pela excelente atuação de Nyong’o, assim como por uma cinematográfica belíssima, um clímax inesperado e um ótimo elenco. 

10. O Espelho

Em 2002, a família Russell, composta pelo casal Alan e Marie e por seus filhos pré-adolescentes Kaylie e Tim, se muda para uma nova casa onde Alan decora seu escritório com um antigo e aparentemente inofensivo espelho. No entanto, logo o objeto revela seus poderes malignos e sobrenaturais, resultando na morte de Alan e Marie. Onze anos depois da tragédia, Tim finalmente é liberado do hospital psiquiátrico onde ficou internado por acreditar que a morte dos pais havia sido causada pelo antigo espelho. Para devolver paz ao irmão e desvendar a história por trás da tragédia, Kaylie decide embarcar em uma jornada para confrontar o passado e provar a natureza maléfica do espelho.

o espelho

Baseado em um curta de 2005, O Espelho é o segundo longa de Mike Flanagan (sim, nós sabemos que é a terceira vez que o citamos nessa lista, mas simplesmente não conseguimos evitar!). Atmosférico, o filme utiliza o tropo do objeto amaldiçoado para abordar temas comuns na filmografia do diretor, como luto, dor e tragédia familiar. 

LEIA TAMBÉM: A inspiração de Megan Miranda para escrever Sobreviventes

Sobre DarkSide

Avatar photoEles bem que tentaram nos vender um mundo perfeito. Não é nossa culpa se enxergamos as marcas de sangue embaixo do tapete. Na verdade, essa é a nossa maldição. Somos íntimos das sombras. Sentimos o frio que habita os corações humanos. Conhecemos o medo de perto, por vezes, até rimos dele. Dentro de nós, é sempre meia-noite. É inútil resistir. Faça um pacto com quem reconhece a beleza d’ O terror. O terror. Você é um dos nossos.

Website

0 Comentários

Deixe o seu comentário!


Obrigado por comentar! Seu comentário aguarda moderação.

Indicados para você!

Sobreviventes + Brindes Exclusivos
R$ 79,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
O Que Está Lá Fora + Brinde Exclusivo
R$ 79,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
A Volta do Parafuso + Brinde Exclusivo
R$ 79,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
  • Árvore de Ossos

    Sobreviventes
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
CuriosidadesDarkloveMagicae

Conheça os nomes e significados da Lua Cheia ao longo do ano

Você não precisa ser bruxa ou jovem místico para se encantar sempre que a Lua Cheia...

Por DarkSide
CuriosidadesGraphic NovelMedo Clássico

O que era a Ordem do Dragão

Se você é fã de Drácula com certeza já se deparou com o nome de Vlad III. Mais...

Por DarkSide
FilmesNovidades

Não, Cillian Murphy não estará em Extermínio: A Evolução

Houve quem jurasse ter visto o cabelinho e as maçãs do rosto pronunciadas de Cillian...

Por DarkSide
FilmesNovidades

40 Filmes de terror que estreiam em 2025 para ficar de olho

Nada como começar um novo ano com muitas metas, otimismo e, claro, muito terror! E...

Por DarkSide
CuriosidadesMacabraSéries

Grandes referências a Família Soprano na cultura pop

Uma forma simples, porém eficaz, de medir o impacto de um acontecimento no mundo é...

Por Liv Brandão