Dark

BLOG

O UNIVERSO DARK DE FÃ PARA FÃ


FilmesGamesListasSéries

10 momentos e referências a D&D na cultura pop

O RPG que moldou o imaginário nerd

09/01/2026

Tudo começou em 1974 quando Gary Gygax e Dave Arneson criaram um portal secreto que cativou milhares de fãs ao mostrar que a imaginação era realmente capaz de mover montanhas e que as maiores aventuras poderiam começar ao redor de uma mesa. Incendiando a imaginação de gerações, Dungeons & Dragons sempre foi muito mais do que um jogo. Com seus dados e histórias épicas, o primeiro RPG de mesa é um universo que transforma amigos em heróis, tavernas em palcos de aventura e masmorras em espelhos da alma.  

LEIA TAMBÉM: O legado de Dungeons & Dragons

Para celebrar 50 anos de aventura, a DarkSide® Books trouxe para os fãs Dados & Dragões: A História Épica de Dungeons & Dragons, uma obra que celebra a trajetória desse fenômeno cultural. Com vinte capítulos fascinantes, o livro mergulha nas origens do RPG, nas paixões de seus criadores e no impacto profundo que o jogo teve na cultura pop. 

Um símbolo de colaboração, imaginação e liberdade narrativa, D&D moldou a forma como contamos histórias de fantasia, ajudando a criar inúmeros outros mundos e rapidamente se espalhando pela cultura pop. Afinal de contas, quando você menos espera lá estão dragões, grupos improváveis de heróis, magos e monstros com nomes familiares aparecendo em séries de televisão, filmes, músicas e até mesmo videogames. De campanhas caóticas entre amigos a referências em grandes produções hollywoodianas, não adianta tentar escapar: Dungeons & Dragons está por toda a parte.  

Para celebrar esse legado único, assim como o lançamento de Dados & Dragões, a Caveira separou alguns dos momentos e referências mais icônicas de D&D na cultura pop. Basta rolar os dados e embarcar nessa aventura mágica. 

1. Stranger Things 

Indo além das referências, Dungeons & Dragons é, na verdade, parte essencial de Stranger Things, série criada pelos irmãos Matt e Ross Duffer em 2016. O programa da Netflix utiliza o RPG para estruturar sua própria narrativa, principalmente a ideia do “Mundo Invertido”, um lugar alternativo povoado por criaturas fantásticas. Além disso, desde o primeiro episódio, os personagens principais – Will, Mike, Lucas e Dustin – jogam D&D com frequência, de forma que o jogo é fundamental para a dinâmica e amizade do quarteto, sendo referenciado em piadas, conversas e apelidos. Como se não bastasse, Stranger Things também trouxe para o seu próprio mundo, criaturas, termos e conceitos clássicos de Dungeons & Dragons, como o Demogorgon, o Mind Flayer e Vecna. 

Stranger things 2

Indo além, a série abraçou a essência do RPG, valorizando dinâmicas de amizade, coletividade e superação de desafios, representando o jogo como algo essencial da cultura oitentista. Na terceira temporada, por exemplo, o enredo mostrou Will tentando retornar à vida normal após ter sido alvo de monstros nas duas primeiras temporadas apenas para ver seus amigos mais interessados em suas novas namoradas do que em jogar D&D. Já na quarta temporada, Stranger Things utilizou o personagem Eddie Munson para retratar o pânico satânico que explodiu em torno do jogo em meados dos anos 80.  

Stranger things

2. E.T – O Extraterrestre

Um clássico de Steven Spielberg, E.T – O Extraterrestre foi um dos primeiros filmes a retratar D&D na cultura pop. Em uma das primeiras cenas do longa de 1982, o personagem principal, Elliott, tenta participar de uma partida de Dungeons & Dragons junto do irmão mais velho e seus amigos, sendo veementemente dispensado pelo grupo. Embora seja um momento relativamente curto, a história por trás desta inclusão no filme é notável.

Um grande fã do jogo, o diretor Steven Spielberg utilizou D&D durante os testes de elenco infantil como ferramenta para observar como as crianças interagiam e avaliar a química e entrosamento entre elas. Além disso, antes das filmagens serem iniciadas o elenco e a equipe jogaram o RPG juntos, o que os aproximou e fez com que todos se sentissem como uma grande família durante a produção do filme. 

3. The Big Bang Theory

Ao longo de suas doze temporadas, The Big Bang Theory sempre deixou evidente o amor que seus personagens possuíam por Dungeons & Dragons. Durante a série, Sheldon, Leonard, Howard e Raj participam frequentemente de sessões de D&D e utilizam o jogo como uma forma de socialização e diversão. Muito além, o RPG também fazia parte da identidade do grupo, refletindo suas personalidades, conflitos e amizade. De forma cômica, The Big Bang Theory ajudou a apresentar D&D para um público novo, mostrando como funcionava a própria jogabilidade. 

No episódio The Love Spell Potential, por exemplo, os rapazes estão se preparando para uma noitada de Dungeons & Dragons até que são surpreendidos pelo retorno inesperado de suas namoradas, que deveriam passar o final de semana em Las Vegas. A partir disso, o grupo decide jogar D&D juntos pela primeira vez, com as mulheres adicionando seus toques pessoais ao jogo e mostrando que há espaço para todo mundo neste mundo mágico.

Já em The D&D Vortex, a série contou com a participação de várias celebridades aficionadas por Dungeons & Dragons, como Kareem Abdul-Jabbar, William Shatner, Wil Wheaton, Kevin Smith e Joe Manganiello, que se reúnem frequentemente para encenar campanhas. Ao mostrar uma pluralidade de jogadores, o episódio mostrou que D&D é amado em diferentes grupos, não existindo restrição para jogar o RPG. 

4. Community

Criada por Dan Harmon, Community trouxe algumas das referências mais diretas a Dungeons & Dragons no mundo da televisão. Ambientada em uma faculdade comunitária situada na cidade fictícia de Greendale, no Colorado, a série conta com vários momentos nos quais os personagens, pertencentes a um grupo de estudos, jogam D&D juntos. Muito além de uma piada nerd, o RPG é utilizado como uma ferramenta para unir as pessoas, transformando conflitos em aventuras engraçadas e caóticas.

No episódio Advanced Dungeons & Dragons, por exemplo, o grupo de estudos procura animar um de seus colegas com uma jogatina de D&D. Inspirado nas partidas que o criador Dan Harmon jogava quando criança, o episódio foi um sucesso tão grande que originou uma sequência alguns anos mais tarde, Advanced Advanced Dungeons & Dragons, no qual o RPG é utilizado para ajudar pai e filho a se reconciliarem. Desta forma, ao mesmo tempo em que Community satiriza alguns clichês das campanhas de D&D e seus aspectos mais nerds, a série também mostra como o jogo pode unir amigos e fortalecer seus laços, utilizando termos e situações para criar metáforas sobre empatia, exclusão e trabalho em equipe. 

5. The IT Crowd

Ambientada no departamento de tecnologia da informação da fictícia Reynholm Industries, The IT Crowd é uma série britânica criada por Graham Linehan que acompanha Moss e Roy, dois funcionários nerds e sua chefe, Jen, a qual não entende praticamente nada de computadores.

A grande referência a Dungeons & Dragons acontece no episódio Jen the Fredo, no qual Moss de forma inusitada mostra uma grande aventura para entreter um grupo de sócios da empresa após todas as outras programações darem errado. Embora a ideia de divertir empresários formais com uma partida de D&D seja hilária, a série também utiliza o jogo como uma forma de unir os dois amigos, já que Moss aproveita para confrontar Roy sobre o doloroso término de seu relacionamento. 

6. Dungeons & Dragons: Honra Entre Rebeldes

Mostrando que bons filmes podem ser feitos a partir da franquia de D&D, Dungeons & Dragons: Honra Entre Rebeldes não apenas presta homenagem ao jogo original, como faz jus à sua construção de mundo. Dirigido por Jonathan Goldstein e John Francis Daley, o filme se passa no cenário da campanha Forgotten Realms e acompanha um grupo de heróis improváveis que tenta roubar uma antiga e poderosa relíquia e acaba entrando em conflito com forças malignas.

Estrelado por Chris Pine, Michelle Rodriguez e Hugh Grant, Dungeons & Dragons: Honra Entre Rebeldes compreende perfeitamente o apelo e a dinâmica do jogo de tabuleiro, reunindo um grupo de desajustados interagindo e se divertindo em uma aventura épica. Com muitos momentos que referenciam o RPG e seus fãs, o filme conta com um humor irônico recheado de piadas que parecem ter saído de um encontro entre amigos jogando sua própria partida. 

7. Caverna do Dragão

Uma das maiores referências a D&D na cultura pop é justamente a animação oitentista Caverna do Dragão. Transmitida entre 1983 e 1985, a série baseou-se no jogo para contar a história de um grupo de seis jovens amigos que durante um passeio de montanha-russa é transportado para o mundo mágico de Dungeons & Dragons.

Caverna do Dragão

Lá, eles encontram o enigmático Mestre dos Magos (no original, Dungeon Master, termo que remete ao mestre da partida dos jogos de tabuleiro), o qual entrega a cada criança um item mágico que concede poderes referentes a uma classe de personagem de D&D. A partir disso, o grupo tenta encontrar o caminho de volta para casa, embarcando por diversas aventuras e enfrentando poderosos inimigos como o maléfico Vingador. Traduzindo o espírito de Dungeons & Dragons por meio de trabalho em equipe, escolhas difíceis e aventuras impressionantes, Caverna do Dragão é lembrado até hoje por seu final em aberto e por ser uma das adaptações mais icônicas de D&D na cultura pop. 

8. Freaks & Geeks 

Embora tenha durado apenas uma temporada, Freaks & Geeks é um clássico cult que frequentemente aparece nas listas de melhores programas de televisão de todos os tempos. Transmitida entre 1999 e 2000, a série ficou famosa ao acompanhar a adolescente Lindsay Weir e seu irmão mais novo, Sam, que respectivamente se unem a grupos de amigos chamados de “malucos” e “nerds”. Ao longo da série, que é ambientada durante o ano letivo de 1980-81, os “nerds” frequentemente fazem referência às suas partidas de Dungeons & Dragons, mas é no episódio final que o RPG faz sua aparição mais memorável e cativante.

Em Discos and Dragons, Daniel, um dos “malucos”, é obrigado a entrar para o clube de audiovisual da escola após ser pego tentando acionar o alarme de incêndio para fugir de uma prova. Forçado a passar tempo com os “nerds”, ele eventualmente é convidado a se juntar a eles em uma nova campanha de D&D. Depois da partida, para a surpresa de todos, Daniel pergunta se os “nerds” querem jogar de novo na noite seguinte. Surpresos, os meninos questionam se isso o tornaria um nerd ou os transformaria nos “caras legais”, eventualmente decidindo pela segunda opção. Desta forma, Freaks & Geeks não apenas representa Dungeons & Dragons como um símbolo importante da cultura nerd dos anos 1980, mas também como um espaço seguro onde todos são bem-vindos.

9. Os Goldbergs

Criada por Adam F. Goldberg, inspirado em suas experiências pessoais e familiares durante a década de 1980, Os Goldbergs é uma série de comédia que estreou em 2013 e ficou famosa pelas referências à cultura pop e fatos históricos. É claro que Dungeons & Dragons não ficaria de fora dessa e ao longo de suas dez temporadas, o programa utilizou o RPG tanto como parte da ambientação nostálgica da época quanto como expressão da cultura nerd.

Frequentemente jogado pelo jovem Adam Goldberg e seus amigos, D&D não apenas simboliza a amizade e criatividade do grupo como também representa situações típicas da infância e adolescência. No episódio Dungeons and Dragons, Anyone?, por exemplo, Adam magoa os amigos ao se tornar capitão durante a aula de educação física e escolher primeiro os atletas populares da escola para compor seu time. A partir disso, os nerds buscam vingança e forçam os rivais a os enfrentarem em um jogo que conhecem melhor do que ninguém: Dungeons & Dragons

10. Futurama

Misturando ficção científica com humor irreverente, Futurama acompanha as aventuras de Fry, um entregador de pizza que é acidentalmente congelado no final dos anos 1990 e acorda mil de anos depois, conseguindo um emprego na Planet Express, uma empresa interplanetária de entregas. Criado por Matt Groening, responsável por Os Simpsons, Futurama chamou a atenção por seus personagens memoráveis, piadas inteligentes e referências à cultura pop.

Ao longo das dez temporadas, D&D apareceu na animação de diferentes formas, com os personagens frequentemente embarcando em situações que remetem a campanhas do jogo. No entanto, a maior conexão aconteceu no episódio Anthology of Interest I, no qual Gary Gygax, um dos criadores de Dungeons & Dragons, aparece como membro dos Vice Presidential Action Rangers, um grupo liderado por Al Gore cuja missão é proteger o espaço-tempo.

No roteiro, Gygax toma todas as suas decisões rolando seu dado de 20 lados e se torna o mestre do jogo quando o grupo, junto de Fry, é enviado para uma dimensão alternativa onde devem jogar D&D pela eternidade. Indo além, em 2008, o filme Futurama: Bender’s Game foi concebido como uma paródia de Dungeons & Dragons, prestando homenagem à Gygax que faleceu naquele mesmo ano.

Quer conhecer mais sobre D&D? Você pode mergulhar na história do RPG que encantou gerações e mudou para sempre a cultura pop em Dados & Dragões: A História Épica de Dungeons & Dragons. Organizado por Premeet Sidhu, Marcus Carter e José P. Zagal, a obra analisa a criação e ascensão do jogo, a redescoberta durante a pandemia e os motivos que o mantêm mais relevante do que nunca. 

Dados & Dragões mostra que D&D é mais do que um passatempo, é um legado de criatividade, união e coragem.  Um lembrete de que as melhores histórias são coletivas, a obra convida os antigos fãs a relembrarem suas primeiras aventuras, ao mesmo tempo em que incentiva novos jogadores a embarcarem em jornadas inesquecíveis.

LEIA TAMBÉM: 6 livros da DarkSide para fãs de RPG

Sobre DarkSide

Avatar photoEles bem que tentaram nos vender um mundo perfeito. Não é nossa culpa se enxergamos as marcas de sangue embaixo do tapete. Na verdade, essa é a nossa maldição. Somos íntimos das sombras. Sentimos o frio que habita os corações humanos. Conhecemos o medo de perto, por vezes, até rimos dele. Dentro de nós, é sempre meia-noite. É inútil resistir. Faça um pacto com quem reconhece a beleza d’ O terror. O terror. Você é um dos nossos.

Website

0 Comentários

Deixe o seu comentário!


Obrigado por comentar! Seu comentário aguarda moderação.

Indicados para você!

  • Árvore de Ossos

    Sobreviventes
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
FilmesListasNovidades

30 Filmes de terror que estreiam em 2026

1. We Bury the Dead  Estreia: 02/01 Ava (Daisy Ridley), uma mulher desesperada...

Por DarkSide
Medo ClássicoNovidades

Férias vampíricas: Drácula vai ganhar um parque temático

Para alguns seres das trevas (como eu), férias na Disney podem parecer felizes e...

Por DarkSide
DarkloveGraphic NovelListasPerfil

5 motivos para ler Shirley Jackson

Certa vez disseram a Shirley Jackson que se ela tivesse escrito somente o conto “A...

Por DarkSide
Crime Scene FictionE.L.A.SListas

Terror no campus: 8 thrillers que se passam na universidade

Para muitos de nós, os anos passados nas universidades são os melhores de nossas...

Por DarkSide
CuriosidadesMagicae

Qual a diferença entre Diário da Bruxa e Diário Mágico?

Que tal começar o dia com uma mensagem para refletir, guiar seus passos e até mesmo...

Por DarkSide