Dark

BLOG

O UNIVERSO DARK DE FÃ PARA FÃ


DarkSide BooksPrêmio Machado

1º Prêmio Machado DarkSide de Literatura, Quadrinhos e Outras Narrativas

Editora promove premiação com o objetivo de selecionar textos e projetos originais e inéditos, e revelar aos leitores histórias únicas.

08/07/2020

A DarkSide® Books, primeira editora brasileira inteiramente dedicada ao terror,  fantasia e suspense, junto aos seus parceiros mais que especiais e apoiadores da leitura em nosso país, promove o 1º Prêmio Machado DarkSide de Literatura, Quadrinhos e Outras Narrativas com o objetivo de selecionar textos e projetos originais e inéditos para revelar ao leitor histórias únicas.

Em um momento tão delicado do nosso país, a Arte precisa ganhar o seu protagonismo e ser uma ferramenta de luta e acolhimento. O 1º Prêmio Machado DarkSide celebra todos os autores que colocaram seu próprio sangue em suas palavras e tornaram-se eternos em suas vivências. Uma forma de mostrar que, mesmo no silêncio e no distanciamento desta quarentena, estamos todos juntos, prontos para ouvir e sonhar com cada mente que busca o conhecimento, o novo olhar e a transformação.

A Comissão de Avaliação do grande prêmio brasileiro promovido pela DarkSide vai contemplar criadores nacionais em cinco categorias — Romances/Contos, Quadrinhos, Não ficção, Outras Narrativas e Desenvolvimento de Projetos — com 100 mil reais e contratos editoriais, além de um troféu dark muito especial.

• Romance/contos: romances ou coletâneas de contos inéditos (mínimo de 40 mil palavras no projeto completo).

• Quadrinhos: projetos inéditos de quadrinhos (mínimo de 60 páginas).

Não ficção: biografias, documentos históricos, pesquisas/monografias.

Outras narrativas: audiovisual, podcasts, poesia, teatro, música, jogos e todas as formas onde a palavra se manifesta.

Desenvolvimento de projetos: categoria exclusiva para receber a Mentoria DarkSide em projetos não finalizados.

As inscrições já estão abertas e são inteiramente gratuitas. Os criadores interessados devem acessar o site oficial do prêmio — www.premiomachado.com.br — ou o site da DarkSide® Books — www.darksidebooks.com.br — para fazer a sua inscrição até meia-noite do dia 29 de setembro de 2020. O resultado será revelado na última sexta-feira 13 do ano, dia 13 de novembro de 2020, através dos sites e redes sociais da DarkSide® Books.

Menção Honrosa para Influenciadores Literários

A DarkSide® Books e seus parceiros reconhecem a enorme importância de todos os influenciadores literários para o desenvolvimento da nova geração de leitores, e o 1º Prêmio Machado Darkside fará uma homenagem a estes profissionais que ajudam a propagar o amor pelos livros. Influenciadores literários de todo o Brasil poderão registrar a sua inscrição no site oficial do prêmio.

A Comissão Avaliadora da editora vai selecionar os 30 perfis inscritos mais atuantes e abrirá o grande voto popular para leitores de todo o Brasil escolherem seus influenciadores literários favoritos. A votação estará disponível no site oficial do prêmio entre os dias 15 de outubro e 10 de novembro de 2020. Os 5 candidatos mais votados pelo público serão contemplados com um troféu do 1º Prêmio Machado Darkside, menção honrosa e uma surpresa caveirosa.

1º Prêmio Machado Darkside | Premiação brasileira dedicada a literatura, quadrinhos e outras narrativas. As inscrições podem ser feitas pelo site www.premiomachado.com.br até o dia 29 de setembro de 2020 e vão contemplar os ganhadores com 100 mil reais em prêmios. Os vencedores das cinco categorias (romance/contos, quadrinhos, não ficção, outras narrativas e desenvolvimento de projetos), bem como os influenciadores literários votados pelo público, serão revelados no dia 13 de novembro de 2020.

Darkside® Books | A DarkSide® Books é a grande casa do terror. Nasceu no Dia das Bruxas, em 2012. Hoje, com mais de sete anos de vida, já mobiliza mais de 1 milhão de leitores nas redes sociais, que colecionam seus títulos — edições sempre caprichadas e em capa dura. A DarkSide® Books se tornou uma referência entre as novas editoras do mercado e mantém uma relação intensa, de admiração e troca, com seus fãs e seguidores, que não deixam de acompanhar, curtir, sugerir títulos e cobrar lançamentos com a Caveirinha. Além da qualidade do design e acabamento gráfico das edições, esta legião de fãs busca, na DarkSide®, as preciosidades de um catálogo diversificado, que aposta em revelações da literatura mundial, premiadas no exterior (como Andrew Pyper, Caitlín R. Kiernan e Keith Donohue), em ícones do universo do terror e da fantasia (como Robert Bloch, Stephen King e Jim Henson) e em obras-primas que continuavam inéditas no país como Fábrica de Vespas, o premiado livro do autor Iain Banks.

Atômica Lab | Assessoria do Prêmio Machado DarkSide. Para receber informações extras a respeito do prêmio, entre em contato pelo e-mail darkside@atomicalab.com.br.

Sobre DarkSide

Avatar photoEles bem que tentaram nos vender um mundo perfeito. Não é nossa culpa se enxergamos as marcas de sangue embaixo do tapete. Na verdade, essa é a nossa maldição. Somos íntimos das sombras. Sentimos o frio que habita os corações humanos. Conhecemos o medo de perto, por vezes, até rimos dele. Dentro de nós, é sempre meia-noite. É inútil resistir. Faça um pacto com quem reconhece a beleza d’ O terror. O terror. Você é um dos nossos.

Website

37 Comentários

  • Eduardo Prazeres

    10 de julho de 2020 às 16:03

    Uau!!!
    Já era a referência editorial mais importante do país para os amante da Literatura Fantástica, como eu, e agora, com esta ação de incentivo à produção literária, então… Pelo cajado de Gandalf!!! Demais, demais, demais!!! Só podemos agradecer, agradecer e agradecer. Vou me inscrever. E que Stephen King, Poe e Lovecraft estejam conosco nessa jornada!!!

  • Nádia Almeida Manzon

    10 de julho de 2020 às 16:11

    Parabéns pela iniciativa! Uma querida mestra dizia: “Em meio à crise, crie!”. Acrescento: com paixão e no bater acelerado do coração. Adorei! Vocês são ótimos.

  • Mirian

    10 de julho de 2020 às 20:22

    Muito bacana…

  • Fabiano da Silva Nogueira

    11 de julho de 2020 às 09:48

    Bom dia. Só confirmando se entendi corretamente. O livro será avaliado por uma comissão da editora, mas depois será jogado na Net para uma avaliação popular?
    Obrigado.

    • Avatar photo

      DarkSide

      13 de julho de 2020 às 10:52

      Não, a avaliação é só pela comissão julgadora. A avaliação popular é dos perfis de influenciadores.

  • Jasmim

    11 de julho de 2020 às 11:26

    Eu queria muito participar, mas quando eu faço 18 as inscrições já vão ter terminado ???

  • Edna Aparecida

    12 de julho de 2020 às 14:55

    Parabéns pela iniciativa. Super Fantástico ??

  • isa Gil

    18 de julho de 2020 às 15:27

    Boa tarde, gostaria de saber se na categoria Contos, é necessário o envio de mais de um conto, ou se eu posso enviar apenas um conto, sendo ele mais extenso?

    • Avatar photo

      DarkSide

      20 de julho de 2020 às 09:42

      A categoria pede um mínimo de 40 mil palavras, nesse caso, seria uma coletânea de contos.

  • Lucia Maria Miranda

    19 de julho de 2020 às 19:02

    Meu conto já está prontinho, volta apenas fazer uma revisão e uns acertos.

  • Marcus M Antoniazzi

    20 de julho de 2020 às 22:15

    Muito legal! Darkside sempre na frente. Parabéns Caveirinha. ?
    Tenho uma dúvida sobre a categoria Desenvolvimento de Projeto: caso o projeto não finalizado seja um romance e seja premiado, ele será publicado pela editora ao ser concluído?

    • Avatar photo

      DarkSide

      21 de julho de 2020 às 10:08

      Nessa categoria a publicação da obra será discutida contratualmente após a conclusão da mesma. O objetivo dessa categoria do Prêmio é realizar a mentoria para ajudar o autor com sua obra.

  • K.S Alves

    23 de julho de 2020 às 04:47

    Amei! Darkside é minha editora favorita. Parabéns pela iniciativa brilhante.
    Tenho uma dúvida sobre a categoria Desenvolvimento de Projeto: posso mandar o material inédito, mas ele está incompleto, eu mando assim mesmo ou tem alguma regra e só enviar a proposta e não o romance em si? Fiquei super confusa sobre. Obrigada, não vejo a hora de me inscrever.

    • Avatar photo

      DarkSide

      23 de julho de 2020 às 09:55

      Sim, você deve mandar ele incompleto como parou. Caso vença na categoria, receberá mentoria para continuar o projeto.

  • Bruno

    23 de julho de 2020 às 06:53

    Olá. A obra precisa estar registrada?

    • Avatar photo

      DarkSide

      23 de julho de 2020 às 09:54

      Não. Mas precisa ser autoral e inédita.

  • Dérik Augusto

    23 de julho de 2020 às 18:23

    Sou desenhista e gostaria de participar com exposição virtual na categoria Outras Narrativas. Nesse caso, devo submeter uma coletânea de desenhos em formato pdf?

    • Avatar photo

      DarkSide

      27 de julho de 2020 às 09:28

      Isso, enviar o arquivo para a inscrição na categoria correspondente.

  • Marcus M Antoniazzi

    8 de setembro de 2020 às 00:35

    O regulamento do concurso informa que a fonte utilizada no texto deve ser Arial ou Times New Roman, corpo 12, com espaçamento de 1,5. E informa também que “Caso a obra apresente espaçamento e tipografia diferenciados, por motivos estéticos ou narrativos, essa informação deve constar da apresentação do trabalho”.
    Eu utilizo uma fonte diferente somente no título do livro e nos títulos dos capítulos, o restante do texto está exatamente conforme o regulamento. Portanto gostaria de saber se existe algum problema em utilizar fontes diferentes de Arial ou Times New Roman nos títulos.
    Obrigado!

    • Avatar photo

      DarkSide

      8 de setembro de 2020 às 10:49

      Não existe problema de utilizar em títulos.

  • Danilo

    10 de setembro de 2020 às 17:04

    Boa tarde. Tenho uma dúvida: gostaria de me inscrever neste prêmio e também no Prêmio Kindle, que nos obriga a disponibilizar o livro na plataforma deles com a hashtag #Premio Kindle. Isso será um critério de desclassificação? Obrigado

    • Avatar photo

      DarkSide

      14 de setembro de 2020 às 10:31

      Para ser considerada inédita, a obra concorrente não pode ter mais do que 20% (vinte por cento) de seu conteúdo divulgado anteriormente em qualquer meio, notadamente, sites, blogs e redes sociais do autor ou outras publicações como revistas e coletâneas.

  • Rosi

    12 de setembro de 2020 às 18:30

    Boa noite! No dia da inscrição já preciso encaminhar o projeto?

    • Avatar photo

      DarkSide

      14 de setembro de 2020 às 10:27

      Sim!

  • Helena

    15 de setembro de 2020 às 14:03

    Caso o autor utilize pseudônimo, esse pseudonimo precisa ser registrado?

    • Avatar photo

      DarkSide

      16 de setembro de 2020 às 14:41

      Você pode inscrever em seu nome o projeto e depois, caso seja vencedor, acertar a publicação com pseudônimo com a editora.

  • Helena

    15 de setembro de 2020 às 14:30

    Como o projeto é da darkside, as histórias devem ser de terror? Ou poderia ser, por exemplo, contos sobre relacionamento e etc?

    • Avatar photo

      DarkSide

      15 de setembro de 2020 às 18:00

      Sua história pode ser sobre qualquer tema.

  • Zoraia

    16 de setembro de 2020 às 15:37

    Na construção de uma série de livros (três no total), sendo que o primeiro já está finalizado, eu devo inscrever em qual categoria?

    • Avatar photo

      DarkSide

      17 de setembro de 2020 às 09:41

      Se o primeiro volume tiver no mínimo 40 mil palavras, seria na categoria ROMANCE.

  • Artur

    18 de setembro de 2020 às 18:11

    Olá, não está no regulamento, mas possuem alguma especificação de margem, recuo? E posso me utilizar do rodapé para deixar o nome do autor, número de páginas, e o nome do conto ( no caso, a minha categoria), ou preferem que mande o original sem o meu nome, para manter o anonimato entre candidatos? Desde já, obrigado pela imensa oportunidade!

    • Avatar photo

      DarkSide

      21 de setembro de 2020 às 15:20

      Sugere-se que os textos enviados em PDF apresentem espaçamento 1,5 e fonte Times New Roman, corpo 12. Margens: 3cm superior e esquerda, 2 cm inferior e direita. As páginas finalizadas com imagem deverão ser entregues em PDF com qualidade 300 dpi.

  • Welberte de Oliveira Santos

    20 de setembro de 2020 às 12:22

    Eu me inscrevi com uma peça de teatro autoral e inédita houve muitas incrições de peças de teatro?

  • Diego

    10 de novembro de 2020 às 10:17

    Olá, sobre o vencedor, será anunciado apenas o vencedor, ou terá finalistas e menções honrosas deles?

    • Avatar photo

      DarkSide

      10 de novembro de 2020 às 16:50

      Nesta sexta-feira 13 serão anunciados os vencedores de cada categoria + 5 influenciadores da menção honrosa do Prêmio.

  • Gabriel

    13 de novembro de 2020 às 13:07

    Tem previsão de horário para a revelação dos vencedores?

    • Avatar photo

      DarkSide

      13 de novembro de 2020 às 14:51

      Acabou de sair <3

Deixe o seu comentário!


Obrigado por comentar! Seu comentário aguarda moderação.

Indicados para você!

Medo Imortal + Brinde Exclusivo
R$ 79,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
Cores Vivas + Brinde Exclusivo
R$ 69,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
  • Ela Não Pode Confiar

    Wicked
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
CuriosidadesSociedade Secreta

7 Curiosidades sobre William Shakespeare

Um dos dramaturgos mais influentes da língua inglesa agora é DarkSide®. William...

Por DarkSide
LançamentoSociedade Secreta

Lançamento: Otelo, por William Shakespeare, ilustrado por Julien Delval

Uma história inesquecível sobre o veneno corrosivo do ciúme. Um drama sobre um amor...

Por DarkSide
MacabraPerfil

Susan Hill: Conheça a autora de Eu Sou o Rei do Castelo

Conhecida principalmente por suas histórias de fantasmas, Susan Hill é uma escritora...

Por DarkSide
FilmesFirestar Videolocadora

Ghost Town: Os mortos estão mortos? Nem sempre…

A vida de um filme de terror em uma videolocadora não era uma tarefa fácil. Na...

Por Cesar Bravo
FilmesNovidades

Longlegs: terror estrelado por Nicolas Cage ganha teaser e data de estreia no Brasil

Longlegs, filme de terror estrelado pelo homem, a lenda Nicolas Cage, ao lado de Maika...

Por DarkSide