Dark

BLOG

O UNIVERSO DARK DE FÃ PARA FÃ


CuriosidadesFilmesListas

6 curiosidade sobre os filmes de Alice de Tim Burton

Os bastidores do País das Maravilhas sombrio

25/08/2025

Desde seu lançamento em 1865, Alice no País das Maravilhas, de Lewis Carroll, já ganhou inúmeras adaptações. Entre elas, a versão dirigida e coescrita por Tim Burton que é certamente uma das mais marcantes. Além da estética sombria e do elenco estrelado, o estilo inconfundível do cineasta é o principal diferencial da produção. 

LEIA TAMBÉM: As muitas faces de Alice no País das Maravilhas

Lançado em 2010, o filme também guarda histórias curiosas de bastidores, como a escolha da atriz principal e a concepção do Chapeleiro Maluco. Confira essas curiosidades se você também é fã dessa produção.

Tim Burton

1. A Alice ideal

A atriz Mia Wasikowska superou diversas concorrentes para interpretar a protagonista. Entre as candidatas estavam Amanda Seyfried (Mamma Mia!), Dakota Blue Richards (A Bússola de Ouro) — dispensada por Tim Burton por ser considerada jovem demais — e até mesmo Lindsay Lohan (Sexta-Feira Muito Louca). 

Mais recentemente, a atriz Juno Temple (Venom: A Última Rodada) revelou que também foi uma das candidatas e que ficou devastada por não conseguir o papel. Em entrevista à Interview Magazine, ela contou: “Era um papel dos sonhos para mim. Eu queria muito interpretar Alice”. No entanto, após assistir ao filme, admitiu ter mudado de ideia: “Essa foi uma percepção muito importante para mim aos 17 anos de idade: eu não era a pessoa certa para Alice”.

Alice Tim Burton

2. Parcerias de longa data

Quem conhece a carreira de Tim Burton sabe que o diretor gosta de trabalhar com os mesmos atores. Com Johnny Depp, intérprete do Chapeleiro Maluco, a parceria já havia ocorrido outras seis vezes antes: Edward Mãos de Tesoura (1990), Ed Wood (1994), A Lenda do Cavaleiro Sem Cabeça (1999), A Fantástica Fábrica de Chocolate (2005), A Noiva Cadáver (2005) e Sweeney Todd – O Barbeiro Demoníaco da Rua Fleet (2007).

Helena Bonham Carter, que viveu a Rainha Vermelha e era casada com Burton na época, também era uma parceira frequente do cineasta. Alice marcou a sexta colaboração entre eles, após dividirem os sets em Planeta dos Macacos (2001), Peixe Grande e Suas Histórias Maravilhosas (2003), A Fantástica Fábrica de Chocolate (2005), A Noiva Cadáver (2005) e Sweeney Todd (2007).

Rainha Vermelha Alice

Já para Christopher Lee, voz do temido Jabberwocky, Alice representou a quarta parceria com o diretor. Os encontros anteriores aconteceram em A Lenda do Cavaleiro Sem Cabeça (1999), A Fantástica Fábrica de Chocolate (2005) e A Noiva Cadáver (2005).

3. Figurantes especiais

Cerca de 250 figurantes foram selecionados na cidade britânica de Plymouth. O requisito era ter um visual típico da Era Vitoriana, o que também significava não ter tatuagens aparentes, piercings ou cabelo tingido.

4. Criando o Chapeleiro Maluco

Chapeleiro Maluco

Tim Burton e Johnny Depp trabalharam lado a lado para criar a versão icônica do Chapeleiro Maluco. Eles fizeram diversos esboços até chegarem à versão que consideraram mais original. Sobre a parceria, Burton contou: “Acho que Johnny tenta encontrar o tom certo do personagem. Ele não se acha maluco. Em outras versões, só se explorava um desses lados. Seu objetivo é trazer certa humanidade para as estranhezas do Chapeleiro. E em todos esses anos que venho trabalhando com ele, sempre tentamos fazer esse tipo de coisa, sem exceção”. 

5. Câmeras 3D não foram usadas

Apesar de o filme ter chegado aos cinemas em versão 3D, o diretor e corroteirista explicou que o processo de filmagem foi uma mistura de técnicas. “Nós não tínhamos cinco ou seis anos para desenvolver o projeto. Assim, eu fiz um mix de animação com live-action, manipulando e adicionando diversos elementos. Conseguimos adicionar a profundidade que achávamos necessária, o que me deu certa liberdade criativa para alcançar o resultado. Fizemos tudo que gostaríamos de ter feito neste tempo. E pelo menos para mim, eu não consigo notar a diferença. Para mim, esta mistura pareceu a escolha técnica mais apropriada.” 

Tim Burton

Por falar em tempo de produção, a fotografia principal foi concluída em apenas 40 dias, um período curto para uma superprodução desse porte. Quase tudo foi filmado em estúdio com tela verde, apenas algumas cenas externas com a Alice real foram filmadas em locações.

6. Sucesso comercial impressionante

Com um orçamento de aproximadamente 200 milhões de dólares, Alice no País das Maravilhas se tornou um dos filmes mais caros da Disney na época. No entanto, o investimento valeu a pena: a produção arrecadou mais de 1 bilhão de dólares em todo o mundo, tornando-se o maior sucesso comercial da carreira de Tim Burton até então.

Não esqueça de contar para a Caveira nos comentários qual dessas peculiaridades achou mais interessante.

LEIA TAMBÉM: 5 referências a Edgar Allan Poe na 2ª temporada de Wandinha

Sobre DarkSide

Avatar photoEles bem que tentaram nos vender um mundo perfeito. Não é nossa culpa se enxergamos as marcas de sangue embaixo do tapete. Na verdade, essa é a nossa maldição. Somos íntimos das sombras. Sentimos o frio que habita os corações humanos. Conhecemos o medo de perto, por vezes, até rimos dele. Dentro de nós, é sempre meia-noite. É inútil resistir. Faça um pacto com quem reconhece a beleza d’ O terror. O terror. Você é um dos nossos.

Website

0 Comentários

Deixe o seu comentário!


Obrigado por comentar! Seu comentário aguarda moderação.

Indicados para você!

Tarot O Estranho Mundo de Jack
R$ 159,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
  • Árvore de Ossos

    Sobreviventes
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
CuriosidadesFilmes

The Rocky Horror Picture Show: 50 anos de Transgressão

O ano era 1975. Com fantasias fabulosas, músicas extravagantes e uma atitude...

Por DarkSide
FilmesGraphic NovelNovidades

Filme de As 100 Noites de Hero irá estrear no Festival de Veneza

A adaptação de As 100 Noites de Hero finalmente está chegando, pelo menos no...

Por DarkSide
Graphic NovelPerfil

Como Daniel Clowes mudou a história dos quadrinhos independentes

Personagens deslocados, neuróticos, cruéis e hilários… você poderia muito bem...

Por DarkSide
DarksideEventos

Enéias Tavares participa de eventos em Brasília

Enéias Tavares, autor Lição de Anatomia e membro da equipe EducaDark, estará em...

Por DarkSide
LançamentoWish

Lançamento: Papai Pernilongo, por Jean Webster

Com tinta e papel, a órfã Judy constrói uma ponte para a alma que a salvou. Suas...

Por DarkSide