Dark

BLOG

O UNIVERSO DARK DE FÃ PARA FÃ


CuriosidadesDarkloveWish

7 Contos pouco conhecidos dos Irmãos Grimm

Muito além dos contos de fadas convencionais

24/07/2024

Chapeuzinho Vermelho. Rapunzel. João & Maria. Branca de Neve. Você provavelmente já se deparou com alguns desses nomes por aí. Presentes em histórias infantis e animações clássicas, esses personagens possuem uma coisa em comum: suas narrativas foram todas compiladas pelos alemães Jacob e Wilhelm, os Irmãos Grimm

LEIA TAMBÉM: LANÇAMENTO: HISTÓRIAS SECRETAS DOS IRMÃOS GRIMM

Os contos, que hoje são exemplos populares de ficção infantil, passaram por diferentes adaptações e reestruturações ao longo dos anos, aparecendo pela primeira vez no formato escrito na obra Contos de Grimm publicada em 1812. No entanto, engana-se quem acha que as versões originais eram destinadas ao público infantil. Diferentemente das produções adaptadas pela Disney e outros estúdios, por exemplo, muitas contém enredos perturbadores com conteúdo de natureza adulta, como assassinatos, canibalismo e assim por diante.

Algumas histórias eram tão assustadoras que acabaram ficando de fora das publicações seguintes de histórias dos Irmãos Grimm. Mas a Wish desenterrou esses contos e os reuniu no livro Histórias Secretas dos Irmãos Grimm. São 30 histórias quase esquecidas pelo tempo, como “O jardim do verão e do inverno” (A Bela e a Fera), “A fábula da rouxinol e da cobra-de-vidro”, “Como as crianças brincavam de abate”, “A Morte e o Guarda-gansos”, “Hans Estúpido”, “O castelo da matança”, “Barba Azul”, entre outras.

histórias secretas dos irmãos grimm

Com alguns títulos mais conhecidos do que outros, ao longo de sua vida os irmãos Grimm compilaram mais de 200 histórias. Enquanto algumas delas alcançaram fama e ganharam novas versões, outras acabaram menos conhecidas. Pensando nisso, a Caveira separou alguns contos menos lembrados dos Irmãos Grimm para você conferir. 

1. Rumpelstichen

O personagem Rumpelstichen apareceu pela primeira vez no conto “O Anão Saltador”, publicado pelos irmãos Grimm em 1812. Na história, um moleiro ambicioso mente para o Rei que sua filha é capaz de fiar palha e transformá-la em ouro. Buscando comprovar isso, o governante tranca a moça em uma torre, dando-lhe a tarefa de transformar toda a palha presente no recinto em ouro até a manhã seguinte durante três noites seguidas. Se a jovem não cumprisse o desafio, seria executada (em algumas versões menos gráficas, seu castigo seria ficar trancada para sempre na torre). 

Desamparada, ela é socorrida por um duende que misteriosamente aparece e transforma toda a palha em ouro, pedindo em troca o colar de seu pescoço. Ele retorna na noite seguinte, transforma novamente a palha em ouro e pede pelo anel de seu dedo. No entanto, na terceira noite, a jovem não tinha mais nada para oferecer. O duende então propõe uma barganha: ele transformaria a palha em ouro pela última vez em troca de seu primeiro filho. Sem muita escolha, a moça aceita e o Rei fica tão impressionado que se casou com ela. 

rumpelstichen

Anos se passam e a jovem, agora rainha, dá à luz a um saudável bebê. O duende enfim retorna para receber a sua parte do acordo. Assustada, a rainha lhe oferece todas as riquezas do reino, mas o duende recusa a oferta, oferecendo um desafio: ela poderia ficar com o bebê, se, no prazo de três dias, adivinhasse seu nome. Após diversas tentativas fracassadas de descobrir o nome do duende, na última noite do desafio, a rainha vai atrás dele na floresta e o encontra cantando em volta de uma fogueira, onde revela seu nome: Rumpelstichen. Quando os dois se encontram novamente, ela revela corretamente seu nome e o duende perde a aposta, fugindo zangado do lugar. Já em outras edições, o final foi revisado e Rumpelstichen fica tão irritado por perder a aposta que bate os pés com tamanha força que seu corpo acaba se partindo em dois

2. Hans Estúpido

Neste conto que está em Histórias Secretas dos Irmãos Grimm, um rei vive feliz com sua filha, que de repente aparece grávida e ninguém sabe quem é o pai. Para resolver a questão, ele disse para a princesa levar a criança à igreja, colocasse um limão em sua mão e o homem a quem a criança entregasse a fruta seria considerado seu pai e marido da princesa — um detalhe: somente homens ricos e nobres foram permitidos na igreja.

Um homem baixo e corcunda conhecido como “Hans Estúpido” se misturou à multidão e entrou na igreja… e recebeu o limão da criança. A princesa ficou horrorizada e o rei colocou os três (Hans, a princesa e a criança) em um barril e os lançou à deriva no mar. Quando a princesa chorou perguntando por que Hans tinha entrado na igreja, assumindo que ele não tinha qualquer relação com a criança, Hans respondeu que ele tinha tudo a ver com a criança: “Um dia desejei que você tivesse um filho, e os meus desejos se tornam realidade”.

hans dumb

Para provar seu ponto, Hans desejou comida, um navio melhor e um castelo com criados vestidos de ouro — e tudo se materializou. Depois, Hans desejou ser um príncipe bonito e isso também aconteceu. Ele e a princesa se casaram e viveram felizes por um bom tempo, até que um dia o rei apareceu no castelo, mas não reconheceu a princesa — que, por sua vez, reconheceu o pai. Antes de ele partir ela colocou um cálice no bolso dele e o acusou de roubo. Quando ele se defendeu, ela o alertou sobre sempre ser cuidadoso antes de acusar outra pessoa, revelando ao rei sua identidade.

3. Os Repolhos do Burro

Também conhecido como “A Salada Mágica”, essa história de vingança acompanha as aventuras de um caçador sem nome. Em uma de suas andanças pela floresta, ele encontra uma velha senhora, que, para retribuir sua gentileza, lhe diz para ir até uma árvore próxima onde nove pássaros lutam entre si pela posse de um manto mágico, capaz de realizar todos os desejos de seu dono. Ele precisaria então atirar em um deles para espantar os outros e conseguir obter o item. Além disso, a velha senhora o aconselha a engolir o coração do pássaro morto para assim acordar todos os dias com uma moeda de ouro debaixo do travesseiro

Tendo o manto em mãos, o caçador viaja pelo mundo e conquista muitas riquezas, eventualmente chegando em um castelo onde vivia uma bruxa e sua bela filha, por quem se apaixona loucamente. A gananciosa bruxa, que sabia sobre o manto e o coração do pássaro, organiza então um elaborado plano para que a filha consiga roubar os itens do caçador. Bem-sucedida, ela deixa o caçador sozinho e sem esperança, destruído pela infidelidade da amada. 

repolhos do burro

Desolado, ele encontra um estranho jardim de repolhos com propriedades mágicas. Faminto, ele devora um deles e é imediatamente transformado em um burro. No dia seguinte, o caçador encontra outro tipo de repolho, o qual lhe devolve à forma humana. Desejando vingança, ele estoca os dois tipos de repolho, se disfarça como mensageiro real e retorna ao castelo da bruxa. Lá, engana as duas mulheres e as induz a comer o repolho, o qual as transforma em burros. Ele então, vende os animais a um moleiro, partindo para outras terras e aventuras. 

Após algum tempo, o caçador retorna e reencontra o mesmo moleiro, que lhe informa que a mula mais velha (a bruxa) havia morrido. Ele então compra o outro animal de volta e o alimenta com o outro repolho, que faz com que a jovem donzela se transforme em humana novamente. Por fim, a filha da bruxa devolve ao caçador a manta e o coração de pássaro roubados, informando que nunca havia desejado enganá-lo e fora forçada pela mãe. O homem a perdoa e os dois se casam, vivendo felizes para sempre. 

4. O Fiel João

“O Fiel João” conta a história de um rei que em seu leito de morte pede que João, seu servo mais fiel, proteja seu filho, não o deixando entrar em um determinado quarto do castelo, o qual continha o misterioso retrato de uma princesa. Segundo o rei, quem olhasse para o quadro se apaixonaria imediatamente pela jovem retratada, correndo sérios riscos de vida. No entanto, quando o novo rei chega ao poder, ele força seu caminho até o aposento e, como temido por seu pai, se apaixona pela princesa do quadro. Sem saber como conquistá-la, o rei pede ajuda ao fiel João, que lhe aconselha a preparar um navio com os mais variados tesouros e ir até o reino da princesa, que é atraída a bordo pelas mercadorias e levada embora. 

o fiel joão

Durante a viagem de volta, João escuta os avisos de três corvos. O primeiro deles adverte que, assim que chegarem à praia, um cavalo irá aparecer. Se o rei montar o animal, voará pelos ares e nunca mais será visto. A única forma de evitar tal destino seria matando o cavalo. No entanto, caso João revelasse seus motivos para tal ato, suas pernas seriam transformadas em pedras. O segundo corvo diz que o rei seria morto durante o banquete de seu casamento por uma taça de vinho, se essa não fosse lançada ao chão (em algumas versões, o monarca seria incinerado por um traje cerimonial, se este não fosse destruído). Novamente, se os motivos fossem revelados, João viraria pedra até a cintura. Por fim, o último corvo adverte que a princesa desmaiaria e faleceria subitamente a menos que alguém tirasse três gotas de sangue de seu seio direito (em algumas variantes, um dragão atacaria o leito nupcial e mataria o casal, a não ser que fosse expulso por uma terceira pessoa). Se tudo isso fosse revelado, João se transformaria inteiramente em pedra.

Eis que o fiel servo impede os três destinos. Nos dois primeiros, o rei confiou que João agiu para salvá-lo, mas no terceiro, decidiu executá-lo. No dia de sua execução, João conta toda a história revelada pelos corvos e se transforma progressivamente em pedra. O tempo passa e a rainha dá à luz a filhos gêmeos. Angustiado por ter perdido seu fiel escudeiro, o rei descobre que se cortar a cabeça dos meninos e esfregar seu sangue na estátua de João, o homem voltaria à vida

Após realizar o ato sangrento, João é ressuscitado. Desolado por ter assassinado os filhos, o rei é recompensado pelo servo, que magicamente une a cabeça das crianças aos seus corpos, esfregando suas feridas com sangue e devolvendo suas vidas como se nada tivesse acontecido. Mais tarde, o rei esconde João e os dois filhos em um grande armário enquanto testa a lealdade da rainha, explicando o sacrifício necessário para trazer o servo de volta. Sem saber do desfecho, ela concorda com o ato, afirmando ser necessário retribuir a grande fidelidade de João. Nisso, o rei abre o armário revelando as crianças e João vivos, explicando como tudo tinha acontecido. Eles se abraçam e vivem todos juntos e felizes por muitos anos. 

5. As Moedas Roubadas

Alertando contra os males da ganância, “As Moedas Roubadas” é um ótimo representante dos contos de advertência compilados pelos Grimm. A história acompanha um hóspede, que durante um jantar, vê uma criança vestida de branco entrar na casa e ir direto para o quarto ao lado. Isso acontece repetidas vezes, até que o hóspede decide contar ao dono da casa o que estava acontecendo. O homem revela que nunca havia visto a criança antes. Na noite seguinte, o hóspede decide investigar o quarto que o fantasma adentrava, encontrando a mesma criança sentada no chão e procurando por algo entre as tábuas do chão. 

moedas roubadas

Assustado, ele relata o que viu à dona da casa e descreve a criança. A mulher então lhe conta que o fantasma era seu filho, que havia falecido há pouquíssimo tempo. Ela revela que a criança havia recebido moedas com o intuito de doá-las para pessoas necessitadas, mas acabou escondendo o dinheiro nas tábuas do chão. Infelizmente, o menino foi acometido por uma doença súbita e faleceu antes de poder utilizar as moedas. Assim, seu fantasma foi forçado a verificar continuamente as moedas escondidas, sem ser notado pelos próprios pais. Apesar de mórbido, o conto tem um desfecho mais positivo. O casal resolve doar as moedas para um homem, fazendo com que o fantasma do filho descansasse e nunca mais retornasse ao lugar. 

6. As Três Folhas da Serpente

“As Três Folhas da Serpente” conta a história de uma jovem princesa com uma inusitada exigência para escolher seu marido: caso ela falecesse primeiro, seu pretendente deveria aceitar morrer junto. Após se destacar no exército real, o herói do conto, um jovem pobre, ganha a mão da princesa e aceita se casar com ela apesar de sua estranha demanda. Por algum tempo, o casal vive feliz, mas logo a princesa adoece e morre. 

Arrependido do acordo, o agora príncipe não tem escolha e acaba sendo trancado na cripta da esposa com quatro velas, quatro pães e quatro garrafas de vinho. Enquanto espera pela morte, o rapaz é atacado por uma cobra. Assustado, ele se defende e corta o animal em três pedaços. Eis que não muito tempo depois, outra cobra aparece no recinto, trazendo consigo três folhas em sua boca e as utilizando para reviver a companheira falecida. Os dois animais saem então do lugar, deixando as folhas para trás e dando ao príncipe a ideia de usá-las para ressuscitar a esposa morta.

três folhas

O plano dá certo, mas quando a princesa revive, ela deixa de amar o marido. Os dois conseguem sair da cripta e decidem visitar o rei para contar o que havia acontecido. Durante a viagem marítima, a jovem se apaixona pelo capitão do navio e decide assassinar o marido com a ajuda do amante, jogando seu corpo no mar. No entanto, graças a um servo fiel, o corpo do rapaz é recuperado e ressuscitado com as mesmas folhas de cobra. O príncipe e o servo retornam ao reino, revelando ao rei a traição da princesa. Quando a jovem chega ao castelo, é surpreendida ao descobrir que o marido estava vivo. Condenada à morte, ela é colocada em um navio em chamas, ao lado do amante, enquanto o jovem príncipe continua sua vida. 

7. Branca de Neve e Rosa Vermelha: a inspiração para No Coração da Floresta

Deixando de lado o tom macabro de muitas histórias dos irmãos Grimm, a autora Emily Winfield Martin se inspirou no conto “Branca de Neve e Rosa Vermelha”, compilado pela dupla em 1837, para escrever No Coração da Floresta, uma jornada encantadora sobre coragem, aceitação e irmandade. Lançamento da marca DarkLove, a obra conta a história de Neve e Rosa, duas irmãs obrigadas a deixar sua casa após a repentina e misteriosa morte do pai. Ao explorar uma floresta em busca de um novo lar, elas descobrem segredos e personagens mágicos em um conto de fadas emocionantes que com certeza vai cativar DarkSiders de todas as idades. 

no coração da floresta

Com ilustrações deslumbrantes da própria autora, No Coração da Floresta já está à venda na Loja Oficial DarkSide. Prepare-se para ter o coração aquecido por uma obra encantadora e inesquecível que transporta os leitores para um reino encantado e atmosférico. Você está pronto para explorar essa floresta com a Caveira? 

LEIA TAMBÉM: EMILY WINFIELD MARTIN: DO MUNDO IMAGINÁRIO PARA UM UNIVERSO REAL DE HISTÓRIAS E ILUSTRAÇÕES

Sobre DarkSide

Avatar photoEles bem que tentaram nos vender um mundo perfeito. Não é nossa culpa se enxergamos as marcas de sangue embaixo do tapete. Na verdade, essa é a nossa maldição. Somos íntimos das sombras. Sentimos o frio que habita os corações humanos. Conhecemos o medo de perto, por vezes, até rimos dele. Dentro de nós, é sempre meia-noite. É inútil resistir. Faça um pacto com quem reconhece a beleza d’ O terror. O terror. Você é um dos nossos.

Website

0 Comentários

Deixe o seu comentário!


Obrigado por comentar! Seu comentário aguarda moderação.

Indicados para você!

No Coração da Floresta + Brinde Exclusivo
R$ 64,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
Princesas Quase Esquecidas + Brindes Exclusivos
R$ 79,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
  • Árvore de Ossos

    Sobreviventes
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
FilmesHalloweenNovidades

A Substância: Temos a fantasia de última hora perfeita para o Halloween

ATENÇÃO: ESSE TEXTO CONTÉM SPOILERS DE A SUBSTÂNCIA Acontece com as melhores...

Por DarkSide
BooktourEventosNovidades

Nagabe virá ao Brasil em novembro

Ao longo de onze volumes, Nagabe encantou os DarkSiders com a jornada emocionante de...

Por DarkSide
GamesNovidades

The Rocky Horror Show ganhou versão em videogame

Um Time Warp em 8 bit? Sim, queremos. O maravilhoso musical The Rocky Horror Show —...

Por DarkSide
Crime SceneNovidades

Promotor diz que Irmãos Menendez devem receber liberdade condicional

Os irmãos condenados pelo assassinato de seus próprios pais em um caso que abalou os...

Por DarkSide
DarkloveLivrosNovidades

O Jardim Onírico de Clarice Lispector vence o Prêmio FNLIJ 50 anos

A Caveira está em festa: O Jardim Onírico de Clarice Lispector, de Daniela Tarazona e...

Por DarkSide