Dark

BLOG

O UNIVERSO DARK DE FÃ PARA FÃ


FilmesListasWish

7 filmes de O Vento nos Salgueiros

As adaptações cinematográficas do clássico literário

11/12/2025

Existem obras literárias tão icônicas que apenas uma adaptação cinematográfica não basta para transmitir suas mensagens e inquietações. Parte disso acontece devido à sua atemporalidade, a qual faz com que continuem reverberando ao longo dos anos entre novos públicos e gerações, o que por sua vez demanda mais adaptações para as telonas. No mundo do horror temos exemplos marcantes como Frankenstein e Drácula, enquanto na literatura infantil, O Vento nos Salgueiros se destaca por suas inúmeras versões cinematográficas, teatrais e televisivas. 

LEIA TAMBÉM: O lado dark de Peter Pan

Publicada pela primeira vez em 1908, O Vento nos Salgueiros é uma fábula que celebra a amizade incondicional e a lealdade que nos leva a salvar amigos de suas próprias más decisões. Escrita pelo britânico Kenneth Grahame, que se inspirou nas histórias que contava para seu filho na hora de dormir, a obra se tornou um clássico da literatura mundial.

A história acompanha o Toupeira, que impulsionado por um desejo de novidade, abandona sua toca para iniciar uma vida às margens do rio ao lado de seu leal amigo Rato-d’Água. No entanto, a tranquilidade dos dois é abalada pelas paixões do vaidoso Senhor Sapo, cujas obsessões por carroças e automóveis velozes os arrastam para desastres cômicos e perigos reais. Enquanto o sábio Texugo tenta contornar a situação e impor limites, a amizade do grupo é enfim posta à prova quando todos precisam embarcar em uma audaciosa missão. 

o vento nos salgueiros

Contrapondo o conforto do lar contra o chamado da aventura, O Vento nos Salgueiros mostra aos leitores que a felicidade reside no equilíbrio entre os dois e na certeza de ter um porto seguro para onde voltar. Publicado pela DarkSide® Books em parceria com a Editora Wish, a obra de Grahame apresentou ao mundo personagens que se tornaram arquétipos e uma prosa lírica que encantou leitores de diferentes gerações. Operando em níveis distintos, a fábula é simultaneamente uma história de aventura e uma rica alegoria sobre a vida. É justamente por essa potência que O Vento nos Salgueiros foi continuamente adaptado para os cinemas. A Caveira separou todas essas versões para você conhecer. 

1. As Aventuras de Ichabod e Sr. Sapo (1949)

Produzido em 1949 pela Walt Disney Productions, As Aventuras de Ichabod e Sr. Sapo é um filme de animação dividido em dois segmentos distintos. Enquanto o primeiro é uma adaptação de O Vento nos Salgueiros, o segundo é baseado em A Lenda do Cavaleiro Sem Cabeça, obra de Washington Irving publicada em 1820.  O filme começa com cenas de atores reais em uma biblioteca, o que funciona como uma estrutura narrativa para introduzir os dois segmentos. O Vento nos Salgueiros é apresentado e narrado por Basil Rathbone, ator britânico conhecido por interpretar Sherlock Holmes nos cinemas. A partir disso, Rathbone menciona diversos personagens literários famosos até escolher o Senhor Sapo para contar sua história. 

As Aventuras de Ichabod e Sr. Sapo

Originalmente, O Vento nos Salgueiros foi concebido como um longa-metragem de narrativa única, já que Walt Disney comprou os direitos da obra de Kenneth Grahame logo após o sucesso de Branca de Neve e os Sete Anões. Contudo, nos anos 1940, a eclosão da Segunda Guerra Mundial diminuiu drasticamente a produção do estúdio, atrasando a adaptação por anos até que finalmente em 1949 ela foi realocada para filme duplo.

As Aventuras de Ichabod e Sr. Sapo 3

Embora o segmento de A Lenda do Cavaleiro Sem Cabeça tenha conquistado mais fama com o passar do tempo, a adaptação de O Vento nos Salgueiros originou uma atração na Disneylândia, a “Mr. Toad’s Wild Ride”, que continua até os dias atuais como uma das favoritas entre os fãs do parque temático.

Mr. Toad’s Wild Ride

A partir de 1955, os dois segmentos passaram a ser exibidos de forma separada, com a história de O Vento nos Salgueiros sendo comercializada como O Sapo Maluco

2. The Wind in the Willows (1983)

Dirigido por Mark Hall, The Wind in the Willows é uma animação em stop-motion produzida pela Cosgrove Hall Productions para o canal de televisão britânico ITV. Com roteiro de Rosemary Anne Sisson e músicas compostas por Keith Hopwood, o filme foi ao ar no dia 27 de dezembro de 1983 com duração de 79 minutos.

The Wind in the Willows 1983

Mais tarde, recebeu um prêmio BAFTA e um Emmy Internacional. O sucesso foi tão grande que o filme serviu como episódio piloto para a série de animação homônima de O Vento nos Salgueiros, transmitida entre 1984 e 1990 com um total de 52 episódios. Utilizando os mesmos cenários e personagens, a série trouxe em sua maioria histórias originais, incluindo também alguns capítulos do livro que acabaram omitidos do filme de 1983. Eventualmente, rendeu também um filme para a televisão, A Tale of Two Toads, lançado em 1989. The Wind in the Willows continua até hoje uma produção bastante querida no Reino Unido, sendo enaltecida pela qualidade artesanal de sua animação stop-motion.  

3. The Wind in the Willows (1987)

The Wind in the Willows 1987

Produzido pela Rankin/Bass Productions, conhecida por suas animações stop-motion e especiais sazonais de televisão, The Wind in the Willows é um filme de animação musical dirigido por Arthur Rankin Jr. e Jules Bass. Considerada uma das versões mais fieis ao livro, a animação segue a aventura dos personagens principais — Toupeira, Rato-d’Água, Senhor Sapo e Texugo — enquanto apresenta canções originais. Além de contar com o roteiro de Romeo Muller, conhecido por especiais televisivos como Rudolph, a Rena do Nariz Vermelho (1964) e Frosty, o Boneco de Neve (1969), The Wind in the Willows ainda trouxe vozes de atores famosos, como Charles Nelson Reilly, Eddie Bracken e Roddy McDowall, o Peter Vincent de A Hora do Espanto

4. Wind in the Willows (1988)

The Wind in the Willows 1988

Criado pela Burbank Films, produtora australiana famosa por suas animações de clássicos como Peter Pan e Alice no País das Maravilhas, Wind in the Willows é mais um filme televisivo de animação que adapta O Vento nos Salgueiros. Com direção de Leonard Lee, o telefilme foi ao ar em 13 de dezembro de 1988 com uma duração de 49 minutos, chamando atenção pela beleza de sua animação e sua proposta animada e divertida. No entanto, a versão também se destaca por alterar o final da história, o que para muitos fãs, ocasiona a perda do tema moral proposto por Kenneth Grahame.

5. O Vento nos Salgueiros (1995)

O Vento nos Salgueiros 1995

A década de 90 viu algumas adaptações de O Vento nos Salgueiros e uma delas foi a animação homônima dirigida por Dave Unwin. Produzido para a televisão britânica, para o canal ITV, o filme de 73 minutos estreou no dia 25 de dezembro de 1995, sendo marcado pelo tom mais leve destinado ao público infantil. Elogiado por seu visual e dublagem de atores britânicos famosos, o longa ainda incluiu segmentos live-action, os quais mostram uma avó em um passeio de barco com os netos. Interpretada por Vanessa Redgrave, a personagem conta para as crianças a história de O Vento nos Salgueiros, assumindo a função de narradora quando o filme transiciona para o cenário animado após a abertura de um livro. Mantendo a essência da obra original, a adaptação foi um sucesso tão grande que em 1996 acabou seguida por Os Salgueiros no Inverno, animação baseada no romance homônimo que William Horwood escreveu como sequência para o clássico de 1908. 

6. Amigos para Sempre (1996)

Mostrando que nem todas as adaptações de O Vento nos Salgueiros precisam seguir o formato de animação, Amigos para Sempre é um live-action britânico de 1996 dirigido e roteirizado por Terry Jones, conhecido pelo grupo de humor Monty Python. Misturando comédia com aventura, o filme é protagonizado pelo próprio Jones e outros atores famosos como Steve Coogan, Eric Idle e Nicol Williamson, além de contar com participações especiais de membros do Monty Python. Inclusive, outro nome famoso do grupo, o diretor Terry Gilliam chegou a ser convidado para dublar um dos personagens, mas precisou recusar por conflitos com a agenda de filmagens de Os Doze Macacos.  

Amigos para Sempre

Uma versão extravagante da história, Amigos para Sempre conta com cenários surreais e humor exagerado, o que lhe rendeu elogios pela criatividade e o transformou em uma produção cult. Apesar de ter sido bem recebida pela crítica, a adaptação teve pouco sucesso comercial, sofrendo com um lançamento limitado nos Estados Unidos, fruto de um processo judicial entre a Columbia Pictures e a Disney pelos direitos de distribuição nos cinemas e no vídeo doméstico. 

7. The Wind in the Willows (2006)

The Wind in the Wilows

Chegando nos anos 2000, O Vento nos Salgueiros ganhou outra versão live-action, também produzida para um canal de televisão do Reino Unido. Dirigida por Rachel Talalay, conhecida no horror por A Hora do Pesadelo 6: A Morte de Freddy, o filme foi um empreendimento coletivo entre a BBC e a Canadian Broadcasting Corporation, trazendo nomes como Matt Lucas, Bob Hoskins, Mark Gatiss, Lee Ingleby e Michael Murphy. Exibido no dia 18 de dezembro de 2006, The Wind in the Willows se destacou como uma adaptação moderna da história, misturando atores reais com computação gráfica. Com elogios da crítica, o filme chamou a atenção por seus belos cenários, efeitos visuais atualizados e pela interpretação de seu elenco. 

A atemporalidade de O Vento nos Salgueiros

Desde a sua publicação original em 1908, O Vento nos Salgueiros foi continuamente adaptado para diferentes formatos, como o cinema, o teatro, o rádio e a televisão. Em 1929, a obra foi levada aos palcos pela primeira vez, não demorando muito para chegar aos cinemas e à televisão. Em 1946, por exemplo, a BBC realizou a primeira transmissão televisiva da história de Kenneth Grahame, exibindo atores reais interpretando a obra ao vivo.  Como se não bastasse, ao longo dos anos, O Vento nos Salgueiros também recebeu inúmeras sequências, versões alternativas e reimaginações a partir da mente de outros escritores, cineastas e artistas.

Uma história atemporal, O Vento nos Salgueiros é uma aventura inesquecível por um mundo permeado por imaginação, esperança, amizades e ensinamentos. Em uma nova edição fabulosa, já disponível na Loja Oficial Dark, O Vento nos Salgueiros é uma das joias mais amadas da literatura mundial, prestes a ser conhecida e adorada por uma nova geração de leitores. 

LEIA TAMBÉM: Conheça a Coleção Áurea da Wish

Sobre DarkSide

Avatar photoEles bem que tentaram nos vender um mundo perfeito. Não é nossa culpa se enxergamos as marcas de sangue embaixo do tapete. Na verdade, essa é a nossa maldição. Somos íntimos das sombras. Sentimos o frio que habita os corações humanos. Conhecemos o medo de perto, por vezes, até rimos dele. Dentro de nós, é sempre meia-noite. É inútil resistir. Faça um pacto com quem reconhece a beleza d’ O terror. O terror. Você é um dos nossos.

Website

0 Comentários

Deixe o seu comentário!


Obrigado por comentar! Seu comentário aguarda moderação.

Indicados para você!

O Vento nos Salgueiros + Brindes Exclusivos
R$ 79,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
  • Árvore de Ossos

    Sobreviventes
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
CuriosidadesGamesSociedade Secreta

Por que as pessoas estão apavoradas com O Rei de Amarelo?

Já faz mais de um século que Robert W. Chambers lançou seu livro amaldiçoado ao...

Por DarkSide
NovidadesSéries

Tudo que você precisa saber sobre o spin-off de Stranger Things

Stranger Things ainda nem chegou ao seu capítulo final (vai ser em 31 de dezembro,...

Por DarkSide
E.L.A.SFilmesNovidades

Minha Adorável Esposa vai virar filme na Netflix

E.L.A.S estão com tudo na Netflix. Além da estreia próxima da minissérie adaptada...

Por DarkSide
FilmesFirestar Videolocadora

Braindead: A definição perfeita entre o gore e o deboche

Pode parecer mentira, mas a verdade é que a censura (direta ou velada) não é, nunca...

Por Cesar Bravo
Crime SceneCuriosidadesListas

5 mitos sobre Erzsébet Báthory

Com uma história sombria, manchada de sangue e assombrada por relatos sensacionalistas...

Por DarkSide