Dark

BLOG

O UNIVERSO DARK DE FÃ PARA FÃ


CaveirinhaListas

9 heroínas da literatura infantojuvenil

Conheça Violeta e outras protagonistas que inspiram jovens leitores

01/10/2025

O mundo da literatura infantojuvenil é povoado por heroínas memoráveis. Corajosas, obstinadas e inteligentes, elas estão presentes na vida de gerações de leitores, inspirando indivíduos e deixando sua marca por onde passam. 

LEIA TAMBÉM: Valentina Toro: “É muito bonito ver como a imaginação nos une”

Seja como protagonistas de clássicos da literatura ou de aventuras modernas e eletrizantes, essas personagens desempenham um papel fundamental na vida de pequenos leitores ao redor do mundo, incentivando a imaginação e compartilhando valores e lições importantes. Com histórias que abordam dinâmicas sociais e familiares, elas também trazem em seu âmago os dilemas da infância, da adolescência e do amadurecimento. 

No entanto, além disso, essas heroínas adoráveis também nos mostram que meninas e jovens mulheres podem sim ser tão valentes, sonhadoras, determinadas e aventureiras quanto qualquer outro herói masculino. Seja enfrentando desafios, questionando o mundo à sua volta ou lidando com novas emoções e vivências, elas nos mostram que altura, gênero e idade não limitam em nada suas jornadas.

Matilda

Para celebrar sua existência, a Caveira separou nove delas para você conhecer e se inspirar com suas histórias atemporais de coragem e humanidade.

1. Violeta de Violeta e o Pincel Encantado

Fruto da imaginação da escritora e ilustradora colombiana Valentina Toro, Violeta é a protagonista de Violeta e o Pincel Encantado, obra em que cada página atua como um convite à imaginação dos pequenos. Na história, Violeta é uma adorável garotinha que é apaixonada por pintura e utiliza Dragão, seu inquieto e peludo cachorro, como sua maior inspiração. No entanto, sua vida muda quando o duende Barrabás descobre um misterioso objeto em sua casa: um pincel encantado com o poder de transformar qualquer traço em obra-prima.

Quando a magia do pincel desaparece, Violeta, Barrabás e seus amigos embarcam em uma aventura por um bosque repleto de criaturas fantásticas para resgatar a força do artefato. Contudo, durante o caminho, eles também aprendem importantes lições sobre cuidado, afeto e o poder da amizade. Lançamento do selo Caveirinha da DarkSide® Books, Violeta e o Pincel Encantado é uma fábula deslumbrante sobre proteção à natureza, alteridade, responsabilidade afetiva e amizade, mostrando que o encanto está sempre ao alcance de todos nós.

2. Matilda Wormwood de Matilda

Protagonista do romance homônimo publicado por Roald Dahl em 1988, Matilda Wormwood é uma garotinha brilhante que se destaca por sua precocidade, inteligência e amor pelos livros. No entanto, como nem tudo são flores, em Matilda, ela precisa lidar com a negligência e indiferença de sua família, assim como a crueldade da diretora da escola que passa a frequentar.

Matilda

Ao longo de sua aventura, a menina não apenas encontra consolo na gentil Srta. Honey, como também descobre que possui poderes telecinéticos, os quais usa para enfrentar seus adversários com inteligência e justiça. Simbolizando a leitura e o conhecimento como uma forma de empoderamento e resistência, Matilda se transformou em uma das personagens mais famosas da literatura infantojuvenil, sendo transportada para o cinema no icônico filme de 1996. 

3. Anne Shirley de Anne de Green Gables

Imaginativa, tagarela e sensível, Anne Shirley é uma garotinha órfã de onze anos que por engano vai morar com os irmãos de meia-idade, Matthew e Marilla Cuthbert, em Green Gables, uma fazenda na comunidade fictícia de Avonlea no Canadá. No entanto, graças à sua personalidade autêntica e coração enorme, ela rapidamente conquista o carinho de todos ao seu redor, transformando suas vidas com sua visão encantadora de mundo.

Anne apareceu pela primeira vez em 1908 no romance Anne de Green Gables da escritora canadense L. M. Montgomery, posteriormente protagonizando uma série de livros que acompanham sua vida ao longo dos anos, além de aparecer em filmes, séries de televisão e desenhos animados. Uma heroína vivaz e alegre, cheia de criatividade e espírito, Anne embarca em diversas aventuras e enfrenta as dificuldades da vida com um entusiasmo que inspira leitores até hoje. 

Anne de Green Gables

4. Coraline Jones de Coraline

Com cerca de 10 anos, Coraline Jones é a protagonista do livro Coraline, publicado em 2002. Curiosa, inteligente e corajosa, ela se muda para um novo apartamento e rapidamente passa a se sentir entediada no local. Com seus pais ocupados com o trabalho e lhe dando pouca atenção, Coraline começa a explorar sua nova residência, conhecendo alguns vizinhos excêntricos e eventualmente descobrindo uma porta secreta, a qual a leva para um mundo alternativo aparentemente perfeito.

No entanto, ela logo descobre que a perfeição não existe e que o local esconde um segredo sombrio. Ecoando temas como amadurecimento, amor e afirmação de identidade, Coraline nos ensina a enfrentar nossos medos com bravura, demonstrar empatia com os outros e valorizar o mundo imperfeito, mas real que nos cerca. Em 2009, a personagem foi levada para as telonas na animação Coraline e o Mundo Secreto do diretor Henry Selick. 

Coraline e o Mundo Secreto

5. Dorothy Gale de O Mágico de Oz

Protagonista do clássico O Mágico de Oz, de L. Frank Baum, Dorothy Gale é uma das personagens mais famosas da cultura popular. Aparecendo pela primeira vez em 1900, ela surge como uma menina órfã que vive com seus tios em uma monótona fazenda no Kansas. Mas como todos sabemos, sua vida muda quando um ciclone a leva, junto com seu cachorro Totó, para o mundo mágico de Oz.

Interpretada por Judy Garland na famosa adaptação cinematográfica de 1939, Dorothy é uma menina sonhadora, inocente e determinada que se destaca pela gentileza com seus amigos e vontade de fazer o certo.

Embora seja uma criança comum, ela não hesita em tomar decisões importantes, liderando seus companheiros em uma aventura inesquecível e enfrentando os desafios impostos com bravura. Seu caráter aventureiro nos lembra que explorar é algo incrível, mas que não há nada melhor do que retornar para o nosso lar.

Dorothy O mágico de Oz

6. Pollyanna de Pollyanna

Criada em 1913 pela escritora norte-americana Eleanor H. Porter, Pollyanna é uma menina de onze anos que após a morte do pai se muda para a cidade fictícia de Beldingsville para morar com a tia Polly, uma mulher rica e extremamente severa. Apesar das dificuldades, a jovem garotinha pratica o chamado “jogo do contente”, uma filosofia de vida que aprendeu com o pai e que lhe faz encontrar algo de positivo até mesmo nas piores situações.

Pollyanna

A partir disso, com sua alegria e otimismo implacáveis, ela espalha felicidade por sua nova cidade, mudando a vida das pessoas e mostrando seu espírito inquebrável diante de um terrível infortúnio.  Aparecendo pela primeira vez em Pollyanna, a personagem ainda protagonizou sequências literárias, como Pollyana Moça, e também foi adaptada diversas vezes para o cinema. Seu impacto cultural foi tão grande que seu nome foi integrado a uma expressão – “síndrome de Poliana” – a qual descreve pessoas que enxergam tudo de forma excessivamente positiva.

7. Alice de Alice no País das Maravilhas 

Representando a curiosidade que habita em todas as crianças, Alice é uma personagem criada por Lewis Carroll em seu livro de 1865, Alice no País das Maravilhas. Descrita como uma menina inteligente e com uma imaginação afiada, ela embarca em uma aventura inesquecível quando segue um peculiar coelho branco, eventualmente caindo em um buraco que a leva para o mundo fantástico que mudou para sempre a literatura infanto-juvenil.

Conhecida por sua coragem e por seus questionamentos lógicos, Alice não apenas simboliza a infância como uma fase de descobertas, mas também a importância da imaginação. Mais de 150 anos depois, suas aventuras continuam encantando leitores das mais variadas idades, sobrevivendo à passagem do tempo e mostrando as infinitas possibilidades de leitura de um mesmo clássico. 

8. Kiki de O Serviço de Entregas da Kiki

Uma jovem bruxa de treze anos, Kiki é a protagonista de O Serviço de Entregas da Kiki, livro escrito pela autora japonesa Eiko Kadono e publicado originalmente em 1985. Seguindo a tradição das bruxas de sua família, após seu 13º aniversário ela precisa viver sozinha por um ano, voando de cidade em cidade para encontrar seu propósito na vida.

Acompanhada de seu gato preto falante, Jiji, e dotada apenas de sua vassoura e coragem, ela embarca em uma notável aventura, eventualmente abrindo um serviço de entregas aéreas. Mostrando que às vezes nossa maior aventura é crescer e amadurecer, Kiki é uma heroína independente, gentil e determinada que enfrenta o desafio da adolescência e revela que a magia pode sim ser encontrada nos lugares mais comuns.

Uma personagem memorável, ela adquiriu fama mundial ao ser adaptada para o cinema em 1989 pelo Studio Ghibli, na animação homônima dirigida por Hayao Miyazaki.  

9. Píppi Meialonga de Píppi Meialonga

Criada em 1945, Píppi Meialonga é a protagonista de uma série de livros escrita pela autora sueca Astrid Lindgren. Descrita como uma menina de nove anos com tranças ruivas, sardas no rosto e roupas coloridas e descombinadas, em Píppi Meialonga ela se muda para a casa Vila Vilekulla, a qual divide com seu macaco e seu cavalo, rapidamente fazendo amizade com duas crianças que moram ao lado.

Destemida, imaginativa e independente, Píppi vive sozinha, já que sua mãe faleceu logo após o seu nascimento e seu pai é um marinheiro. Isso faz com que a personagem seja bastante irreverente, frequentemente zombando de adultos pomposos e rejeitando as expectativas culturais e sociais esperadas pela comunidade.

Uma das heroínas mais originais da literatura, Píppi não apenas representa a liberdade da infância, como também desafia papeis de gênero e convenções sociais, mostrando que as meninas podem ser protagonistas de suas próprias aventuras pelas formas mais variadas possíveis. Ao longo dos anos, a personagem deixou um legado tão grande que foi adaptada para o cinema, teatro e televisão, se tornando também uma ícone feminista. 

Pippi

E aí, qual dessas heroínas é a sua favorita? Não esquece de contar para a Caveira nos comentários! 

LEIA TAMBÉM: As muitas faces de Alice no País das Maravilhas

Sobre DarkSide

Avatar photoEles bem que tentaram nos vender um mundo perfeito. Não é nossa culpa se enxergamos as marcas de sangue embaixo do tapete. Na verdade, essa é a nossa maldição. Somos íntimos das sombras. Sentimos o frio que habita os corações humanos. Conhecemos o medo de perto, por vezes, até rimos dele. Dentro de nós, é sempre meia-noite. É inútil resistir. Faça um pacto com quem reconhece a beleza d’ O terror. O terror. Você é um dos nossos.

Website

0 Comentários

Deixe o seu comentário!


Obrigado por comentar! Seu comentário aguarda moderação.

Indicados para você!

Violeta e o Pincel Encantado + Brinde Exclusivo
R$ 99,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
  • Árvore de Ossos

    Sobreviventes
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
CuriosidadesDarksideListas

8 curiosidades sobre Elfaba que só quem leu Wicked reconhece

Publicado originalmente em 1995, Wicked é um dos maiores exemplos de que uma mesma...

Por DarkSide
DarkSide BooksNovidades

DarkSide Books alcança a marca de 1 milhão de seguidores no Instagram

Para muitos, ler pode ser uma atividade solitária. Mas para os leitores da DarkSide®...

Por DarkSide
FilmesFirestar Videolocadora

Mausoleum: sonhos quebrados e segredos irreveláveis

Entre tantos filmes de horror lançados no cinema e no mercado de VHS, fica quase...

Por Cesar Bravo
EventosFilmes

Conheça o curta-metragem Klaustrofobia

Em uma antiga mansão, Livia, uma babá inexperiente, é encarregada de cuidar de...

Por DarkSide
DarkSide BooksLançamento

Lançamento: Elfie: Uma História de Wicked, por Gregory Maguire

Antes da Bruxa Má do Oeste, havia apenas Elfie. Com sua pele esmeralda, mente...

Por DarkSide