Dark

BLOG

O UNIVERSO DARK DE FÃ PARA FÃ


LançamentoMedo Clássico

Lançamento: 1984, de George Orwell

Um clássico distópico cada vez mais atual

23/03/2022

Numa época em que políticos negam cinicamente o que alardearam ao vivo em pronunciamentos oficiais, e em que somos bombardeados diariamente por propagandas de ódio, notícias falsas bizarras e notícias verdadeiras ainda piores, o romance 1984, de George Orwell, ganha cada vez mais ressonância.

A trama se passa em um superestado totalitário chamado Oceânia, onde imperam a vigilância onipresente e regras de conduta extremamente rígidas. Nele acompanhamos a rotina severa e os pensamentos cada vez mais divergentes de Winston Smith, funcionário do Ministério da Verdade. Apesar do nome de seu local de trabalho, Winston é responsável por falsificar artigos jornalísticos do passado para que eles sempre se encaixem com o maleável discurso corrente do partido que comanda esse superestado, representado pela figura mítica do Grande Irmão.

A história da vida de Orwell talvez explique como sua obra converge até 1984. Nascido na Índia em 1903, como Eric Arthur Blair, ainda bebê ele se mudou para o interior da Inglaterra, que nessa época ainda era um império com colônias por todo o planeta. Orwell conheceu variadas facetas do imperialismo: estudou num colégio de elite inglês, perambulou sem dinheiro pelas ruas de Paris e de Londres, acompanhou trabalhadores em perigosas minas de carvão, exerceu a função de policial na Birmânia, enfrentou os fascistas na Guerra Civil Espanhola, onde quase morreu com um tiro na garganta, presenciou bombardeios dos nazistas na Segunda Guerra Mundial, e acima de tudo, foi um crítico ferrenho da sociedade de sua época.

Tudo isso é mostrado com mais detalhes na graphic novel biográfica 1903: Orwell, publicada pela DarkSide® Books, com roteiro de Pierre Christin e desenhos de Sébastien Verdier. Um retrato íntimo e definitivo de um dos maiores escritores de todos os tempos e o complemento perfeito para amplificar a experiência de leitura do clássico 1984, que também conta com ilustrações de Verdier.

Embora escrito somente a partir de 1947, várias das ideias que permeiam 1984 foram moldadas muito antes, como podemos conferir em algumas de suas cartas e ensaios, que também integram esta edição especial, da marca Medo Clássico. Mescla de ficção científica distópica com ensaio político, 1984 é uma daquelas obras que se tornaram referência desde sua publicação, em 1949. Sua influência na cultura pop desde então é extensa, inspirando criadores em diversas áreas, autores como Margaret Atwood, Alan Moore, Ray Bradbury, os cineastas Terry Gilliam e Ridley
Scott, músicos e bandas como David Bowie e Radiohead e o quadrinista Enki Bilal, e até mesmo conceitos por trás de programas televisivos díspares, como o reality show Big Brother e a série de ficção científica especulativa Black Mirror.

Esta edição especial da DarkSide® Books conta com tradução de Alexandre Boide, introdução perfil biográfico do autor, feitos pelo jornalista Romeu Martins, e um posfácio escrito por Carlos Orsi, fundador do Instituto Questão de Ciência, que delineia as relações do romance com o que passou a ser chamado de totalitarismo: “O Estado de 1984 […] busca não apenas a centralização do poder político num líder absoluto, mas o controle total da sociedade, a dominação de todas as instâncias da vida. É o Estado que não se contenta em controlar o que as pessoas leem, compram e em quem votam, mas também o que pensam e como sonham”.

Clássico contundente e oportuno sobre as dimensões políticas da linguagem, 1984 expõe de maneira amarga e implacável os mecanismos operantes em uma sociedade totalitária, e as dificuldades do indivíduo em oferecer resistência a ela. Uma obra que, infelizmente, se torna ainda mais atual a cada leitura e releitura e serve de alerta para os totalitarismos contemporâneos.

GEORGE ORWELL, pseudônimo de Eric Blair, nasceu em 1903 em Motihari, na Índia. Mudou-se ainda bebê para a Inglaterra, onde estudou em um colégio de elite. Jornalista e escritor, legou diversas obras a respeito de suas experiências intensas, entre elas Na Pior em Paris e em Londres e O Caminho para Wigan Pier, sobre as duras condições de vida da população mais pobre da França e da Inglaterra; Homenagem à Catalunha, sobre sua participação na Guerra Civil Espanhola; Dias na Birmânia, romance baseado em sua atividade como policial de colônia, além de inúmeros volumes de ensaios baseados em sua vida e seus tempos. Atualmente é mais conhecido pela novela A Revolução dos Bichos, uma fábula política inspirada no desenrolar da Revolução Russa, e pelo romance 1984.


“O livro é um grito de alarme, uma chamada de atenção,
uma denúncia, e por isso fascinou milhões de leitores em todo o mundo”
— UMBERTO ECO —

“Orwell inspirou toda uma parte de meu trabalho de antevisão política.”
— PIERRE CHRISTIN, ROTEIRISTA DA
BIOGRAFIA EM QUADRINHOS 1903: ORWELL —

“Para centenas de milhões de homens e mulheres no mundo,
o famosíssimo clímax da visão de Orwell […] não é propriamente uma profecia,
mas um quadro banal do presente.”
— GEORGE STEINER —

Ficha Técnica
Título | 1984
Autor | George Orwell
Ilustrador | Sébastien Verdier
Tradutor | Alexandre Boide
Editora | DarkSide® Books
Marca | Medo Clássico
Edição |
Idioma | Português
Especificações | 16×23 cm, 448 páginas, capa dura

Sobre DarkSide

Avatar photoEles bem que tentaram nos vender um mundo perfeito. Não é nossa culpa se enxergamos as marcas de sangue embaixo do tapete. Na verdade, essa é a nossa maldição. Somos íntimos das sombras. Sentimos o frio que habita os corações humanos. Conhecemos o medo de perto, por vezes, até rimos dele. Dentro de nós, é sempre meia-noite. É inútil resistir. Faça um pacto com quem reconhece a beleza d’ O terror. O terror. Você é um dos nossos.

Website

2 Comentários

Deixe o seu comentário!


Obrigado por comentar! Seu comentário aguarda moderação.

Indicados para você!

1984 +Brinde Exclusivo
R$ 79,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
1903: Orwell + Brinde Exclusivo
R$ 84,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
  • Árvore de Ossos

    Sobreviventes
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
ArtigoFilmes

O Presente do Horror

Algo no nome do Clive Barker me causava muito medo. Era o ano de 1997 e eu morava em...

Por Roberto Denser
ArtigoFilmes

A arte perdida dos menus de DVDs de terror

A essa altura do campeonato você já deve ter ouvido falar no termo “demolição...

Por Liv Brandão
DarksideNovidades

Vespeiro conquista Livro do Ano no 7º Prêmio Jacarandá

Os jurados do 7º Prêmio Jacarandá sentiram a potência das ferroadas da obra de Irka...

Por DarkSide
MacabraSéries

Podemos dizer que O Pinguim é a união de Batman com Família Soprano?

De um lado temos o Cavaleiro das Trevas, o Morcegão que conquistou os quadrinhos e os...

Por DarkSide
NovidadesSéries

Cabo do Medo vai virar série estrelada por Javier Bardem

Depois de um livro, lançado no Brasil pela DarkSide® Books, e de dois filmaços —...

Por DarkSide