Dark

BLOG

O UNIVERSO DARK DE FÃ PARA FÃ


Crime Scene FictionLançamento

Lançamento: Damas Noir, de Joyce Carol Oates (org.)

Joyce Carol Oates, Margareth Atwood e outras damas cometeram o crime perfeito na ficção

07/04/2022

Existe um noir feminino? Foi a partir desta pergunta que a consagrada autora Joyce Carol Oates idealizou uma jornada literária pela paisagem sombria do noir, convocando 15 vozes poderosas em busca de uma resposta. O resultado é Damas Noir, uma coletânea de narrativas viscerais que reúne, além de contos, poemas de Margareth Atwood e uma história ilustrada de Lisa Lim.

Cada uma das autoras traz seu próprio ponto de vista sobre o gênero, mas o noir feminino revela algo em comum: ele surge cruel, assustador, eletrizante e sanguinolento. Em Damas Noir, as engrenagens da ficção de crime deixam de girar em torno do eixo patriarcal, que com frequência reduz personagens femininas ao papel de vítimas ou mulheres fatais e as relega à margem de uma existência circunscrita ao domínio masculino.

Dividido em três partes, Damas Noir nos convida a perscrutar universos intrigantes: Seus Corpos, Nossos Eus; Um Infortúnio Todo Seu e, por fim, Homicídio. Ao investigarem novas ideias sobre o noir, as autoras descentralizam as figuras masculinas e abrem espaço para que outras vozes, outros olhares e outros corpos também possam ser representados.

Publicado pela marca Crime Scene Fiction, que traz o melhor do true crime na ficção, Damas Noir é uma coletânea para todos os interessados nas vozes mais inspiradas e inovadoras da ficção de crime. Mais do que um livro no qual mulheres fortes e corajosas viram o jogo e recriam as regras, ele é uma celebração dos caminhos da autonomia feminina.

Joyce Carol Oates é autora de várias obras de ficção, poesia e não ficção. É organizadora das coletâneas New Jersey Noir e Prison Noir, ganhadora do National Book Award, do pen America’s Lifetime Achievement Award, da National Humanities Medal e do World Fantasy Award for Short Fiction. Mora em Princeton, New Jersey, e recentemente tornou-se membro da American Philosophical Society. Oates participa da coletânea Seres Mágicos e Histórias Sombrias (DarkSide® Books, 2019) com o conto “Figuras Fósseis”. Siga a autora em twitter.com/joycecaroloates

 “Esta coletânea feminista de contos de crimes editada pela primeira e única Joyce Carol Oates é anunciada para ‘pessoas que estão cansadas e doentes com o status quo, ou apenas querem um pouco de diversão às custas do ruir da sociedade patriarcal’. Bem, e quem não quer?”
— Crime Reads —

“‘Será que existe um noir caracteristicamente feminino?’, pergunta Oates na introdução deste livro. Essa coletânea pode até não dar uma resposta, mas vai muito além ao apontar candidatas para um cânone emergente. São vários contos […] e todos os gêneros de leitores saem satisfeitos.”
—  Kirkus Review —

“Todas as histórias nesta antologia são excelentes e sem dúvida recomendo a todos os leitores do noir interessados em expandir seu repertório com autoras”
— Book Riot —

FICHA TÉCNICA
Título | Damas Noir
Organizadora | Joyce Carol Oates
Autoras | Joyce Carol Oates, Margaret Atwood, Valerie Martin, Aimee Bender, Edwidge Danticat, Sheila Kohler, S.A. Solomon, S.J. Rozan, Lucy Taylor, Cassandra Khaw, Bernice L. McFadden, Jennifer Morales, Elizabeth McCracken, Livia Llewellyn, Lisa Lim e Steph Cha.
Tradutora | Camila Fernandes
Editora | DarkSide® Books
Edição | 1ª
Idioma | Português
Especificações | 240 páginas, 16 x 23 cm, capa dura

Sobre DarkSide

Avatar photoEles bem que tentaram nos vender um mundo perfeito. Não é nossa culpa se enxergamos as marcas de sangue embaixo do tapete. Na verdade, essa é a nossa maldição. Somos íntimos das sombras. Sentimos o frio que habita os corações humanos. Conhecemos o medo de perto, por vezes, até rimos dele. Dentro de nós, é sempre meia-noite. É inútil resistir. Faça um pacto com quem reconhece a beleza d’ O terror. O terror. Você é um dos nossos.

Website

2 Comentários

Deixe o seu comentário!


Obrigado por comentar! Seu comentário aguarda moderação.

Indicados para você!

Damas Noir + Brinde Exclusivo
R$ 79,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
Ossos do Ofício + Brinde Exclusivo
R$ 79,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
  • Ela Não Pode Confiar

    Wicked
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
FilmesNovidades

Apartment 7A: Prólogo de O Bebê de Rosemary vai estrear no próximo Halloween

Sem planos para o Halloween? Pois prepare-se para revisitar o edifício Bramford. O...

Por DarkSide
GamesNovidadesSéries

Série Fallout chama atenção pelo gore

Não é de hoje que o cinema e a televisão criam narrativas sobre o apocalipse. Desde...

Por DarkSide
FilmesNovidades

Por que todo mundo está falando de Late Night with the Devil?

Conseguir um filme que seja sucesso de público e de crítica ao mesmo tempo nem sempre...

Por DarkSide
FilmesFirestar Videolocadora

Critters: A fome que caiu do espaço

Não é segredo que ao longo dos anos o horror se provou um celeiro de artistas e uma...

Por Cesar Bravo
ArtigoCaveirinha

Enfrentar o medo é a possibilidade de nossas crianças negras existirem

Quando falamos sobre autoestima, a história de muitas pessoas se cruzam. Seja pelo...

Por Camilla Apresentação