Dark

BLOG

O UNIVERSO DARK DE FÃ PARA FÃ


LançamentoWish

Lançamento: Princesas Quase Esquecidas

Coletânea resgata contos de fadas de princesas fora do convencional

23/07/2024

As princesas e seus contos de fadas fazem parte do imaginário popular em diversas culturas. São inúmeras histórias que remontam a eras de fantasia.

Muito além de Cinderela, Rapunzel e Branca de Neve, essa coletânea representa um resgate das princesas que foram quase esquecidas pela literatura contemporânea. Verdadeiros tesouros encontrados por uma curadoria atenciosa, que buscou nos escritos de grandes autores a fonte para uma composição mágica. 

Conheça Úrsula, Pimentina, Melisande, Hase, Fernanda e outras princesas raras do folclore. Princesas Quase Esquecidas traz quatorze contos inabituais que contam a história de princesas ao redor do mundo, escritos por grandes autores como Edith Nesbit, Mary de Morgan, George MacDonald e mais. 

Alguns dos contos desta edição 

“A Princesa de Brinquedo”, “A Princesa Leve”, “A Filha da Espada”, “A princesa e o ouriço”, “O Colar da princesa Fiorimonde”, “A princesa mais bela”, “Melisande”, “A princesa Pimentina”, “A princesa sábia”, “O rouxinol na Mesquita”, “O coração da princesa Joan”, “A Saga do Alce Skutt e da Princesa Tuvstarr” e outros…

princesas quase esquecidas

Edith Nesbit

Edith Nesbit é considerada a primeira escritora moderna de livros infanto-juvenis e a criadora do gênero de aventura dentro das histórias voltadas para o público jovem. Influenciou gerações de outros escritores, que tiraram de suas obras alguns elementos das histórias mais famosas que conhecemos. Mãe de quatro filhos, a quem dedicou grande parte de suas poesias, viveu com sua família em uma casa antiga, nos arredores de Londres. As paisagens bucólicas e castelos majestosos de Kent, onde vivia, serviram de inspiração para algumas de suas mais famosas histórias. Nos últimos anos do século XIX, Nesbit se tornou um fenômeno e produziu mais de 60 livros infanto-juvenis sob o nome de E. Nesbit.

Mary De Morgan

Entre tantos homens que se consagraram como colecionadores de contos de fadas, Mary De Morgan surgiu como uma voz feminina que desafiava os enredos e ideologias da época. Escreveu diversos contos, alguns publicados em periódicos do século XIX, trabalhou como editora e publicou artigos sobre questões sociais e políticas. Mary seguiu os passos da mãe ao engajar nas lutas pelos direitos das mulheres e suas narrativas refletem um pouco de sua visão. Suas histórias se destacavam ao apresentar um tratamento mais igualitário entre personagens de gêneros diferentes e foram essenciais para a consolidação dos contos de fadas dentro da literatura.

Parker Fillmore

Compilador, editor e escritor de contos de fadas, Parker Fillmore nasceu em 21 de setembro de 1878, em Cincinnati. Publicou dezenas de histórias inspiradas no folclore de países como Finlândia, Tchecoslováquia, Bósnia, Rússia e Polônia. 

Helge Kjellin

Nascido 24 de abril de 1885 em Stora Kils, na Suécia, foi um historiador de arte sueca e escritor. Completou um doutorado em filosofia e foi curador de museus. Kjellin publicou numerosos trabalhos sobre a história da arte medieval, especialmente de Värmland. 

Andrew Lang 

Andrew Lang foi um escritor e editor escocês. Tornou-se uma autoridade em literatura grega, francesa e inglesa, folclore, antropologia, história escocesa e em outros campos. Também foi pesquisador e publicou alguns livros de poesia e se tornou conhecido por traduções de Homero. Sua esposa, Leonora Blanche Alleyne, contribuiu como colaboradora, autora e tradutora de diversos dos contos de fadas atribuídos a ele. 

George Macdonald 

George MacDonald foi um escritor, poeta e ministro cristão escocês. Suas obras foram uma inspiração para muitos autores notáveis, como Lewis Carroll, C. S. Lewis, W. H. Auden, J. R. R. Tolkien, Madeleine L’Engle, G. K. Chesterton e Mark Twain. Sua obra mais conhecida é A Princesa e o Goblin de 1872, na qual a animação de 1994 foi baseada.

Yei Theodora Ozaki 

Yei Theodora Ozaki é uma das mais conhecidas tradutoras de contos de fadas japoneses. Nasceu em Londres em 1870, filha de pai japonês e mãe britânica. Seu pai foi um dos primeiros japoneses a estudar no Ocidente. Passou parte de sua adolescência no Japão e se dedicou a resgatar e compilar contos de fadas tradicionais. 

Flora Annie Steel 

Durante sua vida, Flora Annie Steel foi uma das escritoras inglesas mais conhecidas da virada do século XIX. Suas narrativas ofereciam a perspectiva de uma mulher em relação ao governo colonial britânico às relações anglo-indianas e, para além de enredos envolventes, se mantém como um registro histórico.

Elsie Spicer Eells 

Como muito pesquisadores e colecionadores de contos de fadas, a estadunidense Elsie Spicer Eells dedicou grande parte de sua vida ao registro de histórias tradicionais ou que representassem, de alguma forma, uma determinada cultura. Elsie se especializou na pesquisa do folclore de raízes ibéricas, principalmente em lugares às margens do Atlântico, incluindo o Brasil, país que inspirou algumas de suas histórias mais famosas. 

Ethel L. McPherson

Ethel L. McPherson mergulhou em contos quase perdidos e reescreveu algumas dessas histórias para públicos bem mais jovens. Publicado em 1919, Native Fairy Tales of South Africa reúne contos reescritos e organizados por Ethel L. McPherson. O trabalho de Ethel L. McPherson ajudou a resgatar a magia de contos de fadas que poderiam parecer muito distantes para pessoas de outros países e tornaram possível o acesso a essas narrativas, décadas depois.

Ficha Técnica

Título | Princesas quase esquecidas
Autores | Andrew Lang, Edith Nesbit, Elsie Spicer Eells, Ethel L. McPherson, Flora Annie Webster Steel, George MacDonald, Mary de Morgan, Parker Fillmore, Yei Theodora Ozaki
Tradutores | Luiz Henrique Batista e outros
Editora | Wish
Edição |
Idioma | Português
Especificações | 16×23 cm, 272 páginas, capa dura
ISBN | 978-65-5241-000-9

Sobre DarkSide

Avatar photoEles bem que tentaram nos vender um mundo perfeito. Não é nossa culpa se enxergamos as marcas de sangue embaixo do tapete. Na verdade, essa é a nossa maldição. Somos íntimos das sombras. Sentimos o frio que habita os corações humanos. Conhecemos o medo de perto, por vezes, até rimos dele. Dentro de nós, é sempre meia-noite. É inútil resistir. Faça um pacto com quem reconhece a beleza d’ O terror. O terror. Você é um dos nossos.

Website

0 Comentários

Deixe o seu comentário!


Obrigado por comentar! Seu comentário aguarda moderação.

Indicados para você!

Princesas Quase Esquecidas + Brindes Exclusivos
R$ 79,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
A Montanha das Feras + Brindes Exclusivos
R$ 119,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
  • Árvore de Ossos

    Sobreviventes
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
ArtigoFilmes

O Presente do Horror

Algo no nome do Clive Barker me causava muito medo. Era o ano de 1997 e eu morava em...

Por Roberto Denser
ArtigoFilmes

A arte perdida dos menus de DVDs de terror

A essa altura do campeonato você já deve ter ouvido falar no termo “demolição...

Por Liv Brandão
DarksideNovidades

Vespeiro conquista Livro do Ano no 7º Prêmio Jacarandá

Os jurados do 7º Prêmio Jacarandá sentiram a potência das ferroadas da obra de Irka...

Por DarkSide
MacabraSéries

Podemos dizer que O Pinguim é a união de Batman com Família Soprano?

De um lado temos o Cavaleiro das Trevas, o Morcegão que conquistou os quadrinhos e os...

Por DarkSide
NovidadesSéries

Cabo do Medo vai virar série estrelada por Javier Bardem

Depois de um livro, lançado no Brasil pela DarkSide® Books, e de dois filmaços —...

Por DarkSide