Dark

BLOG

O UNIVERSO DARK DE FÃ PARA FÃ


Crime SceneSéries

Conheça o documentário da Supernanny Jo Frost sobre crianças assassinas

Anjos cruéis que vão da desobediência a crimes brutais

30/08/2024

Se você via TV nos anos 2000, é bem provável que saiba da existência de um reality britânico chamado Supernanny, que ganhou até uma versão brasileira com a pedagoga Cris Poli. No original, Jo Frost era uma espécie de Mary Poppins moderna que ensinava crianças (e principalmente os pais delas) a melhorarem o seu comportamento e relações interpessoais e familiares.

LEIA TAMBÉM: Crianças podem ser consideradas psicopatas?

Comandado pela experiente babá Jo Frost na versão original, Supernanny fez muitas pessoas refletirem sobre a maneira com que educavam seus filhos, adotando técnicas como se abaixar para conversar “olho no olho” e entender um pouco mais de inteligência emocional. Para Frost, o sucesso do programa lhe rendeu outras produções e uma carreira de escritora de livros sobre comportamento infantil.

Quando a traquinagem vai longe demais

Em vários episódios a “guru do comportamento infantil” provou que crianças consideradas impossíveis só precisavam de estímulos redirecionados, e que na maioria dos casos não havia qualquer tipo de maldade ali. Mas e nos casos em que o comportamento da criança é mais preocupante do que mera malcriação?

anjos cruéis

Se você imagina o que a Supernanny teria a dizer sobre Anjos Cruéis, o lançamento Crime Scene com um amplo estudo de caso sobre a maldade infantil, é possível ter uma ideia na minissérie apresentada por ela: Jo Frost: On Britain’s Killer Kids, que apresenta alguns casos de crianças assassinas na Grã-Bretanha.

Na época do lançamento da série, a própria Jo Frost alertou que se tratava de uma produção muito diferente das traquinagens e birras observadas em Supernanny: “Os estudos de caso são muito tristes, não tem como interpretar de outra maneira”. 

Na época com 26 anos de experiência em comportamento infantil, Frost emprestou seu know how para tentar compreender os crimes e os motivos por trás deles. “Espero que milhões de famílias se deem conta de que estamos falando de crianças, e a pergunta a ser feita é ‘o que poderia ter sido feito para evitar essas tragédias?’.”

jo frost on britain's killer kids

A série documental também conta com a participação de criminólogos, psicólogos e profissionais de justiça, todos tentando elucidar os motivos que levam crianças a matar. Conheça alguns dos casos estudados no programa:

1. Daniel Bartlam

Com 14 anos, Daniel Bartlam espancou a própria mãe até a morte com um martelo, e depois incendiou o corpo dela. Ele saiu de casa com seu irmão de 6 anos e o cachorro de estimação, e só depois acionou a polícia, alegando que o crime tinha sido cometido por um invasor mascarado.

Depois que foram encontradas evidências no seu computador de um crime semelhante ocorrido na Coronation Street, ele admitiu o crime. Daniel foi condenado a uma pena mínima de 16 anos.

daniel bartlam

Sinais de alerta: comportamento agressivo, interesse obsessivo em filmes violentos e ouvir vozes. Um psiquiatra disse que Daniel não tinha qualquer distúrbio psicológico. Meses depois ele matou a própria mãe.

2. James Fairweather

Conhecido como o serial killer mais jovem da Grã-Bretanha, James Fairweather assassinou dois moradores de Colchester com apenas 15 anos de idade. Os habitantes da região já estavam alertas após as mortes, e um passeador de cães o reconheceu quando James se escondia em um arbusto, tentando fazer sua terceira vítima. James foi condenado por homicídio duplo e recebeu uma sentença mínima de 27 anos.

james fairweather

Sinais de alerta: aos 6 anos de idade, ele era descrito na escola como “bondoso e sensível”, mas um periódico escolar de quando ele tinha 11 anos o definia como “ele é basicamente um bandido”. 

3. Sharon Carr

Com apenas 12 anos, Sharon Carr se tornou a assassina menina mais jovem do Reino Unido a ser condenada. O crime? Ela esfaqueou sua vítima de 18 anos 29 vezes, além de ter mutilado o corpo. 

Depois de quatro anos, Sharon estava se vangloriando do crime que cometeu enquanto estava em uma unidade para delinquentes juvenis. Com isso, um juiz determinou que ela deveria ser detida por tempo indeterminado. Detalhes deste estudo de caso estão no livro Anjos Cruéis.

sharon carr

Sinais de alerta: Carr tinha um histórico de violência sádica e uma vez usou uma espada para decapitar um cachorro.

4. Michael Hamer

Com 14 anos, Hamer matou seu colega de escola Joe Geeling, de apenas 11 anos de idade, em um crime premeditado. O jovem assassino confessou o crime quando foi interrogado pela polícia. Ele foi condenado a uma pena mínima de 12 anos.

michael hamer

Sinais de alerta: psiquiatras concluíram que a infância problemática de Hamer desencadeou um transtorno de conduta. Porém, quando isso foi usado pela sua defesa, o assassino revelou que matou sua vítima por raiva e rejeição sexual.

LEIA TAMBÉM: Anjos Cruéis pelo mundo: Estudos recentes sobre a maldade infantil

Sobre DarkSide

Avatar photoEles bem que tentaram nos vender um mundo perfeito. Não é nossa culpa se enxergamos as marcas de sangue embaixo do tapete. Na verdade, essa é a nossa maldição. Somos íntimos das sombras. Sentimos o frio que habita os corações humanos. Conhecemos o medo de perto, por vezes, até rimos dele. Dentro de nós, é sempre meia-noite. É inútil resistir. Faça um pacto com quem reconhece a beleza d’ O terror. O terror. Você é um dos nossos.

Website

3 Comentários

  • Gisele

    6 de setembro de 2024 às 10:50

    Precisamos prestar mais atenção aos nossos filhos

  • Ana Patrícia

    6 de setembro de 2024 às 11:56

    Me interessei ! Quando estará disponivel para assistirmos?

    • Avatar photo

      DarkSide

      16 de setembro de 2024 às 10:11

      Oi Ana, o documentário está no catálogo da Apple TV 🙂

Deixe o seu comentário!


Obrigado por comentar! Seu comentário aguarda moderação.

Indicados para você!

Anjos Cruéis + Brinde Exclusivo
R$ 99,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
  • Árvore de Ossos

    Sobreviventes
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
ArtigoFilmes

O Presente do Horror

Algo no nome do Clive Barker me causava muito medo. Era o ano de 1997 e eu morava em...

Por Roberto Denser
ArtigoFilmes

A arte perdida dos menus de DVDs de terror

A essa altura do campeonato você já deve ter ouvido falar no termo “demolição...

Por Liv Brandão
DarksideNovidades

Vespeiro conquista Livro do Ano no 7º Prêmio Jacarandá

Os jurados do 7º Prêmio Jacarandá sentiram a potência das ferroadas da obra de Irka...

Por DarkSide
MacabraSéries

Podemos dizer que O Pinguim é a união de Batman com Família Soprano?

De um lado temos o Cavaleiro das Trevas, o Morcegão que conquistou os quadrinhos e os...

Por DarkSide
NovidadesSéries

Cabo do Medo vai virar série estrelada por Javier Bardem

Depois de um livro, lançado no Brasil pela DarkSide® Books, e de dois filmaços —...

Por DarkSide