Dark

BLOG

O UNIVERSO DARK DE FÃ PARA FÃ


FilmesListasMacabra

10 Filmes de terror com insetos e aranhas

A natureza em sua forma macabra

21/01/2025

O mundo dos insetos e dos aracnídeos está repleto de espécimes assustadoras, pequenos seres mortais que não apenas assustam os mais corajosos dos humanos, mas que também possuem o poder de acabar com vidas em poucos instantes. Seja por sua aparência peculiar e perturbadora, seja pelo estigma que os acompanha, há muito que insetos e aranhas se tornaram personagens privilegiados do mundo do terror.

LEIA TAMBÉM: Os 10 insetos mais mortais do planeta

De aranhas a baratas, passando por abelhas e vespas, diversos cineastas utilizaram de forma inteligente a aversão e a curiosidade que os espectadores possuem por esses seres, construindo histórias capazes de tirar o sono de muita gente.

No entanto, não foi apenas no cinema que esses seres mortais ganharam reconhecimento. Em Natureza Macabra: Insetos, Amy Stewart mergulha no mundo de insetos e aracnídeos para revelar alguns de seus segredos mais sombrios e divertidos. Apresentando uma lista de A a Z, junto a seções que exploram suas formas de reprodução e os estragos que são capazes de fazer em nossas vidas, Stewart passa por mais de cem pequenos insetos e aracnídeos, desde as vespas com as picadas mais dolorosas mundo até os besouros japoneses que destroem rosas. 

natureza macabra insetos

Com ilustrações de Briony Morrow-Cribbs, Natureza Macabra: Insetos oferece uma mistura única de história, ciência, curiosidade e assassinato, deixando o leitor pronto para explorar o lado mais sombrio da natureza. Pensando nisso, a Caveira selecionou dez filmes com insetos e aranhas que têm tudo a ver com Natureza Macabra: Insetos para você assistir (e se arrepiar).  

1. Creepshow: Show de Horrores

Dirigido por George Romero e com roteiro de Stephen King, em sua estreia como roteirista, Creepshow: Show dos Horrores é um filme antológico de 1982 que traz cinco histórias distintas. O último segmento, intitulado “Vingança Barata” traz a terrível batalha de um homem contra um exército interminável de baratas. Interpretado por E.G. Marshall, Upson Pratt é um empresário cruel e insensível, com um medo patológico de germes, que maltrata todos ao seu redor, zombando de seus funcionários e ridicularizando o suicídio de um de seus rivais.

creepshow

Seu castigo finalmente chega quando, para o seu desespero, ele começa a encontrar mais e mais baratas em sua cobertura de luxo. Tudo piora quando até mesmo sua elaborada sala de pânico se mostra inútil para salvá-lo do ataque. Com baratas por todos os lados e um humor ácido, Creepshow: Show dos Horrores é o filme ideal para aqueles que desejam ver esses insetos causando terror nas telonas. Posteriormente, junto de Bernie Wrightson, King transformou seu roteiro cinematográfico em quadrinhos homônimos, lançados no Brasil pela DarkSide® Books

2. Aracnofobia

Clássico dos anos 1990, Aracnofobia foi um filme que muitos DarkSiders provavelmente conheceram por meio de suas incontáveis exibições na televisão aberta. Para o desgosto daqueles que têm medo de aranhas, a história do filme se passa em uma pequena cidade da Califórnia que é atacada por uma espécie letal e agressiva de aranhas capazes de matar seus habitantes de maneiras perturbadoras e ameaçam desequilibrar todo o ecossistema mundial. Nisso, cabe a um médico aracnofóbico, um cientista e um especialista em controle de pragas descobrirem o que está acontecendo. 

aracnofobia

Dirigido por Frank Marshall e produzido por Steven Spielberg, Aracnofobia é o pior pesadelo daqueles que temem esses pequenos seres, demonstrando as mais inusitadas formas pelas quais eles podem entrar em nossas casas. O filme ainda chama a atenção por seu elenco, o qual é liderado por Jeff Daniels ao lado de John Goodman, Julian Sands e Brian McNamara. 

3. A Mosca

Dispensando apresentações, A Mosca é uma obra-prima do horror corporal dirigida por David Cronenberg. Uma refilmagem do clássico de 1958, o filme traz Jeff Goldblum como Seth Brundle, um cientista destemido cujo DNA é inadvertidamente sobreposto ao DNA de uma mosca doméstica durante uma experiência. Quando o DNA do inseto passar a tomar conta de seu corpo, Brundle começa a sofrer uma transformação grotesca tanto em sua fisiologia quanto em seu comportamento, levando a um resultado horripilante.

a mosca

Considerado um dos melhores filmes de horror corporal de todos os tempos, A Mosca se destaca por suas cenas nojentas, pela direção de Cronenberg e pela performance de seu elenco, liderado por Goldblum e Geena Davis. O longa ainda levou o Oscar de Melhor Maquiagem, com Chris Walas e Stephan Dupuis recebendo um merecido reconhecimento por seus efeitos práticos.

4. O Mundo em Perigo

Um dos avós do filmes de insetos gigantes, O Mundo em Perigo é um dos melhores filmes B dos anos 1950, seguindo o padrão de monstros enormes criados a partir de testes atômicos. Aqui, os primeiros testes nucleares no deserto do Novo México causam a mutação de formigas normais, que se transformam em monstros gigantes comedores de seres humanos que ameaçam a civilização mundial. 

o mundo em perigo

Dirigido por Gordon Douglas, como muitos filmes de terror da Guerra Fria, O Mundo em Perigo dialoga com a paranoia e o medo coletivo da época em relação à energia nuclear. Embora não se leve muito à sério, o longa traz sustos efetivos, ambientes claustrofóbicos e cenas de morte macabras para a época, que contribuem para seu tom assustador. Além disso, é frequentemente lembrado por seu elenco liderado por James Whitmore, Edmund Gwenn e James Arness, e ainda pela pequena aparição de um jovem Leonard Nimoy, o Spock de Star Trek.

5. Tarântula

Um ano depois das formigas gigantescas de O Mundo em Perigo, Tarântula trouxe outro terror para as telas do cinema: uma tarântula com nada mais, nada menos do que 30 metros de altura. Dirigido por Jack Arnold, responsável pelo clássico da Universal, O Monstro da Lagoa Negra, o filme conta a história de um cientista excêntrico que trabalha na formulação de um nutriente artificial capaz de alimentar a população humana de forma ilimitada. No entanto, por ter uma base radioativa, o nutriente tem alguns efeitos colaterais e causa o crescimento extraordinariamente rápido em seres vivos. Os problemas começam quando uma das tarântulas utilizadas nos testes escapa do laboratório e continua a crescer indefinidamente, levando o caos para a civilização. 

tarantula

Mais um clássico dos anos 1950 que aborda os horrores nucleares, Tarântula assustou e divertiu os espectadores fazendo uso inteligente de efeitos práticos e imagens sobrepostas. Elogiado pela crítica, o filme também foi louvado por seus efeitos e atuações, sendo citado na música Science Fiction/Double Feature no clássico de 1975, The Rocky Horror Picture Show

6. Mutação

Dirigido por Guillermo del Toro, Mutação traz uma premissa familiar, mas bastante interessante quando o assunto são insetos e cientistas tentando controlar a vida. Ambientado em Nova York, o filme segue a Dra. Susan Tyler, uma entomóloga que cria um inseto geneticamente modificado para exterminar uma praga de baratas, que estão transmitindo uma doença mortal que afeta predominantemente crianças. Denominada “Judas”, a nova espécie morreria dentro de seis meses após cumprir seu objetivo. No entanto, anos mais tarde, ela descobre que sua criação encontrou uma forma de estender seu ciclo de vida e evoluiu a ponto de conseguir imitar o ser humano, representando uma ameaça ainda maior para o mundo.

mutação

Estrelado por Mira Sorvino, Jeremy Northam, Josh Brolin e F. Murray Abraham, Mutação eleva ao máximo o medo comum de baratas, trazendo gigantescos insetos mutantes perseguindo humanos em corredores e túneis claustrofóbicos. O filme ainda ganhou duas sequências, uma em 2001 e outra em 2003, embora nenhuma delas tenha chegado aos pés do original dirigido por del Toro. 

7. O Enxame

Achou que as abelhas estavam fora dessa lista? Lançado em 1978, O Enxame questiona o poder mortal desses insetos e sua capacidade de causar desastres em largas escalas. Protagonizado por Michael Caine, o filme acompanha um enorme enxame de abelhas assassinas que decide se voltar contra o ser humano. Nisso, um cientista e uma força militar precisam se unir para impedir que os insetos invadam o Texas. Embora não seja particularmente sangrento, o filme traz abelhas causando os tipos mais alarmantes de destruição, conseguindo descarrilar trens e transformar cidades em zonas de morte onde até mesmo as crianças estão em perigo. 

o enxame

Embora tenha sido detonado pelas críticas da época, O Enxame se destaca atualmente por seus efeitos práticos e por um elenco de rostos conhecidos, como Katharine Ross, Richard Chamberlain, Olivia de Havilland e Henry Fonda. O diretor Irwin Allen é outro nome conhecido, sendo famoso no cinema catástrofe por filmes como O Destino de Poseidon e Inferno na Torre

8. A Mulher Vespa

Dirigido pelo saudoso Roger Corman, A Mulher Vespa segue de perto a tradição de filmes B dos anos 1950. Protagonizado por Susan Cabot, o longa conta a história de Janice Starling, uma bem-sucedida mulher de negócios que administra uma grande empresa de cosméticos. Contudo, quando suas vendas começam a cair devido ao seu próprio envelhecimento, Janice decide testar em si mesma uma nova fórmula experimental de juventude, produzida a partir da geleia real de vespas. É claro que as coisas não saem como planejado e os efeitos colaterais da fórmula revelam consequências monstruosas. 

a mulher vespa

Possuindo todo o charme presente nos filmes de Corman, A Mulher Vespa ainda se destaca pela atuação de Susan Cabot e por sua transformação devastadora em uma vespa, acentuada pelo ótimo trabalho de maquiagem da equipe de efeitos práticos. 

9. Fúria de uma Região Perdida

Ainda nos anos 1950, chegou a vez de outro inseto aterrorizar as telonas: o louva-deus. Em Fúria de uma Região Perdida, um louva-deus gigante é libertado no Ártico, após milhares de anos congelado, embarcando em uma onda de destruição e violência em Washington D.C. Desta forma, o filme traz um dos insetos mais curiosos do mundo animal, inserindo-o em uma ficção científica divertida com todos os elementos do gênero, como civis gritando e militares sendo detonados pelo monstro enorme. 

fúria de uma região perdida

Desviando da temática da guerra nuclear, tão comum quando o assunto era insetos gigantes, Fúria de uma Região Perdida tenta fazer algo diferente, colocando seu inseto antagonista como produto do passado, ou seja, de uma época pré-histórica. Além disso, o longa se destaca pela criatividade de seus efeitos práticos, os quais criaram o louva-deus gigante a partir de papel machê equipado com um sistema hidráulico. 

10. Fase IV: Destruição

Inspirado no conto, Império das Formigas, publicado em 1905 por H. G. Wells, Fase IV: Destruição é o único filme dirigido por Saul Bass, o lendário designer gráfico que criou algumas das sequências de títulos mais icônicas do cinema, como as de Psicose e Intriga Internacional. No longa, devido a um evento cósmico, diversas espécies de formigas passam a ser dotadas de inteligência suprema. A partir disso, eles decidem agir contra a humanidade, cabendo a dois cientistas a tarefa de tentar impedi-las. 

fase iv destruição

Lançado em 1974, Fase IV: Destruição não é o seu típico filme de insetos assassinos. Trazendo toda a sua experiência artística, Bass entrega um longa psicodélico com uma fotografia caleidoscópica que fornece às formigas um tom de ameaça surreal. Com um final sinistro e um roteiro que mostra seres humanos tentando enganar insetos e vice-versa, o longa foi um fracasso nas bilheterias, mas eventualmente encontrou um espaço no coração dos fãs do gênero.  

Pequenos, mas mortais

Engana-se quem acha que esses são os únicos filmes de terror com insetos e aranhas. A lista é praticamente interminável. Basta lembrar das abelhas de Candyman, da jovem Jennifer Corvino em Phenomena, capaz de se comunicar com insetos e da icônica Mothra, a rainha dos monstros gigantes, que teve sua estreia cinematográfica em 1961, no filme japonês Mothra, a Deusa Selvagem. Mais recentemente, o cinema contou com dois filmes de terror centrados em aranhas mortais: Sting – Aranha Assassina e Infestação

A boa notícia é que agora você pode conhecer mais sobre esses pequenos seres mortais em Natureza Macabra: Insetos, que te deixará pronto para ir além desses filmes e explorar o lado sombrio e curioso da natureza. Uma obra curiosa e mortal, Natureza Macabra: Insetos vai te fazer rir, estremecer e repensar sua relação com a bela e macabra natureza dos insetos e aranhas. 

LEIA TAMBÉM: Viajar para ver fungos luminosos? Conheça o micoturismo

Sobre DarkSide

Avatar photoEles bem que tentaram nos vender um mundo perfeito. Não é nossa culpa se enxergamos as marcas de sangue embaixo do tapete. Na verdade, essa é a nossa maldição. Somos íntimos das sombras. Sentimos o frio que habita os corações humanos. Conhecemos o medo de perto, por vezes, até rimos dele. Dentro de nós, é sempre meia-noite. É inútil resistir. Faça um pacto com quem reconhece a beleza d’ O terror. O terror. Você é um dos nossos.

Website

0 Comentários

Deixe o seu comentário!


Obrigado por comentar! Seu comentário aguarda moderação.

Indicados para você!

Natureza Macabra: Insetos + Brindes Exclusivos
R$ 84,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
Creepshow
R$ 54,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
Candyman
R$ 49,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
  • Árvore de Ossos

    Sobreviventes
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
CuriosidadesPerfilSociedade Secreta

8 Curiosidades sobre Anne Rice

Imortal e emblemática. Intrigante e fascinante. Gótica e envolvente. Esses são...

Por DarkSide
FilmesNovidades

A Mulher no Jardim ganha trailer

Tem mais thriller a caminho dos cinemas neste 2025 que acabou de começar. O diretor...

Por DarkSide
FilmesNovidades

Locações de Carrie e Pânico são destruídas em incêndios de Los Angeles

Os trágicos incêndios que vêm destruindo Los Angeles inevitavelmente afetaram...

Por DarkSide
CuriosidadesDarkside

Os 5 mitos mais comuns sobre BDSM

Existe um limite para o prazer humano? E para a dor de se submeter e ser submetido?...

Por DarkSide
FilmesFirestar Videolocadora

The Return: Uma pérola sci-fi perdida no espaço-tempo

Como alguns de vocês podem ter notado, a equipe da Firestar Videolocadora precisou de...

Por Cesar Bravo