Dark

BLOG

O UNIVERSO DARK DE FÃ PARA FÃ


CaveirinhaNovidades

Valentina Toro: Uma artista de força transformadora

DarkSide publicará seu livro de estreia no Brasil

04/06/2025

Valentina Toro é uma ilustradora e escritora colombiana nascida em Medellín, Colômbia, em 1992. Seu livro de estreia no Brasil,  Violeta e o Pincel Encantado, será lançado pela DarkSide® Books, através do selo Caveirinha durante a Bienal do Livro Rio 2025, onde a autora estará presente. 

LEIA TAMBÉM: As várias facetas de Julie Berry

Além de seus talentos artísticos, Valentina é responsável pelo projeto “Una en cien mil”, uma iniciativa que celebra a diferença e a superação. O nome faz alusão à síndrome de Holt-Oram, também conhecida como Síndrome da Mão-Coração — uma condição genética rara que afetou o desenvolvimento dos braços e das mãos de Valentina desde o nascimento — e reflete sua missão de transformar singularidades em potência criativa e força pessoal.

Valentina Toro

Uma infância moldada pela arte e o início de uma carreira brilhante

Filha de um ilustrador, Valentina encontrou na arte uma linguagem universal. Apesar dos desafios físicos, sua determinação a levou a se formar em Design Gráfico e obter um mestrado em Escrita Criativa na EAFIT, base para uma carreira que une texto e imagem.

Além de Violeta e o Pincel Encantado, que marca sua estreia no Brasil, Valentina publicou outros sete livros, como Las Peripecias de Violeta e Mi Monstruo y Yo. Ilustrou ainda obras de autores como Kate Messner e Barbara Lowell, criando personagens que encantam leitores globalmente com temas de amizade e aceitação. É conhecida por explorar elementos do fantástico e do sobrenatural em suas obras, além de apresentar ilustrações detalhadas.

Valentina Toro

Um processo criativo visceral e autêntico

Valentina privilegia a arte manual, usando papel e tinta para criar. Inspirada pela natureza, animais e sua infância, ela desenha diariamente com disciplina, transformando memórias em ilustrações vibrantes que convidam o público a explorar seus mundos.

A artista ainda inspira aqueles que também querem desbravar o mundo das artes: além de desenvolver seus próprios trabalhos, ela também ministra aulas de ilustração.

Impacto global e a coragem de enfrentar o invisível

Valentina foi finalista do Little Hakka Picture Book Competition e ilustra para editoras internacionais. Seus livros, traduzidos globalmente, promovem inclusão, enquanto projetos como Moda Antioquia mostram seu compromisso social.

Valentina Toro

Em 2021, Valentina denunciou o cyberbullying após suas fotos serem usadas indevidamente. Sua recusa em silenciar e sua luta por justiça contra a violência digital inspiram mulheres e destacam falhas legais.

Agora, ela irá encantar leitores de todas as idades com suas fábulas que evocam as grandes heroínas da literatura, como Alice, Dorothy, Coraline, Matilda e Anne de Green Gables. Conheça mais sobre Valentina através de seu site e Instagram.

LEIA TAMBÉM: Autores e autoras da DarkSide que estarão na Bienal

Sobre DarkSide

Avatar photoEles bem que tentaram nos vender um mundo perfeito. Não é nossa culpa se enxergamos as marcas de sangue embaixo do tapete. Na verdade, essa é a nossa maldição. Somos íntimos das sombras. Sentimos o frio que habita os corações humanos. Conhecemos o medo de perto, por vezes, até rimos dele. Dentro de nós, é sempre meia-noite. É inútil resistir. Faça um pacto com quem reconhece a beleza d’ O terror. O terror. Você é um dos nossos.

Website

0 Comentários

Deixe o seu comentário!


Obrigado por comentar! Seu comentário aguarda moderação.

Indicados para você!

A Pequena Sereia + Brindes Exclusivos
R$ 79,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
  • Árvore de Ossos

    Sobreviventes
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
CuriosidadesFilmesSéries

Saiba como Mulheres Perfeitas influenciou a cultura pop

A idílica cidade de Stepford, em Connecticut, parece ser a escolha perfeita para...

Por DarkSide
FilmesNovidades

The Backrooms o filme: Saiba tudo o que já foi revelado

Já faz algum tempo que as creepypastas são um sucesso na internet, alimentando os...

Por DarkSide
FilmesFirestar Videolocadora

The Slayer: pesadelos, gore e premonições

Todo cinéfilo de horror sabe que entre os muitos critérios para a escolha de um...

Por Cesar Bravo
DarksideEntrevista

Paula Febbe: “Esse é o maior poder da leitura, conseguir questionar e incomodar”

Um quarto de luzes apagadas, uma vela acesa e o brilho da tela do computador. É assim...

Por DarkSide
PerfilWish

Marjorie Bowen: Uma autora que merece ser redescoberta

Desde muito cedo, o gótico foi um gênero literário construído por mulheres que...

Por DarkSide