Dark

BLOG

O UNIVERSO DARK DE FÃ PARA FÃ


CuriosidadesWish

O lado dark de Peter Pan

Conheça a verdadeira personalidade do personagem infantojuvenil revelada no manuscrito original

07/10/2025

Conhecido como o garoto que se recusa a crescer, Peter Pan tem sido um personagem adorado por gerações de fãs. Criado pelo escritor escocês J. M. Barrie, ele apareceu pela primeira vez em The Little White Bird, publicado em 1902. Rapidamente, o menino travesso que simboliza a inocência juvenil passou a integrar diferentes obras do autor, como a peça de teatro Peter Pan, ou o Menino que Não Queria Crescer, a qual estreou em Londres em 1904. 

Poucos anos mais tarde, J. M. Barrie decidiu expandir sua peça e transformá-la em um livro, Peter Pan & Wendy. Um clássico da fantasia infantojuvenil, a obra leva os leitores pela encantadora aventura de Wendy Darling ao lado de Peter Pan. Depois de ajudar Peter a costurar sua sombra, a dupla parte rumo à Terra do Nunca onde, com a companhia da fada Sininho, encontra sereias, os Garotos Perdidos e os temidos piratas liderados pelo Capitão Gancho.

Recém-chegada na DarkSide® Books, pela Editora Wish, Peter Pan & Wendy é uma narrativa mágica que nos transporta para um mundo de fantasia. O impacto da obra foi tão grande que Peter conquistou diversas outras mídias, principalmente o cinema. Do filme mudo de 1924, passando pela animação icônica da Disney de 1953 até o live-action dirigido por Steven Spielberg em 1991, os fãs têm se aglomerado em frente às telonas para assistir às ousadas e inesquecíveis aventuras do personagem. 

Manuscrito Peter Pan

No entanto, o que muitos desconhecem é o fato de que originalmente a história de Peter Pan possui um lado bastante dark, o qual veio à tona com a publicação do manuscrito original de Barrie. 

A tragédia de nunca crescer

Para começo de conversa, há quem diga que a inspiração para o personagem Peter Pan veio de uma tragédia pessoal na vida de J. M. Barrie. Em 1867, o escritor perdeu seu irmão mais velho, David, em um acidente de patinação no gelo, um dia antes dele completar 14 anos. Na época, Barrie possuía apenas seis anos e teve sua vida abalada por uma perda traumática. Profundamente afetada, a mãe dos meninos, Margaret, encontrou então conforto na ideia de que David permaneceria jovem para sempre, o que possivelmente influenciou Barrie anos mais tarde. 

Resumidamente, o personagem de Peter Pan representa duas preocupações existenciais da humanidade: a passagem do tempo e a inevitabilidade da morte. O que J. M. Barrie fez foi inserir esses temas em uma narrativa infantil excêntrica. Embora a grande maioria das adaptações tenham suavizado esses dilemas existenciais, o grande ponto da história é mostrar que a infância eterna não é tão perfeita quanto parece. Essencialmente, ser criança para sempre significa que Peter está perdendo a vida em sua plenitude. 

Embora lembremos do personagem como um piadista bem-intencionado com sua brilhante roupa verde, o manuscrito original revelou que o autor desejava retratá-lo de forma muito mais sombria e até mesmo negativa. No entanto, Barrie suavizou o caráter de Peter para que este fosse melhor recebido pelo público em 1911. Isso quer dizer que eliminou descrições do personagem como “um menino elfo” que falava de forma desafiadora e era extremamente desdenhoso. 

A caracterização original de Peter é quase como uma entidade sobrenatural, sombria e com poucas qualidades humanas. Ele seria mais egoísta, feroz e até mesmo maligno, uma tentativa do autor em mostrar que crianças também possuíam um lado mais dark. O problema que o personagem tem com qualquer um que mostre sinais de crescimento, por exemplo, seria ainda mais exacerbado, assim como seu constante esquecimento, o que denotaria uma crueldade intrínseca. Nesse sentido, muitos pesquisadores apontaram que essa descrição é muito mais consistente com o final do livro publicado por Barrie. 

Além do próprio Peter Pan, a Terra do Nunca (ou Neverland) também contava originalmente com contornos mais macabros. Conhecida por todos nós como um paraíso mágico e sem preocupações, onde crianças podem ser crianças para sempre, no manuscrito ela é chamada de Never Never Land e conta até mesmo com uma “baía da desolação”, o que aumentava o ar de mistério e incerteza do lugar, emitindo uma sensação de limbo. De acordo com Jessica Nelson, editora do manuscrito que foi publicado em 2019, isso pode indicar a tentativa do autor de enfatizar a distância entre o mundo dos adultos e o de Peter Pan, sendo Never Never Land uma terra que os adultos jamais conseguiriam alcançar. 

J. M. Barrie

Esse ponto vai de encontro com um ensaio publicado por J.M. Barrie em 1928, em que o escritor insinua que a Terra do Nunca reflete duas partes da sua própria personalidade. Nesse sentido, não seria apenas um lugar mágico, mas uma espécie de arena onde Peter e o Capitão Gancho incorporariam lados diferentes do autor. Enquanto Peter representaria a despreocupação e alegria de nunca crescer, Gancho seria uma epítome de seus medos sobre a vida adulta e das responsabilidades que vem com ela. Isso faz bastante sentido quando pensamos que a Terra do Nunca realmente oferece chances de os meninos escaparem das obrigações e outras atividades enfadonhas da vida adulta, mas ao mesmo tempo o que a trama de Barrie mostra é que existem consequências em nunca envelhecer. 

Voe de Volta à Terra do Nunca com a Caveira e com a Wish

Segundo Jessica Nelson, Barrie escreveu fluentemente a história de Peter Pan & Wendy, de forma que poucos detalhes foram excluídos. Para a editora, isso significa que o autor sabia exatamente para onde estava indo (talvez para a segunda estrela à direita?). De qualquer maneira, seja com o tom mais sombrio do manuscrito original ou com as adaptações posteriores, uma coisa é inegável: Peter Pan se transformou em um personagem querido não apenas por crianças, mas também por muitos adultos, que lidam com a perda da juventude e as responsabilidades de crescer. 

Mesmo que sua primeira versão não tenha sido tão encantadora quanto as que vieram depois, Peter deixou seu marco na cultura pop. Com mais de um século de existência, é mais do que normal que existam diferentes iterações da história. No entanto, os temas originais da obra permaneceram os mesmos ao longo do tempo. Até em sua forma mais sombria, Peter Pan nos permite ver o mundo pelos olhos brincalhões de uma criança, abrindo as portas para imaginarmos uma vida onde as limitações dos adultos não existem, inclusive a própria morte. 

Peter Pan & Wendy

Agora que já conhece todos os lados sombrios da história original, você pode voar de volta à Terra do Nunca em Peter Pan & Wendy, lançamento da Editora Wish que está disponível na Loja Oficial DarkSide e no DarkApp. 

Sobre DarkSide

Avatar photoEles bem que tentaram nos vender um mundo perfeito. Não é nossa culpa se enxergamos as marcas de sangue embaixo do tapete. Na verdade, essa é a nossa maldição. Somos íntimos das sombras. Sentimos o frio que habita os corações humanos. Conhecemos o medo de perto, por vezes, até rimos dele. Dentro de nós, é sempre meia-noite. É inútil resistir. Faça um pacto com quem reconhece a beleza d’ O terror. O terror. Você é um dos nossos.

Website

0 Comentários

Deixe o seu comentário!


Obrigado por comentar! Seu comentário aguarda moderação.

Indicados para você!

Peter Pan & Wendy + Brinde Exclusivo
R$ 74,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
  • Árvore de Ossos

    Sobreviventes
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Crime SceneDocumentários

Meu Pai, o Assassino BTK estreia na Netflix

Imagine descobrir que o seu pai é um serial killer. Mais do que isso, um serial killer...

Por DarkSide
DarksidePerfil

Max Porter: De vendedor de livros a escritor multiplataforma

Cercar-se de livros é o sonho de todo leitor. Pense no fascínio da Bela quando a Fera...

Por DarkSide
DarkSide BooksLançamento

Lançamento: Timidez, por Max Porter

Inglaterra, 1995. Shy, 16 anos, carrega um currículo precoce de violência, excessos e...

Por DarkSide
CaveirinhaListas

9 heroínas da literatura infantojuvenil

O mundo da literatura infantojuvenil é povoado por heroínas memoráveis. Corajosas,...

Por DarkSide
CuriosidadesDarksideListas

8 curiosidades sobre Elfaba que só quem leu Wicked reconhece

Publicado originalmente em 1995, Wicked é um dos maiores exemplos de que uma mesma...

Por DarkSide