Dark

BLOG

O UNIVERSO DARK DE FÃ PARA FÃ


FilmesFirestar Videolocadora

The Evil: e elo perdido entre as casas amaldiçoadas e o inferno

Um filme de terror sobrenatural de 1978 dominado por espíritos e demônios.

07/11/2025

Algo que aprendemos nas toneladas de filmes que frequentamos é que o horror caminha em ondas.

Mais notadamente nos anos modernos, onde o dinheiro aprendeu a falar mais alto que a criatividade, é comum que essa ou aquela tendência seja frequentada obstinadamente até que encontre seu esgotamento. Outro detalhe que aprendemos entre um filme e outro é a mágica de revisitar o passado e escapar desse lastimável aprisionamento criativo e estético. Dito isso, se as décadas de 1980 e 1990 decidiram temperar o terror com sangue e sci-fi, e se as décadas posteriores a 2000 pareceram optar pela pasteurização do gênero, a década de setenta indiscutivelmente pertenceu aos espíritos e demônios.

LEIA TAMBÉM: The Blood on Satan’s Claw: misticismo, bruxaria e a pele do diabo

The Evil 01

Dirigido por Gus Trikonis, The Evil (também conhecido como Cry Demon e House of Evil, e batizado no Brasil como Inferno) é um desses casos, um filme de terror sobrenatural de 1978. A trama acompanha uma equipe que pretende abrir um centro de reabilitação para dependentes químicos em uma mansão construída sobre um portal para o Inferno (interessante, não? Também achei…).

The Evil 02

Começamos o filme com um zelador se encorajando a entrar na mansão que sedia a trama principal. Ele não está muito feliz, a casa tem uma fama bem ruim, e mesmo contando com a iluminação diurna, nosso amigo precisa de uns goles para abrir a porta e entrar. A casa está com ares de abandono. Teias de aranha, poeira, o pacote completo. Oh sim, e provavelmente alguns fantasmas assassinos que acabam incendiando nosso colega.

The Evil 03
The Evil 04

Após o incidente fatal, conhecemos CJ Arnold e sua esposa, Dra. Caroline, que conversam com o agente imobiliário local enquanto se dirigem para a mesma casa. Durante a conversa, e depois de uma “lapada” de Arnold nas religiões organizadas, começamos a simpatizar bastante com eles. Na mansão, o agente imobiliário expõe um breve histórico da mansão, o homem fala sobre Emílio Vargas, um antigo proprietário que parece ter morrido em circunstâncias estranhas dentro da mesma mansão. O lugar onde a casa está construída também é bastante peculiar, chamado pelos antigos indígenas de Vale dos Demônios, e era rico em vapores de enxofre, que promoviam piscinas térmicas naturais, até a mansão ser construída. Depois disso, foi como se o solo tivesse sido selado.

The Evil 05

Nessa mesma primeira visita, Caroline vê alguns espectros, e como sempre acontece, eles evanescem em um segundo olhar. CJ não tem tanta sorte, e instantes depois da visão de Caroline, um pedaço de assoalho desaba sobre ele. Nada sério acontece com CJ, foi apenas um aviso. O que não anula o fato de que os acontecimentos são manifestações da casa e de seus antigos moradores, que não pretendem ter seu sono perturbado. Desprezando o óbvio, o casal insiste em alugar a mansão.

The Evil 06

Conhecemos também o Professor Raymond Guy, que será voluntário para trabalhar na mansão ao lado de sua aluna — e namorada — Laurie. Depois conhecemos o irmão de CJ, Dwight, que também chega para ajudar juntamente a outros colaboradores da futura casa de recuperação. Também temos um cachorro pastor alemão, o Kaiser. Na mansão, Caroline continua tendo estranhas visões, as quais ela se esforça para compreender a cada episódio.

The Evil 07
The Evil 08

O grupo se reúne dentro da casa para dividir funções e Kaiser é atraído até o porão. O cachorro se interessa por algo no chão, e precisamos recordar que o zelador foi incendiado no mesmo local. Quando Kaiser começa a latir no subsolo, as pessoas na casa correm para ajudá-lo, e Kaiser acaba atacando sua dona. Não é nada grave, ele apenas a arranha. O problema maior é o temperamento agressivo, que não é natural do cão.

Kaiser The Evil

Mesmo nesse início, chama bastante atenção a atmosfera criada no filme. Em The Evil, não temos muito respiro entre um evento e outro, e, conduzidos por atores e uma direção competentes, somos arrastados para o sombrio com muita facilidade.

Caroline continua sofrendo com visões cada vez mais misteriosas, que parecem se esforçar para revelar a ela os segredos do passado. Partes desses segredos poderiam estar registradas em um diário de Emílio Vargas, mas para a surpresa de CJ e Caroline, apenas uma página do livro não está em branco.

The Evil 09

Nesse ponto do filme, os grupos estão divididos entre ajustar a casa para que possa ser habitada, encontrar o pastor alemão Kaiser que ainda está desaparecido e especular sobre as estranhas visões da Dra. Caroline. Duas das mulheres que se concentram na busca por Kaiser acabam encontrando, não o cão, mas o cadáver queimado do zelador do início do filme. O corpo está em um elevador interno.

The Evil 11
The Evil 12

Quase ao mesmo tempo, CJ encontra um alçapão no porão, possivelmente a coisa que chamou a atenção de Kaiser. A abertura está selada com um crucifixo, mas CJ o remove e profana a abertura. A casa reage, treme, sacudida por um terremoto. Como se não bastasse o tremor, a mansão parece receber vida própria, e depois de matar Dwight, irmão de CJ, eletrocutado, ela aprisiona todos os seus visitantes, lacrando todas as portas e janelas.

Aprisionado, o grupo começa a especular sobre o que poderia estar acontecendo, e as hipóteses orbitam tanto a casa em si, que poderia estar absorvendo energias negativas ao longo de sua história, quanto a presença de espíritos e demônios, ou ainda a junção das duas possibilidades.

O que se sabe é que as pessoas passam a ser atacadas violentamente por forças invisíveis, e a solução momentânea é que todos fiquem juntos, até chegarem a uma conclusão sobre o que está acontecendo na casa. Um dos planos de fuga é sair pelo sótão, descendo de uma abertura com a ajuda de cabos de energia. A casa percebe o que está ocorrendo e energiza o cabo, eletrocutando e incendiando um dos rapazes.

Desse ponto em diante não existe lugar seguro para nenhum dos visitantes. A casa em si se torna essa espécie de centro da maldade, usando todo seu esplendor para causar sofrimento, perturbações, pânico e morte. Ninguém está seguro dentro ou fora das paredes dessa mansão, então nosso conselho é que vocês não se apeguem muito aos personagens. Homens, mulheres, cães, ninguém está seguro quando o hálito do Inferno emerge pelos porões de uma casa erguida para ser o calabouço do próprio demônio.

E falando em calabouços e tortura, é melhor pararmos por aqui antes que façamos a curva irreversível na direção de um spoiler.

Podemos dizer apenas que dentre as muitas produções passadas e futuras que abordam o tema assombrações, The Evil merece sua audiência e sua atenção. Um filme que leva sua premissa à sério e faz cada minuto subir um degrau nas escalas de tensão e ansiedade. Se você gostou de The Changeling, Poltergeist e Amityville, The Evil precisa estar na sua lista.

Antes de terminarmos, cabe preveni-lo que os momentos finais não deixam de ser surpreendentes e igualmente questionáveis, e por esse motivo eles geraram (e ainda geram) alguma discórdia entre os adoradores e odiadores desse bom filme. Infelizmente, não poderemos adiantar do que se trata, mas você pode conferir essa produção — e seus momentos finais — na íntegra com alguma pesquisa.

Antes de você decidir, tomamos a liberdade de abrir alguns portais com o trailer. 

É só apertar o play:

LEIA TAMBÉM: Litan: enigmático, visionário e perturbador

Sobre Cesar Bravo

amplificador cesar bravoCesar Bravo é escritor, criador de conteúdo e editor. Pela DarkSide® Books, publicou Ultra Carnem, VHS: Verdadeiras Histórias de Sangue, DVD: Devoção Verdadeira a D., 1618 e Amplificador.

0 Comentários

Deixe o seu comentário!


Obrigado por comentar! Seu comentário aguarda moderação.

Indicados para você!

Ultra Carnem II + Brindes Exclusivos
R$ 99,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
  • Árvore de Ossos

    Sobreviventes
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
CuriosidadesFilmesMedo Clássico

Segredos dos bastidores de Frankenstein de Guillermo del Toro

Guillermo del Toro tem muito de Victor Frankenstein: ele dá vida às suas criaturas a...

Por DarkSide
DarksideEntrevista

Paula Febbe: “No início da escrita não há necessidade de domar o caos”

Livros podem ser terapêuticos, mas também podem ser aquilo que nos manda para a...

Por DarkSide
Crime Scene FictionCuriosidadesListas

8 donas de casa perigosas da ficção

Com seus aventais coloridos, sorrisos cordiais e palavras carinhosas, as donas de casa...

Por DarkSide
AnimaçãoFilmesTarot & Oráculo

10 fatos pouco conhecidos sobre O Estranho Mundo de Jack

Poucos filmes temáticos contam com a façanha de serem apreciados em duas datas...

Por DarkSide
DarkSide Books

DarkSide® Books: Um sonho de terror que encanta há 13 anos

Quantas histórias um livro pode contar? Tem a narrativa em si, a história de vida do...

Por DarkSide