Dark

BLOG

O UNIVERSO DARK DE FÃ PARA FÃ


CaveirinhaDarksideLivros

Benefícios dos livros de colorir para adultos e crianças

Muitos mais do que uma febre multicolor

02/12/2025

Você provavelmente se lembra deles da infância: desenhos em preto e branco e caixinhas de lápis de cor eram um combo irresistível de infinitas possibilidades, em uma época livre de smartphones e algoritmos. De repente, eles voltaram a estar em todas as partes: os livrinhos de colorir. 

LEIA TAMBÉM: As muitas faces de Alice no País das Maravilhas

A verdade é que o ato de colorir, desenhar e criar arte não é restrito à infância, e nem deveria ser mesmo. Com as mais variadas opções de desenhos, desde os mais simples, com desenhos de traços fáceis, até os mais complexos, com efeitos sombreados e texturas, os livros de colorir voltaram com força no início do século XXI para artistas amadores de todas as idades.

A princípio vistos com certo ceticismo, eles se provaram um sucesso e uma alternativa irresistível para quem quer se livrar um pouco das telas, algoritmos e infinitas notificações dos smartphones. O que antes era visto apenas como um passatempo para crianças, logo se provou uma ferramenta de autocuidado e estímulo intelectual para adultos.

Colorir com crianças

Caso você ainda esteja procurando uma desculpa para dar mais cor aos seus dias ou aos dos pequeninos que tem por perto, a Caveira trouxe alguns benefícios dos livros de colorir tanto para crianças como para adultos.

Benefícios dos livros de colorir para crianças

Desenvolve o conhecimento das cores e habilidades motoras: colorir livros ajuda crianças pequenas a identificar diferentes cores e associá-las a objetos. Conforme elas enchem os desenhos de cores, elas a associam aos seus respectivos nomes e onde podem ser encontradas no mundo. Além disso, o ato físico de colorir auxilia no desenvolvimento da coordenação motora manual, que será muito útil assim que ela iniciar a vida escolar.

Incentiva a paciência e a perseverança: colorir páginas com desenhos progressivamente mais complexos e com cenários detalhados não é uma atividade para ser feita às pressas. As crianças precisam dedicar algum tempo olhando para o desenho e, cuidadosamente, escolhendo onde cada cor se encaixa. Isso as ajuda a desenvolver a paciência e a perseverança. Ao completar uma página inteira, elas aprendem a seguir em frente mesmo quando surge alguma parte mais difícil — uma habilidade pra lá de importante em um mundo cada vez mais imediatista como o de hoje.

Menina pintando

Fomenta a imaginação e as habilidades narrativas: antes de começar a colorir, as crianças costumam imaginar o que querem criar naquela página em branco. Elas pensam nos personagens e eventos que querem criar e até mesmo inventam histórias para eles em suas mentes. Páginas com histórias sequenciais as ajudam a desenvolver habilidades narrativas, conforme elas visualizam a história uma imagem por vez, criando uma história completa com suas cores. 

Benefícios dos livros de colorir para adultos

Uma técnica de mindfulness: colorir estimula a sua atenção plena, a estar presente no momento. Por exemplo, quando você foca em uma cor e em se manter dentro das linhas do desenho, está pensando no momento, concentrando-se apenas nas sensações e emoções que aquilo te proporciona. Caso a sua mente se distraia, tente voltar o foco para o desenho em si. Quando você faz isso, usa partes do seu cérebro que aumentam o foco e a concentração, permitindo que você se desconecte de pensamentos estressantes.

Aliviar o estresse: colorir ajuda a acalmar o cérebro e ajuda o seu corpo a relaxar. Isso pode melhorar a qualidade do seu sono, resultando na diminuição de dores pelo corpo, auxiliando a controlar a pressão arterial, sua respiração e até mesmo sintomas de ansiedade. Vale lembrar que colorir não promove qualquer tipo de cura, mas é uma técnica que pode ser utilizada de maneira complementar a tratamentos médicos e psicológicos.

mulher colorindo

Abraçar o imperfeito: temos uma ótima notícia para quem se sente cobrado o tempo inteiro, seja no trabalho, nos cuidados com a saúde ou em qualquer outro setor da vida: não existe certo ou errado ao colorir livros. Você não está competindo com ninguém, não precisa performar e nem agradar ninguém. Quando estiver enchendo um desenho de cores, desapegue de julgamentos, expectativas ou daqueles tutoriais mirabolantes que você deve ter visto na internet. A única coisa que importa aqui é se divertir com os desenhos.

Um mundo de cores na DarkSide® Books

Entusiastas dos livros de colorir agora contam com títulos da Caveira para encher seus universos de cores — independentemente da idade. Alice no País das Maravilhas para Ler e Colorir é uma reedição da adorável Baby Alice, versão que nasceu poucos anos após a publicação do clássico original, quando o próprio Lewis Carroll decidiu adaptar sua obra-prima para o público infantil. Uma versão acessível e poética para crianças de zero a cinco anos com a arte do ilustrador original, John Tenniel, que redesenhou parte de suas imagens para acompanhar os pequenos nessa primeira viagem literária.

alice para ler e colorir

Para quem não tem medo de encarar jornadas épicas, inclusive nos livros de colorir, os dois livros do universo D&D merecem ser explorados. Em Dungeons & Dragons: Caverna das Cores, cada página é um convite a explorar o multiverso de D&D — de reinos sombrios a tavernas acolhedoras, de monstros lendários a artefatos encantados. 

Em Dungeons & Dragons: Caverna das Cores – Volume 2, a aventura continua, em mais um produto oficial D&D. Os dois volumes são publicados com papel offset 120 gramas, — perfeito para utilizar suas canetinhas, lápis e marcadores —, impressão em uma face da página, evitando marcas indesejadas no verso, e folha de acetato de proteção que acompanha cada exemplar. É a melhor experiência que fãs e colecionadores vão encontrar para compartilhar grandes aventuras com seus amigos e familiares.

LEIA TAMBÉM: O legado de Dungeons & Dragons

Sobre DarkSide

Avatar photoEles bem que tentaram nos vender um mundo perfeito. Não é nossa culpa se enxergamos as marcas de sangue embaixo do tapete. Na verdade, essa é a nossa maldição. Somos íntimos das sombras. Sentimos o frio que habita os corações humanos. Conhecemos o medo de perto, por vezes, até rimos dele. Dentro de nós, é sempre meia-noite. É inútil resistir. Faça um pacto com quem reconhece a beleza d’ O terror. O terror. Você é um dos nossos.

Website

1 Comentário

  • Artur

    8 de dezembro de 2025 às 08:20

    Façam um livro de colorir dos clássicos do terror!!! Imagina um livro de colorir de A Hora do Pesadelo

Deixe o seu comentário!


Obrigado por comentar! Seu comentário aguarda moderação.

Indicados para você!

  • Árvore de Ossos

    Sobreviventes
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
CuriosidadesDarkloveFilmes

Guia de personagens de O Morro dos Ventos Uivantes

Ela já foi chamada de “a maior história de amor de todos os tempos”, mas a...

Por DarkSide
Crime SceneFilmesNovidades

Novo filme sobre a Condessa Báthory estreia em fevereiro

O mito vampírico em torno de Erzsébet Báthory vai permanecer vivo no que depender da...

Por DarkSide
FilmesNovidades

Novo filme de Invocação do Mal tem data de estreia

Podemos até ter assistido aos últimos rituais no cinema, mas o universo de...

Por DarkSide
Lançamento

13 obras para mergulhar no universo de Ultra Carnem II

Quase uma década após nos arrastar para a gênese do seu mundo sombrio e escancarar...

Por DarkSide
CuriosidadesGraphic Novel

O que é pareidolia?

Imagine olhar para uma tomada e, de repente, ter a impressão de que ela está sorrindo...

Por DarkSide