Dark

BLOG

O UNIVERSO DARK DE FÃ PARA FÃ


ListasMacabra

5 sátiras de Pânico na cultura pop

Quando o terror vira piada afiada

04/02/2026

Em 1996, um simples toque de telefone mudou para sempre o cinema de horror. Dirigido por Wes Craven, conhecido por clássicos como A Hora do Pesadelo, Pânico chegou na hora certa para revitalizar o gênero que tanto amamos e dar uma nova vida aos já desgastados slashers. Com um assassino mascarado que se tornou ícone pop, roteiro afiado e personagens marcantes, o filme também cravou sua faca na cultura pop ao brincar com os clichês do horror, ao mesmo tempo em que entregava uma história cheia de gritos e sangue. 

LEIA TAMBÉM: Pânico: Suas referências e seu impacto

Trinta anos depois, Pânico não apenas se tornou uma das franquias mais adoradas entre os fãs, mas também uma das mais influentes do cinema. Foi pensando nisso que a DarkSide® Books trouxe para os leitores brasileiros o livro que conta tudo sobre esse fenômeno cultural, Pânico: O Legado do Grito. Da disputa acirrada pelo roteiro original à romances nos bastidores e processos judiciais, a obra revisita grande parte da franquia e mostra como um despretensioso filme redefiniu o horror moderno. Entre curiosidades, entrevistas e detalhes inéditos, Pânico: O Legado do Grito é um livro essencial para os fãs, mostrando que se alguém ligar perguntando qual é o seu filme de terror favorito… é melhor atender. 

Afinal, sabemos bem o impacto que Pânico teve no mundo do terror. Além de revolucionar o gênero, o longa inspirou outros títulos icônicos, como Eu Sei O Que Vocês Fizeram no Verão Passado, e também deu origem à paródias e até mesmo fantasias de Halloween. Seja de forma mais séria ou escancarada, a franquia deixou sua marca em outros filmes, séries de televisão e até mesmo memes. Prepare-se agora para conhecer algumas sátiras e referências inusitadas de Pânico que moram na cultura pop. 

1. Todo Mundo em Pânico (2000)

Dirigido por Keenen Ivory Wayans, Todo Mundo em Pânico é um marco na comédia do início dos anos 2000, mostrando ao mundo que nem mesmo os filmes de horror estão seguros de serem ridicularizados. Estrelado por Anna Faris e Regina Hall, o longa satiriza algumas das produções mais populares do gênero, utilizando Pânico como sua principal referência para contar a história de um grupo de jovens que se torna alvo de um assassino misterioso que utiliza uma versão da famosa máscara de Ghostface.  Embora algumas piadas não tenham envelhecido nada bem, o filme se destacou por seu elenco, situações absurdas, personagens exagerados e momentos bastante icônicos.

Trazendo referências fáceis de serem reconhecidas pelo público, Todo Mundo em Pânico satiriza abertamente o filme de Wes Craven por meio de cenas icônicas, telefonemas e personagens, como a garota final Cindy Campbell e a repórter Gail Hailstorm. Um dos momentos mais emblemáticos é justamente a recriação da famosa cena de abertura de Pânico na qual Casey Becker, vivida por Drew Barrymore, é brutalmente assassinada após receber um misterioso telefonema. Mostrando que até momentos assustadores podem virar motivo de gargalhada, Todo Mundo em Pânico foi um sucesso de bilheteria tão grande que deu origem a cinco sequências, a última prevista para ser lançada em junho de 2026.

2. The Office

Uma das séries mais amadas entre os fãs de comédia, The Office já fez uma divertida menção à franquia criada em 1996. No nono episódio da quinta temporada, intitulado Frame Toby, o gerente da Dunder Mifflin, Michael Scott, vive seu pior pesadelo quando Toby, considerado seu “arqui-inimigo”, retorna após um tempo ausente para assumir novamente sua função como RH.

Decidido a se livrar do incômodo, Michael se une a Dwight para armar um plano e incriminar Toby, o que acaba rendendo momentos para lá de absurdos e cômicos. É também nesse mesmo episódio que Michael faz uma referência espirituosa à Pânico 2 se comparando à Sidney Prescott, personagem vivida por Neve Campbell. Em determinado momento, o gerente da empresa diz: “Me sinto como a Neve Campbell em Pânico 2. Ela acha que pode ir para a universidade e ser feliz. Mas então, o assassino retorna e começa a matar todos os seus amigos”. 

3. Dawson’s Creek

Embora pareçam não ter nada em comum, Pânico e Dawson’s Creek são praticamente primos distantes, unidos por seu criador, Kevin Williamson. Não é por acaso que o décimo primeiro episódio da primeira temporada de Dawson’s Creek satiriza abertamente o filme de 1996 com o terror chegando na fictícia cidade de Capeside.

Intitulado The Scare, o episódio foi ao ar em maio de 1998 acompanhando o grupo de amigos durante uma sexta-feira 13 repleta de pegadinhas arrepiantes e da ameaça de um assassino à solta. É justamente nesse cenário que Jen Lindley, vivida por Michelle Williams, é atormentada por um telefonema anônimo assustador, o qual rende momentos de tensão bem aos moldes da cena de abertura de Pânico. Não é à toa que quando a voz misteriosa pergunta seu nome, Jen sarcasticamente responde: Drew Barrymore. 

4. Boy Meets Worlds

No ar entre 1993 e 2000, Boys Meets Worlds foi outra série que não perdeu a chance de satirizar Pânico. No décimo sétimo episódio da quinta temporada, And Then There Was Shawn, o elenco juvenil acaba preso dentro da escola após passar a tarde na detenção. Contudo, as coisas ficam perigosas quando os personagens passam a ser perseguidos por um assassino desconhecido.

Frequentemente considerado um dos melhores da série, o episódio foi concebido enquanto uma sátira de produções recentes de terror, especialmente Pânico e Eu Sei O Que Vocês Fizeram no Verão Passado. Um dos momentos mais divertidos é justamente quando o telefone toca e um dos adolescentes é questionado por uma voz anônima sobre qual seria o seu filme de terror favorito. Como se não bastasse, o episódio foi além, de forma que a figura encapuzada que atormenta os jovens utiliza uma roupa bastante semelhante à de Ghostface. 

5. Histeria

Dirigido por John Blanchard e produzido especialmente para a televisão, Histeria é prova viva de que Todo Mundo em Pânico não foi o único a satirizar Pânico no início dos anos 2000. Estrelado por Tiffani-Amber Thiessen, o filme, que conta com o título original Shriek If You Know What I Did Last Friday the 13th (Grite se Você Sabe o Que Eu Fiz na Sexta-Feira 13 Passada), foi ao ar apenas três meses depois do fenômeno criado pelos irmãos Wayans.

Apesar de parodiar dezenas de filmes de terror populares, Histeria segue de perto o enredo de Pânico, contando a história de um grupo de adolescentes aterrorizado por um assassino bastante parecido com Ghostface. Com piadas escrachadas, referências a outras produções e personagens obviamente inspirados no filme de Wes Craven, o telefilme recebeu críticas majoritariamente negativas, sendo frequentemente comparado de forma desfavorável com outras produções do gênero como Todo Mundo em Pânico

LEIA TAMBÉM: Entrando em Pânico: De espectador a parte da história

Sobre DarkSide

Avatar photoEles bem que tentaram nos vender um mundo perfeito. Não é nossa culpa se enxergamos as marcas de sangue embaixo do tapete. Na verdade, essa é a nossa maldição. Somos íntimos das sombras. Sentimos o frio que habita os corações humanos. Conhecemos o medo de perto, por vezes, até rimos dele. Dentro de nós, é sempre meia-noite. É inútil resistir. Faça um pacto com quem reconhece a beleza d’ O terror. O terror. Você é um dos nossos.

Website

0 Comentários

Deixe o seu comentário!


Obrigado por comentar! Seu comentário aguarda moderação.

Indicados para você!

Pânico: O Legado do Grito + Brinde Exclusivo
R$ 99,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
Psicose - Limited Edition + Brinde Exclusivo
R$ 79,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
  • Árvore de Ossos

    Sobreviventes
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
FilmesNovidades

O que sabemos sobre o revival de Arquivo X de Ryan Coogler

Ryan Coogler já está fazendo história com o filme mais indicado na história do...

Por DarkSide
CuriosidadesListasSociedade Secreta

5 Mitos sobre William Shakespeare

Com oito indicações ao Oscar e sucesso inegável da crítica, o filme Hamnet: A Vida...

Por DarkSide
EducaDark

Educação hoje sem perder o amanhã de vista

Iniciamos um novo ano e com ele, uma nova jornada no EducaDark, a cédula educacional...

Por EducaDark
FilmesFirestar Videolocadora

Santa Sangre: Genialidade, loucura e renascimento

Vocês sabem e eu sei — apesar de muitos negarem o que sabem — que o cinema de...

Por Cesar Bravo
Medo Clássico

Gregor Samsa e o nascimento do horror corporal

Já pensou acordar um belo dia e perceber que seu corpo não é mais o mesmo? Pior...

Por DarkSide