Dark

BLOG

O UNIVERSO DARK DE FÃ PARA FÃ


CuriosidadesWish

A relação de Tolkien com A Maravilhosa Terra dos Snergs

Como a obra influenciou o autor de O Hobbit

17/02/2026

Você provavelmente já ouviu falar de J. R. R. Tolkien. Responsável por criar personagens icônicos como o mago Gandalf e os hobbits Bilbo e Frodo Bolseiro, em 1937 o escritor britânico mudou para sempre a literatura fantástica com a publicação de O Hobbit. Ambientado na Terra-Média, povoada por criaturas extraordinárias e palco de aventuras épicas, o romance de Tolkien abriu as portas para uma das sagas mais amadas da cultura pop, O Senhor dos Anéis, influenciando também outras incontáveis histórias na literatura, no cinema, nos jogos de tabuleiro e na televisão. 

LEIA TAMBÉM: Como é viajar num trem Pullman?

No entanto, pouco é comentado como o próprio Tolkien encontrou inspiração e foi influenciado por outras narrativas marcantes que circulavam na época, como A Maravilhosa Terra dos Snergs. Publicada em 1927 pelo britânico Edward Wyke-Smith, a obra acompanha a aventura de Sylvia e Joe, duas crianças indesejadas pelos pais, que adentram um reino mágico povoado por feiticeiras, monstros, ogros e, é claro, snergs. Após descobrirem esse mundo fantástico, repleto de cenários encantadores e situações inusitadas, a dupla precisa aprender sobre coragem, amizade e confiança enquanto tenta encontrar o caminho de volta para casa. 

a maravilhosa terra dos snergs

Com um tom leve e divertido, A Maravilhosa Terra dos Snergs é um romance repleto de situações cômicas e personagens excêntricos, resistindo ao tempo como um dos alicerces da fantasia moderna. Mas afinal de contas, como o livro de Edward Wyke-Smith influenciou J. R. R. Tolkien? Vem que a Caveira te explica!

Entre Snergs e Hobbits: a relação entre Smith e Tolkien

Para começo de conversa, é amplamente conhecido que Tolkien lia A Maravilhosa Terra dos Snergs para os seus filhos, os quais eram apaixonados pelas aventuras e personagens criados por Wyke-Smith. O autor de O Hobbit e O Senhor dos Anéis sempre expressou abertamente sua admiração e amor pela obra, inclusive comentando que os filhos inventavam suas próprias histórias sobre os Snergs.

A admiração de Tolkien era tão grande que em uma carta escrita em 1955 para o poeta W. H. Auden, o escritor mencionou que seus filhos haviam gostado de O Hobbit, porém acrescentou em uma nota de rodapé: “Acredito que não é melhor do que A Maravilhosa Terra dos Snergs”. 

Nesse sentido, o romance provavelmente foi uma fonte inconsciente de inspiração para os hobbits de Tolkien, cujo amor por A Maravilhosa Terra dos Snergs transpareceu em sua própria obra. Uma das maiores influências é justamente a premissa de um povo de estatura pequena que revela ser um tipo improvável de herói. Os Snergs são criaturas baixas, fortes e corajosas, mas que parecem insignificantes e frágeis, não demorando a revelar sua grande resistência e bravura. Essa é provavelmente a maior conexão entre as duas histórias, já que os Snergs e os Hobbits possuem características físicas e culturais semelhantes, compartilham do mesmo amor por banquetes comunitários, se aventuram por locais parecidos e integram uma sociedade dotada de história e identidade. Há ainda outra semelhança notável entre os dois livros: os nomes dos heróis, Gorbo em A Maravilhosa Terra dos Snergs e Bilbo em O Hobbit

O livro de Smith também influenciou outros aspectos de O Hobbit, como a estrutura de aventura episódica, a construção de um mundo fantástico acessível e a apresentação de protagonistas fora do padrão heroico da época. Assim como os personagens de Tolkien, como Bilbo Bolseiro, Sylvia e Joe, junto dos snergs, enfrentam perigos muito maiores do que eles, mostrando que a coragem não está na aparência física. Desta forma, A Maravilhosa Terra dos Snergs ajudou a expandir a ideia de que pequenos personagens podem viver grandes aventuras em um mundo fantástico, algo que se tornaria uma das marcas registradas de Tolkien. 

Nesse sentido, especula-se que a história de A Maravilhosa Terra dos Snergs ficou gravada na memória do escritor de O Hobbit, transparecendo quando ele começou a trabalhar no romance. Para além das semelhanças entre Snergs e Hobbits, a influência da obra de Wyke-Smith é também vista na estrutura estilística e no conceito empregados por Tolkien, que posteriormente expandiu muitas ideias e temáticas de forma filológica e mitológica em O Senhor dos Anéis. Um bom exemplo disso – que mostra que Tolkien não copiou A Maravilhosa Terra dos Snergs é como o escritor levou o conceito de um “mundo à parte” ainda mais longe, conferindo à Terra-Média uma grandiosidade de escala e dimensões linguísticas e históricas nunca vistas antes.

No final das contas, o entusiasmo e a admiração que Tolkien e seus filhos expressavam por A Maravilhosa Terra dos Snergs provavelmente foi um estímulo para que o autor iniciasse a escrita de O Hobbit em 1930, trilhando a partir disso seu próprio caminho. Não é à toa que o autor deixou escrito seu apreço pelo livro: “gostaria de deixar registrado o quanto eu e meus filhos amamos A Maravilhosa Terra dos Snergs de E. A. Wyke-Smith, principalmente a parte ‘snerg’ da história e Gorbo, uma preciosidade entre os cabeças-de-vento, um companheiro e tanto para qualquer aventura.” 

Uma joia da literatura infantil, A Maravilhosa Terra dos Snergs chegou recentemente na Editora Wish em uma edição ilustrada que enaltece o legado e renova o encanto de uma história repleta de imaginação, aventura e valores atemporais. A Maravilhosa Terra dos Snergs não apenas conquistou o coração da família Tolkien, mas continua até hoje encantando leitores de novas gerações, que mergulham em um universo lúdico que preserva a essência da fantasia que tanto amamos.

LEIA TAMBÉM: 7 filmes de O Vento nos Salgueiros

Sobre DarkSide

Avatar photoEles bem que tentaram nos vender um mundo perfeito. Não é nossa culpa se enxergamos as marcas de sangue embaixo do tapete. Na verdade, essa é a nossa maldição. Somos íntimos das sombras. Sentimos o frio que habita os corações humanos. Conhecemos o medo de perto, por vezes, até rimos dele. Dentro de nós, é sempre meia-noite. É inútil resistir. Faça um pacto com quem reconhece a beleza d’ O terror. O terror. Você é um dos nossos.

Website

0 Comentários

Deixe o seu comentário!


Obrigado por comentar! Seu comentário aguarda moderação.

Indicados para você!

O Vento nos Salgueiros + Brindes Exclusivos
R$ 89,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
  • Árvore de Ossos

    Sobreviventes
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
CuriosidadesGraphic Novel

O mito do vampiro no Japão

Entre tantos monstros memoráveis que habitam o mundo do terror, os vampiros...

Por DarkSide
FilmesFirestar Videolocadora

Sexta-feira 13: Um culto ao sangue

Vamos começar essa matéria dizendo que Jason Voorhess está em todo lugar. Nosso...

Por Cesar Bravo
DarksideMedo Clássico

A relação de Parasite Eve com Frankenstein

Desde o século XIX, a literatura vem explorando as ansiedades relacionadas ao avanço...

Por DarkSide
CuriosidadesGamesListas

Dungeons & Dragons e outros casos de Pânico Satânico

Para muitas pessoas que assistiram Stranger Things, aquela demonização do Hellfire...

Por DarkSide
NovidadesSéries

Algo Horrível Vai Acontecer: Vem aí a nova série dos Irmãos Duffer

Calma, o título deste post não tem nada a ver a repercussão da nova série dos...

Por DarkSide