Dark

BLOG

O UNIVERSO DARK DE FÃ PARA FÃ


Crime Scene FictionE.L.A.SLivros

Autoras de E.L.A.S que têm tudo a ver com as mestres do suspense

De Patricia Highsmith a Shirley Jackson

08/01/2025

Quem nunca leu um livro de suspense tão impactante que foi correndo procurar outros similares para compor a lista de próximas leituras? Afinal, é difícil resistir a um bom thriller, principalmente quando a obra é capaz de nos transportar para uma experiência intensa e inesquecível. Existem histórias tão marcantes que mal terminamos suas últimas páginas e já queremos mais, seja da mesma escritora ou de alguma outra tão brilhante quanto.  

LEIA TAMBÉM: Conheça as autoras responsáveis pelos thrillers da segunda temporada de E.L.A.S

Entre tantas autoras incríveis, nós sabemos que fica até difícil escolher sua próxima leitura ou até mesmo acompanhar os lançamentos do gênero. Pensando nisso, a Caveira trouxe o projeto especial E.L.A.S – Especialistas Literárias na Anatomia do Suspense, uma coleção exclusiva da marca Crime Scene Fiction que celebra as mais novas vozes do thriller mundial. E.L.A.S reúne grandes autoras do suspense contemporâneo, mulheres que cometeram o crime perfeito na ficção com tramas repletas de camadas e reviravoltas de tirar o fôlego

AUTORAS THRILLERS

Ficou perdido entre tantos nomes e não sabe qual dessas autoras vai te agradar mais? Deixa que a Caveira te ajuda com esse guia literário para todos os gostos. 

1. Megan Miranda para quem gosta de Patricia Highsmith

Conhecida pelo clássico O Talentoso Ripley, Patricia Highsmith era mestre em explorar personagens moralmente ambíguos em tramas permeadas por uma constante tensão. Se você gosta desse tipo de obra, carregada de mistérios psicológicos e que aborda as complexidades das relações humanas, precisa dar uma chance para Sobreviventes de Megan Miranda.

patricia highsmith
Patricia Highsmith

Um thriller arrepiante, o livro conta a história de um grupo de nove sobreviventes de um trágico acidente, que vitimou vários de seus colegas e professores durante uma viagem escolar. Um ano depois da tragédia, após o suicídio de um deles, o grupo fez um pacto de se reunir anualmente para relembrar e se proteger das dolorosas memórias. No entanto, no décimo aniversário do acidente, mais um sobrevivente tira sua própria vida, forçando o grupo a enfrentar erros e segredos do passado. 

Assim como Patricia Highsmith, Megan Miranda une mistério e psicologia, abordando personagens complexos, mas bastante falhos e distorcidos. Explorando questões de moralidade, inseguranças e relações humanas, a autora constrói personagens cujas decisões e ações geram conflitos e mistérios que voltam para assombrá-los no futuro. Apesar de suas diferenças, tanto Highsmith quanto Miranda criam atmosferas de crescente tensão em suas histórias, assim como enredos imprevisíveis que se desenrolam de forma surpreendente. 

megan miranda sobreviventes

2. A.R. Torre para quem gosta de Ruth Rendell

Também conhecida por seu pseudônimo Barbara Vine, Ruth Rendell foi uma das maiores escritoras de mistério e crime, ganhando até mesmo o apelido de “Rainha do Crime” com seu mais de 50 livros nas listas de best-sellers. Rendell ficou famosa por explorar a psicologia criminal e a natureza humana em seus romances, algo que a aproxima de A. R. Torre, autora de A Boa Mentira.

ruth rendell
Ruth Rendell

Este lançamento do projeto E.L.A.S. acompanha a psiquiatra Gwen Moore, especialista em assassinos e pessoas com instintos perversos. Entre seus pacientes, encontram-se indivíduos com uma personalidade muito parecida com a do serial killer BHK, o Assassino do Coração Sangrento, procurado pela morte de seis adolescentes. Quando Scott Harden, a última vítima do BHK, consegue escapar, ele identifica Randall Thompson, professor do ensino médio, como seu sequestrador. O caso parecia encerrado para Gwen e para todos os envolvidos, até que uma reviravolta inesperada acontece

Assim como Ruth Rendell, A. R. Torre explora as complexidades psicológicas de seus personagens, entregando um mistério focado no perfil psicológico e abordando os aspectos sombrios da psique humana e de comportamentos violentos. Ambas as autoras são conhecidas por seus suspenses psicológicos e por oferecerem ao leitor análises de comportamentos humanos, além de tratarem de temas como manipulação e controle psicológico. 

a boa mentira

3. Tana French para quem gosta de Paula Hawkins

Se você gosta do suspense psicológico de Paula Hawkins, conhecida pelo best-seller A Garota do Trem, precisa conhecer a escrita de Tana French, autora de Árvore de Ossos. Profunda e perturbadora, a obra segue Toby, um jovem privilegiado, que vê sua vida virar de ponta cabeça após sofrer um violento ataque em sua própria casa. Para se recuperar do caos físico e mental, ele se muda para a casa de sua família, onde encontra um crânio humano sob um antigo olmo, o que lhe força a confrontar o passado e uma verdade que talvez preferisse esquecer.

paula hawkins
Paula Hawkins

Tal qual Hawkins, Tana French explora o passado, as memórias e suas consequências e capacidade de influenciar o presente. Além disso, as duas autoras são conhecidas por abordarem temáticas como a confiança e o engano, de forma que a revelação de segredos ocultos é algo primordial para suas tramas.

Outra semelhança entre French e Hawkins são suas habilidades de criar mistérios de longa duração em camadas que se desenvolvem no ritmo perfeito e contam com reviravoltas graduais. Em Árvore dos Ossos, French oferece uma jornada que queima aos poucos, explorando os abismos da identidade humana e a forma como relações familiares podem tanto moldar quanto distorcer quem somos. 

4. Jeneva Rose para quem gosta de Gillian Flynn

Conhecida pelo best-seller Garota Exemplar, Gillian Flynn é uma autora que quase dispensa apresentações para os fãs de suspense psicológico, sendo famosa por suas reviravoltas impactantes, personagens falhos e abordagem de temas como manipulação. Se você é fã da autora, precisa conhecer Jeneva Rose, responsável por Casamento Perfeito, que apresenta a vida aparentemente perfeita do casal Sarah e Adam. No entanto, Adam mantém um segredo muito bem guardado e seu casamento não é tão perfeito quanto parece. Para piorar, a vida dos dois toma um rumo drástico quando Adam é preso sob a suspeita de assassinato, logo após o corpo de uma mulher ser descoberto na casa do lago do casal. 

gillian flynn
Gillian Flynn

Assim como Gillian Flynn, que teve seu romance adaptado para as telonas em 2014, Casamento Perfeito está em processo de adaptação para o cinema, com direção de Sigal Avin (responsável pela minissérie Losing Alice) e roteiro de William Broyles (conhecido por produções como O Náufrago e Infidelidade).

Além disso, as duas autoras compartilham o gosto por personagens moralmente ambíguos e frequentemente imersos em comportamentos questionáveis, motivações ocultas e jogos psicológicos. A partir disso, ambas criam atmosferas de desconfiança, colocando seus leitores em um estado constante de dúvida. 

Precisa de mais motivos? Tanto Flynn quanto Rose são conhecidas por explorarem os temas de manipulação psicológica em relacionamentos disfuncionais, tecendo enredos de traição, vingança, mentiras e mistérios para desafiar o leitor sobre o que é normal e saudável dentro destas relações. Assim como Amy Dunne em Garota Exemplar, a protagonista de Casamento Perfeito, Sarah, está envolvida em um casamento aparentemente impecável, mas que logo mostra estar imerso em segredos perturbadores. Um prato cheio para os leitores que adoram um thriller repleto de reviravoltas de tirar o fôlego.

casamento perfeito

5. Julia Heaberlin para quem gosta de Shirley Jackson

Conhecida por transitar magistralmente entre o horror, o gótico e o suspense, Shirley Jackson foi responsável por alguns dos maiores clássicos literários, como A Assombração da Casa da Colina. Se você, assim como a Caveira, é fã de Jackson, precisa dar uma chance para a visão mais contemporânea, mas igualmente assustadora, de Julia Heaberlin, autora de Sono Eterno das Margaridas.

shirley jackson
Shirley Jackson

Neste thriller misterioso, acompanhamos a história de Tessa Cartwright, que aos 16 anos foi encontrada quase sem vida em um campo no Texas. Sem ter muitas lembranças de como chegou ao local, Tessa se tornou a única sobrevivente das Margaridas, apelido das vítimas de um serial killer conhecido por cobrir suas covas com um tipo de margarida que abre suas pétalas à noite. Com seu depoimento, o caso foi encerrado e um homem sentenciado à pena de morte. No entanto, vinte anos depois, Tessa continua vivendo em um mundo de medos e traumas. Quando margaridas começam a aparecer em sua janela, ela percebe que o verdadeiro assassino está à solta e um homem inocente permanece no corredor da morte. 

Embora sigam por caminhos narrativos e temáticos distintos, tanto Jackson quanto Heaberlin abordam a exploração do desconhecido e misterioso, transmitindo ao leitor uma sensação constante de incerteza, muitas vezes guiada por traumas não resolvidos e mentes perturbadas. Enquanto para Jackson o inexplicável é central, Heaberlin, em livros como Sono Eterno das Margaridas, explora o mistério de eventos passados e o medo do desconhecido, aliado a sensação de perda e esquecimento.

sono eterno das margaridas

Ambas as autoras também são experts em criar atmosferas inquietantes e desconfortáveis, Jackson com suas residências isoladas e antigas, Heaberlin com um o estado do Texas. Além disso, Sono Eterno das Margaridas é uma ótima pedida para os fãs de Sempre Vivemos no Castelo, já que aborda no formato de suspense psicológico temas caros a Jackson, como o passado traumático e assombrado, a memória falha e personagens extremamente ambíguos

LEIA TAMBÉM: O que sabemos sobre a adaptação de Casamento Perfeito

Sobre DarkSide

Avatar photoEles bem que tentaram nos vender um mundo perfeito. Não é nossa culpa se enxergamos as marcas de sangue embaixo do tapete. Na verdade, essa é a nossa maldição. Somos íntimos das sombras. Sentimos o frio que habita os corações humanos. Conhecemos o medo de perto, por vezes, até rimos dele. Dentro de nós, é sempre meia-noite. É inútil resistir. Faça um pacto com quem reconhece a beleza d’ O terror. O terror. Você é um dos nossos.

Website

0 Comentários

Deixe o seu comentário!


Obrigado por comentar! Seu comentário aguarda moderação.

Indicados para você!

Sono Eterno das Margaridas +Brindes Exclusivos
R$ 79,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
Casamento Perfeito + Brindes Exclusivos
R$ 79,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
A Boa Mentira + Brindes Exclusivos
R$ 69,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
  • Árvore de Ossos

    Sobreviventes
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
CuriosidadesDarkside

Notícias absurdas que só poderiam acontecer em Três Rios

Localizada no noroeste paulista, a cerca de 535 km da capital do estado, a cidade de...

Por DarkSide
CuriosidadesFilmes

Por onde anda Daveigh Chase, de O Chamado

Daveigh Chase, mais conhecida por seu papel como Samara Morgan, em O Chamado (2002),...

Por DarkSide
NovidadesPerfil

Andrew Pyper: Uma celebração ao horror clássico em tempos atuais

Quando pensamos em horror clássico, normalmente nos lembramos de nomes como Bram...

Por DarkSide
FilmesResenha

Caveira Viu: Nosferatu

Publicado pela primeira vez em 1897, o romance Drácula do irlandês Bram Stoker foi...

Por DarkSide
FilmesNovidades

Vencedores do Globo de Ouro 2025 para a alegria dos DarkSiders

A primeira segunda-feira do ano já começou animada para os brasileiros com a vitória...

Por DarkSide