Dark

BLOG

O UNIVERSO DARK DE FÃ PARA FÃ


CaveirinhaDarksideLivros

Benefícios dos livros de colorir para adultos e crianças

Muitos mais do que uma febre multicolor

02/12/2025

Você provavelmente se lembra deles da infância: desenhos em preto e branco e caixinhas de lápis de cor eram um combo irresistível de infinitas possibilidades, em uma época livre de smartphones e algoritmos. De repente, eles voltaram a estar em todas as partes: os livrinhos de colorir. 

LEIA TAMBÉM: As muitas faces de Alice no País das Maravilhas

A verdade é que o ato de colorir, desenhar e criar arte não é restrito à infância, e nem deveria ser mesmo. Com as mais variadas opções de desenhos, desde os mais simples, com desenhos de traços fáceis, até os mais complexos, com efeitos sombreados e texturas, os livros de colorir voltaram com força no início do século XXI para artistas amadores de todas as idades.

A princípio vistos com certo ceticismo, eles se provaram um sucesso e uma alternativa irresistível para quem quer se livrar um pouco das telas, algoritmos e infinitas notificações dos smartphones. O que antes era visto apenas como um passatempo para crianças, logo se provou uma ferramenta de autocuidado e estímulo intelectual para adultos.

Colorir com crianças

Caso você ainda esteja procurando uma desculpa para dar mais cor aos seus dias ou aos dos pequeninos que tem por perto, a Caveira trouxe alguns benefícios dos livros de colorir tanto para crianças como para adultos.

Benefícios dos livros de colorir para crianças

Desenvolve o conhecimento das cores e habilidades motoras: colorir livros ajuda crianças pequenas a identificar diferentes cores e associá-las a objetos. Conforme elas enchem os desenhos de cores, elas a associam aos seus respectivos nomes e onde podem ser encontradas no mundo. Além disso, o ato físico de colorir auxilia no desenvolvimento da coordenação motora manual, que será muito útil assim que ela iniciar a vida escolar.

Incentiva a paciência e a perseverança: colorir páginas com desenhos progressivamente mais complexos e com cenários detalhados não é uma atividade para ser feita às pressas. As crianças precisam dedicar algum tempo olhando para o desenho e, cuidadosamente, escolhendo onde cada cor se encaixa. Isso as ajuda a desenvolver a paciência e a perseverança. Ao completar uma página inteira, elas aprendem a seguir em frente mesmo quando surge alguma parte mais difícil — uma habilidade pra lá de importante em um mundo cada vez mais imediatista como o de hoje.

Menina pintando

Fomenta a imaginação e as habilidades narrativas: antes de começar a colorir, as crianças costumam imaginar o que querem criar naquela página em branco. Elas pensam nos personagens e eventos que querem criar e até mesmo inventam histórias para eles em suas mentes. Páginas com histórias sequenciais as ajudam a desenvolver habilidades narrativas, conforme elas visualizam a história uma imagem por vez, criando uma história completa com suas cores. 

Benefícios dos livros de colorir para adultos

Uma técnica de mindfulness: colorir estimula a sua atenção plena, a estar presente no momento. Por exemplo, quando você foca em uma cor e em se manter dentro das linhas do desenho, está pensando no momento, concentrando-se apenas nas sensações e emoções que aquilo te proporciona. Caso a sua mente se distraia, tente voltar o foco para o desenho em si. Quando você faz isso, usa partes do seu cérebro que aumentam o foco e a concentração, permitindo que você se desconecte de pensamentos estressantes.

Aliviar o estresse: colorir ajuda a acalmar o cérebro e ajuda o seu corpo a relaxar. Isso pode melhorar a qualidade do seu sono, resultando na diminuição de dores pelo corpo, auxiliando a controlar a pressão arterial, sua respiração e até mesmo sintomas de ansiedade. Vale lembrar que colorir não promove qualquer tipo de cura, mas é uma técnica que pode ser utilizada de maneira complementar a tratamentos médicos e psicológicos.

mulher colorindo

Abraçar o imperfeito: temos uma ótima notícia para quem se sente cobrado o tempo inteiro, seja no trabalho, nos cuidados com a saúde ou em qualquer outro setor da vida: não existe certo ou errado ao colorir livros. Você não está competindo com ninguém, não precisa performar e nem agradar ninguém. Quando estiver enchendo um desenho de cores, desapegue de julgamentos, expectativas ou daqueles tutoriais mirabolantes que você deve ter visto na internet. A única coisa que importa aqui é se divertir com os desenhos.

Um mundo de cores na DarkSide® Books

Entusiastas dos livros de colorir agora contam com títulos da Caveira para encher seus universos de cores — independentemente da idade. Alice no País das Maravilhas para Ler e Colorir é uma reedição da adorável Baby Alice, versão que nasceu poucos anos após a publicação do clássico original, quando o próprio Lewis Carroll decidiu adaptar sua obra-prima para o público infantil. Uma versão acessível e poética para crianças de zero a cinco anos com a arte do ilustrador original, John Tenniel, que redesenhou parte de suas imagens para acompanhar os pequenos nessa primeira viagem literária.

alice para ler e colorir

Para quem não tem medo de encarar jornadas épicas, inclusive nos livros de colorir, os dois livros do universo D&D merecem ser explorados. Em Dungeons & Dragons: Caverna das Cores, cada página é um convite a explorar o multiverso de D&D — de reinos sombrios a tavernas acolhedoras, de monstros lendários a artefatos encantados. 

Em Dungeons & Dragons: Caverna das Cores – Volume 2, a aventura continua, em mais um produto oficial D&D. Os dois volumes são publicados com papel offset 120 gramas, — perfeito para utilizar suas canetinhas, lápis e marcadores —, impressão em uma face da página, evitando marcas indesejadas no verso, e folha de acetato de proteção que acompanha cada exemplar. É a melhor experiência que fãs e colecionadores vão encontrar para compartilhar grandes aventuras com seus amigos e familiares.

LEIA TAMBÉM: O legado de Dungeons & Dragons

Sobre DarkSide

Avatar photoEles bem que tentaram nos vender um mundo perfeito. Não é nossa culpa se enxergamos as marcas de sangue embaixo do tapete. Na verdade, essa é a nossa maldição. Somos íntimos das sombras. Sentimos o frio que habita os corações humanos. Conhecemos o medo de perto, por vezes, até rimos dele. Dentro de nós, é sempre meia-noite. É inútil resistir. Faça um pacto com quem reconhece a beleza d’ O terror. O terror. Você é um dos nossos.

Website

0 Comentários

Deixe o seu comentário!


Obrigado por comentar! Seu comentário aguarda moderação.

Indicados para você!

  • Árvore de Ossos

    Sobreviventes
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
CuriosidadesGraphic Novel

O horror extremo de Hideshi Hino

Frequentemente citado como uma grande influência para Junji Ito, Hideshi Hino é um...

Por DarkSide
Crime SceneCuriosidades

Dahmer & Dressler: desconhecidos, mas faces da mesma moeda

A data de 22 de julho de 1991 foi completamente atípica para o médico legista do...

Por Daniel Cruz
CuriosidadesMagicae

O que explica o sucesso dos tarots atualmente?

Nos últimos anos, os tarots têm ganhado cada vez mais popularidade, se destacando na...

Por DarkSide
CuriosidadesListasSéries

6 livros para quem está obcecado por Pluribus

O que se perde quando todas as pessoas do mundo concordam? Esse é apenas uma das...

Por DarkSide
Graphic NovelLançamento

Lançamento: Box dos Horrores Junji Ito: Fragmentos do Horror e Contos de Horror da Mimi, por Junji Ito, Hirokatsu Kihara e Ichiro Nakayama

Kowai! É assim que se diz “assustador” em japonês. E poucas coisas podem ser mais...

Por DarkSide