Dark

BLOG

O UNIVERSO DARK DE FÃ PARA FÃ


DarkSide Books

DarkSide® Books: Um sonho de terror que encanta há 13 anos

Feita por fãs e para fãs, aqui cada livro é uma verdadeira celebração

31/10/2025

Quantas histórias um livro pode contar? Tem a narrativa em si, a história de vida do próprio autor ou autora que o escreveu e a história de seus leitores, que irão imprimir suas próprias considerações para aquilo que acabaram de ler. Mas há muitas outras jornadas envolvidas aqui: as das pessoas e dos sonhos que permitiram a existência daquele livro.

LEIA TAMBÉM: DarkSide Books alcança a marca de 1 milhão de seguidores no Instagram

Aqui na DarkSide®, livros não são simples objetos. São entidades vivas carregadas de vivências e experiências que começaram muito antes do próprio nascimento da editora, da Caveira que tanto amamos. Tudo começou com os fãs — de livros, é claro, mas também de filmes, quadrinhos, videogames, fitas de VHS e LPs tocados ao contrário.

Há 13 anos esses fãs se reuniram para criar algo único, uma conexão que realmente parece ter se formado em outros mundos. Junto dos DarkSiders, a Caveira seguiu mapas do tesouro, caçou pistas de assassinos em série, firmou pactos sinistros, viajou no tempo, atendeu ao chamado da magia e de fábulas perdidas no tempo, e reacendeu a chama macabra dos nossos corações trevosos. 

Um Dia das Bruxas que vive há 13 anos

A história de origem da DarkSide® parece ter saído de um clássico de Sessão da Tarde dos anos 1980 nos moldes dos Goonies. Fãs apaixonados por livros, terror e cultura pop decidiram que era hora de compartilhar as histórias que tanto amavam com os fãs. Mas não bastava apenas editar e publicar livros, e sim verdadeiras experiências literárias feitas por quem nutre o mesmo carinho por esse universo.

goonies

Das conversas descontraídas a cada papo de boteco e delírios etílicos, as ideias de Christiano Menezes e Chico de Assis foram sendo colecionadas, e o projeto começou a ser formatado enquanto ambos cuidavam do seu escritório de design Retina 78. Eles se uniram então a um “especialista em histórias do outro mundo”, o roteirista, escritor e biógrafo de Chico Xavier, Marcel Souto Maior. Mais do que uma editora, a DarkSide® Books nasceu como se fosse uma banda de rock. “Vejo a banda como uma família que você escolhe. É um grupo de pessoas que você admira, cresce junto, divide lágrimas e conquistas. São mundos compartilhados que te transformam para sempre”, afirma Christiano Menezes, diretor editorial e sócio-fundador da DarkSide.

Desde o início, a Caveira se comprometeu com os fãs de terror, fantasia e cultura pop, trazendo obras como a trilogia original de Star Wars, Tubarão, Psicose, O Colecionador, Hellraiser, Drácula, Frankenstein e tantas outras histórias que marcaram ou que ainda irão marcar os DarkSiders. Tudo isso sem nunca perder a emoção de fã a cada contrato assinado com autores que formam as bibliotecas da equipe Dark, como Stephen King e Clive Barker.

coleção livros de sangue

A relação com os autores também é bem pessoal, conforme explica o diretor de novos negócios e sócio-fundador Chico de Assis, que cita um episódio particular com Zé do Caixão, que é padrinho da DarkSide®: “Lembro com carinho e orgulho de meu braço apoiando a caminhada do Zé do Caixão enquanto atravessávamos a pé a Avenida Paulista. Eu tinha passado na casa dele para buscá-lo e o levei para uma entrevista. Depois, fomos direto para o lançamento no Conjunto Nacional. Teve uma mesa de debate e o salão estava lotado. Foi emocionante ver tanta gente ali para ouvi-lo falar”. Chico é tão fã do cineasta que em uma festa de aniversário da Caveira se fantasiou como ele: “Até a unha eu consegui reproduzir!”. 100% de fã para fã.

O livro como um portal de pesadelos e fascínio

A DarkSide® nasceu dos anseios de fãs e desde então trata cada publicação como aquele item raro de colecionador, que merece um lugar especial após ter suas páginas devidamente devoradas. Aqui, livros são verdadeiras entidades, objetos cultuados como verdadeiros portais para outros mundos. 

“Queremos estimular o leitor a vivenciar a experiência sensorial do livro físico. Nosso DNA é do livro físico, queremos que o público se desligue da tomada, dos equipamentos eletrônicos, e se conecte com o presente, com o folhear das páginas”, defende o diretor de planejamento e sócio-fundador Marcel Souto Maior.

Na DarkSide® o cuidado começa desde a escolha dos títulos até a confecção e envio dos volumes que chegam às casas dos DarkSiders. “Todos que trabalharam e trabalham na editora no processo editorial são leitores natos, amam livros e têm uma paixão e dedicação natural a eles”, garante Bruno Dorigatti, gerente editorial da Caveira.

livrarias e livros físicos

Mais do que livros, a DarkSide® proporciona experiências completas aos fãs de suas obras, como toda boa história horripilante. Segundo Menezes, “o terror é sensorial de origem. A Dark é cheiro, toque, encantamento e curadoria. Nosso trabalho não é só editar livros, mas sim surpreender os leitores criando uma imersão que sempre nasce das palavras.”

E o aspecto visual vai além de ser apenas um produto bonito, conforme pontua o gerente de marca Arthur Moraes: “Quando um leitor se apaixona por uma edição bonita, não é apenas pela beleza do objeto em si, mas sim pela ligação que isso cria entre ele e todos os envolvidos na publicação da obra. Ele percebe que o mesmo respeito e carinho que tem por aquela história esteve presente com todas as pessoas envolvidas na criação daquela edição. Isso gera uma ligação muito forte entre os autores, leitores e editora.”

Dos clássicos ao disruptivo

Quem conhece bem a Caveira sabe que aqui não há história antiga ou transgressora demais — todas têm um lugar especial no coraçãozinho dos DarkSiders. Para a gerente editorial Marcia Heloisa, que também traduziu obras como Edgar Allan Poe: Medo Clássico, Alice no País das Maravilhas e O Mágico de Oz, há histórias que são eternas, sobretudo as que nos inspiram e nos fazem sonhar: “Os clássicos são as raízes de muitos dos nossos frutos, e retornar às nossas raízes é sempre uma jornada fascinante”.

o mágico de oz

Não apenas os clássicos da literatura têm espaço no acervo Dark. Obras consagradas no cinema que foram adaptadas de livros tiveram suas histórias ressuscitadas nas páginas da Caveira, como é o caso de Psicose, O Colecionador e O Bebê de Rosemary. Esse último é, inclusive, um dos favoritos de Marcel Souto, uma conquista que ele festejou (e muito) e que é considerada por ele um presente na trajetória da editora.

Muito mais do que terror corre nas veias da Caveira

O terror pode até ter sido o início e o meio de tudo, mas ele está longe de ser o único fim da DarkSide®. Em 13 anos, a editora expandiu seu leque de possibilidades e trouxe outras narrativas para o seu panteão de obras através de marcas como DarkLove, Caveirinha, Graphic Novel, Crime Scene e Magicae. “A criação de algumas marcas acaba sendo uma resposta aos desejos dos nossos leitores, que também estão desbravando o mundo conosco”, comenta Raquel Moritz, diretora de Estratégia Editorial. 

Os DarkSiders ganharam em possibilidades de mundos a serem explorados, mas isso não significa que cada um desses livros caminhe sozinho dentro da editora, como defende Dorigatti: “De alguma maneira, esses universos todos se conectam, dialogam e constroem pontes entre si”.

No true crime, por exemplo, a DarkSide® ajudou a pavimentar o caminho para o gênero no Brasil em uma parceria matadora com a escritora Ilana Casoy, que é madrinha da marca Crime Scene®. “A DarkSide® joga luz onde é sombrio. Eu também faço isso e temos um casamento perfeito: eles entendem o que eu falo e vice-versa”, declarou a criminóloga.

livros crime scene

Uma fazenda essencialmente Macabra

Na Quarta-feira de Cinzas, a Macabra Filmes e a DarkSide® Books selaram um pacto eterno, promovendo filmes e seus criadores, apresentando com curadoria e critério os novos nomes do cinema de terror nacional e internacional. Em 2020, a Macabra também virou uma marca editorial, trazendo livros e quadrinhos que reafirmam o compromisso da DarkSide® com o horror em sua essência — seja ele real ou da ficção.

Macabra é a fazenda do terror. Um terreno fértil onde florescem o horror e a beleza, a vida e a morte. “Macabra é o espaço onde cultivamos o lado mais sombrio e visceral das nossas histórias. Não só publicamos livros — semeamos experiências que inquietam, provocam e transformam”, define Raquel Moritz, diretora de estratégia editorial.

As publicações cultivadas na Fazenda Macabra são o resultado de uma seleção do que há de mais enervante, desde filmes capazes de causar calafrios até os aspectos mais sinistros da natureza, da medicina e do comportamento humano. “Cada livro da Macabra é como uma semente rara. Escolhemos aquilo que incomoda, que tira o leitor do lugar confortável e o convida a atravessar, com coragem, as zonas mais sombrias da existência”, complementa Raquel.

macabra

O encontro fabuloso da Caveira e da Raposa

Em outubro de 2023, a DarkSide® expandiu seu bosque de contos de fadas, fábulas e histórias quase perdidas no tempo ao se unir à Editora Wish, fundada pela visionária produtora editorial Marina Avila. A editora é reconhecida por uma nova geração de leitoras e leitores pelo primor e atenção a cada detalhe gráfico e editorial, além do sucesso no Catarse, principal plataforma de financiamento coletivo do Brasil. 

Tanto a DarkSide® como a Wish nasceram no universo on-line e estão alinhadas na  filosofia de “fã para fã”. “É uma admiração de longa data que se transformou em um desejo colaborativo de contar novas histórias. Uma potência comercial e inovadora de profissionais jovens e únicos no mercado”, diz Chico de Assis, diretor de novos negócios da DarkSide® Books.

O trabalho da jovem editora contagiou os três sócios da Darkside® Books logo no primeiro contato com seus livros. “A Marina e toda sua equipe sabem e amam o que fazem, isso transpira em cada página de seus livros. Vi que tínhamos uma paixão em comum pela literatura e pela força sensorial do objeto livro”, afirma Marcel Souto Maior, diretor de planejamento da DarkSide®.

coleção áurea

Há quase dois anos fazendo parte do grupo DarkSide®, a Wish mantém sua autonomia e essência, contando com todo o suporte da estrutura da Caveira. “Isso nos proporcionou uma maior liberdade criativa e ganhos de escala significativos nas negociações com clientes e fornecedores”, comemora Marina, que permanece à frente do projeto editorial.

Do thriller à magia

Como uma boa pré-adolescente ansiosa por viver novas experiências, a Caveira segue inovando e expandindo seus domínios. Um de seus projetos especiais mais recente é a coleção E.L.A.S — Especialistas Literárias na Anatomia do Suspense, que reúne grandes autoras de thrillers contemporâneos, como Alice Feeney, Jeneva Rose e Tana French. 

No último ano a DarkSide® também inaugurou a sua linha de Tarots & Oráculos Magicae. Dos baralhos medievais à simbologia moderna das cartas divinatórias, estes tarots e oráculos são poderosos instrumentos de criatividade, autoconhecimento e cura dos labirintos da alma. Todos são publicados em edições especiais compostas por baralhos completos e livros guia em português.

Um pacto selado de fã para fã

Fora do clã DarkSide®, o mundo teve suas próprias mudanças e evoluções, interferindo diretamente no mercado editorial. O comércio de rua se viu desafiado pelo avanço do e-commerce e os livros competem com uma gama cada vez mais ampla de outras mídias. Mas quem nasceu do terror sabe que é preciso se posicionar se você quiser se tornar a final girl da história.

E foi justamente o olhar de fã que ajudou a construir uma relação ainda mais próxima com o público Dark. “Não admitimos entregar um livro que admiramos de uma forma que não nos encantaria, como fãs que somos”, garante Mike Ribera, diretor de marketing e operações. 

Arthur Moraes complementa esse raciocínio: “No final das contas, a DarkSide® é muito mais a forma que ela é percebida pelos leitores do que o que nós queremos que ela seja. E é por isso que tudo é feito com tanto cuidado e carinho”.

“A experiência de recebimento, unpacking, e leitura de um livro nosso se tornou um ritual entre os DarkSiders e temos muito orgulho disso. Essa proximidade e cumplicidade com os leitores é o que torna a marca DarkSide® única”, complementa Mike.

O combustível que mantém os motores da Caveira a todo vapor é sem dúvidas a troca com os fãs. Uma relação que foi cultivada com naturalidade desde o início, conforme explica Christiano: “Sempre alimentamos uma relação de fã para fã. A Dark não existiria sem essa proximidade com os leitores e sem as redes sociais”.

Nunca duvide do poder dos livros

Ao longo de uma década, a editora recebeu os mais emocionantes relatos dos leitores de como as obras publicadas pela DarkSide® causaram algum impacto em suas vidas. 

Um deles aconteceu nos primeiros anos da Caveira, de uma jovem avó que havia perdido sua filha há alguns anos e estava buscando forças e formas para contar a verdadeira história para o neto, que ficou sob seus cuidados. Ela compartilhou sua experiência de forma muito profunda e agradeceu pelo envio do livro O Último Adeus para ele. Além de lidar com a dor do suicídio da filha, ela tinha dificuldade de cuidar do neto para que ele pudesse crescer sem culpar a mãe. A leitora compartilhou o quanto a leitura do livro foi transformadora na vida dos dois.

o ultimo adeus

Um outro caso especial foi a mensagem de um leitor que tinha uma mãe semianalfabeta e que se apaixonou pela edição de A Menina Submersa. Ele relatou que a mãe dizia saber como era a história e os sentimentos da personagem mesmo sem conseguir ler quase nada. Contou que a mãe acariciava e folheava o livro durante horas antes de dormir.

Um episódio em um evento da editora prova que a Caveira já está marcada na pele dos DarkSiders: “Um jovem vendedor de livros se levantou, puxou a manga da camisa e mostrou a assinatura do Stephen King tatuada. Ele tirou da capa de um dos nossos livros. Foi a primeira tattoo. Depois dela vivem nos contando: a logo da Caveirinha, o D do Dicionário dos Demônios e por aí vai”, relembra Chico de Assis.

Vida longa à literatura, à cultura e ao terror

A cada livro lançado, a Caveira causa algum tipo de impacto. Seja nos leitores habituais, seja naqueles que ainda não se entregaram por completo às possibilidades que se escondem a cada página virada.

caveira

Ao olhar para trás, de tudo o que já foi caminhado nesses dez anos, Christiano Menezes carrega a certeza de que “só vale trabalhar com arte se a arte alimenta sua alma”. Nesse sentido, uma das coisas que mais lhe dá orgulho é “ter encontrado e também ter sido encontrado pelas pessoas certas no meio da floresta escura”.

No que depender da família DarkSide®, os fãs ainda podem esperar muitas surpresas e histórias que vão do encanto ao espanto. Coloque mais prateleiras na estante e se abra para o inesperado. A Caveira ainda tem muitas revoluções para fazer! 

LEIA TAMBÉM: Estande Casa Dark foi reconhecido com o Prêmio Alfredo Machado

Sobre DarkSide

Avatar photoEles bem que tentaram nos vender um mundo perfeito. Não é nossa culpa se enxergamos as marcas de sangue embaixo do tapete. Na verdade, essa é a nossa maldição. Somos íntimos das sombras. Sentimos o frio que habita os corações humanos. Conhecemos o medo de perto, por vezes, até rimos dele. Dentro de nós, é sempre meia-noite. É inútil resistir. Faça um pacto com quem reconhece a beleza d’ O terror. O terror. Você é um dos nossos.

Website

0 Comentários

Deixe o seu comentário!


Obrigado por comentar! Seu comentário aguarda moderação.

Indicados para você!

O Fantasma Da Ópera + Brinde Exclusivo
R$ 99,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
Divórcio Perfeito + Brindes Exclusivos
R$ 79,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
  • Árvore de Ossos

    Sobreviventes
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Crime SceneCuriosidades

A influência da Condessa Báthory na cultura pop

Vampira, bruxa, obcecada por juventude e a primeira assassina em série da história....

Por DarkSide
DarksideEntrevista

Cesar Bravo: “Eu precisei descansar do inferno por alguns anos”

A faca de Cesar Bravo segue afiada e, quase dez anos depois, o autor retornou aos...

Por DarkSide
CaveirinhaLivrosNovidades

9 livros da DarkSide altamente recomendáveis pela FNLIJ 2025

A Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil anunciou os livros indicados com...

Por EducaDark
CuriosidadesFilmesMedo Clássico

Um Fantasma da Ópera por Guillermo del Toro?

Depois de muita expectativa,  Frankenstein de Guillermo del Toro finalmente chegou...

Por DarkSide
FilmesFirestar Videolocadora

The Blood on Satan’s Claw: misticismo, bruxaria e a pele do diabo

Para se conhecer verdadeiramente o presente é preciso vasculhar o passado. Nessa...

Por Cesar Bravo