Dark

BLOG

O UNIVERSO DARK DE FÃ PARA FÃ

SOMOS Livros

Eu já era estoica e nem sabia

Algumas lições nos acompanham pela vida

Por Fernanda Lizardo

“O que não tem remédio, remediado está.”

“Há males que vêm para bem.”

“Não deixe para amanhã o que você pode fazer hoje.”

Como alguém vinda de uma família do interior de Minas Gerais, cresci ouvindo ditados populares. Bons mineiros que somos, apreciamos café recém-coado com pão de queijo e, para acompanhar, uma frase capaz de resolver os momentos de angústia.

Embora eu nunca tivesse feito associação direta até então, percebi que esses ditados carregam consigo uma boa dose de estoicismo. E isto se evidenciou quando a SOMOS Livros me convidou para traduzir dois livros de seu catálogo de lançamento: O Pequeno Manual Estoico, de Jonas Salzgeber e Ser Estoico: Eterno Aprendiz, de Ward Farnsworth

LEIA TAMBÉM: DESVENDANDO O ESTOICISMO COM WARD FARNSWORTH

Eu já era estoica e nem sabia.

Não vou ficar aqui esmiuçando o estoicismo como arte filosófica (prefiro que você leia os livros para entender melhor). A grande questão é que tanto O Pequeno Manual Estoico quanto o Ser Estoico me mostraram que algumas lições sempre estiveram na minha vida — e elas são atemporais e podem ser muito úteis na rotina. Pois é… As angústias dos cidadãos romanos que faziam fofoca nos banhos comunitários não eram muito diferentes das nossas (que hoje fofocamos na internet).

Eis meus 5 ensinamentos estoicos favoritos:

1. Aceite e ame o que vier.

Calma, ninguém está mandando você ser condescendente ou passivo. Este ensinamento diz mais sobre entender as coisas que você não consegue mudar. É como o ditado que minha mãe repetia: “o que não tem remédio, remediado está”.

2. Lembre-se da impermanência das coisas.

Este serve para tudo. É um lembrete de que não devemos nos apegar demais aos bens materiais (porque eles acabam) e também um lembrete de que devemos demonstrar amor para com os nossos e aproveitar muito a vida, pois é curta.

LEIA TAMBÉM: COMO SE MANTER INABALÁVEL NO MUNDO EM QUE VIVEMOS?

3. Faça o que tem que ser feito.

Se você trabalha, tem um TCC para entregar ou é responsável pelo jantar dos seus filhos, sabe do que estou falando aqui. Às vezes não temos escolhas, as obrigações nos esperam. Os estoicos nos ensinam que não adianta lamentar pelo que precisa ser feito. E depois que fizermos, é isso: está pronto.

4. Tranquilidade não tem preço.

Quantas vezes já perdemos a cabeça por causa de uma bobagem? Uma blusa manchada, o sinal vermelho que demora para abrir, o amigo que chegou atrasado… Eu nunca me estressei por pequenas coisas… Para quê estragar o dia por tão pouco? Achei que fosse obra dos ditados lá de Minas Gerais, mas era coisa dos estoicos mesmo.

5. Gentileza gera gentileza.

Já experimentou não se meter nas tretas na internet? Já tentou ser legal com quem não é legal com você? (É difícil, eu sei.) Experimente. Vai por mim, a vida fica bem mais fácil quando você é gentil. E no fim as pessoas começam a ter vergonha de fazer grosserias com você. E tudo fica mais leve.

Será que você também já se viu com esses pensamentos? Tem muito mais de onde veio. Convido vocês a mergulharem nestas duas obras especiais que guiam os leitores em suas redescobertas filosóficas. Nunca é tarde para ressignificar o próprio olhar.

Fernanda Lizardo é tradutora e editora.

LEIA TAMBÉM: SOMOS O QUE VOCÊS SONHAM

Sobre SOMOS Livros

Redescobrir, ressignificar, reaprender e compartilhar conhecimento é o que move a SOMOS Livros, uma nova marca editorial da DarkSide Books que expande seu diálogo com uma geração extraordinária de leitores, cientistas, pensadores, filósofos, poetas, professores, psicanalistas e contadores de histórias capazes de nos ajudar a ressignificar a vida. SOMOS LIVROS. SOMOS LIVRES. DO INÍCIO AO FIM.

3 Comentários

  • Vanessa T Oliva

    7 de setembro de 2021 às 13:56

    Redescobrir,reaprender e ressignificar e compartilhar conhecimento para melhorar a nossa existência e do outro é mágico!
    Muito obrigado pela recomendação dos livros, sou estóica também.

  • Maria José

    15 de setembro de 2021 às 08:35

    Gosto muito e sigo no que posso a filosofia estóica. Lembrei muito da minha vó com esses ditos.

  • Nara Gomes

    15 de setembro de 2021 às 11:10

    “Eu já era estoica e não sabia” e eu também. A impermanência das coisas e a finitude da vida. Faz com que eu aproveite cada minuto do dia. E gentileza é um caminho muito fácil e deixa a vida mais leve.
    Obrigada pelas indicações dos livros!

Deixe o seu comentário!


Obrigado por comentar! Seu comentário aguarda moderação.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Crime SceneFilmesSéries

Raphael Montes: Das páginas para as telas

Raphael Montes sempre demonstrou seu interesse pela Literatura e, embalado por livros...

Por DarkSide
HalloweenLançamentoMacabra

Lançamento: Halloween – O Legado de Michael Myers, de Dustin McNeill e Travis Mullins

A Macabra Filmes, em parceria com a DarkSide® Books, realiza um sonho antigo da...

Por Macabra
Graphic NovelVários

Stephen King assombra o mundo há 74 anos

Stephen King é um dos maiores mestres do terror e vem aterrorizando gerações com...

Por DarkSide
Dark HouseDarksideLançamento

Dark House: Uma coleção de casas diabolicamente assombradas

Para celebrar nove anos de histórias assombrosas, a Caveira convida os darksiders a um...

Por DarkSide
DarksideLançamento

Nova edição: Amityville, de Jay Anson

Depois de passar um período fechada, a propriedade no número 112 da Ocean Avenue...

Por DarkSide