Dark

BLOG

O UNIVERSO DARK DE FÃ PARA FÃ


CuriosidadesDarkSide BooksFilmes

Fatos mais assustadores sobre o caso da família Smurl

Ele será retratado em Invocação do Mal 4: O Último Ritual

20/05/2025

Com o capítulo final de Invocação do Mal chegando aos cinemas em setembro deste ano, muitos fãs estão ansiosos para saber mais sobre o caso real que será retratado no filme, o qual marca a despedida de Patrick Wilson e Vera Farmiga da franquia. Sim, isso mesmo. Depois de mais de dez anos interpretando Ed e Lorraine Warren nos cinemas, a dupla confirmou que esta será sua última participação no Invocaverso. Não é à toa então que o produtor e roteirista, James Wan, escolheu um caso bastante assustador e controverso, investigado pelo casal Warren na vida real, para fechar com chave de ouro a participação da dupla na franquia. Chegou a hora dos fãs conhecerem a história da família Smurl

LEIA TAMBÉM: É verdade que Ed e Lorraine Warren teriam trabalhado com um futuro papa?

Dirigido por Michael Chaves, Invocação do Mal 4: O Último Ritual se passa na década de 80, algum tempo depois dos eventos retratados no terceiro filme, A Ordem do Demônio. Na história, acompanhamos os Warren enquanto eles ponderam a aposentadoria. No entanto, tudo muda quando um casal desesperado da Pensilvânia, cuja residência é atormentada por uma violenta presença maligna, implora por sua ajuda.

invocação do mal 4

Embora seja uma novidade no Invocaverso, a história da família Smurl é bastante conhecida no mundo das investigações sobrenaturais. Na verdade, ela até já foi retratada em outro filme de terror, A Casa das Almas Perdidas, um longa de 1991 produzido diretamente para a televisão que trouxe os atores Diane Baker e Stephen Markle como Lorraine e Ed Warren. O caso também foi objeto de investigação do jornalista Robert Curran em seu livro Ed & Lorraine Warren: Vidas Eternas, publicado pela DarkSide® Books.

Um caso infame de infestação demoníaca, o tormento da família Smurl promete não apenas aterrorizar os fãs da franquia cinematográfica, como também explorar o lado mais humano e as fraquezas do casal Warren. Conheça agora alguns fatos assustadores sobre essa história real. 

Tudo começou com eventos aparentemente inofensivos

A história da família Smurl começou em 1973, quando o casal Jack e Janet se mudaram, junto com seus filhos e os pais de Jack, para uma antiga casa de dois andares em West Pittson, na Pensilvânia. Após terem perdido sua moradia devido às enchentes causadas pelo furacão Agnes no ano anterior, a família estava ansiosa por um recomeço. Jack então investiu todas as suas economias na residência, visando renová-la e transformá-la em um lar. No entanto, desde que chegou em West Pittson, a família Smurl foi avisada de que não era bem-vinda no local e o sonho do recomeço se transformou lentamente em um pesadelo sem fim. 

casa família Smurl

Inicialmente, os membros da família alegavam ter vivenciado incidentes incomuns, mas inofensivos, muitos dos quais pareciam problemas típicos de casas antigas. Objetos desapareciam misteriosamente, portas abriam e fechavam sozinhas, os vasos sanitários inexplicavelmente davam descarga e eletrodomésticos queimavam sem nenhuma explicação. Para piorar, manchas nas paredes continuavam aparecendo, mesmo após limpezas intensas e a casa era atormentada por odores horríveis, os quais lembravam enxofre e carne podre.

Logo, a atividade aumentou para ruídos inexplicáveis e gritos aterrorizantes que vinham do nada, tirando o sono dos membros da família. Não demorou muito para que os eventos escalonassem para fenômenos ainda mais violentos, convencendo os Smurls de que eles não estavam sozinhos no local. 

Figuras sombrias, agressões físicas e violência sexual

Tudo piorou quando os membros do clã Smurl passaram a ser “visitados” por uma figura sombria que ocasionalmente aparecia flutuando pelos corredores da residência, com Janet afirmando ter visto na casa uma figura humana sem rosto. A atividade paranormal foi se tornando cada vez mais agressiva com o passar dos anos, já que as entidades deixaram de apenas se manifestar e passaram a também atacar a família. Uma das filhas de Jack e Janet foi empurrada da escada, enquanto outra sofreu um acidente com um lustre que inexplicavelmente caiu do teto. Objetos voavam pela casa e até o pobre cachorro da família, o pastor alemão Simon, foi jogado contra uma parede por uma força invisível. Esses horríveis atos de violência duraram quase uma década e se intensificaram após Janet dar à luz a gêmeas. 

família Smurl

A violência física culminou na agressão sexual do casal Smurl. Jack afirmou ter sido violentado por uma entidade demoníaca, a qual o segurou e imobilizou, enquanto Janet alegou ter sofrido toques e puxões enquanto dormia. Mais tarde, foi explicado que a entidade era um súcubo, um demônio sexual feminino. 

Nada resolvia o problema

Assustados, os Smurls resolveram procurar ajuda da Igreja Católica e diversos sacerdotes visitaram a residência para realizar bênçãos e purificações. No entanto, nada parecia resolver o problema e a família continuou atormentada por forças malignas. Após uma investigação infrutífera da Igreja, que relutou em agir e aprovar um exorcismo formal, a família decidiu procurar a imprensa, o que criou um grande frenesi na mídia com a presença de diversos jornalistas no local. Isso, por sua vez, gerou ressentimento dos moradores e vizinhos, que se incomodaram com a atenção negativa e passaram a acusar os Smurl de fraude. Alguns desses encontros chegaram a culminar em violências, com pessoas batendo nas portas e arremessando tijolos pela janela. Dessa forma, os membros da família encontravam-se hostilizados tanto por forças sobrenaturais, que vinham de dentro de sua casa, quanto por seus vizinhos e pessoas do mundo de fora. 

No entanto, a repercussão midiática atraiu a atenção de Ed e Lorraine Warren, que foram então recomendados aos Smurls como os únicos capazes de ajudá-los. É a partir da investigação dos Warren, que ocorreu no ano de 1986, que temos a grande maioria das informações e documentos do caso. 

Ed & Lorraine Warren

Os Smurls nunca abriram uma porta para entidades sobrenaturais

Quando Ed e Lorraine Warren foram investigar a casa, uma coisa se destacou imediatamente aos olhos do casal: a família nunca havia aberto um portal para que essas entidades sobrenaturais pudessem adentrar em suas vidas. Isso queria dizer que ela não havia estabelecido nenhum tipo de contato. De acordo com Ed, eles haviam sido aleatoriamente selecionados para esse tormento. 

Em uma entrevista em 1986, Ed afirmou que encontrou uma presença maligna logo em sua primeira noite na residência. Segundo o investigador, móveis começaram a se mover sozinhos, a temperatura caiu bruscamente e uma massa escura se formou à sua frente quando ele tentou expulsar a entidade com água benta, crucifixo e óleo sagrado.  Enquanto os Warren estavam no local, eles ainda afirmaram ter vivenciado diversos fenômenos, como quedas de temperatura e aparições sombrias. Segundo o casal, eles também encontraram uma mensagem escrita no espelho em que a presença maligna exigia que fossem embora. 

Haviam quatro presenças na casa

Ao longo de sua investigação, que durou vários meses, os Warren acumularam horas de gravações de áudio, inúmeras anotações e fotografias. Eles então concluíram que a casa estava sendo assombrada por quatro entidades diferentes. Três eram espíritos humanos: uma mulher idosa, uma garota jovem com potencial para violência e um homem que teria morrido no local. Contudo, para o terror dos Smurls, o quarto integrante não era humano, mas sim uma força demoníaca poderosa que estava manipulando os outros espíritos para fragilizar e atormentar a família, se alimentando de seu medo. 

Os Warren nunca resolveram o caso

Embora os Warren tenham investigado a residência, eles nunca chegaram a uma conclusão definitiva sobre o que estava acontecendo no local e não foram responsáveis por livrar a família desse mal. É justamente por isso que o caso é frequentemente conhecido como aquele que nunca foi resolvido pelo casal de investigadores. No fim, os Smurls afirmaram ter encontrado ajuda em um pastor de uma igreja local, o qual realizou uma rodada de bençãos e orações que eventualmente apaziguaram as manifestações paranormais. Contudo, em 1987, Janet Smurl afirmou que ainda escutava barulhos estranhos na residência, ocasionalmente enxergando vultos e sombras.  

O que aconteceu com a família Smurl?

Em 1986, os Smurl publicaram um livro chamado The Haunted: One Family’s Nightmare, o qual foi adaptado em um telefilme em 1991. Como é comum em casos paranormais, eles foram muito criticados e desacreditados, com diversos investigadores afirmando que não haviam provas suficientes de que a família foi atormentada por espíritos malignos. Vários deles, inclusive, chegaram a visitar a residência e afirmaram não terem experimentado nada incomum.  

Em 1988, a família enfim se mudou do local. Em 2017, Jack faleceu aos 75 anos devido a complicações de diabetes. Sua filha, Carin Smurl, se transformou em uma investigadora paranormal e afirmou que mesmo sofrendo muito seu pai conseguiu superar o trauma causado pela assombração em West Pittson.

invocação do mal 4

A casa eventualmente foi colocada à venda, passando por diferentes proprietários que, devido a sua fama de assombrada, sempre encontraram dificuldades em vendê-la ou alugá-la. No entanto, uma nova moradora, Debra Owens, afirmou nunca ter experimentado nada de anormal ou aterrorizante desde que se mudou para o local. 

Invocação do Mal 4: O Último Ritual chega aos cinemas brasileiros em 05 de setembro deste ano. Enquanto a aventura final de Ed e Lorraine Warren não chega às telonas, os DarkSiders podem conhecer mais sobre o caso da família Smurl em Ed & Lorraine Warren: Vidas Eternas. Obra do jornalista Robert Curran, o livro traz os detalhes dessa assombração a partir de um compilado de testemunhos dos oito residentes da casa em West Pittson, assim como de outras 28 testemunhas que vivenciaram fenômenos sobrenaturais ligados à família. 

Parte da coleção Arquivos Sobrenaturais da Caveira, Ed & Lorraine Warren: Vidas Eternas é uma leitura que definitivamente causará pesadelos em alguns leitores, mostrando que a vida real pode ser muito mais assustadora do que a ficção.

LEIA TAMBÉM: 5 Documentários sobre Ed e Lorraine Warren

Sobre DarkSide

Avatar photoEles bem que tentaram nos vender um mundo perfeito. Não é nossa culpa se enxergamos as marcas de sangue embaixo do tapete. Na verdade, essa é a nossa maldição. Somos íntimos das sombras. Sentimos o frio que habita os corações humanos. Conhecemos o medo de perto, por vezes, até rimos dele. Dentro de nós, é sempre meia-noite. É inútil resistir. Faça um pacto com quem reconhece a beleza d’ O terror. O terror. Você é um dos nossos.

Website

0 Comentários

Deixe o seu comentário!


Obrigado por comentar! Seu comentário aguarda moderação.

Indicados para você!

  • Árvore de Ossos

    Sobreviventes
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
CuriosidadesE.L.A.S

A pesquisa de Sam Holland para escrever sobre crimes

Imagine a seguinte trama: um assassino em série está à solta, ganhando notoriedade...

Por DarkSide
AnimaçãoGraphic Novel

Trailer de Nyaight of the Living Cat revela elenco e equipe

O anime Nyaight of the Living Cat, adaptação do mangá de terror e comédia...

Por DarkSide
CuriosidadesPerfilSociedade Secreta

A carreira de Katherine Ramsland no true crime

Katherine Ramsland é uma autora que não tem nem um pouco de medo de diversificar sua...

Por DarkSide
FilmesGraphic Novel

Love Kills: filme brasileiro é selecionado para mostra em Cannes

O longa-metragem Love Kills, atualmente em fase de finalização, foi selecionado para...

Por Liv Brandão
ListasMagicae

5 Obras para conhecer a magia de Jessica Roux

Toda a beleza do mundo natural está representada nos traços e na arte de Jessica...

Por DarkSide