Dark

BLOG

O UNIVERSO DARK DE FÃ PARA FÃ


CuriosidadesFilmes

Filmes de terror preferidos de Gaga

De Donnie Darko à Janela Indiscreta

28/04/2025

Lady Gaga não é nenhuma estranha no mundo do terror. Ao longo de sua prolífica carreira, dividida entre a música, a televisão e o cinema, a cantora e atriz encontrou inúmeras inspirações no gênero que tanto amamos. Desde o sombrio vídeo de “Paparazzi”, lançado em 2008, até performances ao vivo ensopadas de sangue, Gaga sempre deixou claro seu amor pelo terror, incorporando essa estética e temática em suas músicas, apresentações e clipes musicais. 

LEIA TAMBÉM: Lady Gaga e seu amor pelo terror

Não é à toa que em 2015, a mãe dos “Little Monsters” protagonizou American Horror Story: Hotel, a quinta temporada da série antológica criada por Ryan Murphy. Interpretando a sedutora Condessa, Gaga deu vida a uma personagem para lá de estilosa e perigosa com inspiração no clássico literário Carmilla, no filme Fome de Viver e na história real da lady killer, Elizabeth Báthory. O sucesso foi tão grande que a cantora retornou por meio de participações especiais na próxima temporada, Roanoke, como a bruxa Scáthach e desde então os fãs clamam por seu retorno às telinhas. 

Lady Gaga coberta de sangue caracterizada para a série AHS

Constantemente questionada sobre seu amor por filmes de terror, em 2015 Gaga revelou em uma entrevista que sempre foi fascinada pela dicotomia entre sexo e terror, uma temática incorporada em muitas de suas músicas. A cantora comentou que ama esse lado assustador do entretenimento, encontrando nele uma forma de relaxar. Ao longo dos anos, ela não escondeu dos fãs quais são seus filmes favoritos do gênero, revelando tantos nas redes sociais e em entrevistas quanto em suas músicas e videoclipes. Para entrar no clima da apresentação da cantora, que fará um show gratuito na praia de Copacabana no Rio de Janeiro no dia 03 de maio, a Caveira separou uma lista dos filmes de terror preferidos da Mother Monster e como ela os incorpora em suas músicas. 

O Exorcista (1973)

Filme que dispensa apresentações, O Exorcista chegou aos cinemas em 1973 e desde então vem aterrorizando gerações de espectadores. Adaptação do livro de William Friedkin, o qual por sua vez é inspirado em um caso real de exorcismo documentado em 1949, o longa conta a história da pequena Regan MacNeil e da batalha dos dois padres que tentam livrá-la de uma possessão demoníaca. Considerado um dos filmes mais assustadores já feitos, O Exorcista possui uma reputação tanto dentro quanto fora do terror, o que o tornou um clássico cinematográfico.

o exorcista imagem do filme onde a menina possuída flutua sobre a cama e os dois padres tentam ajudá-la

Em 2012, Lady Gaga postou no Twitter o que havia achado do filme, escrevendo a seguinte frase: “Amo filmes de terror, mas juro que toda vez que assisto a O Exorcista” fico morrendo de medo. Alguém tem uma #AlmofadaDeUnicórnio para eu abraçar!”. Sabemos que O Exorcista é capaz de assustar até os mais corajosos fãs de terror, mas olhando para a história de vida de Gaga, é possível que sua criação e educação católica tenham ajudado a tornar essa experiência cinematográfica ainda mais aterrorizante para a cantora. 

Donnie Darko (2001)

Dirigido por Richard Kelly e protagonizado por Jake Gyllenhaal, Donnie Darko é um clássico cult dos anos 2000 que pode ser inserido em diversos gêneros cinematográficos, como a ficção científica e o suspense. No entanto, ao abordar temas sombrios e trazer imagens aterrorizantes, o filme também se encaixa na categoria de terror e thriller psicológico. O roteiro segue Donnie, um adolescente emocionalmente perturbado que começa a ter visões envolvendo Frank, uma misteriosa figura vestida de coelho que lhe informa sobre um iminente apocalipse.

Donnie Darko cena do filme, um jovem homem e uma jovem mulher no cinela junto com o estranho coelho

A linha do tempo alucinante, as imagens bizarras e o enredo difícil de ser explicado fizeram com que Donnie Darko ganhasse uma legião de fãs devotos, entre eles Lady Gaga. Em uma entrevista com o próprio Gyllenhaal, a Mother Monster comentou que já havia visto o filme inúmeras vezes e que “no mundo da música e no mundo da moda, Donnie Darko é religião. Se você sabe das coisas, você conhece Donnie Darko”. O amor de Gaga por Donnie Darko pode ser visto ainda em seus clipes musicais como “You and I” e “Born This Way”, os quais se inspiram nas imagens bizarras e criativas do filme para confundir as fronteiras entre o terror e a ficção científica. 

Psicose (1960)

Adaptação da obra de Robert Bloch, Psicose é um dos filmes mais influentes já feitos, levando para as telas a chocante história de Norman Bates, o tímido proprietário de um motel de beira de estrada, e de seu encontro com a bela Marion Crane. Ao filmar Psicose em preto e branco, Alfred Hitchcock foi capaz de inserir no longa muito mais violência e sangue do que era comum na época, explorando também o entrelaçamento entre sexualidade, terror e violência.

psicose

Gaga sempre foi bastante vocal sobre sua admiração por Hitchcock, afirmando que provavelmente teria sido uma de suas groupies. A cantora também faz referências aos filmes do diretor, como o próprio Psicose, na canção “Bad Romance”, cantando: “I want your psycho, your vertigo schtick. Want you in my rear window, baby, you’re sick”. Em uma entrevista, Gaga citou seu amor pelo cinema de Alfred Hitchcock e afirmou que o terror a relaxava e interessava, comparando o gênero a uma boa xícara de chá. E quem somos nós para discordar disso, não é mesmo?

Janela Indiscreta (1954)

Outro clássico dirigido por Alfred Hitchcock, protagonizado pelas estrelas de Hollywood, Jimmy Stewart e Grace Kelly, Janela Indiscreta conta a história de um fotojornalista que após um acidente precisa se recuperar em uma cadeira de rodas. Ele decide então passar o tempo espionando os vizinhos pela janela de seu apartamento. No entanto, as coisas tomam um rumo sinistro quando o homem fica convencido de que testemunhou um assassinato.

janela indiscreta

Um dos filmes mais famosos do diretor britânico, Janela Indiscreta transita brilhantemente entre os gêneros de mistério, thriller psicológico e terror, sendo responsável por influenciar incontáveis produções que vieram depois. Como boa fã de Hitchcock, Lady Gaga obviamente já assistiu ao filme e possui um interesse pessoal nele, o referenciando ao lado de Psicose na letra de “Bad Romance” que menciona o título original do longa em inglês, Rear Window. 

Um Corpo que Cai (1958)

Combinando os gênero noir, thriller psicológico e terror, Um Corpo Que Cai segue John “Scottie” Ferguson, um detetive forçado à aposentadoria precoce após um trágico incidente que o levou a desenvolver acrofobia (fobia de altura) e vertigem. Enquanto luta com seu trauma, ele é contratado por um conhecido para investigar sua esposa, a qual vem se comportando de forma estranha, sendo lançado em uma trama misteriosa e desonesta. Extremamente atmosférico, Um Corpo que Cai chegou a substituir Cidadão Kane como o melhor filme já feito na pesquisa Instituto Britânico de Cinema.

um corpo que cai

Item oficial na lista dos fãs de Alfred Hitchcock, Lady Gaga não só faz menção ao longa na música “Bad Romance” como dá um passo adiante em sua homenagem. Na canção “So Happy I Could Die”, a cantora se chama de “Lavender Blonde”, um dos apelidos da estrela de Um Corpo Que Cai, Kim Novak. Como se isso não fosse suficiente, as cenas iniciais do videoclipe de “Born This Way”, trazem partes da trilha sonora de Um Corpo Que Cai, composta por Bernard Herrmann. Praticamente impossível encontrar uma homenagem mais direta que isso, não é mesmo?

lady gaga em born this way

De Donnie Darko a Janela Indiscreta, Lady Gaga mostra ser uma fã obstinada e fiel do terror e suspense. Seu amor pelo gênero é visto em sua música, nos papeis cinematográficos e televisivos que assume, em seus videoclipes e suas performances ao vivo. Com uma carreira gigantesca, Gaga vem sendo constantemente influenciada pelo terror, seja nas tramas assassinas narradas em seus clipes musicais ou em seus personagens macabros e vampirescos, como a Condessa de American Horror Story. Tudo isso mostra que a Mother Monster sempre foi extremamente bem versada nos reinos do terror, do mistério, do gótico e das sombras, utilizando-os para criar uma arte que fascina milhões de fãs ao redor do mundo. 

LEIA TAMBÉM: Sabrina Carpenter e Jenna Ortega se tornam lady killers em videoclipe

Sobre DarkSide

Avatar photoEles bem que tentaram nos vender um mundo perfeito. Não é nossa culpa se enxergamos as marcas de sangue embaixo do tapete. Na verdade, essa é a nossa maldição. Somos íntimos das sombras. Sentimos o frio que habita os corações humanos. Conhecemos o medo de perto, por vezes, até rimos dele. Dentro de nós, é sempre meia-noite. É inútil resistir. Faça um pacto com quem reconhece a beleza d’ O terror. O terror. Você é um dos nossos.

Website

0 Comentários

Deixe o seu comentário!


Obrigado por comentar! Seu comentário aguarda moderação.

Indicados para você!

Donnie Darko + Brinde Exclusivo
R$ 64,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
Psicose - Limited Edition + Brinde Exclusivo
R$ 74,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
  • Árvore de Ossos

    Sobreviventes
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
LançamentoMacabra

Lançamento: Monstros da Universal: Drácula Vive! por James Tynion IV e Martin Simmonds

Nas profundezas das trevas eternas, ele desperta — não como lembrança, mas como...

Por DarkSide
LançamentoMacabra

Lançamento: Monstros da Universal: O Monstro da Lagoa Negra Vive! por Dan Watters, Ram V e Matthew Roberts

No coração da Amazônia, a selva sussurra. A neblina se arrasta sobre a água parada....

Por DarkSide
LançamentoMacabra

Lançamento: Monstros da Universal: Frankenstein Vive! por Michael Walsh

Desde que Mary Shelley acendeu o relâmpago da criação, o monstro de Frankenstein...

Por DarkSide
FilmesFirestar Videolocadora

The American Scream: Torne-se um adulto da pior maneira possível

Vamos começar essa matéria dizendo que, mais cedo ou mais tarde, todo fã de horror...

Por Cesar Bravo
CuriosidadesFilmes

A ligação secreta entre Halloween 3 e Invasores de Corpos

Santa Mira, Califórnia, não é um lugar qualquer no cinema de terror. Em 1956, foi o...

Por DarkSide