Dark

BLOG

O UNIVERSO DARK DE FÃ PARA FÃ


FilmesFirestar Videolocadora

Highway to Hell: Todas as estradas levam ao inferno

Uma viagem sem volta ao submundo

27/02/2026

O mundo mudou bastante, mas não é de hoje que os cinéfilos de horror ostentam uma fama ruim. Somos acusados de sermos festeiros, arruaceiros, inconsequentes, já nos chamaram de tarados por sofrimento, de irresponsáveis, e até nos acusaram de termos um péssimo, terrível, horrível gosto para filmes. No final das contas, em pleno 2026, existe muita gente que acredita que, graças aos filmes de horror, estamos acelerando rumo ao inferno. Com tudo isso em mente, a Firestar Videolocadora decidiu pegar a estrada para o precipício ao pé da letra.

LEIA TAMBÉM: Sexta-feira 13: Um culto ao sangue

Highway to Hell_001

Highway to Hell (Estrada para o Inferno, aqui na terrinha) é uma comédia americana de terror de baixo orçamento de 1992, dirigido por Ate de Jong e com roteiro assinado por Brian Helgeland. O filme conta a história de Charlie Sykes e sua namorada Rachel Clark, que é sequestrada por um policial demônio e levada para o Inferno para se tornar uma das noivas de Satanás. Achei fofo… E o filme começa muito bem, sutil e inocente, com um bonito cartão postal e um blues pecaminoso animando os créditos iniciais.

Em seguida conhecemos Charlie e Rachel, que estão prestes a “fugir” de carro para poderem juntar seus trapinhos (em um passado muito, muito distante, as pessoas deixavam a casa dos pais repentinamente para se casarem sem muitas explicações e economizarem com a festa de casamento). Charlie nota um policial na lanchonete onde eles estão comendo e começa a se preocupar. Ele pensa que o que farão é ilegal e que a qualquer momento alguém da família de Rachel chamará a polícia. Fica um pouco mais preocupado quando o policial segue seu carro com a moto, mas a viatura toma outra direção quando o carro de Charlie (um Ford Pinto da firma detonado) toma a rodovia secundária Black Canyon. Para logo depois se perder na estrada…

A próxima parada do casal é um posto de gasolina (o Last Chance Services Station), onde eles recebem uma série de avisos do velho frentista que trabalha no lugar. Ainda que não seja possível confiar no homem, ele parece ter alguma preocupação legítima sobre a estrada, e com as “duas árvores de Joshua”, um lugar ao qual eles devem ficar atentos. Também enfatiza que tomem cuidado para não pegarem no sono. O problema é que em estradas escuras não é possível confiar em muita gente, certo? E infelizmente, vocês sabem, os canalhas também ficam com os cabelos brancos.

Com algum tempo de estrada, Rachel dorme, o cão do casal (Ben) também dorme, e, como todos esperamos que aconteça, Charlie dorme. O carro não bate, mas ele sai da pista e rodopia, bem em frente a uma viatura policial. E aí começam os verdadeiros problemas de Charlie. O policial não é um homem comum, ele mais parece um cenobita de Hellraiser. O homem possui o rosto tomado por inscrições e cicatrizes, e ele tem duas mãos decepadas extras como algemas, e as mãos possuem vontade própria. Esse policial arranca a porta do carro, bate em Charlie e leva Rachel com ele. O carro do policial também é antinatural, proprietário de uma tecnologia que vai muito além da imaginação de Charlie.

Depois de acordar do desmaio, sem Rachel, Charlie volta até o posto de gasolina, e o velho Sam, o frentista da quarta idade, explica a ele que existe uma “estrada dentro da estrada”, a Estrada para o Inferno. Sam também dá informações sobre outras pessoas que desapareceram, e fala sobre “O Sargento”, o policial do inferno que arrasta as pessoas com ele. Para finalizar, Sam empresta um carro decente e uma Winchester de cano cerrado a Charlie, para que ele possa tentar libertar Rachel das garras do inferno.

Charlie refaz o trajeto no ponto exato da estrada, e depois de algumas tentativas, ele consegue irromper para o inferno através de um vórtice. E sim: isso é totalmente demais! Afinal de contas, o inferno é bem diferente do que a maioria imagina.

O inferno onde Rachel está sendo escoltada é uma paisagem desértica, quase estéril, mas existe um cheiro de passado, de um tempo que escapou do tempo, por assim dizer. A sensação é de um mundo que ficou para trás, guardando apenas frações do que ele foi um dia.

Novamente na companhia de Rachel e Sargento, fazemos uma parada na lanchonete do Pluto, que está recheada de almas condenadas tomando café requentado. Policiais, prisioneiros sob custódia, clientes, o cozinheiro e a garçonete, todos estão passando seus momentos de tormento eterno com bom humor e um sorriso no rosto. Depois de uma pequena confusão com os condenados, descobrimos que o inferno também tem gangues de motoqueiros armados com espadas, e essa turma tem menos escrúpulos que as outras pessoas condenadas ao fogo eterno.

Novamente com Charlie, descobrimos uma participação mais que especial de Lita Ford no filme, mas se você ficar atento também vai notar Ben Stiller, que inclusive trouxe a família inteira para participar. Gilbert Gottfried também faz uma aparição, uma ponta como Adolf Hitler (é o inferno, claro que o Adolfo estaria ali).

Charlie consegue encontrar a viatura na qual Sargento transporta Rachel, mas ele leva a pior e acaba com o carro arruinado. No deserto, e sem opção, Charlie recebe a ajuda de um homem misterioso, chamado Beezle, que diz ter uma oficina onde pode consertar o carro. Esse homem tem um serviço de guincho e parece uma boa pessoa, e ele tem uma criança consigo, Adam. O único detalhe é o logotipo da empresa do homem, A.A.A. Anarquia, Armagedom e Aniquilação…

Até esse momento, Highway to Hell se mostra uma das maiores surpresas positivas dessa coluna. Existe uma certa leveza no filme, mas não se deixe enganar, ela serve apenas para atenuar o que o principado do fogo eterno nos reserva. Nessa produção, os símbolos do inferno estão em todos os detalhes, nos comportamentos, nos risos fora de hora, nas torturas bizarras; e a condução da direção tem o ritmo perfeito de um clipe de rock and roll.

Charlie tem seu carro consertado, e depois de muita estrada ele descobre que recebeu a companhia do menino chamado Adam. Ele aceita que Adam fique no carro, já que o menino diz saber para onde o Sargento levou Rachel.

A estrada conduz Charlie a uma espécie de casa de strip-tease, onde muitos condenados famosos se divertem. Charlie encontra Sargento e Rachel mais uma vez, mas é baleado no peito por Sargento. Quem salva sua vida é Beezle, que parece mesmo capaz de consertar qualquer coisa. Depois de colocar Charlie de pé, Beezle sugere um atalho para a grande cidade do inferno: a Estrada Para Lugar Nenhum.

Outro ponto notável sobre Highway To Hell é a surpreendente qualidade dos efeitos especiais e práticos, bem como a competência da maior parte dos atores. E ainda precisamos mencionar as diferentes visões do Inferno (grego, cristão, nórdicos, entre outros) que o filme utilizou para compor sua própria mitologia.

Infelizmente precisamos parar por aqui, mas asseguro que o caminho de Charlie até a cidade do inferno trará demoneidades e tentações que ficarão em sua cabeça por um bom tempo. Por esse motivo entre outros tantos, é justo dizer que Highway The Hell, mesmo com uma pitada de comédia, é um dos filmes de terror mais plausíveis e criativos sobre o inferno. Repleto de símbolos, filosofia e alegorias, Highway The Hell deveria ser considerado um filme eucarístico, principalmente para aqueles que desejam conhecer o inferno como ele possivelmente é: repleto de defeitos humanos.

Pelo bem dos principados e deidades da ansiedade, vamos deixar o trailer para vocês, mas procurem pelo filme completo. É um pecado de tão bom!

LEIA TAMBÉM: Santa Sangre: Genialidade, loucura e renascimento

Sobre Cesar Bravo

amplificador cesar bravoCesar Bravo é escritor, criador de conteúdo e editor. Pela DarkSide® Books, publicou Ultra Carnem, VHS: Verdadeiras Histórias de Sangue, DVD: Devoção Verdadeira a D., 1618 e Amplificador.

0 Comentários

Deixe o seu comentário!


Obrigado por comentar! Seu comentário aguarda moderação.

Indicados para você!

Ultra Carnem II + Brindes Exclusivos
R$ 99,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
  • Árvore de Ossos

    Sobreviventes
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
CuriosidadesDarkloveFilmes

4 diferenças entre o livro e o filme de O Morro dos Ventos Uivantes

Se você assistiu a “O Morro dos Ventos Uivantes” com Margot Robbie e Jacob Elordi...

Por DarkSide
CuriosidadesFilmesMacabra

A sinistra história por trás da máscara de Pânico

Embora já tenha se consolidado como um clássico do terror, Pânico é uma das...

Por DarkSide
Darklove ClassicsListas

5 contos presentes em Jardim Noturno

Shirley Jackson é o tipo de escritora que consegue causar arrepios em seus leitores...

Por DarkSide
DarkSide BooksEventosNovidades

A Dark Tour Cesar Bravo está chegando em São Paulo

A faca segue afiada no universo indigesto de Ultra Carnem, bem como as palavras de...

Por DarkSide
DarkloveEducaDark

Em Algum Lugar nas Estrelas: As muitas faces da inclusão

A EducaDark convida você a viajar pelo mundo da aceitação e da descoberta, com a...

Por EducaDark