Dark

BLOG

O UNIVERSO DARK DE FÃ PARA FÃ


Crime SceneLançamento

Lançamento: Lady Killers Profile: Condessa Báthory, por Kimberly L. Craft

A lady killer mais sanguinária de todos os tempos tem sua história contada

09/09/2025

Muito foi escrito sobre Erzsébet Báthory, a Condessa Sangrenta da Hungria. Considerada por muitos a pior e mais perversa lady killer do mundo, os rumores dizem que ela se banhou no sangue das 650 pessoas que torturou e assassinou. Após sua prisão, foi condenada à prisão perpétua e murada em uma torre de seu castelo. Diz-se que ela era uma vampira, lésbica e bruxa, e sua chocante história inspirou os Irmãos Grimm, Bram Stoker e fãs do horror gótico ao redor do mundo nos últimos quatrocentos anos.

Lady Killers Profile: Condessa Báthory é a obra mais completa sobre esta mulher que ganhou inúmeras lendas e rumores em seu nome. A advogada e historiadora legal Kimberly L. Craft passou anos pesquisando documentos e fatos sobre a Condessa e mais de um ano traduzindo essas fontes originais europeias para o inglês. Grande parte do material — as transcrições completas do julgamento, depoimentos de mais de 300 testemunhas, cartas particulares e o testamento de Erzsébet — estão agora totalmente traduzidas para o português, disponível, pela primeira vez, ao público geral.

Em sua própria época, a Condessa Báthory era chamada de Dama Infame. Duzentos anos depois, com uma febre vampírica varrendo a Europa, as lendas já a haviam transformado na Dama Vampira. Em seu tempo, os serviçais lavavam o sangue das vítimas ou o cobriam com cinzas; duzentos anos depois, o autor alemão Michael Wegener inventou a história de que ela se banhava em sangue como um meio mágico de manter sua aparência jovem. 

Condessa Báthory

A história a retrata como uma assassina insana; no entanto, as cartas pessoais, transcrições de julgamentos e depoimentos indicam uma figura muito mais complicada — a esposa de um herói nacional de guerra, mãe, benfeitora generosa e socialite que frequentemente comparecia à corte e até à coroação do rei, apenas meses antes de sua prisão. Infelizmente, no século XXI, as histórias de sua vida tornaram-se tão ficcionalizadas que a Condessa é pouco mais do que uma caricatura. Craft faz um brilhante trabalho mapeando a vida de Báthory e tudo o que ajuda a contar a sua verdadeira história. 

Leitura obrigatória para fãs do selo Crime Scene, da DarkSide® Books, Lady Killers Profile: Condessa Báthory apresenta a vida, os contratempos, os crimes e a morte de Erzsébet Báthory não apenas para desafiar as narrativas simplificadas e sensacionalistas que persistem, mas também oferecer uma visão abrangente e equilibrada da mulher por trás do mito. Uma obra que desafia as percepções estabelecidas e encerra um capítulo crucial na compreensão desta enigmática figura histórica.

Lady Killers Profile

 Condessa Báthory

Lady Killers Profile é a coleção da linha Crime Scene®, da DarkSide® Books, dedicada a investigar a vida e os atos de mulheres que marcaram a história criminal. Em Lady Killers Profile: Belle Gunness, exploramos a Viúva Negra de La Porte, que transformou a promessa de amor em armadilha mortal. Em Lady Killers Profile: Mary Ann Cotton, revisitamos a Inglaterra vitoriana e a trilha de envenenamentos de famílias inteiras que a consagrou como a primeira serial killer do país. Lady Killers Profile: Jane Toppan nos leva a conhecer a vida e os casos da enfermeira que usava o veneno para experimentar os limites da dor humana. Lady Killers Profile: Condessa Báthory desvenda a trajetória da Dama Infame da Hungria, acusada de atrocidades que atravessaram os séculos em forma de lenda e assombraram a escrita de autores como Bram Stoker e Irmãos Grimm. Uma série de estudos de caso que confronta mitos, resgata documentos históricos e lança luz sobre as figuras mais perturbadoras do crime. Coleção indicada para maiores de 18 anos.

Kimberly Craft é advogada e historiadora jurídica. Ela passou anos pesquisando a história da condessa Erzsébet Báthory, dedicando mais de um ano à tradução do material original que serviu de base para seu livro. Segundo ela, esta foi uma das poucas vezes em que seu amor pela lei, história, línguas europeias e uma boa história de terror puderam ser reunidos em um só lugar.

​FICHA TÉCNICA
Título | Lady Killers Profile: Condessa Báthory
Título original | Infamous Lady
Autora | Kimberly Craft
Tradutora | Monique D’Orazio
Editora | DarkSide® Books
Marca | Crime Scene
Edição |
Idioma | Português
Especificações | 16 x 23 cm, 352 páginas, capa dura
ISBN | 978-65-5598-568-9

Sobre DarkSide

Avatar photoEles bem que tentaram nos vender um mundo perfeito. Não é nossa culpa se enxergamos as marcas de sangue embaixo do tapete. Na verdade, essa é a nossa maldição. Somos íntimos das sombras. Sentimos o frio que habita os corações humanos. Conhecemos o medo de perto, por vezes, até rimos dele. Dentro de nós, é sempre meia-noite. É inútil resistir. Faça um pacto com quem reconhece a beleza d’ O terror. O terror. Você é um dos nossos.

Website

0 Comentários

Deixe o seu comentário!


Obrigado por comentar! Seu comentário aguarda moderação.

Indicados para você!

  • Árvore de Ossos

    Sobreviventes
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
FilmesResenha

Caveira Viu: Invocação do Mal 4

Quando Invocação do Mal estreou nos cinemas em 2013, poucos poderiam prever a...

Por DarkSide
DarksideLançamento

Lançamento: Luto Sem Medo, por Max Porter

Poesia e prosa em harmonia, uma história repleta de honestidade, empatia e humor. Uma...

Por DarkSide
ArtigoFilmes

Entrando em Pânico: De espectador a parte da história

Foi no meu quarto, coberto de pôsteres e com prateleiras cheias de fitas VHS, que eu e...

Por Rodrigo Kurtz
DarksideEntrevista

Sam Holland: “Gostamos de ler sobre true crime porque é um medo bastante real”

Quem seriam os ídolos de um serial killer? Essa é a pergunta que Sam Holland se fez...

Por DarkSide
DarksideFilmes

Relembre os 3 primeiros filmes de Invocação do Mal

Em 2013, Invocação do Mal estreou nas telas do cinema mostrando que ainda existia...

Por DarkSide