Dark

BLOG

O UNIVERSO DARK DE FÃ PARA FÃ


Cine Book ClubFilmes

Os Goonies fazem 40 anos

O clássico dos anos 1980 continua encantando os fãs

11/07/2025

Há quatro décadas, um grupo de crianças desajeitadas se reunia para um último fim de semana juntas, antes que suas casas fossem demolidas e transformadas em um clube de campo. No entanto, ao descobrirem um antigo mapa do tesouro, elas embarcam em uma grande aventura para encontrar o navio de um lendário pirata e, quem sabe, conseguir salvar seu amado bairro. Lançado em 1985, essa é a premissa de Os Goonies, filme que marcou a década de 1980 e encantou milhares de fãs ao redor do mundo.

LEIA TAMBÉM: Sean Astin, de Goonies, fala sobre seus pais (sim, no plural)

Criado por Steven Spielberg, que deixou a direção nas mãos de Richard Donner, Os Goonies instantemente chamou a atenção por seu elenco composto majoritariamente por atores mirins. Esta novidade não apenas forneceu ao filme um apelo comercial a um público infantojuvenil, se tornando um sucesso do verão, como também garantiu sua transformação em um clássico duradouro. O impacto de Os Goonies foi tão grande que o longa serviu como um cartão de visitas para vários membros do elenco, abrindo portas para carreiras longevas e bem-sucedidas. 

Além disso, Os Goonies não é apenas um marco na história do audiovisual. O filme é também um marco na história da Caveira, sendo o primeiro livro lançado pela DarkSide® Books há treze anos. Baseado no roteiro original de Chris Columbus, o livro de James Kahn transporta para as páginas a icônica história, a qual é narrada em primeira pessoa pelo ponto de vista de Mikey, personagem vivido pelo ator Sean Astin. Aprofundando ainda mais as relações entre os autodenominados Goonies e explorando melhor cada um dos personagens, incluindo os antagonistas, Os Goonies replica toda a aura de amizade e união do filme, sem perder o ritmo de toboágua da aventura cinematográfica. 

goonies

Goonies nunca dizem morrer: a construção de um clássico 

Diz a lenda que Steven Spielberg teve a ideia para Os Goonies quando se perguntou o que as crianças faziam em dias chuvosos. Aparentemente, a resposta encontrada pelo cineasta, conhecido por grandes sucessos como Tubarão, Indiana Jones e E.T. O Extraterrestre, era embarcar em uma aventura digna do arqueólogo interpretado por Harrison Ford, com direito ainda a uma família criminosa, um navio pirata, armadilhas e um tesouro perdido. Segundo o próprio Spielberg, Os Goonies aborda o sonho de toda criança de poder estar no controle de seu próprio destino, nem que seja apenas por um sábado à tarde.

Aliado à toda a ação do filme, o roteiro de Chris Columbus, que desenvolveu a ideia inicial de Spielberg, trouxe uma história simultaneamente divertida e comovente sobre o poder da amizade, da união e da esperança. No final das contas, todos esses elementos contribuíram para um filme memorável. 

goonies

Os testes de elenco foram realizados em 1984 e os papeis foram preenchidos por nomes que posteriormente se tornaram bastante famosos na indústria cinematográfica, como Sean Astin, Ke Huy Quan, Corey Feldman, Martha Plimpton e Josh Brolin. As filmagens, que deveriam durar três meses, começaram em outubro do mesmo ano e acabaram se estendendo por cinco meses. Parte das cenas foram filmadas na própria cidade de Astoria, no estado de Oregon, onde se passa a história. Já a aventura subterrânea do grupo, incluindo a caverna onde os Goonies encontram o navio de Willy Caolho, foi encenada nos estúdios da Warner Bros. na Califórnia, no gigantesco Stage 16, um dos maiores sets dos Estados Unidos. 

O emblemático navio pirata era uma réplica em tamanho real, com cerca de 32 metros, criada especificamente para o filme sob a direção do designer de produção J. Michael Riva. Inspirada no navio do clássico de 1940 O Gavião do Mar, a equipe demorou dois meses e meio para construir a réplica, a qual só foi vista pelos atores mirins durante o momento em que seus personagens encontram a embarcação. Para aumentar a imersão, a produção transformou o set em uma gigantesca piscina, o que possibilitou que os atores realizassem suas cenas de forma ainda mais realista. 

goonies

No documentário The Making of the Goonies, o diretor Richard Donner comentou sobre as dificuldades e prazeres de trabalhar com tantas crianças, elogiando sua energia e entusiasmo. No entanto, o cineasta, que infelizmente faleceu em 2021, também comentou que as filmagens tendiam a ser bastante caóticas, de forma que precisou criar técnicas para extrair performances mais realistas dos jovens atores. 

Segundo membros do elenco e da equipe de produção, o set de filmagens de Os Goonies foi marcado por uma atmosfera divertida e leve, com Donner permitindo que as crianças fossem elas mesmas e com todos frequentemente se reunindo para comer pizza e beber refrigerante durante os intervalos.  A atriz Kerri Green, que dá vida à líder de torcida Andy, afirmou em uma entrevista que o elenco sentia como se fosse uma grande família: “Amávamos uns aos outros. Também brigávamos, discutíamos e enlouquecíamos uns aos outros. Depois, todos voltávamos a ser melhores amigos. Para um grupo de crianças, ficar cinco meses juntas é uma vida inteira”. 

O sentimento de família entre os atores é tão grande e especial que eles ainda mantêm contato, frequentando eventos e estreias uns dos outros. Recentemente, por exemplo, eles se reuniram para prestigiar o colega (e vencedor do Oscar!) Ke Huy Quan, que eternizou suas mãos na calçada do tradicional TCL Chinese Theatre. 

goonies elenco

Durante as filmagens, Steven Spielberg era uma presença constante, assumindo, inclusive, um papel não creditado como diretor de segunda unidade. Para melhorar, outros nomes famosos visitaram o elenco, incluindo Cyndi Lauper, Pee-wee Herman, Dan Aykroyd e Harrison Ford. Além disso, alguns membros da equipe de produção precisaram assumir papeis secundários no longa, com o próprio Richard Donner fazendo uma aparição como um policial. 

Um tesouro, uma aventura e um filme memorável

Em 7 de junho de 1985, Os Goonies estreou em 1.705 salas de cinemas dos Estados Unidos. Bem recebido pelos críticos e pelo público, o filme faturou mais de 120 milhões dólares no mundo todo, se tornando um dos dez lançamentos com maior faturamento naquele ano. 

Visto como um Indiana Jones para crianças, a jornada do grupo liderada por Mikey, Data, Chuck e Mouth encantou o público e rapidamente se tornou um clássico infantojuvenil, eternizando seu nome na história do cinema. Ao longo dos anos, o filme ganhou ainda mais reconhecimento e admiradores, sendo adaptado para diversas plataformas de videogames e selecionado em 2017 para ser preservado no Registro Nacional da Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos. A cidade de Astoria, por exemplo, passou a realizar eventos especiais em comemoração aos aniversários do longa, com gerações de fãs fazendo viagens para a cidade para comemorar e se divertir nestas datas festivas. 

goonies 2

Após muitas especulações sobre uma possível sequência, no início de 2025 foi confirmado que Os Goonies 2 estava oficialmente em produção, com Steven Spielberg retornando na função de produtor. O roteirista do primeiro filme, Chris Columbus, também está envolvido, assim como Lauren Shuler Donner, viúva do diretor Richard Donner. Ainda em fase inicial, pouco sabemos sobre esse novo projeto, que não teve detalhes sobre seu enredo e elenco divulgados. Contudo, notícias indicam que o filme está previsto para chegar aos cinemas em 2027. 

Quarenta anos depois, Os Goonies continuam mais vivos do que nunca. Um clássico da Sessão da Tarde, o filme permanece conquistando novos fãs, que se encantam com essa história mágica e aventureira, marcada pela forte camaradagem entre seu jovem elenco. Com um charme nostálgico digno dos anos 1980, não é à toa que a Caveira escolheu a novelização de Os Goonies como seu primeiro lançamento. 

goonies

O filme de Steven Spielberg e Richard Donner continua evocando uma sensação de infância, atingindo tanto os adultos que cresceram com o elenco quanto os novos espectadores que continuam redescobrindo este clássico. Abordando temas como amizade, resiliência e esperança, Os Goonies nos ensina que se fizermos algo juntos, sempre teremos sucesso. E são justamente essas temáticas, relativamente simples, que tornam Os Goonies um filme que nunca morre. 

LEIA TAMBÉM: Por onde anda o elenco de Os Goonies

Sobre DarkSide

Avatar photoEles bem que tentaram nos vender um mundo perfeito. Não é nossa culpa se enxergamos as marcas de sangue embaixo do tapete. Na verdade, essa é a nossa maldição. Somos íntimos das sombras. Sentimos o frio que habita os corações humanos. Conhecemos o medo de perto, por vezes, até rimos dele. Dentro de nós, é sempre meia-noite. É inútil resistir. Faça um pacto com quem reconhece a beleza d’ O terror. O terror. Você é um dos nossos.

Website

0 Comentários

Deixe o seu comentário!


Obrigado por comentar! Seu comentário aguarda moderação.

Indicados para você!

Tubarão + Brindes Exclusivos
R$ 84,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
Stranger Fans + Brinde Exclusivo
R$ 99,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
  • Árvore de Ossos

    Sobreviventes
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Crime SceneFilmesGames

Parasite Eve: saiba tudo sobre a franquia

Você já parou para pensar o que aconteceria se as nossas mitocôndrias, organelas...

Por DarkSide
CuriosidadesFilmesListas

6 curiosidade sobre os filmes de Alice de Tim Burton

Desde seu lançamento em 1865, Alice no País das Maravilhas, de Lewis Carroll, já...

Por DarkSide
CuriosidadesFilmes

The Rocky Horror Picture Show: 50 anos de Transgressão

O ano era 1975. Com fantasias fabulosas, músicas extravagantes e uma atitude...

Por DarkSide
FilmesGraphic NovelNovidades

Filme de As 100 Noites de Hero irá estrear no Festival de Veneza

A adaptação de As 100 Noites de Hero finalmente está chegando, pelo menos no...

Por DarkSide
Graphic NovelPerfil

Como Daniel Clowes mudou a história dos quadrinhos independentes

Personagens deslocados, neuróticos, cruéis e hilários… você poderia muito bem...

Por DarkSide