Dark

BLOG

O UNIVERSO DARK DE FÃ PARA FÃ


Crime Scene FictionCuriosidadesE.L.A.S

Pedra Papel Tesoura: Conheça as origens do jogo

Da China para um thriller arrebatador

07/08/2024

Par ou ímpar, cara e coroa… existem diferentes maneiras de tomar uma decisão com base na sorte. É bem provável que em alguma dessas situações você já tenha recorrido ao jogo pedra, papel e tesoura, com três possibilidades de ataque. 

LEIA TAMBÉM: As inspirações de Alice Feeney para escrever Pedra Papel Tesoura

O jogo dá nome ao livro Pedra Papel Tesoura de Alice Feeney, que conta a história de um casal que tenta dar uma última chance ao casamento em um fim de semana em uma paisagem afastada nas Highlands escocesas — mas que uma nevasca e o isolamento trazem à tona uma história de ressentimentos com consequências imprevisíveis.

Além de ser o título de uma história escrita por um dos protagonistas, o jogo de pedra, papel e tesoura é uma ótima metáfora para o casamento deles. Como se eles tomassem as decisões desta maneira, deixando nas mãos do destino os acontecimentos ao qual são submetidos. Esse elemento também ajuda a alimentar o suspense ao longo das páginas, onde qualquer resultado pode acontecer.

pedra papel tesoura

Origens do jogo pedra, papel e tesoura

Muito longe da Escócia, o jogo de pedra, papel e tesoura tem seu primeiro registro conhecido em um livro chinês chamado Wuzazu, escrito por Xie Zhaozhi durante a dinastia Ming. O livro diz que o jogo, chamado de shoushiling, data da dinastia Han, que durou dos anos 206 a.C. a 220 d.C. As informações são da Associação Internacional de Pedra, Papel e Tesoura — sim, isso existe.

Na história japonesa, deparamo-nos com o termo sansukumi-ken, que pode ser traduzido literalmente para algo como “impasse triplo de jogos de punho”, no qual A vence B, B vence C e C, por sua vez, vence A. O jogo teria sido criado inicialmente na China e, mais tarde, importado para o Japão, onde se tornou absolutamente popular.

O jogo mais antigo de sansukumi-ken, chamado de mushi-ken, foi importado diretamente da China. Ele traz os movimentos de rã (dedão), que é derrotado pela lesma (mindinho), que é derrotado pela cobra (indicador), que é, então, derrotado pela rã. Apesar dessa representação com animais, a estrutura é exatamente a mesma de pedra, papel e tesoura.

mushi ken

Janken: O pedra, papel e tesoura moderno

A versão moderna do jogo surgiu no Japão como uma variação da versão chinesa ali pelo século XVII. Janken incorpora os tão conhecidos sinais para pedra, papel e tesoura. Jogos que se utilizam destes gestos se tornaram cada vez mais comuns no fim do século XIX, entre os períodos Edo e Meiji.

No início do século XX, o jogo ganhou o mundo, principalmente pela intensificação do contato do Japão com o Ocidente, após um longo período de reclusão. O nome em português é uma tradução literal dos movimentos empregados em pedra, papel e tesoura, enquanto em outras partes da Ásia o movimento de palma da mão signifique “pano” em vez de papel.

Em 1924, uma carta enviada ao The Times descreve pedra, papel e tesoura como um jogo de mãos chamado zhot, possivelmente com origem mediterrânea. Um leitor respondeu, identificando o jogo como Jan-ken-pon, que ele viu ser jogado em todo o Japão — até esse momento a brincadeira era pouco conhecida no Reino Unido.

jo ken po

Três anos depois, a revista francesa destinada ao público infantil, La Vie au patronage, detalhou o jogo, chamando-o de jeu japonais (literalmente “jogo japonês”. Hoje, ele é conhecido na França como Chi-fou-mi, baseado nas palavras do japonês antigo “um, dois, três”.

Em 1932, o The New York Times publicou um artigo sobre a hora do rush em Tokyo, descrevendo as regras do jogo para os leitores norte-americanos, que ainda não o conheciam muito bem. Em 1933, uma edição da Compton’s Pictured Encyclopedia descreveu pedra, papel e tesoura como um método comum para resolver impasse entre crianças japonesas, com o nome “John Kem Po”.

Existe alguma estratégia para vencer no pedra, papel e tesoura?

É impossível ter qualquer tipo de vantagem sobre um oponente que escolhe seus movimentos de maneira aleatória. No entanto, é possível ter alguma vantagem sobre um jogador não aleatório, prevendo seu movimento — o que pode ser feito com análise psicológica ou de padrões observados em comportamentos passados.

pedra papel tesoura jogo

O resultado disso, é claro, está em competições programadas para jogar pedra, papel e tesoura com algoritmos. Durante esses torneios, os jogadores frequentemente preparam sua sequência de gestos antes que as competições se iniciem. Alguns jogadores adotam táticas para confundir ou enganar o adversário para que ele jogue algum movimento ilegal — o que resultará na sua perda. Uma tática é gritar o nome de um movimento antes de apresentar outro.

LEIA TAMBÉM: Tudo o que sabemos da adaptação de Pedra Papel Tesoura para a Netflix

Sobre DarkSide

Avatar photoEles bem que tentaram nos vender um mundo perfeito. Não é nossa culpa se enxergamos as marcas de sangue embaixo do tapete. Na verdade, essa é a nossa maldição. Somos íntimos das sombras. Sentimos o frio que habita os corações humanos. Conhecemos o medo de perto, por vezes, até rimos dele. Dentro de nós, é sempre meia-noite. É inútil resistir. Faça um pacto com quem reconhece a beleza d’ O terror. O terror. Você é um dos nossos.

Website

0 Comentários

Deixe o seu comentário!


Obrigado por comentar! Seu comentário aguarda moderação.

Indicados para você!

Pedra Papel Tesoura + Brinde Exclusivo
R$ 69,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
Lendas Japonesas + Brindes Exclusivos
R$ 69,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
  • Árvore de Ossos

    Sobreviventes
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
ArtigoFilmes

O Presente do Horror

Algo no nome do Clive Barker me causava muito medo. Era o ano de 1997 e eu morava em...

Por Roberto Denser
ArtigoFilmes

A arte perdida dos menus de DVDs de terror

A essa altura do campeonato você já deve ter ouvido falar no termo “demolição...

Por Liv Brandão
DarksideNovidades

Vespeiro conquista Livro do Ano no 7º Prêmio Jacarandá

Os jurados do 7º Prêmio Jacarandá sentiram a potência das ferroadas da obra de Irka...

Por DarkSide
MacabraSéries

Podemos dizer que O Pinguim é a união de Batman com Família Soprano?

De um lado temos o Cavaleiro das Trevas, o Morcegão que conquistou os quadrinhos e os...

Por DarkSide
NovidadesSéries

Cabo do Medo vai virar série estrelada por Javier Bardem

Depois de um livro, lançado no Brasil pela DarkSide® Books, e de dois filmaços —...

Por DarkSide