Dark

BLOG

O UNIVERSO DARK DE FÃ PARA FÃ


FilmesMacabra

Qual o melhor Ghostface da franquia Pânico?

O ranking definitivo do legado do grito

03/12/2025

Uma das franquias mais cultuadas do terror tem também um dos vilões mais queridos dos fãs: Pânico e seu Ghostface que adora uma conversa por telefone. De 1996 até aqui o assassino mascarado já teve vários rostos por trás de sua fachada fantasmagórica, com algumas revelações chocantes e outras que mais lembram um episódio de Scooby-Doo.

LEIA TAMBÉM: Pânico: Suas referências e seu impacto

A saga de Wes Craven teve também seus fantasmas de bastidores, que renderam muitas polêmicas, altos e baixos e confusões no set. Os segredos e a influência do slasher na cultura pop dos séculos XX e XXI estão todos em Pânico: O Legado do Grito, uma obra com curiosidades que só os mais aficionados se atrevem a desvendar.

Mas já que falamos em polêmica, vamos abrir a discussão: qual é o melhor Ghostface de todos os tempos? Em 2023, na época do lançamento de Pânico 6, o site Collider fez um ranking de todos os 13 Ghostfaces — até o momento. Vem que a Caveira traz todos eles aqui:

— ATENÇÃO: ESTE POST CONTÉM SPOILERS DE TODOS OS FILMES DE PÂNICO —

13. Ethan Bailey (Pânico 6)

Ethan Bailey

Nesse filme descobrimos que a família Bailey trabalhou em conjunto como Ghostface para vingar a morte de Richie Kirsch, juntando o detetive Bailey, sua filha Quinn e seu terceiro filho, Ethan. Com três pessoas por trás da máscara fica difícil entender direitinho quem matou quem, mas o Ethan não tem ao menos uma morte confirmada pra chamar de sua. Seu ataque mais provável acontece no apartamento de Tara e Sam, no qual sua irmã Quinn finge a própria morte, sua melhor amiga é cortada no banheiro e Anika cai para sua morte. Enquanto Ethan possa estar por trás das cinco mortes misteriosas do filme, sua personalidade sem sal o torna o Ghostface mais esquecível da família Bailey — e de toda a franquia.

12. Charlie Walker (Pânico 4)

charlie walker

Embora não seja o principal antagonista de Pânico 4, Charlie até se esforçou para ser Ghostface, mas seu objetivo era se tornar o “próximo” Randy Meeks e se tornar um dos últimos sobreviventes dos novos assassinatos de Woodsboro. Ser o suspeito menos provável quase o ajudou a escapar, mas ainda assim, ele acabou se tornando um dos Ghostfaces mais esquecíveis da franquia. Além de ter sido assassinado rapidamente por sua aliada, suas mortes eram uma mais desastrosa do que a outra. 

11. Debbie Loomis (Pânico 2)

Debbie Loomis pânico 2

No melhor estilo Pamela Voorhees, Debbie Loomis encarnou a máscara do assassino para vingar a morte de seu filho Billy Loomis, o Ghostface original. Com todo um plano para se aproximar de Sidney, Debbie conseguiu matar o amigo dela, Randy, mas sua vingança psicótica não deu muito certo. Depois de levar um tiro de Cotton, Sidney garantiu que ela não voltasse. Por mais que ela tenha assassinado um personagem querido por muitos, está longe de ser uma vilã memorável e sempre vai ser lembrada como uma imitação barata de Sexta-feira 13.

10. Jason Carvey (Pânico 6)

Jason pânico 6

Além dos Bailey, Pânico 6 teve um 4º Ghostface: Jason Carvey. É ele quem abre o filme perseguindo e matando Laura, e sua identidade logo é revelada. Jason tinha um plano com seu colega de quarto, Greg, de começar um novo massacre e terminar o trabalho que Richie começou em Pânico (o de 2022, não o original). Mas pro azar deles, acabaram sendo dilacerados pelo verdadeiro vilão de Pânico 6, que queria guardar Tara e Sam para ele. Mesmo com uma passagem breve, a morte brutal de Laura garantiu seu nome na frente de outros vilões mais esquecíveis. 

9. Detetive Bailey (Pânico 6)

Detective Bailey

Ele pode não ser o Ghostface mais legal, mas pelo menos merece o prêmio de pior pai de todos os tempos. Pra começar, ele criou Richie para se tornar um serial killer e treinou Ethan e Quinn para seguirem o mesmo caminho. Ele ainda é responsável pelo massacre na bodega e, por mais que ainda existam cinco mortes não creditadas no filme, ele provavelmente está por trás de pelo menos três delas. Isso sem contar que ele é a mente doentia por trás de toda a operação neste filme.

8. Mickey Altieri (Pânico 2)

O assassinto principal de Pânico 2, Mickey, era um dos melhores amigos de Sidney e, pra variar, adorava filmes de terror. É claro que, assim como outros Ghostfaces, seu sonho de se tornar protagonista acabou indo longe demais. Como se não fosse suficiente ter matado cinco (possivelmente sete) pessoas, ele ainda manipulou Sidney a achar que seu namorado era seu cúmplice, logo antes de matá-lo.

7. Quinn Bailey (Pânico 6)

Quinn Bailey

Embora toda a família Bailey tenha sérios problemas psiquiátricos, Quinn ainda parece ser a mais degenerada. Ela fingiu a própria morte para poder continuar matando pessoas sem levantar suspeitas. Além disso, ela é o Ghostface que atacou Gale no seu apartamento, o que culminou na morte do namorado dela, Brooks — e em uma das lutas mais memoráveis da franquia.

6. Amber Freeman (Pânico 5)

Amber Pânico

Mesmo com apenas 18 anos, Amber entregou um dos Ghostfaces mais durões da franquia. Uma dos dois antagonistas do reboot de 2022, Amber conseguiu se infiltrar no grupo de Tara, tal qual os assassinos originais. Mas seu maior trunfo ainda é ter conseguido assassinar um personagem clássico: Dewey Riley, que sobreviveu a ataques absurdos ao longo dos anos. Além disso, mesmo queimada viva, ela ainda tentou matar Sidney, Gale e Sam. Credo!

5. Richie Kirsch (Pânico 5)

Richie Kirsch

Ao lado de Amber, Richie decidiu criar sua própria versão de Stab 8 com um plano que envolvia se aproximar de Sam apenas para se voltar contra ela no final — é a primeira vez desde Billy Loomis que o namorado se revela como vilão. Sua capacidade de se passar por bom moço por mais tempo é o que o coloca ligeiramente na frente de Amber nessa lista (fala a verdade, até você estava torcendo para que ele não fosse o assassino). Pra completar, ele matou a xerife Judy Hicks e o filho dela em plena luz do dia, além de ser o personagem que desencadeou os eventos de Pânico 6. Já temos um legado.

4. Stu Macher (Pânico)

Stu Matcher

O antagonista secundário do filme original é um dos mais perturbadores. Ele não só ajudou a matar a mãe de Sidney, como deu início aos crimes de Woodsboro no ano seguinte, começando pela sua ex-namorada Casey Becker, na famosa cena de abertura com Drew Barrymore. Stu é basicamente insano e seu legado com Billy perdura por toda a franquia, com menção aos dois em todos os filmes. Especula-se que Stu esteja vivo, cumprindo sua pena, e esperando um retorno com um culto de Ghostfaces. Será que vem aí?

3. Roman Bridger (Pânico 3)

Roman Bridger

Pânico 3 talvez seja a uma das sequências mais esquecíveis da franquia (e nem estamos falando da franja da Gail), mas o seu assassino deixou sua marca. Para o diretor de videoclipes Roman Bridger, conseguir a direção de Stab 3 não era suficiente. É a influência dele que acaba levando Billy e Stu a matarem o pai de Billy e desencadear os assassinatos de Woodsboro no primeiro filme. Mas nem isso foi suficiente para Roman, que decidiu que era hora de ele virar o protagonista (?) e matar sua meia-irmã Sidney. Ele possivelmente é o Ghostface mais influente de todos, mesmo que numa sequência questionável…

2. Jill Roberts (Pânico 4)

A gente sabe que todos os Ghostfaces são psicopatas, mas o de Jill Roberts levou as coisas a outro patamar. Disposta a se ferir para dar mais credibilidade ao seu ataque? Check. Matar o próprio aliado para se tornar a “nova” Sidney? Ela fez isso também. Até hoje, a prima de Sidney é uma das assassinas mais assustadoras e impiedosas de Pânico.

1. Billy Loomis (Pânico)

Billy Loomis

Sem plot twist: todo mundo sabe que Billy Loomis é o Ghostface dos Ghostfaces, o primeiro a atormentar Sidney, Woodsboro e todos nós. E nem é só por ter assassinado brutalmente quase todos os seus amigos, depois de já ter matado a mãe de Sidney no ano anterior, até mesmo sem a máscara Billy já era uma presença bem perturbadora. Seu legado continua a assombrar a franquia até os dias de hoje, inspirando diretamente todos os Ghostfaces que surgiram desde então. 

LEIA TAMBÉM: Entrando em Pânico: De espectador a parte da história

Sobre DarkSide

Avatar photoEles bem que tentaram nos vender um mundo perfeito. Não é nossa culpa se enxergamos as marcas de sangue embaixo do tapete. Na verdade, essa é a nossa maldição. Somos íntimos das sombras. Sentimos o frio que habita os corações humanos. Conhecemos o medo de perto, por vezes, até rimos dele. Dentro de nós, é sempre meia-noite. É inútil resistir. Faça um pacto com quem reconhece a beleza d’ O terror. O terror. Você é um dos nossos.

Website

0 Comentários

Deixe o seu comentário!


Obrigado por comentar! Seu comentário aguarda moderação.

Indicados para você!

Pânico: O Legado do Grito + Brinde Exclusivo
R$ 89,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
Chucky: O Legado do Brinquedo Assassino
R$ 119,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
  • Árvore de Ossos

    Sobreviventes
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
CaveirinhaDarksideLivros

Benefícios dos livros de colorir para adultos e crianças

Você provavelmente se lembra deles da infância: desenhos em preto e branco e...

Por DarkSide
CuriosidadesGraphic Novel

O horror extremo de Hideshi Hino

Frequentemente citado como uma grande influência para Junji Ito, Hideshi Hino é um...

Por DarkSide
Crime SceneCuriosidades

Dahmer & Dressler: desconhecidos, mas faces da mesma moeda

A data de 22 de julho de 1991 foi completamente atípica para o médico legista do...

Por Daniel Cruz
CuriosidadesMagicae

O que explica o sucesso dos tarots atualmente?

Nos últimos anos, os tarots têm ganhado cada vez mais popularidade, se destacando na...

Por DarkSide
CuriosidadesListasSéries

6 livros para quem está obcecado por Pluribus

O que se perde quando todas as pessoas do mundo concordam? Esse é apenas uma das...

Por DarkSide