Dark

BLOG

O UNIVERSO DARK DE FÃ PARA FÃ


FilmesFirestar Videolocadora

Spookies: Do lançamento modesto a um cult inesperado

Sustos, pesadelos e bom entretenimento

20/09/2024

Mesmo hoje em dia, com o gênero já consolidado e alguns escritores e diretores na lista dos homens mais ricos e influentes do mundo, o horror continua sendo uma conquista para poucos. No começo da carreira, todo criador de horror é tão bem recepcionado quanto um delinquente ou o portador de algum transtorno mental severo, e muitos profissionais do entretenimento ainda julgam muito mais seguro mantê-los longe das câmeras e dos jornais. Acreditem ou não, isso era bem mais complicado na década de oitenta, em contrapartida existia um mercado de cinema forte o suficiente para pagar as contas e permitir que alguns filmes arriscados fossem concebidos, principalmente nos Estados Unidos. É o caso do filme de hoje.

spookies

Nascido dos esforços de Brendan Faulkner e Thomas Doran (diretores), Spookies é um filme estadunidense independente, de 1986, e por aqui acabou recebendo o complemento de Spookies – Renascidos das Trevas e se tornando Cult.

LEIA TAMBÉM: Dead Ringers: Perversões, drama e David Cronenberg

Os primeiros instantes são bastante eficientes, nos ambientando rapidamente ao que o filme se propõe, e em poucos segundos estamos observando uma lápide presa com correntes, e um homem prometendo juras de amor (e vida eterna) ao lado de um caixão. Na sequência acompanhamos um menino sendo emboscado por uma espécie de monstro em uma floresta escura. Billy, esse menino, também tem outra companhia, mas ela não permanece com ele por muito tempo. Paralelamente, alguns jovens estão em dois carros em uma estrada próxima, e o ponto de encontro de todos parece ser uma mansão abandonada — mas nem tanto —, onde o anfitrião de muitos e muitos (e muitos) anos tenta trazer sua amada de volta à vida depois de setenta anos de preservação.

spookies

O primeiro a chegar é o jovem Billy, ele tem apenas 15 anos e parece ter recebido uma festa de aniversário surpresa. Balões, bolo, docinhos e presentes, tudo estranhamente preparado para recebê-lo. Billy não parece desconfiar da boa intenção de sua festinha inesperada, afinal, é mesmo seu aniversário. Uma pena que o presente, na verdade, seja ele mesmo. Billy foge depois que a cabeça do velho anfitrião se revela em uma caixa de presentes, e quem resolve aparecer são os rapazes que estavam de carro por perto.

spookies

Além da casa com ares de abandono ser o local ideal para eles festejarem (e serem mortos, afinal, é o que acontece em 99% dos filmes da época), ela possui um cemitério anexo, e também algumas criaturas circulando livremente como o homem gato com mão de gancho e uma espécie de vampiro druida mirim.

spookies

Enquanto o pessoal com mais hormônios conhece melhor a casa, Billy é apanhado pelo homem gato e enterrado vivo. Tchau Billy…

billy spookies

Afinal, a casa não estava tão abandonada quanto parecia, mas isso não é motivo para que os jovens não arrombem portas e ajam como se o lugar não pertencesse a ninguém. Entre eles, o mais impetuoso é um rapaz chamado Duke, é ele quem encontra um cadáver mumificado e uma tábua de ouija. Agora temos na história o feiticeiro (dono da casa), um grupo de jovens sem noção e uma médium entre eles, que empresta um pouco de seriedade à macarronada do filme. 

spookies

Já nesse começo, nota-se uma clara influência do filme Evil Dead, embora Spookies nem de longe alcance a maestria sombria e profana de seu inspirador, escrito e dirigido por Sam Raimi. Sendo um filme tão econômico, e ao mesmo tempo sem grandes expetativas, também seria impossível exigir demais dos atores, mas Spookies consegue nos entreter (nem sempre pelos valores mais positivos, mas o filme nos prende pela esquisitice).

spookies

O que os visitantes não sabem, no entanto, é que o responsável pela movimentação é um feiticeiro de verdade, chamado Kreon, conhecedor dos mistérios da vida e da morte. Usando seus poderes telepatas e demoníacos, ele começa a agir sobre Carol, a médium do grupo, e ela experimenta um tipo de possessão Evil Dead (só que bemmm mais tosca).

spookies

A casa se torna uma prisão em seguida, porque do cemitério anexo surge uma infinidade de zumbis em diferentes estados de decomposição. Com todas essas boas notícias, o grupo de sete pessoas que está dentro da casa começa a se tornar cada vez mais tenso, discutindo uns com os outros. Eles se dividem em três grupos menores para tentar descobrir o que está acontecendo e uma solução para não morrerem.

spookies

Em outro cômodo da casa, compreendemos que Kreon nutre um amor platônico por sua adorada Isabelle (a mocinha do caixão), e que ele precisa dos prisioneiros para mantê-la jovem para sempre, ou pelo menos tempo suficiente para ela se convencer e retribuir o amor de seu feiticeiro apaixonado.

spookies

Através da médium Carol, Kreon seque evocando criaturas das trevas para que elas matem os visitantes um a um. O gore de algumas dessas cenas é convincente, mas outros efeitos são de uma artificialidade absurda. Isso não quer dizer que não seja divertido ver os visitantes mais arrogantes caindo um a um. 

spookies

Também descobrimos que Kreon tem filhos com a jovem, o que adiciona uma camada de possibilidade bastante incômoda ao filme. Os filhos do casal são monstruosidades, e a mãe imediatamente os rejeita e tenta fugir. 

spookies

Se levarmos em consideração que Spookies é um filme de monstros, conseguimos aumentar seu valor e compreender por que ele se tornou tão valorizado entre cinéfilos de horror mais antigos. Se nos dias atuais estamos sobrecarregados de estímulos visuais e tramas bem elaboradas, tudo o que se esperava há 30-40 anos era a garantia de alguns sustos e pesadelos. Embora os adultos da época fizessem pouco caso de algumas cenas, as crianças e adolescentes adoravam, e foram eles que vincularam Spookies à galeria de filmes que hospeda monstros como Freddy Kruegger, Jason Voorhees, Zumbis, Vampiros, Criaturas do Lago, Brinquedos Assassinos e Michael Meyers.

spookies

O desfecho não vamos revelar, mas podemos dizer que é profano e inesperado, e que alguns efeitos finais irão premiar os devotos que avançarem até esse ponto. Mesmo não sendo uma obra-prima, Spookies é um filme de terror autêntico, que bebeu da fonte de antecessores e também influenciou outros criadores futuros (vocês entenderão quando assistirem), um filme que possui certa inocência para nos prender em sua teia até a hora certa. 

Vale a visita sim, talvez você não tenha pesadelos, mas vai se divertir bastante.

E vamos de trailer!

LEIA TAMBÉM: Wishmaster: Cuidado com o que você deseja

Sobre Cesar Bravo

amplificador cesar bravoCesar Bravo é escritor, criador de conteúdo e editor. Pela DarkSide® Books, publicou Ultra Carnem, VHS: Verdadeiras Histórias de Sangue, DVD: Devoção Verdadeira a D., 1618 e Amplificador.

0 Comentários

Deixe o seu comentário!


Obrigado por comentar! Seu comentário aguarda moderação.

Indicados para você!

  • Ela Não Pode Confiar

    Wicked
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
CuriosidadesDarkSide Records

Como os tempos musicais se relacionam às emoções

Música e poesia se misturam em Música para Morrer e Renascer, da bielorussa Valzhyna...

Por DarkSide
FilmesListas

As 10 melhores adaptações de Stephen King no cinema

Stephen King não é apenas o rei dos livros de suspense, ele também possui um vasto...

Por DarkSide
DarksideLançamento

Lançamento: O Mago, por John Fowles

O autor inglês John Fowles já é conhecido dos DarkSiders pelo romance O...

Por DarkSide
DarksideLançamento

Lançamento: Uma Terra Assombrada por Demônios, por Monica Black

Após a Segunda Guerra Mundial, uma sucessão de eventos sobrenaturais se espalhou em...

Por DarkSide
DarksideLançamento

Lançamento: Slewfoot: A Fábula das Bruxas, por Brom

Connecticut, 1666. No Novo Mundo, o puritanismo cristão encontrou um terreno fértil...

Por DarkSide