Dark

BLOG

O UNIVERSO DARK DE FÃ PARA FÃ


FilmesFirestar Videolocadora

The Blood on Satan’s Claw: misticismo, bruxaria e a pele do diabo

O folk horror britânico que popularizou o terror

24/10/2025

Para se conhecer verdadeiramente o presente é preciso vasculhar o passado. Nessa coluna já desenterramos e evocamos dezenas de bons filmes, mas poucas produções podem ser consideradas ao mesmo tempo progenitoras e também responsáveis pela popularização dos filmes de terror. Ao lado de Witchfinder General (1968) e The Wicker Man (1973), o filme de hoje é o segundo elo de uma trindade britânica que colocou o horror na pele do povo.

LEIA TAMBÉM: Litan: Enigmático, visionário e perturbador

The blood on satan

The Blood on Satan’s Claw, dirigido por Piers Haggard, é um filme de terror britânico de 1971, um folk horror ambientado na Inglaterra do século XVIII. O roteiro do filme, originalmente escrito por Robert Wynne-Simmons como uma antologia de histórias de terror ambientadas em uma pequena vila, tinha o título provisório de The Devil’s Skin (originalmente o filme foi lançado com esse mesmo nome). Como premissa, acompanharemos as aflições de uma vila rural que cai sob a influência de um demônio depois que um fazendeiro descobre um crânio deformado em suas terras. No Brasil, o filme recebeu o título de O Estigma de Satanás.

The Blood on Satran's Claw

Começamos o filme com o lavrador Ralph Gower arando um campo. Ralph trabalha duro revolvendo o solo, e quando ele finalmente faz uma pausa nota alguns pombos e um corvo interessados nos torrões de terra. As aves estão aglomeradas no chão. Ralph chega mais perto e encontra um crânio deformado, que ainda conserva um olho e alguns pelos afixados nele. Assustado, Ralph procura o juiz local e insiste que a autoridade examine o achado, mas quando o juiz se convence a ir, não há mais sinais do crânio nas terras aradas.

The Blood on Satan’s Claw_4

Enquanto isso, Peter Edmonton traz sua noiva, Rosalind Barton, para conhecer sua tia, Mistress Banham, que é dona das mesmas terras. O juiz está hospedado na casa de Mistress Banham, e tanto ela quanto o juiz desaprovam o casamento. Eles intimidam o casal e depois providenciam para que Rosalind durma em um quarto abandonado no sótão. No meio da mesma noite, Rosalind sofre uma espécie de ataque histérico, e quando Mistress Banhan tenta acalmá-la (com tapas no rosto e da pior maneira possível), Rosalind a arranha no rosto.

7_ The Blood on Satans Claw

Na mesma noite, Banham começa a ter uma febre alta, uma doença misteriosa que a deixa acamada. Depois da agressão de Rosalind, o juiz decreta que ela seja enviada a um sanatório, e na partida Peter, seu pretendente, a vê descendo as escadas, contida por outros homens. Rosalind está diferente, existe malícia em seu olhar, ela parece possuída por alguma coisa maligna. Peter nota as mãos de Rosalind, ela tem garras em vez das unhas.

8_ The Blood on Satans Claw

Por toda a vila, coisas estranhas começam a acontecer, principalmente com os jovens. Uma garota chamada Angel encontra uma garra no campo arado, e ao mesmo tempo a mulher ferida, Mistress Banham, desaparece misteriosamente de seu quarto. Os escudeiros à serviço do juiz não encontram Banham em suas terras, e a notícia sobre o aparecimento do crânio começou a se espalhar. Agora, corre também um boato de bruxaria entre os moradores da vila.

Afligido pela falta de Rosalind, Peter vai até o sótão, onde descobre uma mão monstruosa que tenta atacá-lo. Peter luta contra ela, grita, e acaba acordando o juiz. Quando o homem chega ao quarto do sótão, descobre que Peter amputou a própria mão.

12_ The Blood on Satans Claw

Sem pistas do que possa estar acontecendo, o médico local sugere antigas maldições, bruxaria, e apresenta um livro antigo sobre esse tema ao juiz. Inicialmente o juiz despreza o que vê, mas acaba convencido de que possa estar acontecendo alguma coisa maligna naquelas terras. Ele decide se ausentar por um tempo, levando o livro consigo. Antes de sair, decreta ao escudeiro que eles devem deixar o mal crescer, para que ele apareça e possa ser aniquilado de vez.

13_blood-on-satans-claw

O crescimento desse mal não demora a acontecer, e ele escolhe se desenvolver entre os mais jovens. Enquanto as aulas religiosas passam a ser evitadas, as crianças e adolescentes, lideradas pela jovem chamada Angel, se reúnem para a prática de rituais profanos em uma igreja em ruínas.

15_Blood-on-Satans-Claw-1970

   A primeira vítima desses rituais é um garoto chamado Mark. Angel, a jovem responsável pela morte, diz ao reverendo local que Mark estava com o diabo dentro dele, e por isso o mataram. Mas ao mesmo tempo, ela se oferece ao reverendo, que a repele e a expulsa de sua casa. Longe de se arrepender, Angel está sob o julgo de um poder maligno e maior, e depois do enterro do jovem Mark, ela acusa o reverendo de tê-la molestado e matado o garoto.

17_bloodonsatansclaw-banner

As pessoas mais jovens da vila continuam seduzidas pelo mal e pelos prodígios de Angel, que orquestra novos ataques aos que não se vergam à sua autoridade. A irmã de Mark é a próxima a ser atacada.

Como todo bom folk horror, The Blood on Satan’s Claw não provoca grandes sustos ou sangramentos, mas ele é competente em compor uma atmosfera maligna e assustadora, onde os risos inocentes se misturam com a corrupção e o ardil. O que incomoda nesse grande filme, é o domínio do incompreensível sobre a racionalidade, fazendo com que todos os que orbitam a fonte do mal sejam, se uma forma ou de outra, afetados por ele.

Com o reverendo fora do caminho, os mais jovens estão sem oposição para promoverem seus rituais, e a partir desse ponto o filme mescla o folk com um satanismo explícito e bastante incômodo, ainda mais se levarmos em consideração a época em que o filme foi realizado.

Nascido da transgressão, encontramos elementos de The Blood on Satan’s Claw em clássicos como Rosemary’s Baby, The Witch, Evil Dead II, Rawhead Rex e Midsommar, entre muitos outros filmes que beberam da mesma fonte.

O filme segue com mais pessoas sendo afetadas e, nos minutos decisivos, o retorno do juiz ao povoado parece ser a última esperança dos aflitos, mas o diabo e seus súditos não se deixarão vencer sem lutar.

E vamos parando por aqui e deixando o fechamento para quem assistir a esse grande filme — e ganhar de presente uma verdadeira aula de terror. Não subestime The Blood on Satan’s Claw nem por um segundo. Vindo dos longínquos 1971, esse filme se prova resistente ao teste do tempo, continuando a ser um dos mais enigmáticos e poderosos filmes de horror produzidos até hoje. 

 Se você não acredita, pode viver deliciosamente por alguns segundos apertando o play nesse trailer (e você encontra o filme completo on-line com um pouco de pesquisa).

LEIA TAMBÉM: The Video Dead: o horror da era analógica

Sobre Cesar Bravo

amplificador cesar bravoCesar Bravo é escritor, criador de conteúdo e editor. Pela DarkSide® Books, publicou Ultra Carnem, VHS: Verdadeiras Histórias de Sangue, DVD: Devoção Verdadeira a D., 1618 e Amplificador.

0 Comentários

Deixe o seu comentário!


Obrigado por comentar! Seu comentário aguarda moderação.

Indicados para você!

Ultra Carnem II + Brindes Exclusivos
R$ 99,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
  • Árvore de Ossos

    Sobreviventes
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Graphic NovelNovidadesSéries

Netflix vai fazer série inspirada em Black Hole

Depois de muitas tentativas e um leilão disputado, Black Hole finalmente será...

Por DarkSide
Curiosidades

O que significa o nome de Elfaba?

Há mais de um século somos fascinados pelo universo de Oz. Foi em 1900 que L. Frank...

Por DarkSide
CuriosidadesFilmesListas

8 curiosidades sobre a adaptação de Luto Sem Medo para o cinema

Tanto o cinema quanto a literatura sabem muito bem explorar as nuances e a carga...

Por DarkSide
DarksideLançamento

Lançamento: Ultra Carnem II, por Cesar Bravo

A carne é memória e maldição. Uma narrativa que pulsa no limiar entre mito e...

Por DarkSide
DarksideLançamento

DarkBox Collection Ultra Carnem, por Cesar Bravo

Em Ultra Carnem, Cesar Bravo invoca as forças que dormem sob a terra vermelha e as...

Por DarkSide