Dark

BLOG

O UNIVERSO DARK DE FÃ PARA FÃ


FilmesFirestar Videolocadora

The Return: Uma pérola sci-fi perdida no espaço-tempo

Contatos imediatos e surpreendentes de outro mundo

17/01/2025

Como alguns de vocês podem ter notado, a equipe da Firestar Videolocadora precisou de um pequeno recesso de final de ano. Estávamos com férias pendentes, festividades, reestruturação da loja, vocês entendem… O que não significa de modo algum que não retornamos com sangue nos olhos para desencavar uma nova tonelada de clássicos pouco conhecidos, desconhecidos… desprezados. Ou pior: esquecidos.

the return

O filme de hoje é um desses casos que tanto amamos, um sci-fi bem competente, verdadeiro em suas premissas e surpreendente, o tipo de filme que imediatamente evoca um sentimento saudosista nos seus espectadores.

the return

The Return aterrissou na Terra em 1980, sob a direção competente de Greydon Clark e estrelado, entre outros bons atores, pelo indefectível Martin Landau e pelo inesquecível Vincent Schiavelli! A produção acabou envelhecendo muito bem e atingindo relevância tardia, mesmo com seu lançamento discreto na época, que acabou encaminhado para a televisão e homevideo.

the return

Começamos nossa aventura imigratória-semeadora-interplanetária acompanhando uma nave espacial, e de longe, bem longe, avistamos o planeta Terra. Não demora muito e trocamos o desabitado espaço sideral pela pequena cidade de Little Creek, Novo México, no ano de 1955. Como toda cidadezinha daqueles dias, Little Creek parece tranquila, segura e pacata, um bom lugar para se criar os filhos. Talvez por esse excesso de confiança, o pai de um menininho de três ou quatro anos deixa o filho na calçada, enquanto ele entra em um bar para reabastecer o tanquinho. Já é noite, mas o menino fica numa boa, rindo e brincando de cowboy com seu revólver de espoleta. 

the return

No posto de gasolina do outro lado da rua, um segundo pai estaciona o carro, desce e pede para que a filha o espere onde está. Notando o menino do outro lado da rua, a menina sai do carro, parece querer ir até ele. Antes que ela o faça, a nave espacial aparece clareando o meio da rua, e, atraídas pelas luzes, as crianças vão até ela. Um raio cônico de luz desce da espaçonave, e traz alguma coisa com ele. As crianças parecem respirar da estranha névoa, parecem hipnotizadas pelo que experimentam. Quando a nave se afasta, as crianças correm assustadas até seus respectivos pais. E a nave segue encontrando nossos habitantes incautos de Little Creek.

the return

Agora avançamos 25 anos no tempo, para o presente-passado (maravilhoso) de 1980. Não demora e conhecemos Jennifer (interpretada pela excelente Cybill Shepherd), uma cientista que despreza os galanteios dos colegas e luta por sua carreira e por reconhecimento em um mundo prevalentemente machista. A mesma Jennifer rastreia, através de um sistema de monitoramento espacial via satélite (Skycon), uma série de anomalias relacionadas ao comportamento da luz, dos raios de luz (eles parecem acelerados em sua trajetória) em uma região do Novo México.

the return

A cidade de Little Creek possui seus próprios problemas diários, entre eles o gosto por cerveja da força policial e a playboyzada local que não tem nenhuma noção de autoridade. Mas para isso e todo o mais podemos contar com o xerife Niles Buchanan (Martin Landau) e com o subdelegado Waine Thompson. 

A nova missão policial chega quando a cientista Jeniffer se envolve em um acidente de carro. Enquanto ela dirigia a caminho de Little Creek, um cão saltou sobre o carro e a fez bater. O encontro entre Waine e Jeniffer é bastante peculiar, afinal, Waine encontra-se meio-quase-totalmente bêbado.

the return

No dia seguinte, eles se entendem melhor, e Jennifer convoca Waine para ajudá-la em seus deslocamentos e pesquisas pela cidade. Em uma dessas expedições, ela está sozinha, e acaba tendo um encontro com o mesmo cachorro enlouquecido. O dono desse cão é o esquisitão local, um minerador que também foi atingido pela nave espacial, 25 anos atrás (e não envelheceu um dia desde então). Aliás, nesse ponto do filme, começamos a suspeitar que Jeniffer e Waine talvez sejam as duas crianças do início da trama. Depois de uma ligação de Jennifer, seu pai (que também é seu chefe) decide ver por si mesmo o que está acontecendo, e também vai para Little Creek.

the return

A cidade também está sendo afetada por mutilações de animais, em sua maioria gado. Os animais são cortados cirurgicamente, têm partes removidas, e as carcaças não atraem qualquer outro ser vivo, nem mesmo as larvas e as moscas. Os fazendeiros, revoltados e apavorados, querem uma solução, e começam a pressionar a polícia e os cientistas, fazendo o possível para piorar o que já está bem complicado.

the return

E falando em piorar, não demora nada a aparecer um humano mutilado, o que coloca os policiais no dilema “pedir reforços ou fazer a estupidez de continuarem sozinhos, sem pessoal e equipamento suficientes”. Vocês podem imaginar a resposta…

Enquanto tudo se torna um pouco caótico em Little Creek, a equipe de cientistas da Skycon faz progressos alarmantes sobre o significado de algumas fotografias e evidências coletadas por Jeniffer. Ela e Waine, por sua vez, escapam da loucura local se rendendo à atração mútua que sentem um pelo outro, como se encontro entre eles tivesse sido, na verdade, orquestrado na infância.

the return

Se isso é verdade ou não, e os desfechos inesperados e brutais desse filme incrível, nós deixamos com vocês. O que podemos adiantar é que esse é um belo filme sobre contatos imediatos, e um grande acerto em direção, trama e atores. The Return prova que o mundo não está pronto para certas ideias, mas que na hora certa, tudo o que é bom encontra uma maneira de se manifestar.

the return

Com pouquíssimos erros e subjugado às limitações técnicas (e orçamentárias) dos anos oitenta, The Return é um precursor de filmes modernos que seguem a mesma temática, e merece estar nas listas de qualquer fã de boas histórias com OVNIs, intrusões alienígenas e achados anatômicos que não fazem nenhum sentido (a menos que você abra uma janelinha em suas próprias crenças).

the return

Infelizmente, não encontramos uma boa definição desse filme disponível via streaming aqui no Brasil, mas, com um pouco de boa vontade, vocês conseguem conferir ele completo no YouTube. Vale muito a pena.

LEIA TAMBÉM: Don’t Go in the House: Um clássico para incendiar você

Sobre Cesar Bravo

amplificador cesar bravoCesar Bravo é escritor, criador de conteúdo e editor. Pela DarkSide® Books, publicou Ultra Carnem, VHS: Verdadeiras Histórias de Sangue, DVD: Devoção Verdadeira a D., 1618 e Amplificador.

0 Comentários

Deixe o seu comentário!


Obrigado por comentar! Seu comentário aguarda moderação.

Indicados para você!

Três Rios + Brindes Exclusivos
R$ 94,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
  • Árvore de Ossos

    Sobreviventes
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
CuriosidadesDarkside

Os 5 mitos mais comuns sobre BDSM

Existe um limite para o prazer humano? E para a dor de se submeter e ser submetido?...

Por DarkSide
FilmesNovidades

David Lynch e sua visão única de contar histórias

O cinema perdeu um pouco de sua originalidade, ousadia e talento. O cineasta David...

Por DarkSide
FilmesNovidades

Goonies 2 está sendo desenvolvido por roteirista original

Depois de muitos boatos, expectativa e bolas na trave ao longo das décadas, a...

Por DarkSide
CuriosidadesDarkside

Quem foi o curandeiro Bruno Gröning

Quando a Segunda Guerra Mundial chegou ao fim, a Alemanha encontrava-se em ruínas não...

Por DarkSide
CuriosidadesLivros

Você sabe o que é ficção histórica?

A literatura possui o poder de transportar os leitores para os lugares mais variados...

Por DarkSide