Dark

BLOG

O UNIVERSO DARK DE FÃ PARA FÃ


FilmesFirestar Videolocadora

Uninvited: gatos, crimes e danações inesperadas

Um retrato fiel e divertido do experimentalismo

15/08/2025

Alguns filmes nos agarram pelo título, outros pela presença de grandes atores, e não é raro que busquemos segurança e alguma garantia em diretores conhecidos. Mas então, algumas vezes, uma cena que desafia os poderes do bizarro nos arrasta para as profundezas do mundo do horror inconvencional. É o caso do filme de hoje.

LEIA TAMBÉM: Blue Monkey: insetos gigantes, epidemia e desespero

Uninvited, lançado no Brasil como Não Convidado, chegou ao mundo em 1988, escrito, produzido e dirigido por Greydon Clark. O enredo desse misto de horror com ficção científica é bastante simples (se é que podemos dizer isso), e nos coloca a bordo de um iate de um multimilionário criminoso rumo às ilhas Cayman. Para alegria de todos, existe um gato mutante aterrorizando a tripulação.

Uninvited

Começamos a desafiar nossa sanidade com um homem de jaleco analisando o que parece uma chapa radiográfica. O médico está preocupado e decreta ao colega assistente:  “traga o animal imediatamente”. Seja lá o que apareça naquela radiografia, ele nunca viu nada parecido em sua carreira. Tem alguma coisa crescendo dentro do bicho. Os técnicos levam o animal, um gato, para o consultório, mas ele escapa. Quando é encurralado, algo horrendo sai de sua boca (uma espécie de monstro mutante) e promove um banho de sangue entre seus perseguidores. Agora o gato está nas ruas, levando a coisa que se esconde em sua barriga para bem longe.

Uninvited

Na sequência conhecemos Walter Graham e seu sócio, Mike Harvey, dois criminosos que estão às vésperas de embarcar em um iate de luxo. Antes do embarque, Walter conhece duas garotas e as convida para o iate. Logo depois, os sócios deixam as moças e decidem matar um possível traidor, que pode complicar seus negócios ilícitos e entregá-los para as autoridades. Enquanto a queima de arquivo acontece, o gato infectado faz novas vítimas e acaba chegando nas duas garotas e em seus amigos e, junto a eles, está a caminho do mesmo iate. 

Uninvited

Através de uma coleira, o grupo de jovens descobre que o gato veio de um laboratório de genética e decide ajudá-lo, imaginando que o gato fosse uma vítima de testes horríveis. Como parte de um embarque confuso, fica estabelecido que os rapazes e as moças irão servir como tripulação de Walter, cumprindo as funções de camareiros, cozinheiros, faxineiros, tudo que o iate precisar. Claro que os jovens também serão a parte de falta de noção (e dancinhas que causam vergonha alheia) e nudez parcial obrigatórias em qualquer filme da década de oitenta.

Uninvited

Outro tripulante do iate é Albert, um assassino contratado por Walter não muito esperto e com tendência ao alcoolismo. Albert fica bêbado e mexe com o gato errado, se é que vocês me entendem…

Uninvited

Algo que surpreende em Uninvited, além da trama esquisita e dos efeitos especiais nada críveis, é que ele realmente nos diverte e mantém nosso interesse na tela. De alguma forma, queremos entender o que aconteceu com o gato, o que acontecerá com aquelas pessoas — e também queremos nos surpreender sobre quais outras insanidades esse filme ainda planeja exibir até a subida dos créditos.

Enquanto pessoas morrem e o iate é sabotado, Walter Tiozão da Lancha continua seu intento de conquistar as moças e chegar o mais rápido possível às ilhas Cayman, para sacar sua fortuna ilícita nos bancos. Ao que parece, nenhum dos planos está próximo de acontecer. Walter Tiozão do Iate acaba perdendo a compostura e tenta pegar uma das moças à força. A confusão que se estabelece termina em tiroteio, e em uma mordida do gato mutante em Mike, sócio de Walter. 

Uninvited

Com dois feridos a bordo, a capitã Rachel decide chamar as autoridades, mas a reação de Walter é explodir o rádio e impedir qualquer aproximação de outros barcos. Rachel e uma das garotas o confrontam e conseguem dominá-lo, apanhando sua arma.

Uninvited

Um dos jovens que embarcou (Martin, que não é tão jovem assim) é biólogo e analisa o sangue de uma das vítimas, ele especula que existe algum tipo de mutação, algo muito diferente de uma doença, como a raiva, na amostra. Mike, o homem que foi mordido pelo gato, continua agonizando. Finalmente todos concluem que o gato pode ter sido envenenado por experimentos biológicos, e que está transmitindo esse veneno para as vítimas de seus ataques. Veneno este que gera mutantes em seus hospedeiros.

Uninvited

O gore presente em Uninvited é pontual, mas também diferente, desafiador, sangrento e graficamente exagerado, então, se você se choca com facilidade, siga com precaução. Em contrapartida, as subtramas são um ponto alto, e nos interessamos, de fato, em saber qual será o final desse filme: se Walter Graham conseguirá sacar sua fortuna ou não e que meios usará para corromper os jovens gananciosos a ajudá-lo. Ou ainda se o iate à deriva fará com que todos morram de fome ou sejam atacados pelo gato mutante em poucos dias.

Uninvited

O filme se torna pura paranoia em seus momentos finais, e esse é só mais um ponto de interesse para você que chegou até aqui. Embora a ideia-base desta produção seja notadamente esquisita e a mutação do gato não convença uma criança, Uninvited é um retrato fiel e divertido do experimentalismo e das possibilidades dentro de um filme de horror do passado. Ele talvez não esteja no top 10 da vida de muitos cinéfilos, mas isso não quer dizer que não seja um filme inesperadamente interessante.

Uninvited

E, por último, aí vai um bom conselho: se você adotar um gatinho, não deixe de levá-lo ao veterinário. E para quem se interessou, aqui vai o trailer:

LEIA TAMBÉM: The Slayer: pesadelos, gore e premonições

Sobre DarkSide

Avatar photoEles bem que tentaram nos vender um mundo perfeito. Não é nossa culpa se enxergamos as marcas de sangue embaixo do tapete. Na verdade, essa é a nossa maldição. Somos íntimos das sombras. Sentimos o frio que habita os corações humanos. Conhecemos o medo de perto, por vezes, até rimos dele. Dentro de nós, é sempre meia-noite. É inútil resistir. Faça um pacto com quem reconhece a beleza d’ O terror. O terror. Você é um dos nossos.

Website

0 Comentários

Deixe o seu comentário!


Obrigado por comentar! Seu comentário aguarda moderação.

Indicados para você!

Amplificador + Brinde Exclusivo
R$ 79,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
Tubarão + Brindes Exclusivos
R$ 84,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
  • Árvore de Ossos

    Sobreviventes
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
DarkloveMúsica

10 músicas para ouvir lendo A Maldição de Snakebite

Um clima sombrio, melancólico e de ameaça constante toma conta de quem ousa se...

Por DarkSide
LivrosWish

Conheça a Coleção Áurea da Wish

Viajar por narrativas que cruzaram séculos e continentes é o convite que a Wish faz a...

Por DarkSide
Coven MagicaeMagicae

8 práticas mágicas para celebrar os sabás da Roda do Ano

Há magia nos ciclos da natureza. Povos antigos de diversas partes do mundo já sabiam...

Por DarkSide
FilmesResenha

Caveira Viu: Drácula: Uma História de Amor Eterno

Entre os inúmeros personagens literários transportados para as telas do cinema,...

Por DarkSide
CuriosidadesMedo ClássicoSéries

5 referências a Edgar Allan Poe na 2ª temporada de Wandinha

Ela está de volta para infelicidade geral dos DarkSiders que amaram odiar (ou odiaram...

Por DarkSide