Dark

BLOG

O UNIVERSO DARK DE FÃ PARA FÃ


GamesListas

Videogames mais assustadores de todos os tempos

A Caveira listou 10 para você jogar, se tiver coragem

04/07/2025

Desde muito cedo a indústria dos videogames andou ao lado do gênero de terror. Um dos primeiros exemplos disso foi o seminal Haunted House, feito para o Atari, o qual em 1982 apresentou um dos primeiros jogos de terror de sobrevivência com fantasmas e aranhas pixeladas que talvez hoje não sejam mais tão assustadoras assim. Contudo, Haunted House serviu como um indicativo para onde o gênero iria em alguns anos e, acredite, seria um lugar para lá de assustador. 

LEIA TAMBÉM: Novidades para os fãs de games baseados no universo Lovecraft

O mundo dos videogames rapidamente entendeu que estar em filme de terror pode ser infinitamente mais assustador do que assistir a um. É justamente isso que alguns jogos fazem, estimulando os sentidos do jogador de diferentes formas e o levando a um mundo onde precisa lutar pela sobrevivência e enfrentar incontáveis ameaças aterrorizantes. A grande questão é que a própria mecânica desse tipo de entretenimento causa um tipo de imersão que obriga o jogador a se tornar um participante ativo da história, seja com as mãos no controle, no teclado ou com os óculos VR. 

Assim como o cinema, os videogames logo passaram a ser povoados por franquias icônicas, que conquistaram fãs e continuam vivas até hoje, como Silent Hill e Resident Evil. Na realidade, a relação entre o cinema de terror e os videogames é tão simbiótica que recorrentemente somos apresentados a adaptações cinematográficas de jogos famosos e até mesmo filmes icônicos que ganham suas versões no formato de jogos, permitindo aos espectadores mergulharem ainda mais em um mundo de puro terror. 

silent hill

Atualmente, o terror vive e continua crescendo nos videogames. Tais jogos podem ser assustadores por diferentes motivos. Podem conter sustos, momentos tensos, brincar com o psicológico de seus jogadores, trazer cenas para lá de violentas e diversos outros elementos. 

No entanto, enquanto muitas histórias conseguem assustar seus jogadores, algumas se destacam por serem pilares quando o assunto é terror, oferecendo experiências que se assemelham a verdadeiros pesadelos e obrigam os jogadores a enfrentarem seus piores medos. Feche as cortinas, desligue as luzes e dê play se tiver coragem. A Caveira separou 10 dos videogames mais assustadores de todos os tempos para você conferir. 

1. P.T (2014)

P.T

Produzido pela Kojima Productions, P.T foi concebido enquanto uma demo para um novo jogo da franquia Silent Hill. Projetada por Hideo Kojima e pelo cineasta Guillermo del Toro, a demo foi lançada no Playstation 4 em agosto de 2014 e, diferentemente dos outros títulos de Silent Hill, utilizava uma perspectiva em primeira pessoa. Aqui, o jogador controla um protagonista desconhecido, que desperta em uma inquietante casa suburbana onde vivencia eventos sobrenaturais bizarros, marcadas pelo som de um bebê chorando e por aparições assustadoras. Com uma restrição de mobilidade dentro da própria residência e um tempo de duração de apenas 30 minutos, P.T conseguiu traumatizar jogadores por seu ritmo enervante, sustos paralisantes e ambientação medonha. 

Infelizmente, a demo nunca chegou a ser transformada em um jogo completo, já que o projeto foi cancelado pela desenvolvedora em 2015. Enquanto o cancelamento frustrou muitos jogadores, isso também elevou P.T a uma aura de lenda urbana do mundo dos videogames, já que a demo foi removida da PlayStation Store e atualmente só está disponível para os sortudos que baixaram em seus consoles. 

2. Outlast (2013)

outlast

Desenvolvido pelo estúdio canadense Red Barrels, Outlast destaca-se por sua aparente simplicidade, a qual logo se transforma em uma experiência para lá de desagradável. Concebido em primeira pessoa, aqui o jogador assume o papel de Miles Upshur, um jornalista investigativo que segue uma dica anônima e explora um decrépito hospital psiquiátrico. Dotado apenas de uma filmadora, a qual confere ao jogador a função de visão noturna, Miles rapidamente percebe que não está sozinho no lugar, precisando enfrentar um mar de ameaças sinistras e maníacos homicidas. 

O que destaca Outlast de outros jogos similares é o fato de que o jogador possui uma quantidade limitada de opções para evitar essas ameaças, sendo incapaz de combatê-las efetivamente e não tendo acesso a armas. Isso significa que o jogador é obrigado a fugir, se esconder em armários e utilizar a visão noturna da câmera para procurar seus perseguidores, os quais revelam rostos mutilados e monstruosos. Com um ambiente aterrorizante, Outlast nos leva por um infortúnio sombrio, explorando os limites da carnificina e nos deixando extremamente vulneráveis.  

3. Amnesia: The Dark Descent (2010)

amnesia

Lançado em 2010, Amnesia é frequentemente considerado o jogo mais assustador de todos os tempos. Desenvolvido pela Frictional Games enquanto uma experiência de sobrevivência em primeira pessoa, Amnesia acompanha a história de Daniel, um homem que desperta no estranho castelo de Brennenburg sem nenhuma memória de como chegou ao local. O jogador deve então guiar o personagem pelo castelo à luz de velas, enquanto tenta manter sua sanidade (além do indicador de saúde, a sanidade de Daniel deve ser gerenciada a partir de um dispositivo que indica o “medo da escuridão”), evitar monstros assassinos e outras ameaças inquietantes, assim como resolver determinados quebra-cabeças. 

Embora tenha uma premissa simples, Amnesia inovou ao trazer um protagonista frágil que lida com a culpa e o tormento, precisando evitar a escuridão para sobreviver. Extremamente bem executado e partindo do medo humano da impotência, Amnesia deixou alguns jogadores tão assustados que eles foram incapazes de concluir a trama. 

4. Fatal Frame II (2003)

Fatal Frame II

Desenvolvido pela empresa japonesa Tecmo e lançado em 2003 para o Playstation 2, Fatal Frame II é o segundo jogo da franquia homônima, se destacando por sua história assustadora e jogabilidade agradável. Aqui, o jogador assume o papel de Mio Amakura, uma jovem que precisa explorar a vila assombrada de Minakami enquanto procura por sua irmã, Mayu, enfrentando fantasmas amaldiçoados e um misterioso ritual que parece nunca ter fim. Embora Fatal Frame II faça o jogador explorar a aldeia a partir de uma câmera fixa em terceira pessoa, tudo muda quando Mio utiliza a Câmera Obscura, um objeto recorrente na franquia, que inverte a perspectiva do jogo para primeira pessoa. O objetivo é resolver enigmas e explorar o local fotografando objetos, espaços e os próprios fantasmas que habitam a vila, o que obviamente rende sustos bastante inesperados. 

Utilizando uma mecânica similar ao restante da franquia, Fatal Frame II se destaca pelo visual de seus fantasmas, a maioria dos quais são inspirados em mitos e lendas japonesas. Além de oferecer visuais de yōkai para lá de assustadores, o jogo oferece uma ampla seleção de antagonistas, sendo uma ótima pedida para os DarkSiders fãs da obra Clássicos Japoneses Sobrenaturais

5. Resident Evil 7: Biohazard (2017)

Resident Evil

Uma das franquias de survival horror mais famosas de todos os tempos, Resident Evil é conhecido por seus títulos memoráveis e um dos que mais se destaca nesse lote é Resident Evil 7: Biohazard. Lançado em 2017, trazendo uma mudança de perspectiva para a primeira pessoa e um retorno às raízes de survival horror da franquia, o jogo acompanha Ethan Winters, um homem comum, que explora uma casa supostamente abandonada, repleta de deterioração e podridão, em busca de sua esposa desaparecida. Uma vez lá, ele conhece os Bakers, uma família de antagonistas obviamente inspirada em O Massacre da Serra Elétrica, precisando lutar por sua vida. 

Um dos grandes destaques de Resident Evil 7, além de sua ambientação sinistra e seus antagonistas memoráveis, é a escolha de seu protagonista. Diferentemente dos outros heróis da franquia, Ethan não é um agente federal ou policial especializado no uso de armas de fogo. Ele é como todos nós, apenas um civil em busca de sua esposa. Oferecendo uma das experiências mais aterrorizantes da franquia, Resident Evil 7 é um jogo intenso e perturbador, sendo que sua versão em realidade virtual é constantemente escolhida como uma das mais assustadoras de todos os tempos. 

6. Dead Space (2008)

Dead Space

Enquanto Alien – O Oitavo Passageiro nos mostrou que o espaço pode ser um lugar assustador, Dead Space nos abandonou lá para lutarmos por nossa sobrevivência. Ambientado no século XXVI, quando os recurso da Terra se esgotaram e a humanidade é obrigada a explorar novos planetas, o jogo acompanha um engenheiro espacial, chamado Isaac Clarke, que se encontra preso em uma nave espacial infestada por alienígenas monstruosos chamados de Necromorfos, os quais revelam ser corpos humanos reanimados por um organismo viral de outro mundo. Utilizando a mecânica de terceira pessoa “sobre o ombro”, a qual se popularizou com Resident Evil 4, Dead Space enfatiza constantemente a vulnerabilidade do protagonista e a sensação de profundo pavor, o que faz com que o jogador nunca se sinta seguro enquanto explora as salas da nave espacial ou caminha por seu corredor aparentemente tranquilo. 

Ovacionado pela atmosfera e pelo design de som, Dead Space nos faz sentir em perigo durante toda a gameplay, se beneficiando de sustos bem posicionados e criaturas alienígenas que assustam por seus visuais horríveis e criativos. Em 2023, o jogo ganhou um remake, o qual recebeu elogios dos fãs por preservar a atmosfera do original. 

7. Alien: Isolation (2014)

Alien: Isolation

Inspirado no filme de 1979, dirigido por Ridley Scott, Alien: Isolation é considerado uma das melhores mídias da franquia, capturando com primor o senso de isolamento e pavor do primeiro longa. Ambientada em 2137, quinze anos após os eventos de Alien – O Oitavo Passageiro, a história acompanha a engenheira Amanda Ripley, filha da protagonista Ellen Ripley, enquanto ela investiga o desaparecimento de sua mãe. A partir disso, o jogador é abandonado em uma inquietante estação espacial aterrorizada por um único Xenomorfo. 

Diferentemente de outros jogos de survival horror, Alien: Isolation visa a qualidade ao invés da quantidade. Isso significa que o jogador precisa lidar com uma única ameaça ao longo da história. Contudo, as coisas não ficam mais fáceis por causa disso. Além de dar ênfase à jogabilidade furtiva, exigindo que o jogador utilize táticas de stealth para sobreviver, Alien traz um antagonista que utiliza Inteligência Artificial avançada, sendo programado para caçar ativamente o jogador e não seguir um caminho predeterminado, o que o torna, de certa forma, uma entidade viva. Evocando o isolamento e apresentando uma quantidade mínima de música, Alien: Isolation não apenas transforma o jogador em um ser indefeso, como também em um objeto a ser caçado. 

8. Silent Hill 2 (2001)

Silent Hill 2

Lançado em 2001, Silent Hill 2 é possivelmente um dos jogos mais famosos do PlayStation 2 e um dos melhores exemplos de horror psicológico no mundo dos videogames. Desenvolvido pela Konami Computer Entertainment, o jogo foca em James Sunderland, um viúvo que recebe uma carta de sua falecida esposa o informando que está à sua espera na misteriosa cidade de Silent Hill. Chegando lá, o protagonista é forçado a enfrentar eventos estranhos e ameaças bizarras, de forma que a cidade funciona como uma porta de entrada para seus traumas, medos e desejos mais sombrios. Ocorrendo na perspectiva de terceira pessoa, Silent Hill 2 faz o jogador navegar por diferentes lugares na cidade, adquirindo itens, solucionando enigmas e, é claro, enfrentando diferentes tipos de antagonistas monstruosos. 

Envolto de uma neblina sufocante, a qual aumenta o sentimento de incerteza e perigo, o jogo mergulha o jogador no pesadelo de seu protagonista, oferecendo simultaneamente uma complexa narrativa psicológica e um terror visceral, permeado por seres como Pyramid Head e as icônicas Enfermeiras. Além de seus sustos efetivos, Silent Hill 2 possui uma habilidade que poucos jogos têm de deixar uma cicatriz duradoura em seus jogadores, permanecendo em nossas mentes muito tempo depois que concluímos a história. Em 2024, o jogo ganhou um remake, o qual oferece uma visão modernizada deste grande clássico. 

9. Clock Tower (1995)

clock tower

Inspirado no filme Fenômeno do cineasta italiano Dario Argento, Clock Tower é um jogo de computador em que o jogador utiliza o cursor para dirigir a personagem principal e explorar o ambiente. Com um enredo sobrenatural, a história acompanha Jennifer (baseada na atriz Jennifer Connelly e seu papel no filme), uma jovem órfã que é enviada para a mansão “Clock Tower”, junto de outras meninas do mesmo orfanato para morar com o rico eremita Simon Barrows. No entanto, ao chegar lá, o homem não está em lugar nenhum e Jennifer rapidamente se vê perseguida por um misterioso ser conhecido como Homem-Tesoura. 

Exigindo que o jogador percorra a antiga mansão enquanto evita o implacável perseguidor, Clock Tower não apenas oferece sustos notoriamente eficazes como também faz com que o jogador explore um ambiente sinistro e misterioso, marcado pela violência e terror. Outro jogo em que você não pode lutar, apenas escapar, Clock Tower possui múltiplos finais, sendo constantemente lembrado pela temática pesada e devastadora. 

10. Resident Evil Remake (2002 & 2015)

Resident Evil Remake

Funcionando como um remake do jogo lançado em 1996, Resident Evil foi lançado em 2002 pela Capcom, sendo aclamado por muitos fãs como a versão definitiva da história da Mansão Spencer. Ambientada em 1998, perto da cidade fictícia de Racoon City, a história acompanha Chris Redfield ou Jill Valentine, dependendo da escolha do jogador, enquanto ele/ela investiga uma série de assassinatos bizarros. Com uma atmosfera arrepiante, Resident Evil não apenas melhora a história original, como também apresenta inúmeras melhorias técnicas, o que por sua vez adiciona sustos visuais, ambientes claustrofóbicos, eventos aleatórios e personagens ainda mais ameaçadores, como os Crimsons Heads, uma mutação viciosa que surge se você não matar corretamente um zumbi. 

Considerado um dos jogos mais assustadores de todos os tempos, Resident Evil Remake é um daqueles raros exemplos em que o remake é melhor que o original, incorporando tudo do clássico dos anos 90 e o melhorando de formas ainda mais sinistras. O jogo foi lançado inicialmente para o Nintendo GameCube em 2002, sendo posteriormente portado para inúmeros outros consoles, como PlayStation 4 e Xbox One em 2015.

E aí, qual desses jogos é o mais assustador na sua opinião? Não esqueça de contar para a Caveira nos comentários! 

LEIA TAMBÉM: GTA 6: o mistério da data de lançamento

Sobre DarkSide

Avatar photoEles bem que tentaram nos vender um mundo perfeito. Não é nossa culpa se enxergamos as marcas de sangue embaixo do tapete. Na verdade, essa é a nossa maldição. Somos íntimos das sombras. Sentimos o frio que habita os corações humanos. Conhecemos o medo de perto, por vezes, até rimos dele. Dentro de nós, é sempre meia-noite. É inútil resistir. Faça um pacto com quem reconhece a beleza d’ O terror. O terror. Você é um dos nossos.

Website

0 Comentários

Deixe o seu comentário!


Obrigado por comentar! Seu comentário aguarda moderação.

Indicados para você!

O Grande Fora da Lei: A origem de GTA
R$ 69,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
O Massacre da serra elétrica - Limited Edition
R$ 64,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
  • Árvore de Ossos

    Sobreviventes
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
FilmesFirestar Videolocadora

The Shout: magia ritual, atmosfera e loucura

Hoje sabemos que os bons filmes de horror do passado são caixas de surpresas,...

Por Cesar Bravo
Wish

Conheça a Sociedade das Relíquias Literárias

Textos clássicos, raros ou esquecidos: é isso que a Sociedade das Relíquias...

Por DarkSide
DarksideEntrevista

Roberto Denser: “A literatura pra mim sempre foi refúgio e fortaleza”

Dono de uma narrativa impactante, Roberto Denser conquistou os DarkSiders com a...

Por DarkSide
Crime SceneCuriosidades

7 Fatos perturbadores sobre o caso das irmãs Knotek

Os piores abusos às vezes surgem daquelas pessoas em quem mais deveríamos confiar. E...

Por DarkSide
CuriosidadesFilmes

Tubarão faz 50 anos

Um tubarão mecânico, uma trilha sonora memorável e um enredo relativamente simples...

Por DarkSide