Dark

BLOG

O UNIVERSO DARK DE FÃ PARA FÃ


DarkSide BooksFilmes

10 curiosidades assustadoras sobre o filme O Exorcista

A produção de um dos maiores clássicos do terror foi cercada de mistérios e acontecimentos bizarros

15/01/2019

Muitos mistérios e curiosidades assustadoras e, quem sabe, sobrenaturais, cercam o filme O Exorcista, adaptado para o cinema em 1973 e dirigido por William Friedkin. O longa que assombrou o sono de muitos é uma adaptação do romance de William Peter Blatty, publicado originalmente dois anos antes do filme. A obra-prima de Blatty, no entanto, não se trata de ficção. O autor se inspirou no exorcismo real de Robert Mannheim, que aconteceu em 1949. O jornalista Thomas B. Allen  narrou com detalhes a história do jovem possuído em Exorcismo, publicado no Brasil em uma edição de causar arrepios pela DarkSide® Books. O livro é considerado pela Igreja Católica o relato mais completo de um exorcismo desde a Idade Média.

Legião, de William Peter Blatty, também publicado pela DarkSide® Books é a verdadeira continuação do clássico O Exorcista. Nele, Blatty inicia a história 10 anos após o exorcismo de Regan MacNeil, a menina endemoniada interpretada nos cinemas pela jovem Linda Blair. Quando resolvemos nos aventurar em busca do desconhecido e visitar fenômenos paranormais, nada está sob nosso controle e uma série de acontecimentos estranhos cercam os bastidores de O Exorcista, portanto, pegue água benta, um crucifixo, faça o sinal da cruz e prepare-se para conhecer 10 curiosidades macabras sobre um dos maiores clássicos do terror.

1 Incêndio no set de filmagem

O set de filmagem do interior da casa dos MacNeil pegou fogo durante as filmagens causando atrasos em toda a produção do longa, mas adivinhem só: apenas o quarto de Regan MacNeil, onde se passavam a maior parte das cenas em que a jovem estava possuída, não foi atingido pelas chamas.

2 Mortes envolvendo o elenco

Uma sequência bizarra de mortes de pessoas envolvidas no filme (ou parentes próximos) aconteceu durante as filmagens de O Exorcista. Nada menos do que nove pessoas ligadas ao filme morreram, incluindo os atores Jack MacGowran e Vasiliki Maliaros, o avô de Linda Blair, um segurança no set e um especialista em efeitos especiais.

3 A equipe de filmagem acreditava que o set havia sido amaldiçoado

Diante dos eventos, a equipe de filmagem de O Exorcista acreditava que o set havia recebido algum tipo de maldição. Para muitos, tudo não passava de jogada de marketing para a divulgação do filme. Para outros, algo sobrenatural dominou o longa durante sua produção. Sendo ou não obra do tinhoso, O Exorcista foi sucesso de bilheteria e se tornou o primeiro filme de terror a ser indicado ao Oscar, levando a estatueta nas categorias Melhor Roteiro Adaptado e Melhor Mixagem de Som, em 1974.

4 A clássica cena de Regan virando a cabeça quase foi cortada do filme

O autor William Peter Blatty pediu para que a cena fosse retirada do filme, mas William Friedkin a manteve. A cena em que Regan MacNeil está possuída e gira sua cabeça para trás do tronco se tornou uma das mais icônicas do cinema e, certamente, causou alguns gritos de pavor.

5 A atriz Ellen Burstyn teve um trauma permanente na coluna durante as filmagens

O grito de dor que se ouve no momento em que Ellen Burstyn (Chris MacNeil) cai no chão é real. A atriz sofreu uma lesão permanente na coluna vertebral durante a filmagem da cena em que ela aparece sendo arremessada no chão.

6 O demônio do filme se chama Pazuzu

Apesar de seu nome não ser falado no filme, o demônio que atormenta a jovem Regan chama-se Pazuzu, uma das milhares alcunhas usadas para identificar o Capiroto. Pazuzu é o nome do rei dos demônios na mitologia assíria e babilônica – era comum que o povo dessa época o temesse e pedisse ajuda em tempos difíceis.

7 O trailer original do filme foi alterado por ser considerado “muito assustador”

O trailer mostrava partes do filme em preto e branco. As imagens se misturavam com demônios e também mostravam o rosto de Regan MacNeil possuída – tudo isso acompanhado de uma trilha sonora realmente assustadora. Um verdadeiro clássico do terror. Vale destacar também que algumas salas de cinema dos Estados Unidos disponibilizaram sacos para vômito em suas cadeiras para as pessoas mais sensíveis.

8 Paul Bateson, que faz uma rápida participação no filme, é suspeito de ser um serial killer na vida real

Essa talvez seja uma das curiosidades mais mórbidas do filme. O ator Paul Bateson era técnico de raio-x no NYU Medical Center e fez uma “ponta” no filme. Anos depois, Bateson foi condenado pelo assassinato de Addison Verrill. A polícia também acredita que ele foi responsável por mais seis outros homicídios – cujas partes dos corpos foram desmembradas e jogadas dentro do rio Hudson em sacos pretos de lixo.

9 Um padre jesuíta foi chamado para “abençoar o set” depois dos acontecimentos desastrosos

O medo da equipe de produção e os eventos desastrosos que aconteceram durante as filmagens do longa pediram a presença de um padre jesuíta que abençoou o set de filmagem do filme de terror. É preciso estar preparado para acordar os espíritos malignos!  

10 Gritos de porco e a voz do demônio

Os gemidos e grunhidos macabros de Regan MacNeil durante o filme foram feitos a partir da mixagem de gritos de porco. O som emitido por Regan quando, finalmente, o demônio é exorcizado de seu corpo foi criado a partir do som que os porcos emitem quando são levados para o abate. Já a voz do demônio que possui a jovem Regan veio da atriz Mercedes McCambridge, um dos maiores nomes do rádio de sua época.

Sobre DarkSide

Avatar photoEles bem que tentaram nos vender um mundo perfeito. Não é nossa culpa se enxergamos as marcas de sangue embaixo do tapete. Na verdade, essa é a nossa maldição. Somos íntimos das sombras. Sentimos o frio que habita os corações humanos. Conhecemos o medo de perto, por vezes, até rimos dele. Dentro de nós, é sempre meia-noite. É inútil resistir. Faça um pacto com quem reconhece a beleza d’ O terror. O terror. Você é um dos nossos.

Website

20 Comentários

  • Caio Rodrigues

    11 de agosto de 2020 às 18:07

    Muito legais as curiosidades! Sou fã do filme. Obrigado!

  • Ângela

    17 de novembro de 2020 às 11:21

    Meu deus bem que Meu pai disse que o filme é baseado em fato real kkkkkkkkkk

  • Esther Agne

    30 de novembro de 2020 às 01:05

    Eu sinceramente não entendo como as pessoas tinham medo disso (algumas têm até hoje). É tão superficial kkkkk se eu assistir isso eu vou rir demais

  • Rose

    7 de janeiro de 2021 às 12:37

    Cara e Ilário aquele bicho rir de uma forma que não dá para segurar kkkkkkkk?????

  • Rogers

    20 de janeiro de 2021 às 07:17

    Vc ta olhando o filme com olhos de alguem qvta acostumado com filmes de terrod de hj em dia, genéricos e cheio de jumpscare

  • Eduardo

    30 de janeiro de 2021 às 15:30

    1. Anos 70. A segurança do trabalho passava longe nos sets cheios de cabos e cacarecos;
    2. Pessoas morrem e uma gravação de filme contrata centenas de pessoas além de outros;
    3. Marketing, marketing, e marketing;
    4. Isso não é curiosidade macabra, é técnica;
    5. Acidente de trabalho, vide o item 1;
    6. O nome da entidade é apresentada no começo do filme, não me recordo se é falada mas lembro de estar escrita logo na primeira cena onde a estatueta é levada pelos arqueólogos. E Pazuzu não é um demônio mas uma entidade babilônica.
    Assim como Baal Zebub (o Senhor da casa, entidade da fertilidade e cultivo) que depois da chegada dos judeus à Cananéia foi transformado em Belzebu (o Senhor das moscas);
    7. Item 4;
    8. QUEM nos EUA não é um potencial cereal killer com uma sociedade tão doente como aquela??;
    9. Marketing, marketing, mar quentinho. Item 3!;
    10. Itens 4 e 7.

  • Carlos César da Silva

    7 de fevereiro de 2021 às 17:39

    NESTA ÉPOCA TINHA 16 ANOS ENTREI NO CINEMA POR UMA CARTEIRA DE UMA ESCOLA DE ARTES DRAMATICAS QUE TINHA CONSEGUIDO

  • Gustavo

    21 de abril de 2021 às 19:09

    Eduardo que comentou acima é um paspalho, brasileiro ateu nutella acha que é detetive de tudo que acontece lá fora, primeiro senhor Eduardo você não provou nada só bajulou contra o sobrenaturalismo que realmente é evidente que exista mas a pseudociência “abafa”, igual remédio do câncer né nós já sabemos o roteiro dos tais cientistas principalmente tema “ufologia”, outro campo sobrenatural abafado até hoje.
    Bom para refutar o Eduardo, pesquise sobre a vida conturbada da personagem que interpretou a pequena Regan que é a atriz “Linda Blair”, percebe-se que ela fez cenas obscenas e sexuais, sabe quando o que aconteceu quando ela envelheceu ? Linda Blair quase cedeu sua vida a prostituição, sendo uma das atrizes entre o ranking das mais sexys naquela época, famosos até satanistas queriam ter relação com ela, Linda Blair era tão linda que era semelhante a “Selena Gomez” cantora atualmente famosa e que alguns especula que Linda Blair era ainda mais linda que ela até porque continua Lindíssima com seus 60 anos.
    Bom pesquise sobre sua perda parentesca e sua vida conturbada, que te garanto senhoe Eduardozinho fake sherlock holmes, quando você estudar vida dela e principalmente do demônio que não vou citar o nome porque ele é sim sinistro e não para pessoas supérflua como você é normal gritar e falar porque não tem mediunidade aflorada, te garanto que o seu ceticismo irá por água abaixo ao aprofundar as pesquisas e verás que houve convocação de mais de 3 padres para ir ao Seth de filmagem e claro matéria são inglês porque brasil é bacanau espiritual e não leva pesquisa sobrenatural nada a sério.

  • Duda

    18 de maio de 2021 às 16:10

    Vala meu Deus KAKAKAKAKAKAKAKAKAK
    Traumatizada

  • Leonarso

    17 de julho de 2021 às 00:35

    Cacilds. Como eu gosto de filmes de terror. Cada filme e sua é poca vejo que foi muito interessante as técnicas usadas e como a equipe pode usar o marketing p vender a ideia. Muito bom atrelar filme de terror com aspectos sobrenaturais. Porém utilizando a lógica como o Eduardo usou pode tirar um pouco da graça do ” macabro”. Eu procuro ver com olhos credulos da mensagem que o diretor passou, lembrando que é apenas uma obra de ficção. Kkkkk show de bola estes clássicos.

  • marcio "osbourne" silva de almeida

    5 de novembro de 2021 às 10:16

    Essa do psicopata eu não sabia!!!!Extremamente mórbido!!!! – marcio “osbourne” silva de almeida – jlle/sc

  • Egidio

    14 de janeiro de 2022 às 15:40

    Horripilante !! , e ainda mais sabendo que foi baseado em fato reais !!

  • Fred

    15 de janeiro de 2022 às 00:48

    Não sei o que é mais amedrontador, o filme que até hoje não tive coragem de assistir, o Sr. Eduardo, o Sr. Gustavo ou a Linda Blair. Só sei que o filme é até hoje um divisor de águas. Os roteiristas, os diretores e produtores tentam, com seus efeitos especiais e tecnologia, mas ninguém consegue ser tão apavorante quanto esse filme.

  • José Luiz sou padre já fiz um exorcismo i

    20 de fevereiro de 2022 às 19:23

    Hoje em dia e, difícil acreditar mas se alguém ver um exorcismo nunca mais será o mesmo

  • Marcos Vinicius Silva do Nascimento

    18 de novembro de 2022 às 21:08

    por incrível que pareça eu estava assistindo esse filme hoje e acho que o exorcismo deveria ser levado mais a sério pq até parece que a própria igreja desacredita do próprio ritual jogando tudo pra cima da ciência antes de tomar uma atitude deixando o próprio diabo feliz

  • JMAbreu

    2 de fevereiro de 2023 às 16:24

    Quando assisti com a minha mãe, isto durante a sessão, um senhora grávida teve que sair da sala em estado de choque, e foi parar ao hospital.
    Várias outras pessoas ao longo do filme, também não se sentiram cómodas e também saíram.
    Da minha mãe estava calma, só que de vez em quando, sentia uma mão apertando o meu braço… 🙂
    Uma obra prima do terror, indubitavelmente marcou definitivamente a história do cinema.

  • alex fury

    27 de outubro de 2023 às 16:44

    O pessoal diz que ri da obra porque é superficial.
    Eles riem sim…………………. pra acobertar o medo. Falsa sensação de segurança.

Deixe o seu comentário!


Obrigado por comentar! Seu comentário aguarda moderação.

Indicados para você!

Legião
R$ 64,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
Exorcismo
R$ 79,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
CuriosidadesDarksideFilmes

Qual a verdadeira história de Valak?

O universo da franquia Invocação do Mal, ou InvocaVerso para os íntimos, é...

Por DarkSide
FilmesNovidadesSéries

Série de Halloween vai se basear no primeiro filme da franquia

Depois de um leilão acalorado com titãs do gênero como A24, a Miramax e o Trancas...

Por DarkSide
MacabraNovidades

Clive Barker vai parar de ir em convenções para se dedicar a novos livros

Criador de personagens como o Sacerdote do Inferno (famoso Pinhead) e de séries de...

Por DarkSide
FilmesFirestar Videolocadora

Paperhouse: Uma fantasia sombria obrigatória a todo devoto do terror

Apesar de gostarmos muito do subgênero gore, não é só de sangue, tripas e gritos...

Por Cesar Bravo
Crime Scene FictionE.L.A.SSéries

Tudo o que sabemos da adaptação de Pedra Papel Tesoura para a Netflix

Provocativo, o lançamento de Alice Feeney no projeto E.L.A.S em Evidência já chega...

Por DarkSide