Dark

BLOG

O UNIVERSO DARK DE FÃ PARA FÃ

Cine Book ClubFilmes

10 curiosidades matadoras sobre Jason Voorhees e Sexta-Feira 13

Um clássico dos filmes slasher, Sexta-Feira 13 ganhou inúmeras sequências e o protagonista Jason Voorhees se tornou imortal e conquista fãs até hoje

Em maio de 1980 chegava aos cinemas um dos filmes slasher mais famosos da história: Sexta-Feira 13. À princípio mais um filme de terror como qualquer outro, mas o que ninguém imaginava era que Sexta-Feira 13 e seu protagonista Jason Voorhees ficariam marcados para sempre no imaginário dos amantes do terror e se tornaria referência dentro do gênero.

Dos anos 1980 até hoje, Sexta-Feira 13 ganhou inúmeras sequências, aterrorizou os apaixonados pelo sombrio e faturou muito dinheiro — algo incomum para filmes do gênero. O lendário Jason Voorhees consegue ser reconhecido por crianças e adultos de diversas idades e até hoje é uma das fantasias de Halloween mais usadas.

Amado por muitos e criticado por outros, Sexta-Feira 13 mostrou a genialidade de Tom Savini ao criar efeitos especiais e maquiagens aterrorizantes para produções cinematográficas. A produção sangrenta que movimentou a indústria cinematográfica da época, chegou até ser proibida na Finlândia por conter muitas mortes sem motivo.

Nostálgicos da época do VHS e das reprises na TV durante as madrugadas, conhecem bem o homem atrás da máscara de hóquei. Pela DarkSide Books, Jason Voorhees ganhou um edição sangrenta de Sexta-Feira 13: Arquivos de Crystal Lake com tudo o que os fãs de um dos slashers mais famosos do cinema merecem: fotos inéditas, bastidores exclusivos e entrevistas com os atores, além dos clássicos pôsteres dos filmes.

As histórias que tornaram Jason imortal na mente de todos foram marcadas por particularidades que todo filme faz questão de ter. Confira algumas curiosidades sobre Sexta-Feira 13:

13 Fanboy

Deborah Voorhees, que interpretou Tina em Sexta-Feira 13: Um Novo Começo — sim, a atriz possui o mesmo sobrenome do conhecido assassino da série —, resolveu reviver o clássico e está dirigindo um filme classificado como meta-slasher que, basicamente, revive a história e conta com diversos artistas que já passaram pela franquia. Segundo o Bloody Disgusting, Corey Feldman, que interpretou o jovem Tommy Jarvis no quarto e no quinto filmes da série — além do Bocão, de Os Goonies, também fará uma aparição especial em 13 Fanboy. O filme está previsto para estrear em outubro deste ano.

Mais de 10 máscaras ao longo do tempo

Jason Voorhees teve 12 máscaras ao longo dos filmes da série Sexta-Feira 13. A máscara de Jason foi desde um saco de pano amarrado na cabeça quando ele ainda era criança até uma versão futurista de sua clássica máscara de hóquei usada em Jason X, lançado em 2001.

Sucesso de faturamento

O primeiro filme da franquia Sexta-Feira 13 custou cerca de 550.000 dólares — mas depois do lançamento a bilheteira chegou perto dos 465 milhões de dólares. Um verdadeiro sucesso da história do terror.

O primeiro Jason nos cinemas tem uma banda chamada First Jason

O ator que interpretou Jason Voorhees nos cinemas pela primeira vez teve uma banda de rock chamada First Jason. Em entrevista, o ator  Ari Lehman disse: “First Jason é uma experiência musical que quer mostrar a mente de Jason Voorhees. Nos filmes, Jason fica em silêncio, a nossa banda é a voz de Jason Voorhees”.

Deformações

Tom Savini, maquiador do longa, achou que seria melhor que Jason, sem a máscara, fosse deformado. Ao se envolver com os personagens, ele criou as deformações de Jason e entrava nas salas de cinemas apenas para observar a reação das pessoas ao se depararem com o personagem nas telonas.

Recordista no número de vítimas

Jason tem um currículo imbatível no número de vítimas. Desde a última contagem do portal Rotten Tomatoes, o slasher mais famoso dos cinemas tinha matado 146 pessoas — das maneiras mais cruéis possíveis. 

Prejuízo para os acampamentos

Na época do lançamento do primeiro filme Sexta-Feira 13, no início dos anos 1980, a procura por acampamentos de férias nos Estados Unidos diminuiu em 69% — o homem atrás da máscara de hóquei entrou na mente dos jovens e deu prejuízo nas férias de verão. 

Jason Voorhees se chamava Josh

Hoje é impossível não ouvir seu nome e automaticamente vinculado aos filmes. Jason Voorhees se tornou maior do que o próprio filme que estrelava. Mas nem sempre o temido e silencioso personagem se chamou Jason. A primeira escolha de Victor Miller, roteirista do filme,  foi Josh Voorhees — Jason certamente soou melhor aos seus ouvidos.

Trilha sonora sinistra

A clássica e amedrontadora trilha sonora que antecipava as mortes do temido Jason Voorhees é de autoria de Harry Manfredini. A voz que sussurra “ki-ki-ki … ma-ma-ma” seria a voz de Jason quando criança, gaguejando “Matar, matar, matar … Ma, Ma, Ma“.

Crystal Lake existe de verdade

O acampamento Crystal Lake, de Sexta-Feira 13, existe na vida real e fica em Hardwick, em Nova Jersey. O local, na verdade, se chama Camp No-Be-Bo-Sco e serviu de locações para as filmagens do famoso acampamento onde Jason Voorhees morava com sua mãe, Pamela. Até os dias de hoje, o local preserva objetos e lembranças das filmagens. Já na cidade de Crosby, em Minnesota, uma estátua de Jason Voorhees pode ser encontrada no fundo de um lago muito frequentado por mergulhadores. O susto deve ter sido grande para os primeiros desavisados que avistaram a estátua no local.

 

Entre os dias 18 de fevereiro e 25 de fevereiro acontece a Dark Week Cine Book Club, a chance perfeita dos amantes da sétima arte completarem sua coleção de caveiras. São descontos progressivos em todos os títulos da marca Cine Book Club. Clique aqui e acesse, a locadora da caveira está aberta pra você e seus amigos.

0 Comentários

Deixe o seu comentário!


Obrigado por comentar! Seu comentário aguarda moderação.

Indicados para você!

Hora do Pesadelo
R$ 69.90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
Os Goonies - Classic Edition
R$ 39.90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Crime Scene

O curioso caso das Criadoras de Anjos de Nagyrév

A vida em Nagyrév, vilarejo na região central da Hungria, não era nada fácil nas...

Por DarkSide
Cine Book ClubFilmes

‘Romero Lives!’ Cidade americana exibe filmes e legado do mestre George Romero

Foi em um cemitério de Pittsburgh, na Pensilvânia, que o o apocalipse zumbi começou...

Por DarkSide
Crime SceneDarkloveEntrevista

Jennifer Dahbura: Ilustradora de Geek Love e Lady Killers fala sobre suas inspirações

Assim como toda criança, Jennifer Dahbura era fascinada por lápis de cor, giz de cera...

Por DarkSide
EntrevistaGraphic Novel

Emily Carroll fala sobre a experiência de desenhar e escrever Floresta dos Medos

Emily Carroll sempre gostou de ouvir histórias lidas em voz alta. Ela se lembra de...

Por DarkSide
Cine Book Club

Por que Cabo do Medo, de Martin Scorsese, está entre os melhores thrillers da década de 90

Publicado originalmente no site Dan of Geek Após os elogios da crítica recebidos por...

Por DarkSide