Dark

BLOG

O UNIVERSO DARK DE FÃ PARA FÃ


Cine Book ClubFilmes

10 curiosidades matadoras sobre Jason Voorhees e Sexta-Feira 13

Um clássico dos filmes slasher, Sexta-Feira 13 ganhou inúmeras sequências e o protagonista Jason Voorhees se tornou imortal e conquista fãs até hoje

18/02/2019

Em maio de 1980 chegava aos cinemas um dos filmes slasher mais famosos da história: Sexta-Feira 13. À princípio mais um filme de terror como qualquer outro, mas o que ninguém imaginava era que Sexta-Feira 13 e seu protagonista Jason Voorhees ficariam marcados para sempre no imaginário dos amantes do terror e se tornaria referência dentro do gênero.

Dos anos 1980 até hoje, Sexta-Feira 13 ganhou inúmeras sequências, aterrorizou os apaixonados pelo sombrio e faturou muito dinheiro — algo incomum para filmes do gênero. O lendário Jason Voorhees consegue ser reconhecido por crianças e adultos de diversas idades e até hoje é uma das fantasias de Halloween mais usadas.

Amado por muitos e criticado por outros, Sexta-Feira 13 mostrou a genialidade de Tom Savini ao criar efeitos especiais e maquiagens aterrorizantes para produções cinematográficas. A produção sangrenta que movimentou a indústria cinematográfica da época, chegou até ser proibida na Finlândia por conter muitas mortes sem motivo.

Nostálgicos da época do VHS e das reprises na TV durante as madrugadas, conhecem bem o homem atrás da máscara de hóquei. Pela DarkSide Books, Jason Voorhees ganhou um edição sangrenta de Sexta-Feira 13: Arquivos de Crystal Lake com tudo o que os fãs de um dos slashers mais famosos do cinema merecem: fotos inéditas, bastidores exclusivos e entrevistas com os atores, além dos clássicos pôsteres dos filmes.

As histórias que tornaram Jason imortal na mente de todos foram marcadas por particularidades que todo filme faz questão de ter. Confira algumas curiosidades sobre Sexta-Feira 13:

13 Fanboy

Deborah Voorhees, que interpretou Tina em Sexta-Feira 13: Um Novo Começo — sim, a atriz possui o mesmo sobrenome do conhecido assassino da série —, resolveu reviver o clássico e está dirigindo um filme classificado como meta-slasher que, basicamente, revive a história e conta com diversos artistas que já passaram pela franquia. Segundo o Bloody Disgusting, Corey Feldman, que interpretou o jovem Tommy Jarvis no quarto e no quinto filmes da série — além do Bocão, de Os Goonies, também fará uma aparição especial em 13 Fanboy. O filme está previsto para estrear em outubro deste ano.

Mais de 10 máscaras ao longo do tempo

Jason Voorhees teve 12 máscaras ao longo dos filmes da série Sexta-Feira 13. A máscara de Jason foi desde um saco de pano amarrado na cabeça quando ele ainda era criança até uma versão futurista de sua clássica máscara de hóquei usada em Jason X, lançado em 2001.

Sucesso de faturamento

O primeiro filme da franquia Sexta-Feira 13 custou cerca de 550.000 dólares — mas depois do lançamento a bilheteira chegou perto dos 465 milhões de dólares. Um verdadeiro sucesso da história do terror.

O primeiro Jason nos cinemas tem uma banda chamada First Jason

O ator que interpretou Jason Voorhees nos cinemas pela primeira vez teve uma banda de rock chamada First Jason. Em entrevista, o ator  Ari Lehman disse: “First Jason é uma experiência musical que quer mostrar a mente de Jason Voorhees. Nos filmes, Jason fica em silêncio, a nossa banda é a voz de Jason Voorhees”.

Deformações

Tom Savini, maquiador do longa, achou que seria melhor que Jason, sem a máscara, fosse deformado. Ao se envolver com os personagens, ele criou as deformações de Jason e entrava nas salas de cinemas apenas para observar a reação das pessoas ao se depararem com o personagem nas telonas.

Recordista no número de vítimas

Jason tem um currículo imbatível no número de vítimas. Desde a última contagem do portal Rotten Tomatoes, o slasher mais famoso dos cinemas tinha matado 146 pessoas — das maneiras mais cruéis possíveis. 

Prejuízo para os acampamentos

Na época do lançamento do primeiro filme Sexta-Feira 13, no início dos anos 1980, a procura por acampamentos de férias nos Estados Unidos diminuiu em 69% — o homem atrás da máscara de hóquei entrou na mente dos jovens e deu prejuízo nas férias de verão. 

Jason Voorhees se chamava Josh

Hoje é impossível não ouvir seu nome e automaticamente vinculado aos filmes. Jason Voorhees se tornou maior do que o próprio filme que estrelava. Mas nem sempre o temido e silencioso personagem se chamou Jason. A primeira escolha de Victor Miller, roteirista do filme,  foi Josh Voorhees — Jason certamente soou melhor aos seus ouvidos.

Trilha sonora sinistra

A clássica e amedrontadora trilha sonora que antecipava as mortes do temido Jason Voorhees é de autoria de Harry Manfredini. A voz que sussurra “ki-ki-ki … ma-ma-ma” seria a voz de Jason quando criança, gaguejando “Matar, matar, matar … Ma, Ma, Ma“.

Crystal Lake existe de verdade

O acampamento Crystal Lake, de Sexta-Feira 13, existe na vida real e fica em Hardwick, em Nova Jersey. O local, na verdade, se chama Camp No-Be-Bo-Sco e serviu de locações para as filmagens do famoso acampamento onde Jason Voorhees morava com sua mãe, Pamela. Até os dias de hoje, o local preserva objetos e lembranças das filmagens. Já na cidade de Crosby, em Minnesota, uma estátua de Jason Voorhees pode ser encontrada no fundo de um lago muito frequentado por mergulhadores. O susto deve ter sido grande para os primeiros desavisados que avistaram a estátua no local.

Sobre DarkSide

Avatar photoEles bem que tentaram nos vender um mundo perfeito. Não é nossa culpa se enxergamos as marcas de sangue embaixo do tapete. Na verdade, essa é a nossa maldição. Somos íntimos das sombras. Sentimos o frio que habita os corações humanos. Conhecemos o medo de perto, por vezes, até rimos dele. Dentro de nós, é sempre meia-noite. É inútil resistir. Faça um pacto com quem reconhece a beleza d’ O terror. O terror. Você é um dos nossos.

Website

8 Comentários

  • Luan Leandro Ribeiro

    2 de setembro de 2020 às 02:33

    Demais Essa Macabra História De Jason Voorhees Eu Amo Mtu Os Filmes E Principalmente O Jason Meu Personagem Favorito De Terror Quando Tiver Um filho Ou Filha Vou Fazer Gostar Do Jason Mtu Massa Esse Serial Killer Das Telonas Bem Que Poderia Existir O Jason Na Vida Real Queria Mtu Ter Oportunidade De Conhecer A Cidade De Crystal Lake E A Estátua Do Meu Jason Voorhees….

  • JoãoGP_1

    13 de outubro de 2020 às 06:42

    isso é mt loko vei agr nova jersey já entrou para minha lista de locais para visitar e como grande fã da franquia sexta-feira 13 eu tenho q mergulhar na quele lago e tirar uma foto com o jason kk

    tendeu

  • Vinícius

    3 de abril de 2021 às 02:46

    Eae, conseguiu visitar lá e tirar uma foto ?

  • GCP

    14 de janeiro de 2022 às 21:08

    Conheci o JV com 07 de Idade

  • Roberta

    22 de junho de 2023 às 10:13

    Sou fã da franquia, Jason é o personagem mais icônico das telonas, não me canso de ver os filmes dele, gostaria muito de conhecer o acampamento

Deixe o seu comentário!


Obrigado por comentar! Seu comentário aguarda moderação.

Indicados para você!

Os Goonies - Classic Edition
R$ 39,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
Hora do Pesadelo
R$ 79,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
CuriosidadesDarksideFilmes

Qual a verdadeira história de Valak?

O universo da franquia Invocação do Mal, ou InvocaVerso para os íntimos, é...

Por DarkSide
FilmesNovidadesSéries

Série de Halloween vai se basear no primeiro filme da franquia

Depois de um leilão acalorado com titãs do gênero como A24, a Miramax e o Trancas...

Por DarkSide
MacabraNovidades

Clive Barker vai parar de ir em convenções para se dedicar a novos livros

Criador de personagens como o Sacerdote do Inferno (famoso Pinhead) e de séries de...

Por DarkSide
FilmesFirestar Videolocadora

Paperhouse: Uma fantasia sombria obrigatória a todo devoto do terror

Apesar de gostarmos muito do subgênero gore, não é só de sangue, tripas e gritos...

Por Cesar Bravo
Crime Scene FictionE.L.A.SSéries

Tudo o que sabemos da adaptação de Pedra Papel Tesoura para a Netflix

Provocativo, o lançamento de Alice Feeney no projeto E.L.A.S em Evidência já chega...

Por DarkSide