Dark

BLOG

O UNIVERSO DARK DE FÃ PARA FÃ


FilmesListas

10 Filmes de terror amaldiçoados na vida real

O clima assombrado invadiu estas produções que provocaram calafrios dentro e fora das telonas.

08/10/2020

Filmes de terror têm a missão de assustar o público. Mas e quanto eles causam sustos na própria equipe de produção? Acontecimentos paranormais no set, membros da equipe mortos repentinamente e sets inundados são apenas alguns acontecimentos que levantam a suspeita de que as maldições dos filmes iam além do campo da ficção.

LEIA TAMBÉM: 31 DIAS DE TERROR: DESAFIO HALLOWEEN

A seguir, separamos alguns destes filmes em que o terror começou antes mesmo da estreia. Algumas produções são consideradas amaldiçoadas até hoje.

1. O Exorcista (1973)

Parece que o demônios assombraram muito mais do que a personagem Regan (Linda Blair) em O Exorcista. A maior parte do filme se passa no quarto da garota, onde os rituais de exorcismo são conduzidos. Aliás, quando você pensa em O Exorcista é muito provável que venha à mente uma cena que se passa ali.

Quando estava sendo filmado, em 1972, todo o set da produção foi arrasado por um incêndio, com uma exceção: o quarto de Regan, que permaneceu intacto. Apesar de terem chamado o padre jesuíta Thomas M. King para abençoar o set, parece que isso não foi suficiente. Dizem que pelo menos nove pessoas envolvidas com o longa, incluindo os atores Jack MacGowran e Vasiliki Maliaros, morreram até que a produção de terror fosse concluída.

LEIA TAMBÉM: O QUE É O RITUAL ROMANO ABORDADO NA NOVA GRAPHIC NOVEL DA DARKSIDE?

2. O Bebê de Rosemary (1968)

Há algo de muito errado com O Bebê de Rosemary e nem estamos falando da gestação da personagem. A maldição aqui parece ter acompanhado pessoas envolvidas com a produção. Aliás, o ator Sidney Blackmer, que interpretou o líder do coven, Roman Castevet, já avisava que “nada de bom poderia vir deste monte de ‘ave Satanás’”

Após as filmagens, o produtor William Castle teve um grave problema com pedras nos rins e alucinava que Rosemary estava atrás dele no hospital com uma faca. Outro episódio mais trágico foi o do compositor Krzysztof Komeda, que caiu em uma festa e teve danos cerebrais que resultaram em um coma e, consequentemente, com sua morte.

O caso mais famoso envolve o diretor Roman Polanski. Pouco depois do lançamento do filme, a atriz Sharon Tate, que era namorada do diretor, foi brutalmente assassinada pelos seguidores de Charles Manson. Ela estava grávida de oito meses de um filho de Polanski.

3. O Corvo (1994)

Neste filme, Eric (Brandon Lee) é um músico que ressuscita após seu violento assassinato na véspera de seu casamento. Ele se torna uma espécie de vingador sobrenatural gótico que quer acertar as contas com seus assassinos.

Este foi o último filme de Brandon Lee, que foi morto ainda durante as filmagens. Graças a uma confusão e negligência da equipe, o ator foi atingido em uma cena por uma bala de verdade, em vez de balas de festim – causando sua morte. Antes deste acidente fatal, outros membros da equipe já tinham se machucado. O mais assustador é que antes destes acidentes Brandon já falava que sua família era amaldiçoada e que ele morreria logo – ele é filho do ator Bruce Lee, que também morreu em circunstâncias misteriosas antes de concluir as filmagens de Jogo da Morte.

4. A Profecia (1976)

Diz a profecia que o filho do anticristo seria criado em uma família poderosa para que ele pudesse iniciar seus planos diabólicos na Terra. Outra profecia menos famosa diz que filmes que lidam com temas envolvendo o diabo estão amaldiçoados. A produção de A Profecia não é exceção à regra.

Antes mesmo das filmagens terem oficialmente iniciado, o elenco do filme de Richard Donner já parecia condenado. Quando estava a caminho de Londres, justamente para trabalhar no longa, o ator Gregory Peck estava em um avião que foi atingido por um raio. Uma experiência parecida ocorreu com o produtor Mace Neufeld, quando seu avião de Los Angeles foi eletrocutado poucas semanas depois.

Outras tragédias associadas ao filme incluem uma bomba plantada por terroristas no hotel em que Neufeld e sua esposa estavam hospedados em Londres. Um evento mais trágico foi a morte do adestrador de animais do longa: apenas um dia depois de ele ter comparecido ao set para lidar com os babuínos na famosa cena do zoológico o treinador foi atacado por um tigre.

Mas o incidente mais macabro e chocante de A Profecia ocorreu dois meses após a estreia do filme, em 6/6/76. O profissional de efeitos especiais John Richardson estava dirigindo na Holanda com sua assistente Liz Moore quando eles se envolveram em um acidente. Richardson sobreviveu, mas Moore foi decapitada. Uma placa que estava nos arredores do acidente adiciona um elemento de terror ao acontecimento: nela estava escrito “Ommen, 66,6km” – “omen” significa profecia em inglês e é o título original do filme. 

5. Poltergeist: O Fenômeno (1982)

Poltergeist é um filme sobre uma família que, sem saber, se muda para uma casa construída em cima de um antigo cemitério indígena. Os espíritos daqueles enterrados ali não gostam nada disso e assombram a família com uma série de eventos sobrenaturais. Sabendo disso, você logo imagina que o diretor Tobe Hooper e o roteirista e produtor Steven Spielberg não mexeriam com os mortos, não é mesmo? Pois foi bem isso o que eles fizeram ao utilizar esqueletos humanos de verdade no cenário em que Diane é arrastada para uma piscina em obras.

Os mais supersticiosos apontam isso como o principal causador das tragédias que aconteceram com membros do elenco. A jovem Dominique Dunne foi assassinada em 1982, apenas alguns dias antes de completar 23 anos e no mesmo ano do lançamento do filme. Já Heather O’Rourke, que interpretou a pequena Carol Anne, faleceu seis anos depois de uma estenose intestinal mal diagnosticada – ela tinha apenas 12 anos. Dois atores que trabalharam nas sequências dos filmes também morreram repentinamente de doenças ou em decorrência de cirurgias.

6. Sobrenatural (2010)

Inspirado nas investigações reais do casal Ed e Lorraine Warren, Sobrenatural é o primeiro de uma série de filmes que lidam com paranormalidade. Mas as maldições não acontecem apenas na telona.

Muitas das pessoas que trabalharam nesta produção de terror relataram que sentiam um forte desconforto e como se houvesse uma energia negativa muito forte no set enquanto filmavam. Além disso, estas pessoas relataram que podiam ouvir uma espécie de zumbido vindo de várias salas vazias pelo set, mesmo quando ninguém estava por lá.

7. O Exorcismo de Emily Rose (2005)

Inspirado em uma história real de 1976, O Exorcismo de Emily Rose conta a história de uma jovem que lida com uma possessão demoníaca, interpretada por Jennifer Carpenter. A adolescente alemã que inspirou a história morreu durante um exorcismo em 1976.

Como se a história real não fosse assustadora o suficiente, o filme supostamente também tinha um set amaldiçoado. A atriz Jennifer Carpenter relatou que durante as filmagens viveu algumas experiências paranormais bem estranhas. Além disso, ela disse que nesta época todas as noites o rádio dela ligava sozinho, sem qualquer explicação. Fica a dúvida se isso ocorria às 3h, o horário que, segundo o filme, é “a hora do diabo”.

8. Horror em Amityville (1979 e 2005)

Esta história vagamente inspirada em um acontecimento real em uma casa localizada em Nova York já recebeu inúmeras adaptações, sequências e spin-offs nas telas. A primeira versão foi lançada em 1979.

Como se a história de terror da família Lutz não fosse suficientemente assustadora, há alguns relatos do set que são bem sombrios. James Brolin, o ator que interpretou George Lutz na versão de 1979, alega que quando ele estava considerando aceitar este papel uma roupa caiu sozinha de seu closet. Décadas depois, Ryan Reynolds, que interpretou o mesmo personagem no remake de 2005, disse que durante as filmagens ele acordava todas as noites às 3h sem motivo aparente. Se juntarmos isso ao plot de O Exorcismo de Emily Rose sabemos que esta é a tal “hora do diabo”.

LEIA TAMBÉM: IMÓVEIS ASSOMBRADOS E UMA LOJA INCRIVELMENTE SOBRENATURAL

9. Possessão (2012)

Dizem que este filme era tão amaldiçoado que não apenas apavorou a equipe de produção e o elenco, como aconteceu em outros filmes desta lista. Segundo o ator Jeffrey Dean Morgan, os eventos estranhos que ocorreram durante as filmagens o converteram de cético a alguém que acredita seriamente que a paranormalidade existe.

Elenco e equipe de produção relatam ter presenciado estranhas correntes de ar frio no set, mas isso é o de menos. Um dos episódios mais estranhos envolve a caixa dibbuk usada no filme. Pausa para quem não sabe: diz o folclore judeu que um dibbuk é um espírito maligno condenado a vagar pelo mundo pelos seus pecados – a tal da caixa estaria aprisionando este espírito. Voltando à produção de Possessão, após as filmagens terem terminado, a tal da caixa foi colocada em um depósito. Pouco depois, ela foi destruída em um incêndio no tal depósito. Será que isso libertou algum espírito maligno?

10. O Chamado 2 (2005)

Se você também tem medo de atender o telefone para uma voz assustadora que diga “sete dias” você já está bem familiarizado com a história do vídeo maligno e da garotinha do poço que irão te matar em uma semana. Em O Chamado 2, continuação da versão de Hollywood deste clássico japonês, Rachel (Naomi Watts) e seu filho Aiden (David Dorfman) se esforçam para fazer com que o espírito de Samara (Kelly Stables) finalmente descanse.

No primeiro filme ficamos sabendo que Samara morreu porque sua mãe lhe jogou em um poço, onde ela se afogou. Aliás, água e inundações são temas bem recorrentes quando o assunto é O Chamado. E é justamente isso o que torna tão assustador o fato de que o set foi inundado durante as filmagens da sequência. Seria a Samara querendo se libertar do poço?

Sobre DarkSide

Avatar photoEles bem que tentaram nos vender um mundo perfeito. Não é nossa culpa se enxergamos as marcas de sangue embaixo do tapete. Na verdade, essa é a nossa maldição. Somos íntimos das sombras. Sentimos o frio que habita os corações humanos. Conhecemos o medo de perto, por vezes, até rimos dele. Dentro de nós, é sempre meia-noite. É inútil resistir. Faça um pacto com quem reconhece a beleza d’ O terror. O terror. Você é um dos nossos.

Website

9 Comentários

  • Julio

    28 de março de 2021 às 23:56

    Eu assisti o filme profecia de 1976 eu era muito pequeno e assisti com minha irmã mais velha na época,esse foi o pior filme da minha vida fiquei em shock por mais de uma década,fui ver o remake dele o último que foi feito mas sempre com receio, como já tive experiências sobrenaturais evito certas coisas e me previno como posso

  • Maria Layane

    30 de março de 2021 às 20:07

    Na infância nossa consciência está gravando tudo que acha interessante e anormal criando um significado para aquilo e isso causa os traumas ou as lembranças de longa memória. Isso aconteceu comigo assistindo O Grito. Foi traumatizante, até hoje quando escuto o barulho me dar um gatilho.

  • tamilly gabrielly

    24 de maio de 2021 às 19:30

    muitomedo de ses filmes

  • Tais

    29 de novembro de 2022 às 08:38

    No ano de 2006/2007 estava assistindo o chamado de madrugada só eu e minha irmã, e o telefone ( naquela época fixo com fio ) tocou uma vez. De madrugada ! Levamos um susto imenso, Ficamos com medo e nem terminamos o filme nunca mais tive coragem de assistir !!

  • Greicy Kelly Fernandes Monteiro

    9 de abril de 2023 às 17:03

    o que me deixou varios dias sem dormir foi o filme a casa das almas perdidas….

  • Talyta Barbosa

    27 de agosto de 2023 às 00:59

    Eu sempre sinto uma energia negativa quando assisto alguns filmes de terror, chego a ficar paranóica sobre estar sendo observada, como se eu sentisse uma presença por perto toda vez que assisto esses filmes, sobretudo aqueles da franquia do casal warren.

  • Aildison

    16 de outubro de 2023 às 21:04

    Assisti o filme A profecia só uma vez pra nunca mais realmente é pertubador. Quase assisti também O bebê de Rosemary, mas desisti. Detesto filmes e novelas com temática sobrenatural. Um exemplo é a polêmica novela mexicana La chacala que o para o povo mexicano amaldiçoou seus atores como a atriz Julia Marichal que interpretou uma bruxa foi esquartejada.

Deixe o seu comentário!


Obrigado por comentar! Seu comentário aguarda moderação.

  • Ela Não Pode Confiar

    Wicked
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
FilmesFirestar Videolocadora

Ghost Town: Os mortos estão mortos? Nem sempre…

A vida de um filme de terror em uma videolocadora não era uma tarefa fácil. Na...

Por Cesar Bravo
FilmesNovidades

Longlegs: terror estrelado por Nicolas Cage ganha teaser e data de estreia no Brasil

Longlegs, filme de terror estrelado pelo homem, a lenda Nicolas Cage, ao lado de Maika...

Por DarkSide
FilmesNovidades

Oldboy: Park Chan-wook vai participar da adaptação do filme para a TV

E vamos de mais adaptação. Desta vez, a obra é o clássico sul-coreano Oldboy, de...

Por DarkSide
DarkloveSéries

4 Séries que têm tudo a ver com Reino das Bruxas

O momento que tantos DarkSiders esperavam finalmente chegou: a trilogia Reino das...

Por DarkSide
NovidadesSéries

Steve Buscemi entra para o elenco da segunda temporada de Wandinha

Como vocês estão, amiguinhos? A Caveira está bastante animada com a notícia de que...

Por DarkSide