Dark

BLOG

O UNIVERSO DARK DE FÃ PARA FÃ


CuriosidadesLivros

12 Livros banidos nos Estados Unidos publicados pela DarkSide

Dos clássicos à fantasia contemporânea

26/02/2025

A democracia e a liberdade de pensamento são direitos que frequentemente são postos em xeque. E nem estamos falando apenas de governantes com aspirações autoritárias ou de períodos nefastos da história da humanidade: a liberdade pode ser tolhida na menor das comunidades, e uma maneira de fazer isso é proibindo livros em certos ambientes.

LEIA TAMBÉM: Leitores estão buscando mais livrarias e livros físicos

Frequentemente alimentadas por ondas de conservadorismo, essas proibições assombram até mesmo países que se dizem “livres”, como é o caso dos Estados Unidos, que teve a própria constituição influenciada por princípios iluministas. Prova disso é a lista com mais de 4 mil livros banidos no país.

O levantamento é atualizado por entidades como a PEN America, que defende os direitos humanos e a liberdade de expressão, e levanta a conscientização sobre os banimentos que ocorrem no país. Os livros lá listados não são banidos em todo o território nacional, alguns deles foram proibidos em determinadas comunidades, principalmente relacionadas ao ambiente escolar. Há uma independência maior entre os estados neste sentido.

livrarias e livros físicos

Esse é um problema que não surgiu recentemente, porém, com a ascensão do conservadorismo no país decorrente das últimas eleições presidenciais, defensores da liberdade de pensamento e expressão estão ainda mais alertas quanto às proibições que podem ocorrer. Ironicamente, políticos e empresários dizem advogar pela liberdade de expressão na internet, mas endossam banimentos de livros.

Proibidões da Caveira

Não há uma regra clara para um livro ser banido, normalmente ele só é considerado “inapropriado” para determinado ambiente ou público. Ao longo da história os mais variados tipos de livros já foram banidos ao redor do mundo, desde a Bíblia até a popular saga infantojuvenil de Harry Potter, passando por histórias em quadrinhos de super-heróis e obras de temática LGBTQIAP+.

Pesquisamos a lista do site da PEN e uma publicação da Harper’s Bazaar e encontramos alguns títulos bem conhecidos dos DarkSiders, que estão ou foram recentemente banidos de algum estado ou comunidade. O motivo? Só quem proibiu sabe. 

Confira a lista a seguir, só não conte para ninguém:

1. Wicked, de Gregory Maguire

Onde foi banido: Flórida, Iowa, Maryland, Missouri, Carolina do Norte, Texas, Virginia, Wisconsin, Wyoming

wicked

Sim, até a história das bruxas de Oz foi banida, e não foi em poucos lugares… Inspirado no clássico O Mágico de Oz, Wicked traz uma visão mais sinistra do mundo criado por L. Frank Baum, contando a origem sofrida de Elphaba, a Bruxa Má do Oeste. A obra ficou ainda mais conhecida através do musical da Broadway, e agora com a produção de Hollywood. Embora traga temas muito mais maduros do que O Mágico de Oz e do que as próprias adaptações, nada disso é motivo para banir o livro, que traz lições muito importantes sobre amadurecimento, amizades e encontrar a sua força para lutar pelo que é certo.

2. Meu Amigo Dahmer, de Derf Backderf

Onde foi banido: Utah, Flórida, Iowa, Texas

meu amigo dahmer

Os Estados Unidos são possivelmente o país de onde mais conhecemos assassinos em série, e Jeffrey Dahmer é um dos nomes mais infames da lista. Mas aparentemente o problema é contar essa história por meio dos quadrinhos. Criada por Derf Backderf, que era colega de escola do futuro assassino na escola, Meu Amigo Dahmer mostra o perfil de Dahmer antes de se tornar o temido “Canibal de Milwaukee”. 

3. Ted Bundy: Um Estranho ao Meu Lado, de Ann Rule

Onde foi banido: Maine

Outra obra referente a um serial killer que foi banida, desta vez no estado do Maine. Ted Bundy: Um Estranho ao Meu Lado traz um relato completo de Ann Rule, que além de pesquisar muito sobre o caso, era colega de Bundy quando os dois trabalhavam como voluntários numa linha de prevenção ao suicídio. A obra alterna entre detalhes incômodos sobre as atrocidades cometidas por Bundy e o envolvimento pessoal de Rule na história, que se culpava por não ter percebido que o jovem colega, simpático e ambicioso, era também um frio assassino em série.

4. Psicopata Americano, de Bret Easton Ellis

Onde foi banido: Flórida e Utah

psicopata americano

Psicopata Americano é uma obra subversiva, violenta e perturbadora que entra na mente de Patrick Bateman, um cara que aparenta ser o símbolo do sucesso em Wall Street, mas que possui anseios pra lá de violentos. O livro ficou ainda mais conhecido pela adaptação estrelada por Christian Bale, que dividiu opiniões na época do seu lançamento. Além de uma narrativa de embrulhar o estômago, a obra também traz fortes críticas ao sonho americano. Mas por algum motivo foi menos banido do que Wicked.

5. Reino das Bruxas, de Kerri Maniscalco

Onde foi banido: Texas, Iowa

reino das bruxas poder arcano

Falando em Wicked, temos mais bruxas na lista (já podemos chamar de caça às bruxas?). A trilogia de Kerri Maniscalco, Reino das Bruxas, também parece ter chocado algumas pessoas nos estados do Texas e de Iowa, mesmo sendo destinada a jovens adultos. Na história, Emilia é uma jovem bruxa que vai até o inferno em busca de respostas e vingança pelo assassinato de sua irmã gêmea Vittoria. Mas aparentemente o inferno está mais perto do que a gente imagina mesmo.

6. A Loteria, de Shirley Jackson e Miles Hyman

Onde foi banido: Missouri, Texas

a loteria

Aparentemente não existe respeito nem pelos clássicos e nem pelas histórias em quadrinhos no Missouri e no Texas. Sim, a obra banida nos estados foi especificamente a graphic novel do conto de Shirley Jackson publicado originalmente em 1948 na New Yorker. A história de A Loteria se passa em um remoto vilarejo que tem um estranho ritual todos os anos. Não vamos falar mais do que isso porque seria entrar em território de spoilers, mas deve haver um motivo para que eles não queiram que as pessoas leiam essa história.

7. Escuridão, de David Small

Onde foi banido: Missouri, Flórida

escuridão

Uma comovente história de amadurecimento, Escuridão conta a história de Russell, um garoto de 13 anos abandonado pela mãe que se muda com o pai para a Califórnia em busca de um sonho. Porém, a realidade que ele encontra é bem diferente, e Russell precisa cuidar de si mesmo. Embora se passe na década de 1950, a história aborda temas que continuam pertinentes hoje, como masculinidade tóxica, bullying, homofobia, alcoolismo, imigração, e, de modo geral, a relação do indivíduo com o próximo, com aqueles que vivem de modo diferente. Um perigo, né?

8. 1984, de George Orwell

Onde foi banido: Missouri, Iowa

1984

Como já falamos, não existe respeito nem pelos clássicos. Parece que a cutucada que George Orwell deu lá em 1949 continua incomodando muita gente. A trama de 1984 se passa em um superestado totalitário chamado Oceânia, onde imperam a vigilância onipresente e regras de conduta extremamente rígidas. Por meio da ficção, a obra denuncia como a verdade pode ser facilmente manipulada por regimes totalitários. A gente até imagina por que certos governantes não querem que esse livro seja lido…

9. A Revolução dos Bichos, de George Orwell

Onde foi banido: Iowa

revolução dos bichos

Um Orwell incomoda muita gente, dois Orwells incomodam muito mais. Revolução dos Bichos é uma fábula moderna sobre os animais de uma fazenda que se revoltam contra os humanos e passam a instaurar o seu próprio regime — mas cujas lideranças acabam corrompidas pelo poder que detêm. É uma leitura bem mais fácil e rápida do que 1984, podendo ser facilmente compreendida até por crianças. Aparentemente consciência de classe é um tema muito perigoso em Iowa.

10.  Helter Skelter, de Vincent Bugliosi e Curt Gentry

Onde foi banido: Maine

helter skelter

Nem a obra-prima do true crime que acabou de chegar nos arquivos Crime Scene da Caveira escapou de ser banida. Helter Skelter traz os bastidores da investigação e dos julgamentos dos crimes cometidos por Charles Manson e seus seguidores no final dos anos 1960. A obra é uma verdadeira reconstrução com imagens de época e documentos que transportam o leitor para dentro da investigação e do julgamento. 

11. Casa de Folhas, de Mark Z. Danielewski

Onde foi banido: Texas

casa de folhas

O próprio autor compartilhou sobre o banimento do livro em seu perfil do Instagram. A obra, que é uma das mais pedidas nos 13 anos de DarkSide, chegou ao Brasil em janeiro de 2024 e nos transporta para uma casa onde as leis da física certamente não se aplicam. A partir de achados de um manuscrito que relatam o documentário sobre a casa em questão, somos sugados para uma narrativa experimental em Casa de Folhas, em que a insanidade da casa é transposta brilhantemente nas páginas escritas por Mark Z. Danielewski. Suspeito que quem baniu o livro nem ao menos o entendeu.

12. Joe Hill: Dark Collection Vol. 1, de Joe Hill, Jason Ciaramella, Zach Howard, Nelson Dániel

Onde foi banido: Missouri

joe hill dark collection

Ok, não foi a HQ inteira que foi banida, apenas a história “A Capa”, que faz parte da publicação da DarkSide®. Na trama, acompanhamos um jovem que tem acesso a superpoderes, e observamos como isso pode corrompê-lo. Em vez de altruísmo, o jovem vê uma oportunidade de vingança e benefício próprio. Parece bem a situação de quem teve algum poder para banir esta obra.

LEIA TAMBÉM: 12 Livros da DarkSide que são a cara do verão

Sobre DarkSide

Avatar photoEles bem que tentaram nos vender um mundo perfeito. Não é nossa culpa se enxergamos as marcas de sangue embaixo do tapete. Na verdade, essa é a nossa maldição. Somos íntimos das sombras. Sentimos o frio que habita os corações humanos. Conhecemos o medo de perto, por vezes, até rimos dele. Dentro de nós, é sempre meia-noite. É inútil resistir. Faça um pacto com quem reconhece a beleza d’ O terror. O terror. Você é um dos nossos.

Website

1 Comentário

  • Julia

    28 de fevereiro de 2025 às 18:01

    Eu amei esse artigo! Acho importante falar sobre os livros banidos, para que possamos sempre debater e instigar o pensamento crítico.

Deixe o seu comentário!


Obrigado por comentar! Seu comentário aguarda moderação.

Indicados para você!

Helter Skelter + Brinde Exclusivo
R$ 149,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
Wicked + Brindes Exclusivos
R$ 89,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
  • Árvore de Ossos

    Sobreviventes
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
GamesNovidades

Novidades para os fãs de games baseados no universo Lovecraft

Não é de hoje que os fãs de Lovecraft podem também submergir neste universo...

Por DarkSide
ListasMúsica

10 Músicas para acompanhar a leitura de Feroz

A arte tem o poder de inspirar, traduzir emoções e, por que não, de ativar os nossos...

Por DarkSide
CuriosidadesSéries

Casos reais inspiraram a minissérie Adolescência, da Netflix

Recém-lançada pela Netflix, Adolescência está tomando o mundo de assalto. É...

Por DarkSide
Graphic NovelLançamento

Gaia: A leitura perfeita para fãs de Junji Ito e Shintaro Kago

Não é de hoje que os aficionados por mangás de terror têm na DarkSide® Books um...

Por DarkSide
DarkloveLançamento

Lançamento: Outras Vidas, por Claire North

Acredite ou não, eles estão entre nós. Espíritos que, em sua busca por conexão,...

Por DarkSide