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13 filmes de terror com as melhores campanhas de marketing

Conheça as produções que deram um passinho extra na divulgação

03/01/2025

Quem nunca ouviu que a propaganda é a alma do negócio? No cinema, por exemplo, a propaganda é uma ferramenta essencial para interessar e convencer os espectadores a conferirem determinado filme. Mas às vezes o trailer e as chamadas na televisão não são o suficiente para atrair a atenção do público e as equipes de marketing precisam recorrer a formas pouco convencionais

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Por mais que essas ações ocorram nos mais diversos gêneros cinematográficos, o terror há muito tempo tem sido o espaço ideal para dar aquele passo extra quando o assunto é marketing. De pegadinhas em cafeterias a atores sorrindo de forma macabra em eventos esportivos, vale tudo quando o assunto é divulgar o filme. A Caveira separou alguns filmes de terror com as melhores campanhas de marketing. 

1. Sorria (2022)

Um dos exemplos mais recentes de marketing bem-sucedido no terror é o do filme Sorria. Dirigido por Parker Finn e baseado em seu curta-metragem Laura Hasn’t Slept, o longa conta a história da médica Rose, que após testemunhar um evento traumático envolvendo uma de suas pacientes começa a ter experiências sobrenaturais perturbadoras.

Para divulgar o filme, a equipe de marketing contratou atores e atrizes e os posicionou imóveis e sorrindo de forma macabra entre multidões de eventos esportivos. Sem saber o que estava acontecendo, muitas pessoas foram pegas de surpresa com as presenças aterrorizantes, que transmitiam bem o clima do filme. A ação assustou o público e deu certo, já que Sorria se tornou sensação na internet.

2. A Bruxa de Blair (1999)

É impossível falar de campanhas de publicidade sem mencionar A Bruxa de Blair. A produção de 1999 não apenas abriu as portas para o fenômeno dos found footages, como também empregou uma das técnicas de divulgação mais comentadas de todos os tempos. Brincando com o público, a equipe levou para o mundo real a história do grupo de estudantes desaparecidos durante uma investigação sobre a temida bruxa.

Os envolvidos distribuíram panfletos de pessoas desaparecidas, compartilharam cópias de supostos relatórios policiais sobre o caso e até contrataram jornais locais para escrever notícias sobre o desaparecimento do grupo. Mas calma que eles não pararam por aí. Os diretores utilizaram a novidade da internet para criar um site que teria sido feito pelos próprios personagens do filme. No endereço eram compartilhadas informações sobre a Bruxa e o projeto. Como se não bastasse, ainda foi feito um documentário falso, Curse of the Blair Witch, que estreou na televisão dos Estados Unidos um pouco antes do longa chegar nas telonas. A estratégia foi tão eficaz que o público chegou a mandar cartões de pêsames para as famílias dos atores, convencidos de que eles realmente tinham desaparecido!

3. Carrie, A Estranha (2013)

A refilmagem de Carrie, a Estranha foi marcada por sua campanha de divulgação nem um pouco ortodoxa. Para divulgar o filme protagonizado por Chloë Grace Moretz, foi criada uma cafeteria que se tornou palco de uma elaborada pegadinha envolvendo nada mais, nada menos do que a telecinese da protagonista. Em meio a pessoas desavisadas que tomavam seus cafés estava uma atriz, que iniciava uma discussão após outro ator ter derrubado café em sua roupa.

A briga esquentava e de forma dramática ela o jogava contra uma parede, levantando-o do chão com apenas o poder de sua mão. A atriz então soltava um grito estrondoso, causando a queda dos quadros e livros que decoravam a cafeteria. A pegadinha foi filmada e é possível ver as pessoas fugindo aterrorizadas do local, o que obviamente causou comoção na internet. 

4. M3GAN (2023)

Desde o lançamento de seu trailer, M3GAN causou pelos movimentos de dança de sua protagonista. Quando a estreia do filme estava próxima, o time de marketing decidiu que a melhor forma de divulgar a boneca assassina era justamente por meio de seus passos icônicos de dança. Grupos de dançarinas e dançarinos apareciam fantasiados de M3GAN em tapetes vermelhos e jogos de futebol americano para dançar de forma extremamente perturbadora e robótica.

M3GAN também se envolveu em outra campanha para chamar a atenção, comprando briga com o maior boneco assassino de todos os tempos: Chucky. Os dois começaram a trocar farpas e ameaças em suas contas no X, aumentando ainda mais a hype do filme. 

5. Hereditário (2018)

Hereditário não apenas aterrorizou os espectadores, como também causou na internet com uma estratégia de marketing para lá de diferente. Na manhã seguinte à exibição inicial do filme, dezoito influenciadores aleatórios acordaram com caixas misteriosas em suas portas.

Sem remetente nem nenhuma outra informação, os pacotes continham bonecas bizarras feitas pela personagem Charlie, interpretada por Milly Shapiro no filme. Para deixar ainda mais assustador, os destinatários não tinham sido avisados de que seriam presenteados dessa forma.   

6. O Chamado (2002)

Pegando carona no fenômeno criado por A Bruxa de Blair, a refilmagem americana de O Chamado fez seu próprio site, o qual permitia que pessoas cadastrassem e-mails de amigos para que estes receberem uma cópia do vídeo amaldiçoado com o famoso aviso de “sete dias”. Como se o trauma não fosse suficiente, fitas de VHS contendo unicamente o vídeo eram deixadas aleatoriamente em lugares públicos e janelas de carro, sem nenhuma indicação de onde vieram ou de seu conteúdo. Além disso, programas noturnos de televisão inesperadamente reproduziam o infame vídeo durante seus comerciais. Realmente foi difícil escapar de Samara e de sua equipe de marketing em 2002.

O Chamado 3, lançado em 2017, optou por outra estratégia. A Paramount contratou a Thinkmodo, equipe responsável pela pegadinha de Carrie, a Estranha, para assustar clientes em uma loja de eletrodomésticos. Enquanto o vendedor os levava até uma parede de televisores, uma das TVs se mostrava falsa, deslizando e mostrando a icônica Samara, que, como no filme, saía lentamente para pegar as pessoas. Entre muitos gritos e correrias, o vídeo viralizou e conquistou mais de 200 milhões de visualizações em apenas 24 horas. 

7. Cloverfield: Monstro (2008)

O marketing de Cloverfield é exemplo de como coisas simples também funcionam. Lançado em 2008, o found footage começou sua divulgação com o bom e velho teaser. Antes das exibições de Transformers, os espectadores eram contemplados com o vídeo de um grupo de nova-iorquinos cuja festa é interrompida por explosões. Para deixar tudo mais dramático, a filmagem terminava com a queda da cabeça da Estátua da Liberdade nas ruas de Manhattan.

Alimentando o mistério, o título do filme não foi revelado e os espectadores ficaram apenas com uma data de lançamento. Ninguém sabia o que estava sendo exibido, o que deixou muita gente desconfortável e interessada.

8. Psicose (1960)

Em 1960, Psicose não apenas deu uma aula de como fazer cinema, como também uma aula de marketing. O diretor Alfred Hitchcock criou uma regra rígida que não admitia a entrada de pessoas atrasadas nas salas dos cinemas, evitando assim que perdessem a aparição da atriz Janet Leigh. Essa estratégia foi amplamente divulgada pelos pôsteres e imagens promocionais. Tudo isso contribuiu para que o público ficasse ainda mais interessado na produção.

Para manter em segredo a grande reviravolta do enredo, Hitchcock comprou os direitos do livro homônimo de Robert Bloch e ordenou que fossem compradas todas as cópias em circulação, evitando assim os temidos spoilers.

9. O Último Exorcismo (2010)

Em 2010, sites de bate-papo como o Omegle e o Chatroulette estavam no auge, permitindo conversas de vídeo entre pessoas do mundo todo. Como não era possível escolher com quem conversar, a equipe de O Último Exorcismo resolveu utilizar essas plataformas para divulgar o filme. Por meio de um vídeo pré-gravado, uma atriz atraente aparecia na tela e ameaçava desabotoar a blusa. Contudo, logo seus olhos reviravam e ela mostrava seu rosto demoníaco. Em seguida, o site do filme aparecia na tela, revelando que tudo não passava de uma brincadeira. Foi um exemplo inteligente de marketing viral que deixou muita gente assustada. 

10. It: A Coisa (2017)

O primeiro capítulo de It: A Coisa optou por simplificar as coisas, mas isso não tornou sua campanha menos efetiva. Em vez de pegadinhas e outdoors, a equipe utilizou os icônicos balões vermelhos para espalhar a palavra de Pennywise pelas cidades.

Encaixando-se perfeitamente na temática do filme, os responsáveis pela divulgação amarraram um único balão nas grades de vários bueiros, escrevendo no chão a seguinte frase “está mais perto do que você imagina”. Logo a internet começou a compartilhar os avistamentos dos balões, que foram o suficiente para deixar qualquer um com medo. 

11. A Casa de Cera (2005)

Às vezes, a melhor forma de superar o hate é abraçá-lo. Foi o que Paris Hilton fez em A Casa de Cera. A socialite chamou a atenção quando foi escalada para viver a personagem Paige Edwards, no filme de 2005 dirigido por Jaume Collet-Serra. Os produtores resolveram capitalizar no poder de estrela de Hilton, que estava no auge nos anos 2000, e utilizá-lo para comercializar o longa. Durante a divulgação de A Casa de Cera, vitrines do filme foram produzidas com o slogan “Veja a Paris morrer!”. Pode até parecer maldoso, mas Paris estava super a bordo dessa estratégia e acabou até mesmo produzindo camisetas com a icônica frase. 

12. Pânico (2022) 

A franquia Pânico sempre estabeleceu um diálogo com a época de sua produção. Não é surpresa que em 2022, a divulgação do quinto filme tenha optado por utilizar o TikTok como aliado na hora de soltar as informações para o público. A conta @TooBrAshSarah apareceu na plataforma sendo supostamente gerida por Sarah, uma adolescente residente em Woodsboro e fã de filmes de terror. Inicialmente, ela compartilhava desafios e listas de filmes favoritos, incluindo a fictícia franquia Stab.

Foi por meio dela que o público foi apresentado aos novos personagens do filme e ao mistério de Ghostface. Para fechar com chave de ouro, o perfil compartilhou seu último vídeo no dia de lançamento de Pânico, mostrando Sarah na casa do primeiro filme e sendo perseguida pelo próprio Ghostface. 

13. Brinquedo Assassino (2019) 

Em 2019, a refilmagem de Brinquedo Assassino chegou aos cinemas atualizando a história por meio da temática da tecnologia. Contudo, Chucky não era o único que estava programado para voltar no dia 21 de junho daquele ano e o boneco precisou enfrentar a competição de outro grupo amado de brinquedos: Toy Story 4. Embora fossem filmes bem diferentes um do outro, a equipe de publicidade de Brinquedo Assassino resolveu estabelecer uma divertida competição entre os dois, produzindo uma série de pôsteres para lá de traumatizantes que mostravam Chucky assassinando brutalmente os brinquedos de Toy Story. A campanha foi brutal, mas eficaz, já que todo mundo comentou a ação. Poxa Chucky, não bastava os traumas do filme original? 

Qual é a sua campanha favorita? Conta para a Caveira nos comentários! 

LEIA TAMBÉM: Brinquedo Assassino: Relembre todo o universo de Chucky

Sobre DarkSide

Avatar photoEles bem que tentaram nos vender um mundo perfeito. Não é nossa culpa se enxergamos as marcas de sangue embaixo do tapete. Na verdade, essa é a nossa maldição. Somos íntimos das sombras. Sentimos o frio que habita os corações humanos. Conhecemos o medo de perto, por vezes, até rimos dele. Dentro de nós, é sempre meia-noite. É inútil resistir. Faça um pacto com quem reconhece a beleza d’ O terror. O terror. Você é um dos nossos.

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