Dark

BLOG

O UNIVERSO DARK DE FÃ PARA FÃ


DarkSide BooksPrêmio Machado

1º Prêmio Machado DarkSide de Literatura, Quadrinhos e Outras Narrativas

Editora promove premiação com o objetivo de selecionar textos e projetos originais e inéditos, e revelar aos leitores histórias únicas.

08/07/2020

A DarkSide® Books, primeira editora brasileira inteiramente dedicada ao terror,  fantasia e suspense, junto aos seus parceiros mais que especiais e apoiadores da leitura em nosso país, promove o 1º Prêmio Machado DarkSide de Literatura, Quadrinhos e Outras Narrativas com o objetivo de selecionar textos e projetos originais e inéditos para revelar ao leitor histórias únicas.

Em um momento tão delicado do nosso país, a Arte precisa ganhar o seu protagonismo e ser uma ferramenta de luta e acolhimento. O 1º Prêmio Machado DarkSide celebra todos os autores que colocaram seu próprio sangue em suas palavras e tornaram-se eternos em suas vivências. Uma forma de mostrar que, mesmo no silêncio e no distanciamento desta quarentena, estamos todos juntos, prontos para ouvir e sonhar com cada mente que busca o conhecimento, o novo olhar e a transformação.

A Comissão de Avaliação do grande prêmio brasileiro promovido pela DarkSide vai contemplar criadores nacionais em cinco categorias — Romances/Contos, Quadrinhos, Não ficção, Outras Narrativas e Desenvolvimento de Projetos — com 100 mil reais e contratos editoriais, além de um troféu dark muito especial.

• Romance/contos: romances ou coletâneas de contos inéditos (mínimo de 40 mil palavras no projeto completo).

• Quadrinhos: projetos inéditos de quadrinhos (mínimo de 60 páginas).

Não ficção: biografias, documentos históricos, pesquisas/monografias.

Outras narrativas: audiovisual, podcasts, poesia, teatro, música, jogos e todas as formas onde a palavra se manifesta.

Desenvolvimento de projetos: categoria exclusiva para receber a Mentoria DarkSide em projetos não finalizados.

As inscrições já estão abertas e são inteiramente gratuitas. Os criadores interessados devem acessar o site oficial do prêmio — www.premiomachado.com.br — ou o site da DarkSide® Books — www.darksidebooks.com.br — para fazer a sua inscrição até meia-noite do dia 29 de setembro de 2020. O resultado será revelado na última sexta-feira 13 do ano, dia 13 de novembro de 2020, através dos sites e redes sociais da DarkSide® Books.

Menção Honrosa para Influenciadores Literários

A DarkSide® Books e seus parceiros reconhecem a enorme importância de todos os influenciadores literários para o desenvolvimento da nova geração de leitores, e o 1º Prêmio Machado Darkside fará uma homenagem a estes profissionais que ajudam a propagar o amor pelos livros. Influenciadores literários de todo o Brasil poderão registrar a sua inscrição no site oficial do prêmio.

A Comissão Avaliadora da editora vai selecionar os 30 perfis inscritos mais atuantes e abrirá o grande voto popular para leitores de todo o Brasil escolherem seus influenciadores literários favoritos. A votação estará disponível no site oficial do prêmio entre os dias 15 de outubro e 10 de novembro de 2020. Os 5 candidatos mais votados pelo público serão contemplados com um troféu do 1º Prêmio Machado Darkside, menção honrosa e uma surpresa caveirosa.

1º Prêmio Machado Darkside | Premiação brasileira dedicada a literatura, quadrinhos e outras narrativas. As inscrições podem ser feitas pelo site www.premiomachado.com.br até o dia 29 de setembro de 2020 e vão contemplar os ganhadores com 100 mil reais em prêmios. Os vencedores das cinco categorias (romance/contos, quadrinhos, não ficção, outras narrativas e desenvolvimento de projetos), bem como os influenciadores literários votados pelo público, serão revelados no dia 13 de novembro de 2020.

Darkside® Books | A DarkSide® Books é a grande casa do terror. Nasceu no Dia das Bruxas, em 2012. Hoje, com mais de sete anos de vida, já mobiliza mais de 1 milhão de leitores nas redes sociais, que colecionam seus títulos — edições sempre caprichadas e em capa dura. A DarkSide® Books se tornou uma referência entre as novas editoras do mercado e mantém uma relação intensa, de admiração e troca, com seus fãs e seguidores, que não deixam de acompanhar, curtir, sugerir títulos e cobrar lançamentos com a Caveirinha. Além da qualidade do design e acabamento gráfico das edições, esta legião de fãs busca, na DarkSide®, as preciosidades de um catálogo diversificado, que aposta em revelações da literatura mundial, premiadas no exterior (como Andrew Pyper, Caitlín R. Kiernan e Keith Donohue), em ícones do universo do terror e da fantasia (como Robert Bloch, Stephen King e Jim Henson) e em obras-primas que continuavam inéditas no país como Fábrica de Vespas, o premiado livro do autor Iain Banks.

Atômica Lab | Assessoria do Prêmio Machado DarkSide. Para receber informações extras a respeito do prêmio, entre em contato pelo e-mail darkside@atomicalab.com.br.

Sobre DarkSide

Avatar photoEles bem que tentaram nos vender um mundo perfeito. Não é nossa culpa se enxergamos as marcas de sangue embaixo do tapete. Na verdade, essa é a nossa maldição. Somos íntimos das sombras. Sentimos o frio que habita os corações humanos. Conhecemos o medo de perto, por vezes, até rimos dele. Dentro de nós, é sempre meia-noite. É inútil resistir. Faça um pacto com quem reconhece a beleza d’ O terror. O terror. Você é um dos nossos.

Website

37 Comentários

  • Eduardo Prazeres

    10 de julho de 2020 às 16:03

    Uau!!!
    Já era a referência editorial mais importante do país para os amante da Literatura Fantástica, como eu, e agora, com esta ação de incentivo à produção literária, então… Pelo cajado de Gandalf!!! Demais, demais, demais!!! Só podemos agradecer, agradecer e agradecer. Vou me inscrever. E que Stephen King, Poe e Lovecraft estejam conosco nessa jornada!!!

  • Nádia Almeida Manzon

    10 de julho de 2020 às 16:11

    Parabéns pela iniciativa! Uma querida mestra dizia: “Em meio à crise, crie!”. Acrescento: com paixão e no bater acelerado do coração. Adorei! Vocês são ótimos.

  • Mirian

    10 de julho de 2020 às 20:22

    Muito bacana…

  • Fabiano da Silva Nogueira

    11 de julho de 2020 às 09:48

    Bom dia. Só confirmando se entendi corretamente. O livro será avaliado por uma comissão da editora, mas depois será jogado na Net para uma avaliação popular?
    Obrigado.

    • Avatar photo

      DarkSide

      13 de julho de 2020 às 10:52

      Não, a avaliação é só pela comissão julgadora. A avaliação popular é dos perfis de influenciadores.

  • Jasmim

    11 de julho de 2020 às 11:26

    Eu queria muito participar, mas quando eu faço 18 as inscrições já vão ter terminado ???

  • Edna Aparecida

    12 de julho de 2020 às 14:55

    Parabéns pela iniciativa. Super Fantástico ??

  • isa Gil

    18 de julho de 2020 às 15:27

    Boa tarde, gostaria de saber se na categoria Contos, é necessário o envio de mais de um conto, ou se eu posso enviar apenas um conto, sendo ele mais extenso?

    • Avatar photo

      DarkSide

      20 de julho de 2020 às 09:42

      A categoria pede um mínimo de 40 mil palavras, nesse caso, seria uma coletânea de contos.

  • Lucia Maria Miranda

    19 de julho de 2020 às 19:02

    Meu conto já está prontinho, volta apenas fazer uma revisão e uns acertos.

  • Marcus M Antoniazzi

    20 de julho de 2020 às 22:15

    Muito legal! Darkside sempre na frente. Parabéns Caveirinha. ?
    Tenho uma dúvida sobre a categoria Desenvolvimento de Projeto: caso o projeto não finalizado seja um romance e seja premiado, ele será publicado pela editora ao ser concluído?

    • Avatar photo

      DarkSide

      21 de julho de 2020 às 10:08

      Nessa categoria a publicação da obra será discutida contratualmente após a conclusão da mesma. O objetivo dessa categoria do Prêmio é realizar a mentoria para ajudar o autor com sua obra.

  • K.S Alves

    23 de julho de 2020 às 04:47

    Amei! Darkside é minha editora favorita. Parabéns pela iniciativa brilhante.
    Tenho uma dúvida sobre a categoria Desenvolvimento de Projeto: posso mandar o material inédito, mas ele está incompleto, eu mando assim mesmo ou tem alguma regra e só enviar a proposta e não o romance em si? Fiquei super confusa sobre. Obrigada, não vejo a hora de me inscrever.

    • Avatar photo

      DarkSide

      23 de julho de 2020 às 09:55

      Sim, você deve mandar ele incompleto como parou. Caso vença na categoria, receberá mentoria para continuar o projeto.

  • Bruno

    23 de julho de 2020 às 06:53

    Olá. A obra precisa estar registrada?

    • Avatar photo

      DarkSide

      23 de julho de 2020 às 09:54

      Não. Mas precisa ser autoral e inédita.

  • Dérik Augusto

    23 de julho de 2020 às 18:23

    Sou desenhista e gostaria de participar com exposição virtual na categoria Outras Narrativas. Nesse caso, devo submeter uma coletânea de desenhos em formato pdf?

    • Avatar photo

      DarkSide

      27 de julho de 2020 às 09:28

      Isso, enviar o arquivo para a inscrição na categoria correspondente.

  • Marcus M Antoniazzi

    8 de setembro de 2020 às 00:35

    O regulamento do concurso informa que a fonte utilizada no texto deve ser Arial ou Times New Roman, corpo 12, com espaçamento de 1,5. E informa também que “Caso a obra apresente espaçamento e tipografia diferenciados, por motivos estéticos ou narrativos, essa informação deve constar da apresentação do trabalho”.
    Eu utilizo uma fonte diferente somente no título do livro e nos títulos dos capítulos, o restante do texto está exatamente conforme o regulamento. Portanto gostaria de saber se existe algum problema em utilizar fontes diferentes de Arial ou Times New Roman nos títulos.
    Obrigado!

    • Avatar photo

      DarkSide

      8 de setembro de 2020 às 10:49

      Não existe problema de utilizar em títulos.

  • Danilo

    10 de setembro de 2020 às 17:04

    Boa tarde. Tenho uma dúvida: gostaria de me inscrever neste prêmio e também no Prêmio Kindle, que nos obriga a disponibilizar o livro na plataforma deles com a hashtag #Premio Kindle. Isso será um critério de desclassificação? Obrigado

    • Avatar photo

      DarkSide

      14 de setembro de 2020 às 10:31

      Para ser considerada inédita, a obra concorrente não pode ter mais do que 20% (vinte por cento) de seu conteúdo divulgado anteriormente em qualquer meio, notadamente, sites, blogs e redes sociais do autor ou outras publicações como revistas e coletâneas.

  • Rosi

    12 de setembro de 2020 às 18:30

    Boa noite! No dia da inscrição já preciso encaminhar o projeto?

    • Avatar photo

      DarkSide

      14 de setembro de 2020 às 10:27

      Sim!

  • Helena

    15 de setembro de 2020 às 14:03

    Caso o autor utilize pseudônimo, esse pseudonimo precisa ser registrado?

    • Avatar photo

      DarkSide

      16 de setembro de 2020 às 14:41

      Você pode inscrever em seu nome o projeto e depois, caso seja vencedor, acertar a publicação com pseudônimo com a editora.

  • Helena

    15 de setembro de 2020 às 14:30

    Como o projeto é da darkside, as histórias devem ser de terror? Ou poderia ser, por exemplo, contos sobre relacionamento e etc?

    • Avatar photo

      DarkSide

      15 de setembro de 2020 às 18:00

      Sua história pode ser sobre qualquer tema.

  • Zoraia

    16 de setembro de 2020 às 15:37

    Na construção de uma série de livros (três no total), sendo que o primeiro já está finalizado, eu devo inscrever em qual categoria?

    • Avatar photo

      DarkSide

      17 de setembro de 2020 às 09:41

      Se o primeiro volume tiver no mínimo 40 mil palavras, seria na categoria ROMANCE.

  • Artur

    18 de setembro de 2020 às 18:11

    Olá, não está no regulamento, mas possuem alguma especificação de margem, recuo? E posso me utilizar do rodapé para deixar o nome do autor, número de páginas, e o nome do conto ( no caso, a minha categoria), ou preferem que mande o original sem o meu nome, para manter o anonimato entre candidatos? Desde já, obrigado pela imensa oportunidade!

    • Avatar photo

      DarkSide

      21 de setembro de 2020 às 15:20

      Sugere-se que os textos enviados em PDF apresentem espaçamento 1,5 e fonte Times New Roman, corpo 12. Margens: 3cm superior e esquerda, 2 cm inferior e direita. As páginas finalizadas com imagem deverão ser entregues em PDF com qualidade 300 dpi.

  • Welberte de Oliveira Santos

    20 de setembro de 2020 às 12:22

    Eu me inscrevi com uma peça de teatro autoral e inédita houve muitas incrições de peças de teatro?

  • Diego

    10 de novembro de 2020 às 10:17

    Olá, sobre o vencedor, será anunciado apenas o vencedor, ou terá finalistas e menções honrosas deles?

    • Avatar photo

      DarkSide

      10 de novembro de 2020 às 16:50

      Nesta sexta-feira 13 serão anunciados os vencedores de cada categoria + 5 influenciadores da menção honrosa do Prêmio.

  • Gabriel

    13 de novembro de 2020 às 13:07

    Tem previsão de horário para a revelação dos vencedores?

    • Avatar photo

      DarkSide

      13 de novembro de 2020 às 14:51

      Acabou de sair <3

Deixe o seu comentário!


Obrigado por comentar! Seu comentário aguarda moderação.

Indicados para você!

Medo Imortal + Brinde Exclusivo
R$ 79,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
Cores Vivas + Brinde Exclusivo
R$ 69,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
  • Ela Não Pode Confiar

    Wicked
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
FilmesListas

8 Filmes que não parecem terror, mas são puro terror

“Esse filme não é de terror.” Quantas vezes você já escutou essa frase após...

Por Gabriela Müller Larocca
CuriosidadesMacabra

Os 10 cultos mais assustadores da história

Convenhamos, cultos podem ser bem assustadores. Principalmente quando falamos de...

Por DarkSide
CuriosidadesSociedade Secreta

7 Curiosidades sobre William Shakespeare

Um dos dramaturgos mais influentes da língua inglesa agora é DarkSide®. William...

Por DarkSide
LançamentoSociedade Secreta

Lançamento: Otelo, por William Shakespeare, ilustrado por Julien Delval

Uma história inesquecível sobre o veneno corrosivo do ciúme. Um drama sobre um amor...

Por DarkSide
MacabraPerfil

Susan Hill: Conheça a autora de Eu Sou o Rei do Castelo

Conhecida principalmente por suas histórias de fantasmas, Susan Hill é uma escritora...

Por DarkSide