Dark

BLOG

O UNIVERSO DARK DE FÃ PARA FÃ


FilmesGraphic NovelListas

25 anos de O Corvo no cinema: veja 7 curiosidades sinistras sobre o filme

Baseada na HQ de James O’Barr, a adaptação para o cinema foi marcada por uma tragédia e revelou uma história de vingança intensa

A jornada espiritual de Eric Draven, protagonista da história sinistra de O Corvo, do quadrinista James O’Barr, nos mostra como a incapacidade de vencer o luto pode transformar a vida em uma eterna jornada em busca de vingança. E foi a partir de uma tragédia pessoal que O’Barr desenvolveu uma história potente e marcante que foi adaptada para os cinemas em 1994, com direção de Alex Proyas e Brandon Lee no papel principal, que completa 25 anos de lançamento nesta segunda-feira.

No ano seguinte ao lançamento do filme e depois da morte de Lee, O Corvo foi indicado a diversos prêmios e seu ator principal, que morreu durante as filmagens, foi homenageado e é lembrado até os dias de hoje. O Corvo revela uma história macabra ao ressuscitar Draven para perseguir seus assassinos depois que eles interromperam sua vida de sonhos ao lado de sua noiva Shelly.

A obra aclamada de O’Barr começou a ser publicada de forma seriada e independente em 1984 e, desde então, se tornou clássico cult e sucesso entre os fãs de cinema e quadrinhos. Pela DarkSide Books, a graphic novel O Corvo chegou aos leitores brasileiros com sua potente história e revelou que a morte não é o fim para quem tem sede de vingança.

Confira sete curiosidades sinistras sobre a adaptação cinematográfica de O Corvo:

1 – A morte de Brandon Lee

Clássico dos anos 1990, O Corvo marcou a indústria cinematográfica antes mesmo de estrear devido a uma tragédia. O ator Brandon Lee foi morto durante uma das últimas filmagens do longa, justamente na cena em que seu personagem é assassinado. Uma arma, usada na cena, estava carregada com munição de verdade quando deveria ser festim. A história chocou a indústria cinematográfica, marcou o nome de Brandon Lee para sempre na memória dos espectadores e cercou o filme de mistérios.

2 – A tragédia pessoal de James O’Barr

Em 1978, a então namorada do autor foi atropelada e morta por um motorista bêbado. O’Barr viu seu mundo cair e passou anos se sentindo culpado pela tragédia. Na ocasião, ele não havia pagado algumas multas de trânsito e, por isso, estava sem dirigir e não foi ao encontro da amada. A maneira que o autor encontrou para extravasar seus sentimentos mais obscuros e sombrios sobre o ocorrido veio na forma da HQ O Corvo, segundo o próprio O’Barr relata na introdução de sua obra

3 – Tony Todd também faz parte do elenco

Mais conhecido por seu trabalho como o temido vilão da mão de gancho, em O Mistério de Candyman (1992), longa baseado na lenda urbana de Clive Barker, Tony Todd interpreta Grange em O Corvo (1994). Na época, o ator já era conhecido por participar do remake de A Noite dos Mortos Vivos, em 1990. Pela DarkSide Books, A Noite dos Mortos Vivos e Candyman ganharam edições à altura desses clássicos do cinema de terror.

4 – Trilha sonora impecável

A trilha sonora da versão cinematográfica da história de O’Barr também é um espetáculo à parte. Explorando as melhores bandas de rock dos anos 1990, O Corvo conta com músicas das bandas Stone Temple Pilots, Nine Inch Nails, Rage Against The Machine, The Cure, entre outros.

5 –  O papel fundamental do corvo

Na história adaptada para o cinema, Eric Draven e sua noiva Shelly são assassinados na noite do Halloween por quatro bandidos. Na mitologia criada por O’Barr quando uma pessoa morre, um corvo carrega sua alma para o mundo dos mortos, porém quando a morte acontece em meio a muita dor, a alma fica presa no mundo dos vivos e o corvo poderá trazer essa pessoa de volta para consertar o que ficou para trás.

6 – Quadrinho versus cinema

A HQ de 1984 é visceral. A arte de James O’Barr relata todo o desejo de vingança de Eric Draven e mostra cenas onde o personagem principal parece completamente maluco e vidrado na ideia de matar os homens que assassinaram sua amada. A versão cinematográfica dirigida por Alex Proyas mostra Draven mais sombrio e melancólico, mas ainda assim sedento por vingança e revela uma fotografia sinistra e dark ao longo do desenrolar da trama.

7 – Bruce e Brandon Lee: pai e filho com duas mortes suspeitas

Brandon Lee é filho de ninguém menos que Bruce Lee, lenda do cinema e das artes marciais. A morte de seu pai, embora não tenha vínculo com o longa, também aconteceu enquanto ele trabalhava. Na ocasião, Bruce Lee tinha 32 anos e filmava O Jogo da Morte (1978) e, apesar de muitas controvérsias sobre a causa da morte do pai de Brandon, perícias concluíram que foi devido ao uso exacerbado de analgésicos. Na época do falecimento de Brandon, levantaram-se suspeitas até do envolvimento da máfia chinesa nos casos e até hoje não se sabe o motivo de haver munição real no set de filmagem de O Corvo. Brandon e Bruce morreram durante o quinto filme de suas carreiras.

Confira o trailer original de O Corvo (1994):

Sobre DarkSide

Avatar photoEles bem que tentaram nos vender um mundo perfeito. Não é nossa culpa se enxergamos as marcas de sangue embaixo do tapete. Na verdade, essa é a nossa maldição. Somos íntimos das sombras. Sentimos o frio que habita os corações humanos. Conhecemos o medo de perto, por vezes, até rimos dele. Dentro de nós, é sempre meia-noite. É inútil resistir. Faça um pacto com quem reconhece a beleza d’ O terror. O terror. Você é um dos nossos.

Website

14 Comentários

  • Karoliny Campos

    15 de maio de 2019 às 07:15

    Eu sou tão apaixonada por esse filme, ele foi lançado no ano em que eu nasci, só o assisti dez anos depois, no Cine Belas Artes (que contava com filmes incríveis na época). Existe uma aura de mistério e densidade nesse filme que não sei explicar. A trilha sonora é uma obra de arte a parte, sensacional. Mas fico triste até hoje pela morte do Brandon Lee. 🙁

  • César

    16 de maio de 2019 às 22:40

    E lá se vão 25 anos. Bons tempos do VHS. A trilha sonora de Graeme Revell é maravilhosa. Destaco ainda a canção de encerramento “It Can’t Rain All The Time” da Jane Siberry.

  • Samie

    2 de junho de 2019 às 11:37

    Nossa quanta coisa interessante sobre o corvo que eu nem sonhava imaginar! Adorei a matéria ?

  • Lena

    2 de fevereiro de 2020 às 18:08

    Amava Bruce e Brandon. Dois atores de uma beleza e atuações dignas e competentes. O Corvo deu a Brandon vários premios mesmo após sua morte. E merecidos. O filme é fantástico.

  • Renata Dantas

    20 de junho de 2020 às 20:28

    Impagável esse filme. Sempre volto a assisti-lo

    Obrigada

    https://www.sublimesaude.com.br/

  • Jesus cleomar da Silva

    24 de janeiro de 2021 às 17:09

    Eu assisti esse filme eu achei muito bom eu me corporei nesse filme e me deu uma grande lição e uma noção eu sou tão fã desse cara desse filme que o meu corpo aí que eu tenho um vídeo no YouTube O desabafo de um gótico ontem que eu tô caráter e eu tô pretendendo fazer um filme goticorvo A Vingança a homenagem ao ator e o diretor do filme O Corvo e eu sempre vou conviver se vestir que nem o Corvo No filme estão melhor forma como fosse um ídolo para mim

  • Jesus cleomar da Silva

    24 de janeiro de 2021 às 17:16

    Nesse filme do Corvo que eu quero fazer sobre uma versão do filme O Corvo será goticorvo A Vingança umas cenas vai ser real onde que eu levo uma facada no estômago e acaba morrendo romance traição drama suspense

  • Ana Paula

    2 de abril de 2021 às 11:54

    Mais uma obra que caiu no esquecimento.
    Eu sei que a indústria hoje está recheada de filmes, sei que a Marvel e DC estão investindo pesado, mas quando lembro de filmes com essa pegada esse é meu preferido.
    Eu era muito pequena e amava, já tinha procurado outros postes falando sobre o assinto e era tudo muito vago. Amei ler tudo isso aqui, agradeço demais .

  • Franklin Siqueira santos

    7 de julho de 2021 às 07:50

    Tive o privilégio de assistir O Corvo em sua estreia, aqui no Recife. É um filme que carrega uma energia transbordante. Impossível não se contagiar, é realmente Dark!

    • Avatar photo

      DarkSide

      8 de julho de 2021 às 15:42

      A Caveirinha ama esse filme. <3

  • camila Nascimento

    22 de fevereiro de 2022 às 16:50

    quando esse filme lancou eu não era nascida assistir ele agora fiquei fascinada jamais vou esquece desse filme é uma pena que brandon lee já não esta mais entre nós era lindo ele sempre sera lembrado

  • luciana

    10 de agosto de 2022 às 19:47

    Um filme top,onde mostra que o amor verdadeiro nao morre.Sobre branon uma artista completo,lindo,seu sorriso o melhor.Ate hoje nao entendemos como esse grave erro aconteceu.Nao da para acreditar,que isso aconteceu.Hoje Brandon teria 57 anos,uma grande estrela brilha no ceu.

Deixe o seu comentário!


Obrigado por comentar! Seu comentário aguarda moderação.

Indicados para você!

O Corvo - Edição Definitiva
R$ 74,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
Candyman
R$ 49,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
  • Experiência Dark
  • Experiência Dark
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Crime SceneGraphic NovelLivros

3 Livros sobre Jeffrey Dahmer publicados pela DarkSide®

A série da Netflix sobre os crimes cometidos por Jeffrey Dahmer dão alguns insights...

Por DarkSide
DarkloveFilmes

Os paralelos entre A Mulher Rei e Ela Seria o Rei

O filme A Mulher Rei estreou em meados de setembro e apresenta Viola Davis como...

Por Dayhara Martins
ArtigoMagicae

A bruxaria é um ato político

“Eu sou bruxa.” Essas três palavrinhas sempre irão causar algum tipo de reação,...

Por DarkSide
FilmesHalloweenNovidades

Halloween está de volta aos cinemas

Uma das grandes certezas do universo do terror é a de que Michael Myers sempre...

Por DarkSide
CuriosidadesMacabra

A macabra medicina dos médicos que fazem cirurgias em si próprios

Quem já precisou passar por uma cirurgia deve se lembrar bem de todos os cuidados...

Por DarkSide