Dark

BLOG

O UNIVERSO DARK DE FÃ PARA FÃ


FilmesGraphic NovelListas

O Corvo no cinema: 7 curiosidades sinistras sobre o filme

Baseada na HQ de James O’Barr, a adaptação para o cinema foi marcada por uma tragédia e revelou uma história de vingança intensa

13/05/2019

A jornada espiritual de Eric Draven, protagonista da história sinistra de O Corvo, do quadrinista James O’Barr, nos mostra como a incapacidade de vencer o luto pode transformar a vida em uma eterna jornada em busca de vingança. E foi a partir de uma tragédia pessoal que O’Barr desenvolveu uma história potente e marcante que foi adaptada para os cinemas em 1994, com direção de Alex Proyas e Brandon Lee no papel principal, que completa 25 anos de lançamento nesta segunda-feira.

No ano seguinte ao lançamento do filme e depois da morte de Lee, O Corvo foi indicado a diversos prêmios e seu ator principal, que morreu durante as filmagens, foi homenageado e é lembrado até os dias de hoje. O Corvo revela uma história macabra ao ressuscitar Draven para perseguir seus assassinos depois que eles interromperam sua vida de sonhos ao lado de sua noiva Shelly.

A obra aclamada de O’Barr começou a ser publicada de forma seriada e independente em 1984 e, desde então, se tornou clássico cult e sucesso entre os fãs de cinema e quadrinhos. Pela DarkSide Books, a graphic novel O Corvo chegou aos leitores brasileiros com sua potente história e revelou que a morte não é o fim para quem tem sede de vingança.

Confira sete curiosidades sinistras sobre a adaptação cinematográfica de O Corvo:

1 – A morte de Brandon Lee

Clássico dos anos 1990, O Corvo marcou a indústria cinematográfica antes mesmo de estrear devido a uma tragédia. O ator Brandon Lee foi morto durante uma das últimas filmagens do longa, justamente na cena em que seu personagem é assassinado. Uma arma, usada na cena, estava carregada com munição de verdade quando deveria ser festim. A história chocou a indústria cinematográfica, marcou o nome de Brandon Lee para sempre na memória dos espectadores e cercou o filme de mistérios.

2 – A tragédia pessoal de James O’Barr

Em 1978, a então namorada do autor foi atropelada e morta por um motorista bêbado. O’Barr viu seu mundo cair e passou anos se sentindo culpado pela tragédia. Na ocasião, ele não havia pagado algumas multas de trânsito e, por isso, estava sem dirigir e não foi ao encontro da amada. A maneira que o autor encontrou para extravasar seus sentimentos mais obscuros e sombrios sobre o ocorrido veio na forma da HQ O Corvo, segundo o próprio O’Barr relata na introdução de sua obra

3 – Tony Todd também faz parte do elenco

Mais conhecido por seu trabalho como o temido vilão da mão de gancho, em O Mistério de Candyman (1992), longa baseado na lenda urbana de Clive Barker, Tony Todd interpreta Grange em O Corvo (1994). Na época, o ator já era conhecido por participar do remake de A Noite dos Mortos Vivos, em 1990. Pela DarkSide Books, A Noite dos Mortos Vivos e Candyman ganharam edições à altura desses clássicos do cinema de terror.

4 – Trilha sonora impecável

A trilha sonora da versão cinematográfica da história de O’Barr também é um espetáculo à parte. Explorando as melhores bandas de rock dos anos 1990, O Corvo conta com músicas das bandas Stone Temple Pilots, Nine Inch Nails, Rage Against The Machine, The Cure, entre outros.

5 –  O papel fundamental do corvo

Na história adaptada para o cinema, Eric Draven e sua noiva Shelly são assassinados na noite do Halloween por quatro bandidos. Na mitologia criada por O’Barr quando uma pessoa morre, um corvo carrega sua alma para o mundo dos mortos, porém quando a morte acontece em meio a muita dor, a alma fica presa no mundo dos vivos e o corvo poderá trazer essa pessoa de volta para consertar o que ficou para trás.

6 – Quadrinho versus cinema

A HQ de 1984 é visceral. A arte de James O’Barr relata todo o desejo de vingança de Eric Draven e mostra cenas onde o personagem principal parece completamente maluco e vidrado na ideia de matar os homens que assassinaram sua amada. A versão cinematográfica dirigida por Alex Proyas mostra Draven mais sombrio e melancólico, mas ainda assim sedento por vingança e revela uma fotografia sinistra e dark ao longo do desenrolar da trama.

7 – Bruce e Brandon Lee: pai e filho com duas mortes suspeitas

Brandon Lee é filho de ninguém menos que Bruce Lee, lenda do cinema e das artes marciais. A morte de seu pai, embora não tenha vínculo com o longa, também aconteceu enquanto ele trabalhava. Na ocasião, Bruce Lee tinha 32 anos e filmava O Jogo da Morte (1978) e, apesar de muitas controvérsias sobre a causa da morte do pai de Brandon, perícias concluíram que foi devido ao uso exacerbado de analgésicos. Na época do falecimento de Brandon, levantaram-se suspeitas até do envolvimento da máfia chinesa nos casos e até hoje não se sabe o motivo de haver munição real no set de filmagem de O Corvo. Brandon e Bruce morreram durante o quinto filme de suas carreiras.

Confira o trailer original de O Corvo (1994):

Sobre DarkSide

Avatar photoEles bem que tentaram nos vender um mundo perfeito. Não é nossa culpa se enxergamos as marcas de sangue embaixo do tapete. Na verdade, essa é a nossa maldição. Somos íntimos das sombras. Sentimos o frio que habita os corações humanos. Conhecemos o medo de perto, por vezes, até rimos dele. Dentro de nós, é sempre meia-noite. É inútil resistir. Faça um pacto com quem reconhece a beleza d’ O terror. O terror. Você é um dos nossos.

Website

14 Comentários

  • Karoliny Campos

    15 de maio de 2019 às 07:15

    Eu sou tão apaixonada por esse filme, ele foi lançado no ano em que eu nasci, só o assisti dez anos depois, no Cine Belas Artes (que contava com filmes incríveis na época). Existe uma aura de mistério e densidade nesse filme que não sei explicar. A trilha sonora é uma obra de arte a parte, sensacional. Mas fico triste até hoje pela morte do Brandon Lee. 🙁

  • César

    16 de maio de 2019 às 22:40

    E lá se vão 25 anos. Bons tempos do VHS. A trilha sonora de Graeme Revell é maravilhosa. Destaco ainda a canção de encerramento “It Can’t Rain All The Time” da Jane Siberry.

  • Samie

    2 de junho de 2019 às 11:37

    Nossa quanta coisa interessante sobre o corvo que eu nem sonhava imaginar! Adorei a matéria ?

  • Lena

    2 de fevereiro de 2020 às 18:08

    Amava Bruce e Brandon. Dois atores de uma beleza e atuações dignas e competentes. O Corvo deu a Brandon vários premios mesmo após sua morte. E merecidos. O filme é fantástico.

  • Renata Dantas

    20 de junho de 2020 às 20:28

    Impagável esse filme. Sempre volto a assisti-lo

    Obrigada

    https://www.sublimesaude.com.br/

  • Jesus cleomar da Silva

    24 de janeiro de 2021 às 17:09

    Eu assisti esse filme eu achei muito bom eu me corporei nesse filme e me deu uma grande lição e uma noção eu sou tão fã desse cara desse filme que o meu corpo aí que eu tenho um vídeo no YouTube O desabafo de um gótico ontem que eu tô caráter e eu tô pretendendo fazer um filme goticorvo A Vingança a homenagem ao ator e o diretor do filme O Corvo e eu sempre vou conviver se vestir que nem o Corvo No filme estão melhor forma como fosse um ídolo para mim

  • Jesus cleomar da Silva

    24 de janeiro de 2021 às 17:16

    Nesse filme do Corvo que eu quero fazer sobre uma versão do filme O Corvo será goticorvo A Vingança umas cenas vai ser real onde que eu levo uma facada no estômago e acaba morrendo romance traição drama suspense

  • Ana Paula

    2 de abril de 2021 às 11:54

    Mais uma obra que caiu no esquecimento.
    Eu sei que a indústria hoje está recheada de filmes, sei que a Marvel e DC estão investindo pesado, mas quando lembro de filmes com essa pegada esse é meu preferido.
    Eu era muito pequena e amava, já tinha procurado outros postes falando sobre o assinto e era tudo muito vago. Amei ler tudo isso aqui, agradeço demais .

  • Franklin Siqueira santos

    7 de julho de 2021 às 07:50

    Tive o privilégio de assistir O Corvo em sua estreia, aqui no Recife. É um filme que carrega uma energia transbordante. Impossível não se contagiar, é realmente Dark!

    • Avatar photo

      DarkSide

      8 de julho de 2021 às 15:42

      A Caveirinha ama esse filme. <3

  • camila Nascimento

    22 de fevereiro de 2022 às 16:50

    quando esse filme lancou eu não era nascida assistir ele agora fiquei fascinada jamais vou esquece desse filme é uma pena que brandon lee já não esta mais entre nós era lindo ele sempre sera lembrado

  • luciana

    10 de agosto de 2022 às 19:47

    Um filme top,onde mostra que o amor verdadeiro nao morre.Sobre branon uma artista completo,lindo,seu sorriso o melhor.Ate hoje nao entendemos como esse grave erro aconteceu.Nao da para acreditar,que isso aconteceu.Hoje Brandon teria 57 anos,uma grande estrela brilha no ceu.

Deixe o seu comentário!


Obrigado por comentar! Seu comentário aguarda moderação.

Indicados para você!

O Corvo - Edição Definitiva
R$ 89,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
Candyman
R$ 49,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
  • Ela Não Pode Confiar

    Wicked
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
FilmesFirestar Videolocadora

Critters: A fome que caiu do espaço

Não é segredo que ao longo dos anos o horror se provou um celeiro de artistas e uma...

Por Cesar Bravo
ArtigoCaveirinha

Enfrentar o medo é a possibilidade de nossas crianças negras existirem

Quando falamos sobre autoestima, a história de muitas pessoas se cruzam. Seja pelo...

Por Camilla Apresentação
DarksideLançamento

Lançamento: Nas Montanhas da Loucura Vol. 2, por H.P. Lovecraft e François Baranger

O universo de H.P. Lovecraft se tornou gigante e enraizado em toda a literatura de...

Por DarkSide
Graphic NovelLançamento

Lançamento: Histórias Fantasmas, por Borja González

Em 2016, Gloria, Laura e Cristina querem formar uma banda punk chamada The Black Holes,...

Por DarkSide
Graphic NovelLançamento

Lançamento: Azolla, por Karine Bernadou

Azolla e seu companheiro, um caçador, vivem nas profundezas da floresta. Esposa...

Por DarkSide