Dark

BLOG

O UNIVERSO DARK DE FÃ PARA FÃ


HalloweenWish

3 Contos dos Irmãos Grimm para um Halloween horripilante

Contos de fadas de gelar a espinha

30/10/2024

Era uma vez uma época do ano naturalmente assustadora, que incentivava as pessoas a contarem histórias dignas de pesadelos. Por mais que o Halloween pareça uma época convidativa para narrativas de gelar a espinha, e a gente concorde com isso, aqui na DarkSide® o terror reina soberano durante todo o ano — até nos contos de fadas.

LEIA TAMBÉM: Como os Irmãos Grimm salvaram os contos de fadas

Prova disso é a publicação da Wish de Histórias Secretas dos Irmãos Grimm, uma coletânea que reúne achados esquecidos e secretos, incluindo histórias inacabadas, quase perdidas no tempo. Uma raridade para os amantes de contos de fadas com histórias raras e secretas que desafiam todos os finais felizes.

histórias secretas dos irmãos grimm

Quer um gostinho de contos de fadas trevosos que são a cara do Dia das Bruxas? Desenterramos três contos dos Irmãos Grimm que vão assombrar o seu Halloween:

1. O Pé de Zimbro

“O Pé de Zimbro” é um conto de fadas alemão coletado pelos Irmãos Grimm e publicado na primeira edição de Contos de Crianças e do Lar. Vale lembrar que essa primeira publicação recebeu duras críticas justamente pela crueza das histórias, esse conto aqui não foi exceção.

A história começa com um casal que tem dificuldades em conceber (e cujas tentativas já são um tanto chocantes), mas que acaba tendo um filho. A mãe fica tão feliz que morre. Então, a pedido dela, a mulher é enterrada sob o pé de zimbro. 

O marido se casa novamente e tem uma filha com a nova esposa, que fica extremamente enciumada pela beleza do primeiro filho do marido. O ciúme é tão grande que ela é possuída pelo Maligno e planeja a morte do menino. O plano é convencê-lo a abrir uma arca com a promessa de uma maçã e, então, brutalmente decapitá-lo fechando a pesada tampa do objeto em seu pescoço.

o pé de zimbro

Acha que terminou? A mulher envolve a filha no crime, obrigando-a a preparar e cozinhar seu meio-irmão para a janta de seu pai, para acobertar o homicídio. A filha chora tanto que o ensopado nem precisa de sal. O pai gosta tanto da janta que a devora inteira, descartando os ossos debaixo da mesa. A filha pega os ossos e os coloca sob o pé de zimbro.

O garoto então retorna à vida na forma de um pássaro que canta uma bela melodia e passa a coletar presentes para seu pai e sua irmã, além de uma pedra de moer. Ele retorna à casa e canta sua canção incansavelmente para a mulher, a ponto de enlouquecê-la. Quando ela foge da casa, atrás de sua filha e marido, ele joga a pedra e a mata, deixando apenas fogo e fumaça. O filho então retorna à sua forma humana e vive feliz para sempre com seu pai e irmã.

2. O Noivo Ladrão

Nessa história, a filha de um moleiro está noiva de um pretendente, numa união arranjada pelo pai. Ela tem um mau pressentimento do homem e tenta evitá-lo. Quando ela é obrigada a visitá-lo em sua casa assustadora nas profundezas sombrias da floresta, ela descobre a verdade sobre o futuro marido.

Ela chega ao local e logo é alertada por um pássaro em uma gaiola: “Dê a volta, dê a volta, jovem noiva. Você está na casa de um assassino”. A jovem começa a vasculhar a casa e encontra uma mulher velha no sótão, que a alerta sobre o seu destino, implorando que ela se esconda: “Quando eles a tiverem em seu poder, eles irão matá-la sem piedade, cozinhá-la e devorá-la, pois eles são comedores de carne humana”. Sim, Irmãos Grimm entrando no território de Saboroso Cadáver.

o noivo ladrão

Quando o noivo e seus amigos chegam em casa bêbados, trazem consigo outra jovem. A noiva do homem os vê forçando a senhorita a beber muitas taças de vinho, o que acaba matando-a. Eles a despem, deitam-na na mesa e cortam seu corpo em pedaços, a fim de prepará-la para o jantar. Um dos homens corta um dedo para pegar um anel de ouro. O dedo voa da mesa com o golpe e cai no colo da filha do moleiro.

A velha, então, coloca uma poção de dormir na bebida dos homens, e enquanto eles dormem a jovem consegue escapar. No dia de seu casamento, ela usa o dedo como prova para revelar os crimes cometidos pelo seu pretendente. Ele e seus amigos acabam sendo executados.

3. João e Maria

Prepare-se para ver de outra maneira uma das histórias que mais marcou a sua infância. Publicada inicialmente em 1812, essa versão que trouxemos vem de uma edição revisada de 1852. Caso você precise refrescar a memória: “João e Maria” é a história de duas crianças pobres e como eles escaparam por muito pouco de uma bruxa canibal que vivia em uma casa feita de doces.

João e Maria são dois filhos de um pobre lenhador e de uma péssima madrasta. Incapazes de alimentar as crianças, a madrasta convence o pai a levar as crianças para o meio da floresta e abandoná-las lá. João deixa uma trilha de migalhas de pão para que pudessem encontrar o caminho de casa. 

Porém, as migalhas são comidas pelos pássaros e as crianças acabam perdidas na floresta por dias. Eles acabam encontrando uma casa feita de doces e, famintos, começam a comer a deliciosa propriedade.

joão e maria

Uma velha mulher aparece, perguntando quem está comendo sua casa, e é respondida pelas crianças. Ela então as atrai para dentro com mais comida e algum conforto. Só que a velhinha se revela ser uma bruxa má, que aprisiona as crianças e tenta engordá-las para poder devorá-las quando estiverem mais cheinhas. Ela prende João em um estábulo do lado de fora e usa Maria como empregada e ajudante na preparação do cozimento de seu irmão.

Depois de vários meses, chega a hora de ela matar e devorar os dois irmãos. Porém, de maneira muito esperta, Maria dá um jeito de matar a bruxa empurrando-a no forno que assaria as crianças — a mulher é assada até a morte.

As crianças fogem com as riquezas da bruxa, conseguem voltar pela floresta e acabam retornando à casa de seu pobre pai. Enquanto eles estavam fora, a madrasta malvada morreu e os três viveram felizes para sempre

Geralmente a gente só pensa nos doces, mas a história tem várias camadas de terror: crianças abandonadas para morrer de fome em uma floresta, canibalismo e uma pessoa incinerada viva. Isso me parece motivo suficiente pra tirar as crianças da sala.

Sobre DarkSide

Avatar photoEles bem que tentaram nos vender um mundo perfeito. Não é nossa culpa se enxergamos as marcas de sangue embaixo do tapete. Na verdade, essa é a nossa maldição. Somos íntimos das sombras. Sentimos o frio que habita os corações humanos. Conhecemos o medo de perto, por vezes, até rimos dele. Dentro de nós, é sempre meia-noite. É inútil resistir. Faça um pacto com quem reconhece a beleza d’ O terror. O terror. Você é um dos nossos.

Website

0 Comentários

Deixe o seu comentário!


Obrigado por comentar! Seu comentário aguarda moderação.

Indicados para você!

Princesas Dark + Brinde Exclusivo
R$ 69,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
  • Árvore de Ossos

    Sobreviventes
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
ArtigoFilmes

O Presente do Horror

Algo no nome do Clive Barker me causava muito medo. Era o ano de 1997 e eu morava em...

Por Roberto Denser
ArtigoFilmes

A arte perdida dos menus de DVDs de terror

A essa altura do campeonato você já deve ter ouvido falar no termo “demolição...

Por Liv Brandão
DarksideNovidades

Vespeiro conquista Livro do Ano no 7º Prêmio Jacarandá

Os jurados do 7º Prêmio Jacarandá sentiram a potência das ferroadas da obra de Irka...

Por DarkSide
MacabraSéries

Podemos dizer que O Pinguim é a união de Batman com Família Soprano?

De um lado temos o Cavaleiro das Trevas, o Morcegão que conquistou os quadrinhos e os...

Por DarkSide
NovidadesSéries

Cabo do Medo vai virar série estrelada por Javier Bardem

Depois de um livro, lançado no Brasil pela DarkSide® Books, e de dois filmaços —...

Por DarkSide