Dark

BLOG

O UNIVERSO DARK DE FÃ PARA FÃ

FilmesListasLivrosSéries

30 Livros, séries e filmes para tempos de quarentena

Obras de ficção proporcionam escape necessário em tempos difíceis

Diante do aumento do número de casos do novo coronavírus COVID-19 no Brasil e no mundo, o poder público tem sugerido e em alguns casos determinado que as pessoas passem por um período de isolamento em casa. Sem a interação social e com verdadeiras avalanches de notícias negativas, é importante afastar a mente desta atmosfera tão nefasta que tem tomado conta do mundo.

A ficção tem justamente este poder, de levar pessoas para outros mundos e épocas, além de estimular a nossa criatividade enquanto nos distrai do dia a dia. Manter-se informado é essencial, é claro, mas o excesso de informações (nem sempre verdadeiras) pode sobrecarregar e abalar profundamente os aspectos psicológicos e emocionais. Por isso, desligar a TV e as redes sociais por algumas horas é crucial em tempos como estes.

A Caveira separou alguns livros, séries e filmes que vão te ajudar a se desligar um pouco deste mundo louco em que estamos vivendo e viajar para outros lugares, sem sair de casa:

Livros

Leve-me Com você, de Catherine Ryen Hyde

A jornada de August Schroeder com os irmãos Seth e Henry pelas belezas naturais dos Estados Unidos é uma daquelas histórias para encher o coração de esperança. Tratam-se de personagens que têm a possibilidade respirar novos ares, fazer novas memórias e viver uma emocionante aventura. 

Trilogia Chronos, de Rysa Walker

Quem não gostaria de viajar no tempo justamente agora, não é mesmo? Na trilogia escrita por Rysa Walker, Kate tem a possibilidade de ir para outras épocas para desvendar mistérios e evitar que coisas horríveis aconteçam.

O Mundo Invisível entre Nós, de Caitlín R. Kiernan

Os contos mais fantásticos da premiada autora Caitlín R. Kiernan são um escape perfeito para as mais variadas situações e personagens. Tem mochileiros conversando com anjos, sereias nos esgotos de Nova York e um fóssil que pode mudar toda a nossa percepção sobre evolução.

VHS: Verdadeiras Histórias de Sangue, de Cesar Bravo

Repleto de nostalgia e terror, VHS: Verdadeiras Histórias de Sangue transporta o leitor para uma cidade do interior paulista chamada Três Rios, onde os mais estranhos eventos acontecem. O bom deste horror made in Brasil é saber que ele pertence ao mundo da ficção.

HEX, de Thomas Olde Heuvelt

A bruxa está à solta na cidade de Black Spring. Literalmente. Os moradores da reclusa cidade se acostumaram com as aparições da bruxa Katherine e até criaram um aplicativo para alertar os demais quanto aos lugares em que ela aparece. Apesar de conviverem com Katherine, todos eles sabem da única regra que não deve ser quebrada: não provoque a bruxa!

Duologia Dinastia de Ladrões, de Mary E. Pearson

Os livros Dance of Thieves e Vow of Thieves são o escape ideal para quem gosta de histórias medievais, com reis, rainhas e cavaleiros. A guerreira Kazi é uma ótima inspiração para encarar qualquer obstáculo.

O Diário de Nisha, de Veera Hiranandani

Em tempos difíceis, a esperança de Nisha inspira os leitores a encararem as adversidades. Ambientado na Índia, o livro conta a jornada dela e de sua família para fugir dos conflitos causados durante conflitos que mudaram os rumos do país. A história mostra que no meio das dificuldades há uma chance de recomeçar.

Drácula, de Bram Stoker

O tempo extra em casa pode ser uma ótima oportunidade de ler aquele clássico que você sempre prometeu e nunca começou. Em Drácula, o leitor é transportado às distantes paisagens do interior da Romênia para conhecer a história oficial do vampiro mais famoso de todos os tempos.

A Noiva Fantasma, de Yangsze Choo

Que tal viajar ao sudeste asiático, entre as culturas milenares da China e da Malásia? Este é o ambiente de A Noiva Fantasma, que trata de uma tradição inusitada e um tanto macabra: o casamento com pessoas já falecidas. A história fala sobre amadurecimento e amor sobrenatural.

A Longa Viagem a um Pequeno Planeta Hostil, de Becky Chambers

Que tal embarcar na Andarilha e descobrir seres, planetas e galáxias que você nunca havia imaginado? Com sensibilidade, Becky Chambers narra a jornada dos tripulantes desta nave espacial e como cada um deles têm muito a aprender com diferentes espécies, costumes e lugares inimagináveis.

Uma Dobra no Tempo, de Madeleine L’Engle e Hope Larson

Este clássico da literatura infantojuvenil encanta pessoas de todas as idades com a jornada da pequena Meg em busca de seu pai. Filha de cientistas, ela conta com a ajuda de três mulheres com poderes sobrenaturais para viajar pelo tempo e espaço.

Seres Mágicos e Histórias Sombrias, organizado por Neil Gaiman e Al Sarrantonio

Para mergulhar de vez no mundo da fantasia, nada melhor do que uma coletânea de grandes escritores, como Joyce Carol Oates, Peter Straub, Chuck Palahniuk, Joe Hill, entre outros. Uma obra repleta de tesouros escondidos para se desligar do mundo lá fora. 

Seres Mágicos e Histórias Sombrias

Séries

Westworld

No obscuro parque de diversões adulto chamado Westworld, pessoas vivem narrativas em meio ao velho oeste com anfitriões androides. Muitos dos visitantes aproveitam para cometer atrocidades contra os personagens do parque, que são consertados e devolvidos no dia seguinte. Mas alguns destes robôs começam a apresentar “defeitos” e parecem desenvolver consciência própria, passando a querer acabar com a diversão dos humanos. Série ideal para os fãs de ficção-científica que gostam de plots cheios de camadas e difíceis de entender. Disponível na HBO Go.

O Mundo Sombrio de Sabrina

A bruxa adolescente mais querida da TV ganhou uma versão mais sombria nesta nova adaptação das histórias em quadrinhos da Archie Comics. Ao completar 16 anos, Sabrina precisa decidir se permanece no mundo dos humanos ou se aceita seu lado de trevas e se torna uma bruxa por completo. Disponível na Netflix.

American Horror Story

Com temporadas que contam diferentes histórias, o criador da série Ryan Murphy explora os diferentes tipos de medo das pessoas. Tem mansão mal-assombrada, um hospício onde o mal se instala, covens de bruxas e o próprio fim do mundo. Disponível no Globoplay.

Good Omens

Nesta divertida fantasia, um anjo e um demônio desenvolvem uma estranha parceria ao longo dos tempos, culminando no nascimento e crescimento do suposto filho do anticristo, que deveria cumprir uma profecia. A história original saiu das mentes de Neil Gaiman e Terry Pratchett. Disponível na Amazon Prime Video.

Dark

Fãs de viagens no tempo têm uma jornada cheia de reviravoltas com os habitantes da cidade de Winden, na Alemanha. O desaparecimento de um menino e o suicídio de um homem podem estar conectados a uma complexa série de eventos interligados através do tempo. A série trabalha as implicações de paradoxos temporais e é daquelas de dar um verdadeiro nó na cabeça. Disponível na Netflix.

Luther

Fãs do selo Crime Scene da DarkSide® correm sério risco de se verem presos nesta eletrizante série policial da BBC. O detetive John Luther (Idris Elba) desenvolve uma estranha parceria com uma assassina para capturar os mais sádicos homicidas na cidade de Londres. Disponível na Globoplay.

Lore

A adaptação do podcast de Aaron Mahnke explora os lendas urbanas e os eventos que deram origem a estas assustadoras histórias. O material também foi adaptado para o livro O Mundo de Lore – Criaturas Estranhas, da DarkSide® Books. A série está disponível na Amazon Prime Video.

Stranger Things

Repleta de nostalgia dos anos 1980, Stranger Things é um convite às lembranças da infância para muita gente e também para uma aventura com tons de terror. Com direito a monstros assombrosos, outras dimensões e organizações que fazem experimentos em humanos, a série é um prato cheio de diversão, tensão e alguns sustos. Para os fãs mais ávidos da série, a DarkSide® publicou o livro Stranger Fans, que mergulha ainda mais fundo neste universo. A série é uma produção original da Netflix.

A noiva fantasma

O livro de Yangsze Choo que mencionamos anteriormente foi adaptado para uma série da Netflix. No século 19, uma jovem acaba fazendo parte de um mistério quando deve se casar com o filho morto de uma família rica, um costume comum na China e na Malásia naquela época.

Filmes

Lion: Uma jornada para casa

Saroo é um garotinho indiano que se perdeu da família quando foi tirar um cochilo em um trem – que viajou por muitos quilômetros sem que ele percebesse. Sem conseguir voltar para casa, ele foi adotado por um casal de australianos e se mudou para a terra dos cangurus. Vinte e cinco anos depois, ele decide voltar à Índia em busca de sua família. Disponível na Netflix.

Jumanji

O clássico da Sessão da Tarde baseado no livro de Chris Van Allsburg está disponível no Globoplay. Ao começarem a partida de um estranho jogo de tabuleiro, dois irmãos desencadeiam os mais insanos acontecimentos e precisam dar um jeito de fazer as coisas voltarem ao normal. O livro foi publicado pelo selo Caveirinha.

O que fazemos nas sombras

Nesta comédia de terror dos diretores, roteiristas e atores Taika Waititi e Jemaine Clement três vampiros lidam com os contratempos da vida eterna no mundo atual, como pagar boletos, ir pra balada e, claro tentar se alimentar de sangue humano. Disponível na Amazon Prime Video.

Constantine

O exorcista e demonologista John Constantine (Keanu Reeves) ajuda uma policial a provar que a morte de sua irmã gêmea não foi um suicídio. Só que esta investigação revela um plano macabro dos demônios para tomarem conta do mundo humano. Disponível no Globoplay e na Netflix.

A lenda do Cavaleiro sem Cabeça 

Um investigador precisa ir à pequena cidade de Sleepy Hollow para decifrar a misteriosa decapitação de três pessoas. Os crimes parecem ter ligação com a macabra lenda local que envolve um cavaleiro sem cabeça. Disponível na Amazon Prime Video.

30 Dias de noite

Nos confins do Alasca, uma pequena cidade se prepara para a pior parte do inverno: passar por 30 dias sem ver a luz do sol. Só que há algo muito mais nefasto em tanta escuridão: um grupo de vampiros zumbis que ameaçam a vida dos moradores locais. A história foi adaptada para uma graphic novel publicada pela DarkSide® Books. O filme está disponível no catálogo da Netflix.

Midsommar: O mal não espera a noite

Se a ausência do sol pode ser uma ameaça, o seu excesso pode se mostrar tão ameaçador quanto. Um grupo de amigos viaja ao norte da Suécia, onde uma comunidade celebra os dias de sol incessante em estranhos rituais. O perturbador filme de Ari Aster está no catálogo da Amazon Prime Video.

Uma noite alucinante: A morte do demônio

Este clássico do terror dos anos 1980 dirigido e escrito por Sam Raimi está disponível no Telecine Play. A história envolve cinco jovens que viajam para uma cabana no meio da floresta e, sem saber, liberam um demônio sanguinário. A caveira publicou no Brasil o livro Evil Dead: A Morte do Demônio, dedicada aos fãs mais alucinados do longa.

Aniquilação

Um grupo de mulheres viaja em uma missão a uma zona que parece estar sendo tomada por uma estranha força que altera a natureza por onde passa. Esta ficção-científica fantasiosa mistura drama e terror para traçar paralelos com a vida humana e a necessidade de mudanças. Disponível na Netflix.

Indicados para você!

Frankenstein
R$ 59,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
Geek Love
R$ 59,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
A Longa Viagem a um Pequeno Planeta Hostil
R$ 54,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
  • Experiência Dark
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
CaveirinhaListas

Brincadeiras infantis para entreter os pequenos em casa

O isolamento social tem sido fundamental neste momento para reduzirmos o avanço do...

Por DarkSide
FilmesGraphic Novel

Ritual Romano vai ganhar uma adaptação para TV

Segundo o site Variety o diretor de cinema espanhol, Paco Plaza, vai escrever e dirigir...

Por DarkSide
DarkloveListasMacabra

Por que mansões vitorianas parecem mal-assombradas

Mansões antigas e situadas em locais distantes, principalmente de difícil acesso,...

Por DarkSide
DarkSide BooksVários

Diário da Caveira: uma narrativa sobre o isolamento

Assim como vocês, a Caveira também precisou se recolher. O lugar escolhido foi uma...

Por DarkSide
DarksidePerfil

Andrew Pyper: conheça a carreira do escritor

Considerado um dos mais talentosos sucessores de Stephen King, Andrew Pyper é definido...

Por DarkSide