Dark

BLOG

O UNIVERSO DARK DE FÃ PARA FÃ


Medo Clássico

4 autores que influenciaram o terror por toda eternidade

Mestres que ainda são capazes de assombrar e encantar gerações; suas criações são imortais

11/12/2018

A linha Medo Clássico foi criada para reverenciar as maiores e mais influentes obras do terror, assim como seus autores. Mestres que há séculos influenciam a literatura, o teatro, o cinema e toda a cultura pop são objeto de estudo e referência para uma infinidade de outros artistas talentosos, que sabem absorver e emular os ensinamentos extraídos dessas histórias.

Edgar Allan Poe

O mestre Edgar Allan Poe influenciou uma infinidade de obras e artistas com os elementos sombrios de suas histórias. O cineasta Alfred Hitchcock chegou a declarar que Poe foi uma de suas maiores influências.

Diversos filmes e séries sobre seus contos também foram produzidos, como The Following e o filme O Corvo, com versões lançadas em 1935 e 1963. Os renomados diretores de terror Dario Argento e George Romero, também se inspiraram em Poe para o filme Dois Olhos Satânicos, de 1990. As referências às obras do mestre e até mesmo à sua figura são inúmeras. Seja no cinema ou na literatura, Poe é imortal. Pela DarkSide® Books, o mestre ganhou duas edições: Edgar Allan Poe: Medo Clássico, Volume 1 e Edgar Allan Poe: Medo Clássico: Volume 2.

Mary Shelley

Mary Shelley escreveu um dos maiores clássicos do terror quando tinha apenas 19 anos. Ao criar sua história fantástica, a autora de Frankenstein – que ganhou uma edição digna da Criatura pela DarkSide Books -, fez nascer, também, o primeiro mito dos tempos modernos, além de contribuir diretamente para a criação da ficção científica.

O cineasta Tim Burton já fez referências às obras de Shelley em seus filmes e Stan Lee afirmou que criou Hulk baseado na Criatura do livro. Frankenstein tornou-se muito maior do que as páginas dos livros e entrou para a história da literatura e da cultura pop. Sem imaginar que seu Monstro jamais seria esquecido, Shelley nos mostrou que uma boa história é atemporal.

H.P. Lovecraft

Lovecraft criou o gênero terror cósmico e nos apresentou os Mitos de Cthulhu, que, além da criatura gigantesca que habita as profundezas do mar e provoca muitas dúvidas sobre a pronúncia de seu estranho nome, também retratam um panteão de monstros e seres fantásticos que fazem parte de seus contos de ficção científica e horror.

O responsável pela criação desse universo é considerado o sucessor de Edgar Allan Poe e suas histórias influenciaram bandas como Metallica e Iron Maiden, além de inspirar os zumbis de George Romero, o cineasta Guillermo del Toro e mais uma infinidade de obras e artistas. Mencionar ou fazer referências a um dos mestres do terror virou até estilo: lovecraftiano.

Em homenagem ao mestre, a DarkSide® publicou H.P. Lovecraft: Medo Clássico, Vol. 1, uma seleção especial de contos e novelas do autor que revolucionou o terror e a ficção científica no século XX — em duas luxuosas edições: Cosmic Edition, uma viagem aos recantos mais alucinados da mente de Lovecraft, mesclando loucura e realidade, e Miskatonic Edition, uma obra-prima para sua biblioteca, inspirada na universidade que o escritor criou em seus contos.

Bram Stoker

Bram Stoker criou a história de vampiro mais célebre de todos os tempos. Publicado originalmente em 1897, Drácula é um romance epistolar, ou seja, contado como uma série de cartas, relatos em diário, jornais e registros de bordo. A partir da genialidade do mestre Bram Stoker, uma infinidade de obras inspiradas no vampiro surgiram ao longo dos mais de 120 anos de sua primeira publicação.

Assim como ocorreu com H.P. Lovecraft, a DarkSide® Books lançou duas edições para Drácula: First Edition, com a icônica capa amarela da primeira publicação, em 1897, uma edição inédita no mercado brasileiro que eterniza o brilho e o encanto do sol, algo inalcançável diante de toda a dor da eternidade, e a Dark Edition, dedicada aos leitores trevosos de coração sombrio. Por dentro ambas carregam o mesmo conteúdo sangrento; por fora demonstram a vida e a beleza de um clássico imortal.

Há referências ao vampiro em todas as áreas: no cinema, no teatro, nos quadrinhos, em séries. Nas telonas, a brilhante atuação do húngaro Bela Lugosi imortalizou o semblante de Drácula em nossas mentes. O filme Drácula, com Lugosi no papel principal, foi filmado em 1931 e dirigido por Tod Browning.

Porém, foi em 1992 que o cinema ganhou a versão definitiva deste clássico. Dirigido por Francis Ford Coppola e estrelado por Gary Oldman, Anthony Hopkins, Winona Rider e Keanu Reeves, Drácula de Bram Stoker, foi um sucesso instantâneo e reacendeu o culto ao monstro que morde pescoços e suga o sangue de suas vítimas.

Sobre DarkSide

Avatar photoEles bem que tentaram nos vender um mundo perfeito. Não é nossa culpa se enxergamos as marcas de sangue embaixo do tapete. Na verdade, essa é a nossa maldição. Somos íntimos das sombras. Sentimos o frio que habita os corações humanos. Conhecemos o medo de perto, por vezes, até rimos dele. Dentro de nós, é sempre meia-noite. É inútil resistir. Faça um pacto com quem reconhece a beleza d’ O terror. O terror. Você é um dos nossos.

Website

18 Comentários

  • izaque

    11 de setembro de 2019 às 20:57

    quando hp lovecraft vol 2 vai lançar

    • Avatar photo

      DarkSide

      17 de setembro de 2019 às 19:56

      Tudo será revelado no tempo certo. <3

  • izaque

    29 de setembro de 2019 às 15:37

    meu deus a darkside me respondeu aaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa

    • Avatar photo

      DarkSide

      30 de setembro de 2019 às 11:50

      Caveirinha tá sempre de olho nos comentários de vocês <3

  • izaque

    30 de setembro de 2019 às 20:21

    amo você darkside beijos

  • Roberto

    7 de janeiro de 2020 às 13:54

    Angustiado esperando o Volume 2 do Lovecraft.

  • José

    16 de junho de 2020 às 01:23

    Poe vai ter vol. 3?

    • Avatar photo

      DarkSide

      16 de junho de 2020 às 09:30

      A Caveira pretende lançar toda a obra do mestre Poe ao longo dos anos. Fica de olho que em breve teremos mais do darksider original.

  • edna

    10 de setembro de 2020 às 14:03

    Apaixonada pela DARK, caveirinha do meu coração

  • Sarah

    6 de outubro de 2020 às 13:26

    Essa coleção vai clássica vai crescer em breve?

    • Avatar photo

      DarkSide

      7 de outubro de 2020 às 09:21

      Caveirinha está trabalhando nos próximos volumes.

  • Lucas

    1 de janeiro de 2021 às 20:01

    Caveirinha, vai rolar a obra completa de Lovecraft igual vocês planejam fazer com a do Poe?

    • Avatar photo

      DarkSide

      11 de janeiro de 2021 às 15:57

      Em breve teremos novidades de Lovecraft!

  • Bruno

    11 de março de 2021 às 09:52

    O livro do medo classico do lovecraft cosmic edition eh lindo demais por favor lancem o Vol 2 da cosmic edition ta lindo demaaaais

  • Gabriel

    29 de junho de 2021 às 23:15

    Volume 2 de Lovecraft?

    • Avatar photo

      DarkSide

      30 de junho de 2021 às 10:14

      No próximo alinhamento estelar atenderemos ao chamado de Cthulhu. Por isso, cola na Caveira pra não perder nenhuma novidade

  • Pinto

    25 de agosto de 2022 às 01:03

    Estou com a Darkside desde o início. Teremos as “OBRAS COMPLETAS DE EDGAR ALLAN POE” algum dia dia? Se sim, por favor não permita que as letras fiquem muito miúdas. É preferível um volume único com mais páginas – com mil ou mais, grosso mesmo – do que tudo espremido em letrinhas miúdas. Recebam aquele nosso abraço de gelar o sangue!

  • luiza

    5 de junho de 2023 às 12:44

    achei legal o site.

Deixe o seu comentário!


Obrigado por comentar! Seu comentário aguarda moderação.

Indicados para você!

H.P. Lovecraft - Cosmic Edition
R$ 79,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
Edgar Allan Poe: Medo Clássico Vol. 2
R$ 79,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
  • Ela Não Pode Confiar

    Wicked
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
FilmesFirestar Videolocadora

Ghost Town: Os mortos estão mortos? Nem sempre…

A vida de um filme de terror em uma videolocadora não era uma tarefa fácil. Na...

Por Cesar Bravo
FilmesNovidades

Longlegs: terror estrelado por Nicolas Cage ganha teaser e data de estreia no Brasil

Longlegs, filme de terror estrelado pelo homem, a lenda Nicolas Cage, ao lado de Maika...

Por DarkSide
FilmesNovidades

Oldboy: Park Chan-wook vai participar da adaptação do filme para a TV

E vamos de mais adaptação. Desta vez, a obra é o clássico sul-coreano Oldboy, de...

Por DarkSide
DarkloveSéries

4 Séries que têm tudo a ver com Reino das Bruxas

O momento que tantos DarkSiders esperavam finalmente chegou: a trilogia Reino das...

Por DarkSide
NovidadesSéries

Steve Buscemi entra para o elenco da segunda temporada de Wandinha

Como vocês estão, amiguinhos? A Caveira está bastante animada com a notícia de que...

Por DarkSide