Na cidadezinha litorânea de Amity Island, um enorme tubarão branco aterroriza a vida dos moradores locais e de seus muitos turistas. Encontrá-lo e dar um fim ao seu reinado de terror é necessário. Dirigido por Steven Spielberg, Tubarão é um dos grandes clássicos que amamos ver e rever. Poucos são aqueles que nunca ouviram a música ameaçadora do grande e aterrorizante monstro dos mares se aproximando de suas vítimas.
O filme foi inspirado no livro de mesmo nome de Peter Benchley, que retorna às prateleiras graças ao Loop Geek, os relançamentos especiais da DarkSide Books. E, para comemorar, selecionamos 5 curiosidades sobre este filme tão especial e nostálgico aos fãs de horror.
Ataques de tubarões não parecem uma novidade hoje em dia, mas, em 1916, moradores de Manhattan entraram em uma verdadeira guerra contra os tubarões. Em 12 de julho daquele ano um garotinho de 10 anos foi morto quando nadava a pelo menos 16 km da baía mais próxima do oceano. Além dele, outros quatro banhistas foram atacados.
LEIA TAMBÉM: EM ÁGUAS PROFUNDAS: 10 FILMES DE TERROR AQUÁTICO
Assim que vemos o pôster de Tubarão, com a enorme criatura de boca aberta logo abaixo de uma jovem nadadora alheia aos perigos que corre, sabemos de onde ela é. Mas a imagem não foi feita para o filme. Na realidade, a arte utilizada é uma ilustração de Roger Kastel, para a versão em brochura do livro de Benchley. A DarkSide Books resgatou esta poderosa imagem para a sua edição.
Muito antes dos grandes efeitos especiais digitais que temos hoje, as coisas eram feitas de forma mecânica. O tubarão branco aterrorizante utilizado no filme foi criado especialmente para a produção. Pesando 1.2 toneladas, o monstrão acabou até recebendo um nome: Bruce, graças ao simpático tubarão de Procurando Nemo nome do advogado de Spielberg, chamado Bruce Ramer.
Certo dia, antes das filmagens começarem em Martha’s Vineyard, uma ilha em Massachusetts, houve uma visita ao set de filmagens de Tubarão, e Spielberg levou alguns amigos para conhecer Bruce. Os amigos em questão eram Martin Scorsese, George Lucas e o roteirista John Milius. Lucas, se divertindo com o monstrão mecânico, colocou a cabeça na boca do bicho. Milius e Scorsese resolveram se divertir também e agarraram os controles, para dar um susto no futuro diretor de Star Wars. Mas algo aconteceu e a boca do tubarão mecânico emperrou. Tudo acabou bem, mas os caras acharam melhor fugir correndo do lugar antes que descobrissem que eles haviam mexido com a estrela do filme.
Várias pessoas especiais fizeram uma pontinha no filme. Benchley, o autor do livro, aparece como um dos repórteres de Amity Island. Já Spielberg aparece duas vezes no filme, mas só com sua voz: uma delas, através do rádio, e a outra durante uma apresentação da banda em um desfile. Outro adorável destaque das participações especiais é a dupla Elmer e Zalman, os cachorrinhos de Steven Spielberg que aparecem sob a tutela do policial Brody.
Quer saber mais sobre o filme Tubarão? Acesse o blog da Macabra Filmes para ler mais curiosidades sobre este grande clássico do cinema.
Algo no nome do Clive Barker me causava muito medo. Era o ano de 1997 e eu morava em...
A essa altura do campeonato você já deve ter ouvido falar no termo “demolição...
Os jurados do 7º Prêmio Jacarandá sentiram a potência das ferroadas da obra de Irka...
De um lado temos o Cavaleiro das Trevas, o Morcegão que conquistou os quadrinhos e os...
Depois de um livro, lançado no Brasil pela DarkSide® Books, e de dois filmaços —...
3 Comentários
aldejar junior
13 de junho de 2022 às 00:47
aldejar junior
13 de junho de 2022 às 00:47
No filme Tubarão 1, a conversa entre os três sobre o navio Indianápolis, que afundou em 19 de julho de 1945 foi sobre um fato real
O curioso, e6 que o filme sobre o Indianápolis, foi filmado a mais de quarenta anos depois do filme Tubarão.