Dark

BLOG

O UNIVERSO DARK DE FÃ PARA FÃ

CuriosidadesFilmesListasMacabra

5 curiosidades macabras sobre o filme Tubarão

Vamos precisar de um barco maior para encarar este relançamento tão especial. Confira curiosidades sobre o filme inspirado na obra de Peter Benchley.

Na cidadezinha litorânea de Amity Island, um enorme tubarão branco aterroriza a vida dos moradores locais e de seus muitos turistas. Encontrá-lo e dar um fim ao seu reinado de terror é necessário. Dirigido por Steven Spielberg, Tubarão é um dos grandes clássicos que amamos ver e rever. Poucos são aqueles que nunca ouviram a música ameaçadora do grande e aterrorizante monstro dos mares se aproximando de suas vítimas.

O filme foi inspirado no livro de mesmo nome de Peter Benchley, que retorna às prateleiras graças ao Loop Geek, os relançamentos especiais da DarkSide Books. E, para comemorar, selecionamos 5 curiosidades sobre este filme tão especial e nostálgico aos fãs de horror.

1. Inspirado em uma história real

Ataques de tubarões não parecem uma novidade hoje em dia, mas, em 1916, moradores de Manhattan entraram em uma verdadeira guerra contra os tubarões. Em 12 de julho daquele ano um garotinho de 10 anos foi morto quando nadava a pelo menos 16 km da baía mais próxima do oceano. Além dele, outros quatro banhistas foram atacados.

LEIA TAMBÉM: EM ÁGUAS PROFUNDAS: 10 FILMES DE TERROR AQUÁTICO

2. A imagem do pôster não foi criada para o filme

Assim que vemos o pôster de Tubarão, com a enorme criatura de boca aberta logo abaixo de uma jovem nadadora alheia aos perigos que corre, sabemos de onde ela é. Mas a imagem não foi feita para o filme. Na realidade, a arte utilizada é uma ilustração de Roger Kastel, para a versão em brochura do livro de Benchley. A DarkSide Books resgatou esta poderosa imagem para a sua edição.

3. O nome do tubarão era Bruce

Muito antes dos grandes efeitos especiais digitais que temos hoje, as coisas eram feitas de forma mecânica. O tubarão branco aterrorizante utilizado no filme foi criado especialmente para a produção. Pesando 1.2 toneladas, o monstrão acabou até recebendo um nome: Bruce, graças ao simpático tubarão de Procurando Nemo nome do advogado de Spielberg, chamado Bruce Ramer.

4. Bruce quase comeu a cabeça de George Lucas

Certo dia, antes das filmagens começarem em Martha’s Vineyard, uma ilha em Massachusetts, houve uma visita ao set de filmagens de Tubarão, e Spielberg levou alguns amigos para conhecer Bruce. Os amigos em questão eram Martin Scorsese, George Lucas  e o roteirista John Milius. Lucas, se divertindo com o monstrão mecânico, colocou a cabeça na boca do bicho. Milius e Scorsese resolveram se divertir também e agarraram os controles, para dar um susto no futuro diretor de Star Wars. Mas algo aconteceu e a boca do tubarão mecânico emperrou. Tudo acabou bem, mas os caras acharam melhor fugir correndo do lugar antes que descobrissem que eles haviam mexido com a estrela do filme.

5. Muitas aparições especiais

Várias pessoas especiais fizeram uma pontinha no filme. Benchley, o autor do livro, aparece como um dos repórteres de Amity Island. Já Spielberg aparece duas vezes no filme, mas só com sua voz: uma delas, através do rádio, e a outra durante uma apresentação da banda em um desfile. Outro adorável destaque das participações especiais é a dupla Elmer e Zalman, os cachorrinhos de Steven Spielberg que aparecem sob a tutela do policial Brody. 

Quer saber mais sobre o filme Tubarão? Acesse o blog da Macabra Filmes para ler mais curiosidades sobre este grande clássico do cinema. 

Sobre Macabra

Macabra Filmes é a fazenda do terror. Compartilhamos o horror e a beleza, a vida e a morte. Brindamos com sangue as alegrias de existir. Cultivamos o primeiro suspiro, o abrir de olhos, o frio na espinha, o grito na montanha russa, o crepúsculo e a eterna escuridão. Para nós, o medo é natural — e a vida, um presente sobrenatural. É puro terror. 100% macabra.

0 Comentários

Deixe o seu comentário!


Obrigado por comentar! Seu comentário aguarda moderação.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS
FilmesHalloweenLançamento

Enfim Halloween!

Em um passado não tão distante, quando ouvimos falar em Halloween, duas coisas...

Por Cesar Bravo
Medo Clássico

Júlia Lopes de Almeida, uma gótica entre nós

Em 1897, 40 intelectuais brasileiros se juntam para fundar a Academia Brasileira de...

Por DarkSide
Crime SceneFilmes

Caso Richthofen: Livro de Ilana Casoy deu origem a dois filmes com pontos de vista diferentes

Em 2002 Suzane von Richthofen assassinou os pais com ajuda do namorado Daniel Cravinhos...

Por DarkSide
DarkloveMagicae

Celebre o início da primavera

Entender o ciclo natural do ano é uma das bases do conhecimento de toda Bruxa Natural...

Por DarkSide
LançamentoMacabra

Lançamento: Grimório Oculto, de John Michael Greer

Como revelar o que não podemos explicar? Acreditar é preciso. Essa é parte da...

Por Macabra