Dark

BLOG

O UNIVERSO DARK DE FÃ PARA FÃ


CuriosidadesFilmesListasMacabra

5 curiosidades macabras sobre o filme Tubarão

Vamos precisar de um barco maior para encarar este relançamento tão especial. Confira curiosidades sobre o filme inspirado na obra de Peter Benchley.

02/06/2021

Na cidadezinha litorânea de Amity Island, um enorme tubarão branco aterroriza a vida dos moradores locais e de seus muitos turistas. Encontrá-lo e dar um fim ao seu reinado de terror é necessário. Dirigido por Steven Spielberg, Tubarão é um dos grandes clássicos que amamos ver e rever. Poucos são aqueles que nunca ouviram a música ameaçadora do grande e aterrorizante monstro dos mares se aproximando de suas vítimas.

O filme foi inspirado no livro de mesmo nome de Peter Benchley, que retorna às prateleiras graças ao Loop Geek, os relançamentos especiais da DarkSide Books. E, para comemorar, selecionamos 5 curiosidades sobre este filme tão especial e nostálgico aos fãs de horror.

1. Inspirado em uma história real

Ataques de tubarões não parecem uma novidade hoje em dia, mas, em 1916, moradores de Manhattan entraram em uma verdadeira guerra contra os tubarões. Em 12 de julho daquele ano um garotinho de 10 anos foi morto quando nadava a pelo menos 16 km da baía mais próxima do oceano. Além dele, outros quatro banhistas foram atacados.

LEIA TAMBÉM: EM ÁGUAS PROFUNDAS: 10 FILMES DE TERROR AQUÁTICO

2. A imagem do pôster não foi criada para o filme

Assim que vemos o pôster de Tubarão, com a enorme criatura de boca aberta logo abaixo de uma jovem nadadora alheia aos perigos que corre, sabemos de onde ela é. Mas a imagem não foi feita para o filme. Na realidade, a arte utilizada é uma ilustração de Roger Kastel, para a versão em brochura do livro de Benchley. A DarkSide Books resgatou esta poderosa imagem para a sua edição.

3. O nome do tubarão era Bruce

Muito antes dos grandes efeitos especiais digitais que temos hoje, as coisas eram feitas de forma mecânica. O tubarão branco aterrorizante utilizado no filme foi criado especialmente para a produção. Pesando 1.2 toneladas, o monstrão acabou até recebendo um nome: Bruce, graças ao simpático tubarão de Procurando Nemo nome do advogado de Spielberg, chamado Bruce Ramer.

4. Bruce quase comeu a cabeça de George Lucas

Certo dia, antes das filmagens começarem em Martha’s Vineyard, uma ilha em Massachusetts, houve uma visita ao set de filmagens de Tubarão, e Spielberg levou alguns amigos para conhecer Bruce. Os amigos em questão eram Martin Scorsese, George Lucas  e o roteirista John Milius. Lucas, se divertindo com o monstrão mecânico, colocou a cabeça na boca do bicho. Milius e Scorsese resolveram se divertir também e agarraram os controles, para dar um susto no futuro diretor de Star Wars. Mas algo aconteceu e a boca do tubarão mecânico emperrou. Tudo acabou bem, mas os caras acharam melhor fugir correndo do lugar antes que descobrissem que eles haviam mexido com a estrela do filme.

5. Muitas aparições especiais

Várias pessoas especiais fizeram uma pontinha no filme. Benchley, o autor do livro, aparece como um dos repórteres de Amity Island. Já Spielberg aparece duas vezes no filme, mas só com sua voz: uma delas, através do rádio, e a outra durante uma apresentação da banda em um desfile. Outro adorável destaque das participações especiais é a dupla Elmer e Zalman, os cachorrinhos de Steven Spielberg que aparecem sob a tutela do policial Brody. 

Quer saber mais sobre o filme Tubarão? Acesse o blog da Macabra Filmes para ler mais curiosidades sobre este grande clássico do cinema. 

Sobre Macabra

Avatar photoMacabra Filmes é a fazenda do terror. Compartilhamos o horror e a beleza, a vida e a morte. Brindamos com sangue as alegrias de existir. Cultivamos o primeiro suspiro, o abrir de olhos, o frio na espinha, o grito na montanha russa, o crepúsculo e a eterna escuridão. Para nós, o medo é natural — e a vida, um presente sobrenatural. É puro terror. 100% macabra.

Website

3 Comentários

  • aldejar junior

    13 de junho de 2022 às 00:47

    No filme Tubarão 1, a conversa entre os três sobre o navio Indianápolis, que afundou em 19 de julho de 1945 foi sobre um fato real
    O curioso, e6 que o filme sobre o Indianápolis, foi filmado a mais de quarenta anos depois do filme Tubarão.

Deixe o seu comentário!


Obrigado por comentar! Seu comentário aguarda moderação.

  • Ela Não Pode Confiar

    Wicked
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
FilmesListasMacabra

13 Filmes de body horror para os fãs da coleção Medicina Macabra

O corpo humano pode ser extremamente aterrorizante. Não é à toa que o cinema de...

Por DarkSide
Crime SceneCuriosidades

Jane Toppan: Conheça o caso dessa lady killer

Conhecida como “a primeira serial killer dos Estados Unidos”, Jane Toppan se valia...

Por DarkSide
FilmesFirestar Videolocadora

Deadly Blessing: Wes Craven, pesadelos e Sharon Stone

Alguns mestres supremos do terror se tornaram tão fortemente associados a algumas de...

Por Cesar Bravo
FilmesNovidades

Blumhouse fará um novo A Bruxa de Blair com a Lionsgate

Jason Blum vai reviver A Bruxa de Blair — e se você não captou o que significa essa...

Por DarkSide
Crime SceneLançamento

Lançamento: Lady Killers Profile: Jane Toppan, por Harold Schechter

Em 1891, Jane Toppan jurou cuidar e proteger em sua profissão como enfermeira...

Por DarkSide