Dark

BLOG

O UNIVERSO DARK DE FÃ PARA FÃ

FilmesListasMacabra

5 filmes adaptados do macabro universo de H.P. Lovecraft

Navegue pelas montanhas da loucura nas adaptações audiovisuais de H.P. Lovecraft.

Quando pensamos nos consagrados autores do terror, alguns nomes nos vêm diretamente à cabeça. Um deles, claro, é o mestre do terror cósmico H.P. Lovecraft. O autor não só tinha um grande domínio sobre suas produções, como alterou para sempre alguns pontos do próprio gênero. Podemos dizer, sem sombra de dúvidas, que a compreensão de alguns tópicos do terror são completamente diferentes antes e depois de Lovecraft.

Ainda que muitos pensamentos problemáticos dos textos e da persona de Lovecraft sejam amplamente debatidos e subvertidos hoje em dia, o que o autor fez influenciou uma geração de autores e criadores dentro e fora do terror. É comum encontrarmos aqueles que citam Lovecraft como alvo de grande inspiração. Mas, apesar disso, e se comparado a outros nomes como Edgar Allan Poe e Stephen King, foram poucos os que tentaram adaptar suas obras para outros formatos, como filmes de curta e longa metragem. 

A mistura da magia do cinema com a feitiçaria das palavras do horror cósmico de Lovecraft explorou e, muitas vezes, expandiu o universo do autor. Confira abaixo 5 adaptações emblemáticas dos sussurros sombrios de Lovecraft.

1. A Cor que Caiu do Espaço

Baseado no conto de mesmo nome, o filme foi dirigido por Richard Stanley e apresenta uma família comum — ou não tão comum assim, já que estamos falando de uma família com uma fazenda de alpacas e uma filha encantada pelo misticismo — que entra em contato com um misterioso pedregulho vindo do espaço. Logo, tudo ao redor dessa família começa a ficar errado e estranho. Destaque especial para o grande desempenho de Nicolas Cage como o pai da família e criador de alpacas.

2. A Hora dos Mortos-Vivos

Um clássico dos anos 1980 dirigido por Stuart Gordon, o filme é levemente (bem levemente) baseado no conto “Herbert West: Reanimator”, em que nosso protagonista resolve reanimar alguns corpos, no melhor estilo Frankenstein. Mas, claro, as coisas dão errado. No filme, Jeffrey Combs e Barbara Crampton são os protagonistas, e se dividem entre cenas absurdas e cômicas. Apesar da distância como adaptação, o tema principal do conto está presente no longa. Tudo isso misturado, o resultado acaba sendo bem divertido. A dupla Combs e Crampton também estiveram reunidos em outro filme do diretor, Do Além, também adaptado de uma obra de Lovecraft.

3. Necronomicon – O Livro Proibido dos Mortos

Conhecendo a obra de Lovecraft, era de se esperar que o autor tivesse uma série de antologias adaptando seus contos. Mas, infelizmente, e graças a uma quantidade de descrições quase impossíveis de reproduzir, isso dificulta um pouco o trabalho dos diretores. Mas, em 1994. três diretores se reuniram para realizar uma antologia com três segmentos adaptados de três contos do autor: “Os Ratos nas Paredes” (dirigido por Christophe Gans), “Ar Frio” (dirigido por Shusuke Kaneko) e “Um Sussurro nas Trevas” (dirigido por Brian Yuzna, produtor de A Hora dos Mortos-Vivos). Jeffrey Combs retorna dessa vez na pele do próprio Lovecraft, que nos apresenta e narra os segmentos.

LEIA TAMBÉM: NECRONOMICON – FATOS E FILMES SOBRE O LIVRO DOS MORTOS DE LOVECRAFT

4. Dreams in the Witch House

Série criada por Mick Garris, Masters of Horror reuniu alguns dos diretores mais macabros do terror para que, cada um, dirigisse alguns episódios. Entre nomes como John Carpenter, Dario Argento, Tobe Hooper, Joe Dante e Don Coscarelli, Stuart Gordon retornou ao seu velho amigo Lovecraft para dirigir o segundo episódio da primeira temporada, intitulado Dreams in the Witch House, baseado no conto “Sonhos na Casa da Bruxa”, adaptando os elementos principais da trama para um cenário mais contemporâneo.

5. O Castelo Assombrado

Esse filme tem uma história divertida: nos anos 1960, Roger Corman ficou famoso por suas várias adaptações de contos de Edgar Allan Poe, sempre com Vincent Price como seu protagonista. Esses filmes receberam o nome de Ciclo de Poe. Acontece que O Castelo Assombrado sofreu uma tentativa de ser comercializado como sendo um filme baseado em uma obra de Poe, mas sendo adaptação de um conto de Lovecraft, “O Caso de Charles Dexter Ward”. Assim como nos filmes do Ciclo de Poe, o protagonista também é Vincent Price. 

Bônus: Lovecraft Country

Adaptada do livro de mesmo nome de Matt Ruff, desenvolvida por Misha Green e com produção executiva de Green, Jordan Peele, J.J. Abrams e Ben Stephenson, a série acompanha um jovem negro por todo o “território Lovecraft”, que, além de conter diversos monstros vindos diretamente dos maiores escritos do autor, também é cercado por racismo e diferenças de classe. A série, como o livro, utiliza temas presentes na obra do autor e contrapõe com alguns de seus pensamentos mais problemáticos, subvertendo o papel do negro em histórias tipicamente lovecraftianas. 

LEIA TAMBÉM: ONDE ESTÁ LOVECRAFT EM LOVECRAFT COUNTRY?

Se você curtiu essa lista, vai adorar saber que ela continua no blog da Macabra Filmes. Clique aqui para ver a lista completa de 13 filmes adaptados das obras de Lovecraft.

Sobre Macabra

Macabra Filmes é a fazenda do terror. Compartilhamos o horror e a beleza, a vida e a morte. Brindamos com sangue as alegrias de existir. Cultivamos o primeiro suspiro, o abrir de olhos, o frio na espinha, o grito na montanha russa, o crepúsculo e a eterna escuridão. Para nós, o medo é natural — e a vida, um presente sobrenatural. É puro terror. 100% macabra.

2 Comentários

  • Lunna Sandim

    2 de julho de 2021 às 10:10

    Necronomicon – O Livro Proibido dos Mortos e A Hora dos Mortos-Vivos já pude assistir, o restante vou anotar para assistir este fim de semana!!! amei essas dicas, e vou começar com A Cor que Caiu do Espaço, tem um tempo que estava querendo ver, esse vai ser o primeiro na lista da procura!

    • DarkSide

      2 de julho de 2021 às 10:58

      Caveirinha fica muito feliz!! Não esquece de dar uma olhadinha no que já publicamos do autor, temos um livro totalmente dedicado a ele. <3

Deixe o seu comentário!


Obrigado por comentar! Seu comentário aguarda moderação.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS
EntrevistaMagicae

Duas bruxas contam como a cultura pagã foi transformada durante a pandemia

A pandemia fez com que muitos dos nossos hábitos precisassem se adaptar ao momento que...

Por DarkSide
CuriosidadesMacabra

Crimes Vitorianos Macabros: Curiosidades sobre Jack, o Estripador

A Londres do final do século XIX parecia o centro do mundo: com seus imponentes...

Por DarkSide
CuriosidadesMacabraMedo Clássico

Conheça C. Auguste Dupin, o pai dos detetives de ficção

Grandes escritores buscam inspiração e mentoria em outros grandes escritores. Em...

Por DarkSide
Crime SceneOssos do Ofício

Minha vida de editor na DarkSide, parte 1

Gente mui querida que adora a Caveira, vim aqui pra gente desfiar um-dois minutinhos de...

Por Lielson Zeni
Vários

Todos sofrem de nomofobia: Millenials, Geração Z e cringe

Uma batalha de gerações tomou conta das redes sociais nas últimas semanas: a...

Por DarkSide