Dark

BLOG

O UNIVERSO DARK DE FÃ PARA FÃ

FilmesListasMacabra

5 filmes inspirados na obra de Edgar Allan Poe

Um dos maiores nomes do terror, Edgar Allan Poe rendeu pesadelos em várias gerações de leitores. Conheça 5 filmes inspirados em suas obras.

Tudo o que hoje conhecemos como terror começou a ganhar forma na obra de Edgar Allan Poe. Genial e maldito, Poe é considerado o mestre dos mestres da literatura fantástica. Stephen King, Clive Barker ou H.P. Lovecraft são apenas alguns de seus discípulos mais sombrios. Criadores de todas as áreas se inspiram em seu trabalho para contar histórias que gelam a espinha de qualquer um.  Poe é um fenômeno.

Selecionamos 5 filmes inspirados na obra de Edgar Allan Poe para você mergulhar no universo sombrio do grande mestre. 

1. The Avenging Conscience

Repleto de aparições fantasmagóricas e assassinatos, The Avenging Conscience conta a história de um rapaz que se apaixona por uma jovem mas que, sem a permissão do tio, não pode namorá-la. Inspirado nos conto “O Coração Delator” e no poema “Annabel Lee”, o filme foi dirigido por D.W. Griffith e tem como segundo título Thou Shalt Not Kill (ou Você Não Deve Matar).

2. O Poço e o Pêndulo

Adaptação com diversas liberdades criativas do conto “O Poço e o Pêndulo”, o filme narra a viagem de um jovem até a Espanha para descobrir mais sobre a morte de sua irmã, casada anos antes com o descendente de um cruel inquisidor. O filme faz parte do conhecido “Ciclo do Poe”, que foram filmes dirigidos por Roger Corman, baseados nas obras de Edgar Allan Poe, com uma série de modificações. Vincent Price, ator clássico dos anos 1960 e 1970, participou de todos os filmes do Ciclo. Em O Corvo, também temos a atriz Barbara Steele, grande atriz do terror no período.

LEIA TAMBÉM: A TRINDADE DO HORROR DA SEGUNDA METADE DO SÉCULO XX

3. Histórias Extraordinárias

Com três segmentos dirigidos por Federico Fellini, Louis Malle e Roger Vadim, cada segmento adapta uma obra de Poe. “Metzengerstein”, o primeiro segmento, foi dirigido por Vadim; o segundo, adaptado de “William Wilson” e dirigido por Malle; e o terceiro, dirigido por Fellini, adapta “Nunca aposte sua cabeça com o Diabo”.

4. Dois Olhos Satânicos

Dirigido por dois dos grandes diretores de terror dos anos 1970 e 1980, Dario Argento e George Romero, o filme conta duas histórias de horror baseadas na obra de Poe. A primeira, dirigida por Romero, usa elementos do conto “O Caso do Senhor Valdemar”; e a segunda, dirigida por Argento, contém elementos de “O Gato Preto”. Várias outras referências da obra do autor foram utilizadas ao longo do filme e servem como uma bela homenagem ao cinema e à literatura de gênero.

5. O Corvo

Assim como no filme O Corvo, de 1935, este longa não é exatamente baseado na obra de Poe, mas sim uma grande homenagem e cheio de referências. Uma dessas referências é o próprio Edgar Allan Poe. No filme, um homem começa a cometer diversos assassinatos baseados na obra do autor. A culpa, é claro, acaba caindo na conta de Poe, um jovem ator que não é muito bem quisto na sociedade. 

No blog da Macabra Filme, listamos 16 filmes que adaptaram a obra do mestre ao longo das décadas para você conhecer. Acesse o link para montar a sua lista completinha e mergulhar intensamente na obra do gênio do medo clássico.

Sobre Macabra

Macabra Filmes é a fazenda do terror. Compartilhamos o horror e a beleza, a vida e a morte. Brindamos com sangue as alegrias de existir. Cultivamos o primeiro suspiro, o abrir de olhos, o frio na espinha, o grito na montanha russa, o crepúsculo e a eterna escuridão. Para nós, o medo é natural — e a vida, um presente sobrenatural. É puro terror. 100% macabra.

2 Comentários

  • Vicenso Polano

    4 de junho de 2021 às 17:53

    Sem sombra de dúvidas os filmes inspirados na obra do grande mestre Poe são fantásticos O Corvo foi o filme que me deu a abertura a me interessar pelo próprio Edgar e hoje não só tenho os dois livros da darkside como fiz uma tatuagem ao Edgar e tenho uma pergunta para vocês da Darkside quando vem o vol 2 do H.P Lovecraft espero a anos essa belezinha vir

    • DarkSide

      7 de junho de 2021 às 12:06

      Caveira também tem os dois livros do Poe e está esperando as estrelas se realinharem para trazer novidades sobre Lovecraft. 😉

Deixe o seu comentário!


Obrigado por comentar! Seu comentário aguarda moderação.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS
FilmesHalloweenLançamento

Enfim Halloween!

Em um passado não tão distante, quando ouvimos falar em Halloween, duas coisas...

Por Cesar Bravo
Medo Clássico

Júlia Lopes de Almeida, uma gótica entre nós

Em 1897, 40 intelectuais brasileiros se juntam para fundar a Academia Brasileira de...

Por DarkSide
Crime SceneFilmes

Caso Richthofen: Livro de Ilana Casoy deu origem a dois filmes com pontos de vista diferentes

Em 2002 Suzane von Richthofen assassinou os pais com ajuda do namorado Daniel Cravinhos...

Por DarkSide
DarkloveMagicae

Celebre o início da primavera

Entender o ciclo natural do ano é uma das bases do conhecimento de toda Bruxa Natural...

Por DarkSide
LançamentoMacabra

Lançamento: Grimório Oculto, de John Michael Greer

Como revelar o que não podemos explicar? Acreditar é preciso. Essa é parte da...

Por Macabra