Uma música — ou sua ausência — pode alterar completamente a intenção de uma cena. Grandes obras do cinema ficaram marcadas nos corações (e mentes) dos fãs principalmente por suas trilhas sonoras. No terror, um gênero ligado diretamente à emoção de seus espectadores, não poderia ser diferente.
Relembre 5 trilhas sonoras macabras e marcantes dos filmes de terror — aquelas que fazem nossos cabelos se arrepiarem.
Responsável por trilhas de grandes filmes, como Star Wars, E.T., o Extraterrestre e Super Homem, John Williams sabe como fazer uma trilha sonora que fique guardada na mente de quem está assistindo aos filmes. Não à toa, a trilha sonora de Tubarão é uma das mais lembradas quando os fãs pensam em músicas marcantes. Composta principalmente por duas notas, essa sim é uma música de dar arrepios.
Grandes colaboradores de Dario Argento na arte de misturar o clima colorido e aterrorizante de seus filmes com músicas que beiram uma experiência sobrenatural, a banda Globin fez um trabalho mágico em Suspiria, um dos grandes clássicos do terror italiano. Uma música que não abandona tão cedo a cabeça daqueles que a escutam.
Além de um excelente diretor, John Carpenter é um grande compositor. Seus álbuns estão disponíveis em serviços de streaming para serem ouvidos, e é uma experiência única. Além disso, Carpenter trabalhou em algumas das trilhas de seus próprios filmes, como, por exemplo, em Halloween. O início da saga de Michael Myers ficou marcada pelo uso dos sintetizadores.
LEIA TAMBÉM: 18 VIDEOCLIPES BASEADOS EM FILMES DE TERROR
Contam os boatos de que Mike Oldfield não ficou exatamente feliz com William Friedkin utilizando “Tubular Bells: Part One” como tema de O Exorcista. Oldfield achou o filme aterrorizante demais para sua música. Mas, infelizmente (ou felizmente), a união entre música e filme jamais poderá ser apagada, visto que agora é impossível ouvir “Tubular Bells” e não pensar em Pazuzu e na pobre Regan.
Stephen King já era fã de Ramones quando Cemitério Maldito foi lançado, em 1989. O livro, lançado em 1983, já tinha músicas dos Ramones citadas em suas páginas. Mas, aparentemente, quem fez a ligação entre o filme e a banda foi a própria diretora, Mary Lambert, que fez uma ligação e tentou um contato pedindo uma música tema para o longa. O resultado é a excelente “Pet Sematary”, do álbum Brain Drain. Inesquecível.
Lembrou dos acordes sinistros ao ler a lista? Comente o post com a @macabratv e @darksidebooks nas redes sociais e não deixe de conferir outras trilhas sonoras aterrorizantes no blog da Macabra Filmes.
A essa altura do campeonato você já deve ter ouvido falar no termo “demolição...
Os jurados do 7º Prêmio Jacarandá sentiram a potência das ferroadas da obra de Irka...
De um lado temos o Cavaleiro das Trevas, o Morcegão que conquistou os quadrinhos e os...
Depois de um livro, lançado no Brasil pela DarkSide® Books, e de dois filmaços —...
Ninguém pode promover o bem-estar literário da escritora negra melhor do que ela...
4 Comentários
Elisangela
22 de junho de 2021 às 19:56
Elisangela
22 de junho de 2021 às 19:56
Gosto muito de Jerry Goldsmith ,A Profécia, Wojciech Kilar que fez Nono Portal e do Drácula de Bram Stockers.