Uma música — ou sua ausência — pode alterar completamente a intenção de uma cena. Grandes obras do cinema ficaram marcadas nos corações (e mentes) dos fãs principalmente por suas trilhas sonoras. No terror, um gênero ligado diretamente à emoção de seus espectadores, não poderia ser diferente.
Relembre 5 trilhas sonoras macabras e marcantes dos filmes de terror — aquelas que fazem nossos cabelos se arrepiarem.
Responsável por trilhas de grandes filmes, como Star Wars, E.T., o Extraterrestre e Super Homem, John Williams sabe como fazer uma trilha sonora que fique guardada na mente de quem está assistindo aos filmes. Não à toa, a trilha sonora de Tubarão é uma das mais lembradas quando os fãs pensam em músicas marcantes. Composta principalmente por duas notas, essa sim é uma música de dar arrepios.
Grandes colaboradores de Dario Argento na arte de misturar o clima colorido e aterrorizante de seus filmes com músicas que beiram uma experiência sobrenatural, a banda Globin fez um trabalho mágico em Suspiria, um dos grandes clássicos do terror italiano. Uma música que não abandona tão cedo a cabeça daqueles que a escutam.
Além de um excelente diretor, John Carpenter é um grande compositor. Seus álbuns estão disponíveis em serviços de streaming para serem ouvidos, e é uma experiência única. Além disso, Carpenter trabalhou em algumas das trilhas de seus próprios filmes, como, por exemplo, em Halloween. O início da saga de Michael Myers ficou marcada pelo uso dos sintetizadores.
LEIA TAMBÉM: 18 VIDEOCLIPES BASEADOS EM FILMES DE TERROR
Contam os boatos de que Mike Oldfield não ficou exatamente feliz com William Friedkin utilizando “Tubular Bells: Part One” como tema de O Exorcista. Oldfield achou o filme aterrorizante demais para sua música. Mas, infelizmente (ou felizmente), a união entre música e filme jamais poderá ser apagada, visto que agora é impossível ouvir “Tubular Bells” e não pensar em Pazuzu e na pobre Regan.
Stephen King já era fã de Ramones quando Cemitério Maldito foi lançado, em 1989. O livro, lançado em 1983, já tinha músicas dos Ramones citadas em suas páginas. Mas, aparentemente, quem fez a ligação entre o filme e a banda foi a própria diretora, Mary Lambert, que fez uma ligação e tentou um contato pedindo uma música tema para o longa. O resultado é a excelente “Pet Sematary”, do álbum Brain Drain. Inesquecível.
Lembrou dos acordes sinistros ao ler a lista? Comente o post com a @macabratv e @darksidebooks nas redes sociais e não deixe de conferir outras trilhas sonoras aterrorizantes no blog da Macabra Filmes.
Todos nós sabemos, ou pelo menos desconfiamos, que não só de ilustres filmes...
As autoras Irka Barrios, de Véspero, e Paula Febbe, de Vermelho e Vantagens que...
Você provavelmente conhece essa história: um indivíduo ou um grupo de pessoas...
Para Irka Barrios, a literatura sempre representa a vanguarda. A autora do transgressor...
Não é de hoje que Florence Welch flerta com a bruxaria e o etéreo em suas obras....
4 Comentários
Elisangela
22 de junho de 2021 às 19:56
Elisangela
22 de junho de 2021 às 19:56
Gosto muito de Jerry Goldsmith ,A Profécia, Wojciech Kilar que fez Nono Portal e do Drácula de Bram Stockers.