Dark

BLOG

O UNIVERSO DARK DE FÃ PARA FÃ


FilmesListasMacabra

O som perfeito: 5 trilhas macabras de filmes de terror

Sinta o poder que a música tem de causar arrepios em 5 trilhas sonoras aterrorizantes dos filmes de terror.

02/06/2021

Uma música — ou sua ausência — pode alterar completamente a intenção de uma cena. Grandes obras do cinema ficaram marcadas nos corações (e mentes) dos fãs principalmente por suas trilhas sonoras. No terror, um gênero ligado diretamente à emoção de seus espectadores, não poderia ser diferente. 

Relembre 5 trilhas sonoras macabras e marcantes dos filmes de terror — aquelas que fazem nossos cabelos se arrepiarem.

1. Tubarão, de John Williams

Responsável por trilhas de grandes filmes, como Star Wars, E.T., o Extraterrestre e Super Homem, John Williams sabe como fazer uma trilha sonora que fique guardada na mente de quem está assistindo aos filmes. Não à toa, a trilha sonora de Tubarão é uma das mais lembradas quando os fãs pensam em músicas marcantes. Composta principalmente por duas notas, essa sim é uma música de dar arrepios.

2. Suspiria, de Globin

Grandes colaboradores de Dario Argento na arte de misturar o clima colorido e aterrorizante de seus filmes com músicas que beiram uma experiência sobrenatural, a banda Globin fez um trabalho mágico em Suspiria, um dos grandes clássicos do terror italiano. Uma música que não abandona tão cedo a cabeça daqueles que a escutam.

3. Halloween, de John Carpenter

Além de um excelente diretor, John Carpenter é um grande compositor. Seus álbuns estão disponíveis em serviços de streaming para serem ouvidos, e é uma experiência única. Além disso, Carpenter trabalhou em algumas das trilhas de seus próprios filmes, como, por exemplo, em Halloween. O início da saga de Michael Myers ficou marcada pelo uso dos sintetizadores.

LEIA TAMBÉM: 18 VIDEOCLIPES BASEADOS EM FILMES DE TERROR

4. O Exorcista, de Mike Oldfield

Contam os boatos de que Mike Oldfield não ficou exatamente feliz com William Friedkin utilizando “Tubular Bells: Part One” como tema de O Exorcista. Oldfield achou o filme aterrorizante demais para sua música. Mas, infelizmente (ou felizmente), a união entre música e filme jamais poderá ser apagada, visto que agora é impossível ouvir “Tubular Bells” e não pensar em Pazuzu e na pobre Regan.

5. Cemitério Maldito, de Ramones

Stephen King já era fã de Ramones quando Cemitério Maldito foi lançado, em 1989. O livro, lançado em 1983, já tinha músicas dos Ramones citadas em suas páginas. Mas, aparentemente, quem fez a ligação entre o filme e a banda foi a própria diretora, Mary Lambert, que fez uma ligação e tentou um contato pedindo uma música tema para o longa. O resultado é a excelente “Pet Sematary”, do álbum Brain Drain. Inesquecível.

Lembrou dos acordes sinistros ao ler a lista? Comente o post com a @macabratv e @darksidebooks nas redes sociais e não deixe de conferir outras trilhas sonoras aterrorizantes no blog da Macabra Filmes.

Sobre Macabra

Avatar photoMacabra Filmes é a fazenda do terror. Compartilhamos o horror e a beleza, a vida e a morte. Brindamos com sangue as alegrias de existir. Cultivamos o primeiro suspiro, o abrir de olhos, o frio na espinha, o grito na montanha russa, o crepúsculo e a eterna escuridão. Para nós, o medo é natural — e a vida, um presente sobrenatural. É puro terror. 100% macabra.

Website

4 Comentários

  • Elisangela

    22 de junho de 2021 às 19:56

    Gosto muito de Jerry Goldsmith ,A Profécia, Wojciech Kilar que fez Nono Portal e do Drácula de Bram Stockers.

Deixe o seu comentário!


Obrigado por comentar! Seu comentário aguarda moderação.

  • Ela Não Pode Confiar

    Wicked
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
FilmesNovidades

Oldboy: Park Chan-wook vai participar da adaptação do filme para a TV

E vamos de mais adaptação. Desta vez, a obra é o clássico sul-coreano Oldboy, de...

Por DarkSide
DarkloveSéries

4 Séries que têm tudo a ver com Reino das Bruxas

O momento que tantos DarkSiders esperavam finalmente chegou: a trilogia Reino das...

Por DarkSide
NovidadesSéries

Steve Buscemi entra para o elenco da segunda temporada de Wandinha

Como vocês estão, amiguinhos? A Caveira está bastante animada com a notícia de que...

Por DarkSide
DarkloveLivros

4 Livros para se encantar pela narrativa de Catherine Ryan Hyde

Encontros improváveis e relações humanas repletas de camadas são marcas registradas...

Por DarkSide
LançamentoMacabra

Lançamento: Medicina Macabra 4, por Arnold van de Laar

Somos seres curiosos por natureza. Embarque conosco no quarto volume da coleção...

Por DarkSide